Lean Six Sigma

Top PDF Lean Six Sigma:

Aplicação do lean six sigma na logística de transporte

Aplicação do lean six sigma na logística de transporte

Resumo: Este trabalho apresenta a aplicação do Lean Six Sigma em um estudo de caso numa indústria metalúrgica. O Six Sigma e o Lean são dois processos utilizados por empresas no Brasil e no mundo. Atualmente, a integração destes processos é um desafio para estas empresas que buscam uma maneira mais eficiente de reduzir seus desperdícios e se adaptarem às necessidades de seus mercados consumidores. O trabalho teve como finalidade demonstrar a aplicabilidade do Lean Six Sigma em um problema logístico real de transporte de produtos entre as unidades de uma indústria metalúrgica. As etapas usadas para a solução do problema seguem o ciclo DMAIC – Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. O artigo apresenta detalhadamente a abordagem integrada dos processos de melhoria Lean e Six Sigma, seus conjuntos de ferramentas, bem como os excelentes resultados obtidos no estudo de caso.
Mostrar mais

31 Ler mais

SLESS 2.0: uma evolução da abordagem de integração do Scrum e Lean Six Sigma para aplicações móveis

SLESS 2.0: uma evolução da abordagem de integração do Scrum e Lean Six Sigma para aplicações móveis

O desenvolvimento de software para dispositivos móveis como smartphones, ce- lulares e tablets requer conhecimento dos processos e das tecnologias relacionadas às plata- formas de software e de hardware desses dispositivos. A melhoria contínua no desempenho dessas plataformas e a demanda crescente por uma variedade de aplicações impõem uma alta competitividade e, por conseguinte, exigem níveis elevados de produtividade e de qualidade dos projetos de desenvolvimento. Nesse cenário, as metodologias ágeis são utilizadas por se adequarem bem às frequentes mudanças de requisitos e às demandas de prazo desse nicho de mercado. Dentre essas metodologias, o Scrum é uma das mais aceitas e utilizadas, contribuindo na melhoria da gestão de projetos, na produtividade do time, na qualidade dos produtos e no aumento da probabilidade de sucesso dos projetos. Por outro lado, há uma crescente adoção de metodologias de gestão da qualidade como o Lean Six Sigma por organizações da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) devido aos seus resultados comprovados na melhoria dos processos de desenvolvimento e da qualidade dos serviços e dos produtos desenvolvidos. Metodologias como o Scrum e o Lean Six Sigma possuem objetivos distintos, entretanto, elas podem contribuir juntas no desenvolvimento de software para dispositivos móveis. Na literatura existem trabalhos que propõem a integração de metodologias ágeis e de qualidade de software, entretanto, esses trabalhos possuem lacunas no que tange a possibilidade de reuso sistemático das mesmas bem como a avaliação do uso dessas metodologias integradas. Este trabalho propõe então uma evolução de uma abordagem já existente, denominada SLeSS, que integra o Scrum ao Lean Six Sigma e que foi utilizada na customização de software para celulares. Essa evolução visa ampliar a abordagem tanto para o desenvolvimento de software além da customização quanto para melhorar os mecanismos de integração inicialmente propostos com um foco na avaliação das práticas e princípios do Scrum a partir do uso de técnicas do Lean Six Sigma. Para avaliar a nova versão, ela é aplicada em sete projetos reais de desenvolvimento e customização de software para dispositivos móveis e seus resultados são também discutidos nesta dissertação.
Mostrar mais

134 Ler mais

Aplicação do lean six sigma na linha de produção de turbinas industriais a vapor

Aplicação do lean six sigma na linha de produção de turbinas industriais a vapor

Segundo Campos (2005), o Lean Six Sigma combina a estratégia baseada em velocidade e conjunto de soluções, inerentes ao Lean Manufacturing, com o processo cultural, organizacional e as ferramentas analíticas do Six Sigma. Tal integração é ideal, uma vez que ambos focam seus esforços na satisfação do cliente, além de que são filosofias complementares, uma vez que o Six Sigma habilita a estabilidade do processo para que o mesmo se torne Lean ou enxuto. Desta forma, aplicando o Lean Manufacturing juntamente com o Six Sigma, é possível obter uma maior integração entre qualidade e produtividade, gerando deste modo resultados mais rápidos e expressivos, conforme apresentado na Figura 35.
Mostrar mais

101 Ler mais

Integration of Ergonomics and Lean Six Sigma A Model Proposal

Integration of Ergonomics and Lean Six Sigma A Model Proposal

Both Lean Management and Six Sigma philosophies have been referred to as the most promising initiatives in continuous improvement of organizations [2]. Lean focuses on eliminating the sources of waste, aiming a continuous process flow, while Six Sigma focuses on reducing the process variability. It is widely accepted that they are complementary approaches and companies tend to establish joint programs combining Lean and Six Sigma [3]. Therefore nowadays these two philosophies are being used as one approach, designated as Lean Six Sigma (LSS). The LSS concept represents a business philosophy and strategy to drive continuous improvement of production processes to reach higher customer satisfaction and profit [2]. They are very important approaches to reach good productive performance, since they focus on reducing waste, variability and costs of production [4].
Mostrar mais

8 Ler mais

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOSE OTIMIZAÇÃO DA LINHA DE PRODUÇÃO POR MEIO DE UM PROJETO LEAN SIX SIGMA

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOSE OTIMIZAÇÃO DA LINHA DE PRODUÇÃO POR MEIO DE UM PROJETO LEAN SIX SIGMA

Por último, após implementação da solução identificada, iniciou-se a mensuração dos resultados obtidos. Antes, no entanto, de partir-se para a última etapa da metodologia lean six sigma , cabe o adendo de que é nesta etapa que grande parte das ferramentas do lean manufacturing são implementadas, justamente devido à sua abordagem mais prática que teórica e analítica. Por exemplo, caso faça sentido, é nesta etapa que se implementa o 5S, visando sempre a complementariedade das soluções six sigma. Para o caso deste projeto, utilizou-se de eventos Kaizen (do japonês, “ melhoria contínua ” ) para elaboração do mapa do fluxo de valor e definir o score relacionado à pertinencia do projeto para cada solução elencada.
Mostrar mais

74 Ler mais

Aplicação da abordagem Lean Six Sigma para reduzir devolução de produtos com blowout

Aplicação da abordagem Lean Six Sigma para reduzir devolução de produtos com blowout

Este trabalho é focado no problema de devoluções de refrigerantes do mercado por rompimento involuntário do lacre (denominado blowout) em embalagens metálicas. Este rompimento deixa o líquido em seu interior exposto ao ambiente, gerando perdas, devoluções de produtos, exposição negativa das marcas, insatisfação dos clientes e altos prejuízos. Para identificar as causas e eliminá-las, foi utilizada a metodologia do Lean Six Sigma através do ciclo do DMAIC em associação com ferramentas do Lean manufacturing, na qual cada etapa foram levantandos os principais pontos do processo em que pudessem ser responsáveis por gerar a corrosão de tampas e, consequentemente o aparecimento do blowout e a partir desses, permitiu estabelecer relação de causa raiz e propostas de melhoria. O principal ponto de controle foi observado no warmer (equipamento de aquecimento), como ajuste do pH da água dos tanques para valores próximos do neutro, redução do tempo de permanência do produto no warmer e limpeza e organização do posto de trabalho regidos pelo 5S, além de melhorias como aumento no número de secadores de tampa. O resultado obtido foi uma redução muito significativa na quantidade de produtos devolvidos, que passou de 18.215 pacotes (cada pacote contendo 12 unidades de refrigerantes) no mês de abril para 653 no mês de novembro de 2016.
Mostrar mais

89 Ler mais

Aplicação do Lean Six Sigma numa empresa prestadora de serviços de assistência técnica

Aplicação do Lean Six Sigma numa empresa prestadora de serviços de assistência técnica

Para Gil (1991) o caso de estudo é importante e tem como característica poucos ou até mesmo um objeto de pesquisa que se pretende estudar de forma aprofundada. O estudo de caso que se descreve será realizado numa empresa do setor de serviço com a razão social de Colortel Comercio e Assessoria Técnica LTDA-EPP., tem como objetivo a aplicação do Lean Six Sigma com as ferramentas da qualidade para eliminar as possíveis falhas no processo de atendimento ao cliente visto que a empresa tem acumulado um índice elevado de reclamações. Serão investigadas as causas que contribuem para o aumento desse índice com informações extraídas através da recolha de dados com aplicação de questionário de satisfação.
Mostrar mais

69 Ler mais

Implementação de ferramentas Lean Six Sigma numa linha de produção

Implementação de ferramentas Lean Six Sigma numa linha de produção

O tema da investigação deve ser algo que excita a imaginação do autor e deixe-o confortável para desenvolver as habilidades necessárias para investigar o assunto (Saunders, 2007). O tema da pesquisa surgiu da necessidade de analisar os efeitos num projeto de melhoria que utiliza a metodologia Lean Six Sigma para melhoria da produtividade da linha de produção no parque industrial da empresa. Com o objetivo de desenvolver conhecimento cientifico sobre o tema em conjunto com a finalidade da empresa de implementar processo de melhoria contínua, a investigação promove um bom ambiente para avaliação e questionamento sobre, quais variáveis influenciam no mau desempenho dos processos e as ações que permitem eliminar falhas no sistema produtivo.
Mostrar mais

144 Ler mais

Ergonomia como factor integrante das ferramentas de implementação Lean Six Sigma

Ergonomia como factor integrante das ferramentas de implementação Lean Six Sigma

A integração das duas filosofias deu origem à metodologia Lean Six Sigma, que tem como princípio melhorar os custos, a qualidade e o tempo de ciclo das actividades que acrescentam maior valor para o cliente e que representam o maior tempo de atraso nos processos (George, 2002). Desta forma, as duas filosofias Lean e Six Sigma têm como objectivo melhorar o output dos processos, reduzindo o desperdício e a variabilidade destes (Devane 2004). Para atingir esse objectivo existem diversas metodologias ou ferramentas disponíveis, como sejam o Ciclo DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control) ou o VSM (Value Stream Mapping) (El-Haik e Roy 2005; George, 2002; Linderman et al., 2003; John, Meran, Roenpage, e Staudter, 2008; Montgomery e Woodall, 2008).
Mostrar mais

138 Ler mais

Implementação de Ferramentas Lean Six Sigma na prestação de serviços de crédito imobiliário

Implementação de Ferramentas Lean Six Sigma na prestação de serviços de crédito imobiliário

A investigação realizada será no formato de estudo de caso e decorre numa área de prestação de serviços. Esta visa analisar e descrever as fases da implementação do programa de melhoria utilizando a metodologia Lean Seis Sigma num setor de serviços de uma instituição financeira de Manaus. O levantamento e recolha de dados decorreram pelas técnicas de levantamento da documentação referente à operação para análise do desempenho atual. Foram ainda utilizadas observação direta da operação e entrevista (formais ou informais, com perguntas abertas ou fechadas). Foram efetuadas entrevistas com chefes e gerentes de áreas relacionadas com as operações de crédito imobiliário.
Mostrar mais

115 Ler mais

Integrating Ergonomics with Lean Six Sigma on a meal solutions industrial kitchen

Integrating Ergonomics with Lean Six Sigma on a meal solutions industrial kitchen

Lean Production has then evolved to a school of thought, Lean Thinking. The primary goal of lean thinking is to increase profit by reducing cost and increasing productivity. This is achieved through the elimination of all the waste in the system (Monden, 2011). The lean philosophy principles were initially applied to motor’s production in the 50s. On the following decade extended to assembly lines and by the 70s were covering the entire supply chain (Hines, Holweg & Rich, 2004). From 2000 and onwards, the lean concept has involved a greater degree of contingency and the scope has been enlarged to include the organizational learning perspective (Nordin, et al., 2012). Hence, currently the Lean concept is applicable to either production or services and also to every link in a supply chain. Any type of production system is susceptible of producing waste and not adding value to its client. In short, lean thinking is “lean” because it provides a way to do more and more with less and less, while coming closer and closer to providing customers with exactly what they want (Womack & Jones; Daniel T., 2003).
Mostrar mais

242 Ler mais

As contribuições do escritório de projetos na gestão de Projetos LEAN SIX SIGMA: estudo de caso em uma empresa multinacional de manufatura do Pólo Industrial de Manaus

As contribuições do escritório de projetos na gestão de Projetos LEAN SIX SIGMA: estudo de caso em uma empresa multinacional de manufatura do Pólo Industrial de Manaus

No entanto, segundo Shingo (1996), com o objetivo de tentar evitar os altos custos da produção artesanal e a rigidez da produção em larga escala, surgiu no final dos anos 80 um termo genérico para o Sistema Toyota de Produção - Lean Manufacturing, para definir um sistema de manufatura flexível, ágil, inovador e eficiente, o qual utiliza-se de máquinas automatizadas e em menor número, para produzir altos volumes de produtos em grandes variedades, com foco na redução de estoques, a formação de empregados qualificados e versáteis, o trabalho em equipes, a prevenção de ocorrências de falhas e perdas e o relacionamento de cooperação no longo prazo com fornecedores. Com a finalidade de aplicação dos conceitos e ferramentas em todos os níveis da organização e a necessidade de estender o sistema para toda a corporação, surge o termo Lean Enterprise.
Mostrar mais

94 Ler mais

HEALTH ECONOMICS AND MANAGEMENT

HEALTH ECONOMICS AND MANAGEMENT

The main finding of this study was that the Lean Six Sigma methodology, through its processes, helps decrease incorrect entries found in the auditing of accounts, as well as all inpatient procedures, such as drugs, materials and examinations. The processes involved in the auditing of accounts are directly related with efficiency in reducing incorrect entries, ensuring correct costing, ensuring compliance in the rendering of accounts, and accuracy in costs and outcomes, since they all aim at improving costing efficiency of the operational process. Therefore, there is a need for a tool capable of identifying and generating improvement in health services.
Mostrar mais

8 Ler mais

Proposta de um roteiro de implantação do Lean Seis Sigma em uma empresa de serviços logísticos com SGI

Proposta de um roteiro de implantação do Lean Seis Sigma em uma empresa de serviços logísticos com SGI

The search for excellence in the service sector has led companies to select systematic management for quality to enable continuous improvement of its processes, with a consequent increase in productivity and reduction of costs of operations in order to remain in the lead the consumer market. The Integrated Management System (IMS), considered here, adopts three specific standards, ISO 9001, ISO 14001 and OHSAS 18001, which respectively have the quality management system models (QMS), environmental management system (EMS) and health management system and safety (OHSMS), allowing integrate operational processes, meet the organization's needs and customer requirements. Associated with SGI, companies can adopt other models of quality management. Such as Lean Six Sigma, which comprises the addition of methodologies and Lean Six Sigma, which in addition to dealing with the standard of quality assurance services, seek to create value and reduce process variability. This research has the general objective to propose a roadmap for the implementation of Lean Six Sigma within an Integrated Management System in a national company providing logistics services, since this quality by management methodology has its origin in production, are commonly studied in the industrial sector. The research methodology used was single case study, descriptive, technical documentation, applied nature and qualitative approach. In this context it was proposed a roadmap for implementation of Lean Six Sigma in companies with SGI, as a result of research presented case study, highlighting the governance management steps, change, knowledge and communication, which include in due order commitment leadership, organizational culture, the involvement of people and the success of the quality program as critical success factors that affect the implementation of the LSS.
Mostrar mais

150 Ler mais

Efficiency in the operational process: reduction of incorrect entries and guarantee of compliance in the rendering of accounts

Efficiency in the operational process: reduction of incorrect entries and guarantee of compliance in the rendering of accounts

Objective: To verify the impact of the Lean Six Sigma methodology in reducing incorrect entries of non-appropriated revenues and expenses. Methods: Process for the review and application of the Lean Six Sigma methodology between December 2015 and September 2016, in a high-complexity general hospital in the city of São Paulo (SP). Results: A total of 3,756,814 (100%) entries were audited between December 2015 and September 2016. The Sigma level evolved over the course of the process and increased from 3.44 Sigma in December 2015 to 5.92 Sigma in September 2016. Entries classified as non-appropriated revenues and expenses were brought down to 0% at the end of the study. Conclusion: The use of the Lean Six Sigma methodology was efficient in reducing incorrect entries, calculating costs, ensuring compliance in rendering of accounts and accurately determining cost-outcome ratios.
Mostrar mais

8 Ler mais

Aplicação da Metodologia Lean Seis Sigma para Melhoria de Processo em uma Indústria de Produtos Médico-Hospitalares/  Lean Seis Sigma Application to Improve a Process at a Medical- Hospital Products Industry

Aplicação da Metodologia Lean Seis Sigma para Melhoria de Processo em uma Indústria de Produtos Médico-Hospitalares/ Lean Seis Sigma Application to Improve a Process at a Medical- Hospital Products Industry

Lean Six Sigma has been used more and more by companies in search of competitive advantage. The program combines the principles and tools of the methods, Lean Manufacturing, aimed at waste reduction and speed gain, and Six Sigma, which aims at reducing process variability. Thus, this work aims to propose improvements that impact on the reduction of variability regarding the availability of equipment and consequent increase of the efficiency of a production process, in a line of injectors of an industry of the medical- hospital products sector. Through a literature review on the themes, an application methodology was proposed in this case study, following the steps Define, Measure, Analyze, Improve and Control, included in the DMAIC method. The methodology was applied to the case study, where the main sources of machine shutdowns were identified and through the proposed action plan, significant efficiency gains were obtained in the analyzed process.
Mostrar mais

20 Ler mais

Six Sigma Methods and Its Application in Project Management

Six Sigma Methods and Its Application in Project Management

Projects are temporary in nature ; have definite start and end dates; produce a unique product, service or a result; and are completed when their goals and objectives have been met and signed off by the stakeholders. Project Management is the seamless handling of multiple Projects. The Person who handles a project in Software Company or say any other company like a civil construction company is called a Project Manager and the considered individual ideally holds a PMP certification given by Project Management Institute (PMI) most of the companies where Project are handled have a PMO’s office where all the planning is done. Project Management is carried out in Stages 1] Initiation 2] Planning 3] Execution 4] Monitor & Control 5] Project Closure the same applies in Six Sigma Methods because Six Sigma is carried out in phases also which are 1] Define ( Similar to Initiation) 2] Measure 3] Analyze (Similar to Planning 4] Improve 5] Control ( Similar to Project Closure). Lean Six Sigma is all about removing variations and defects in a product or process. Like Project Management the lean Six Sigma Practioner needs to be certified by a governing body like IASSC, ASQ (American Society of Quality) or ISI(Indian Statistical Institute). The Certificates provided by them Lean Six Sigma Green Belt, Lean Six Sigma Black Belt & lean Six Sigma Master Black Belt.Bill Smith of Motorola Coined the term Six Sigma and is also called the father of Six Sigma; The Quality leader responsible for the term Total Quality Management is Feigen Baum; robustness in quality management was pioneered by Dr Taguchi; quality leader who did extensive work in Japanese industry is Dr Deming who paved the way for Quality Management Concept; Walter She wart is also one of the contributors in Six Sigma, he is sometimes referred to as father of Statistical Control.
Mostrar mais

3 Ler mais

Integrando a promoção das metodologias Lean Manufacturing e Six Sigma na busca de produtividade e qualidade numa empresa fabricante de autopeças.

Integrando a promoção das metodologias Lean Manufacturing e Six Sigma na busca de produtividade e qualidade numa empresa fabricante de autopeças.

Abstract: Among the diverse critical success factors that the firms must consider, the pursuit of increasingly higher standards of productivity and quality stands out. In this context, the purpose of this article is to present an initiative to integrate the promotion of the Lean Manufacturing and Six Sigma methodologies in seeking enhanced operational performance. This integration combines the application of Lean Manufacturing elements that aim at the streamlining of value streams by the elimination of wastes with Six Sigma elements which aim at the systematization of the analysis and control of process variation for accomplishing superior quality. This work is based on a case study on the changes undertaken for the implementation of this approach in an auto parts manufacturer. The organizational structure which was established for the promotion of this approach as well as the mode how projects for the improvement of operational performance are tackled by means of it are examined. The results accomplished reveal that the initiative of conciliating the application of these two methodologies may bring about a more wide-ranging and effective continuous improvement process. Keywords: Lean Manufacturing. Six Sigma. Lean Six Sigma. Productivity. Quality.
Mostrar mais

18 Ler mais

Using Project Six Sigma and Lean Concepts in Internal Logistics

Using Project Six Sigma and Lean Concepts in Internal Logistics

With this study it was also revealed that a Six Sigma project does not require a team with a high number of elements. Although they have been implemented only the actions that required low investment in human and financial resources, nevertheless, the results obtained were excellent. This suggests that the Six Sigma methodology can be used on any type of company (small, medium or large company)

6 Ler mais

Aplicação de um sistema híbrido TLS a uma linha de montagem multimodelo

Aplicação de um sistema híbrido TLS a uma linha de montagem multimodelo

Este modelo destina-se a pequenas empresas com o orçamento restrito e é constituído por dez fases. A primeira fase passa pela identificação da restrição através da análise da Árvore de Realidade Atual; As etapas 2. Definir os processos seguintes à restrição, 3. Medir a situação atual através de diversas ferramentas (histogramas, Diagrama de Dispersão, Pareto) e 4. Analisar as possíveis causas raiz do problema seguem a lógica Define Measure Analyse do Seis Sigma; a etapa cinco diz respeito à exploração da restrição, sendo que as ferramentas utilizadas nesta fase dependem do problema, uma vez que cada problema pode variar, a equipa deve analisar as diferentes abordagens para obter o máximo da restrição; na etapa seguinte, relativa à subordinação do sistema, todas as áreas irão seguir a restrição combatendo excessivo WIP entre as áreas. Jin et al. (2009) sugerem o uso do Mapeamento do Fluxo de Valor e o algoritmo TPC, dependendo do problema; A etapa 7 “Validar ou Verificar os dados” não faz parte da TOC nem do ciclo DMAIC, no entanto foi adicionada nesta parte do modelo para validar os dados para a realização da melhoria; quanto à Melhoria do projeto da etapa seguinte os autores sugerem a utilização de, por exemplo DOE; a etapa 9 só é realizada se para tal existir orçamento e a última etapa diz respeito o controlo e verificação de inércia.
Mostrar mais

258 Ler mais

Show all 2692 documents...