Temas transversais

Top PDF Temas transversais:

APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS ÉTICA

APRESENTAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS ÉTICA

Embora a transversalidade implique que os conteúdos dos Temas Transversais sejam con- templados pelas áreas e não configurem um aprendizado à parte delas, todos os temas têm, explicitados em seus documentos, o conjunto de conceitos, procedimentos, atitudes e valores a serem ensinados e aprendidos. Com isso buscou-se garantir que cada tema seja compreendido integralmente, isto é, desde sua fundamentação teórica até sua tradução em elementos curriculares. Por um lado, para possibilitar que as equipes pedagógicas façam novas conexões entre eles e as áreas e/ou outros temas; por outro lado, porque o trabalho didático com as áreas não é suficiente para cobrir toda a demanda dos Temas Transversais. Há um sério trabalho educativo a ser feito no âmbito do convívio escolar e a especificação dos conteúdos de cada tema favorece a reflexão e o planejamento desse trabalho. Além disso o trabalho com questões sociais exige que os educadores estejam preparados para lidar com as ocorrências inesperadas do cotidiano. Existem situações escolares não programáveis, emergentes, às quais devem responder, e, para tanto, necessitam ter clareza e articular sua ação pontual ao que é sistematicamente desenvolvido com os alunos.
Mostrar mais

38 Ler mais

Um estudo do significado da ética nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas transversais e suas implicações no contexto da contemporaneidade

Um estudo do significado da ética nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas transversais e suas implicações no contexto da contemporaneidade

Entretanto, o objetivo principal deste trabalho estava focado nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Não foi nosso intuito discutir a validade política deste documento para a prática pedagógica, nem se este pode realmente melhorar a sociedade, quanto à problemática da ética; embora tenha sido feita considerações sobre este item. Este trabalho, no entanto, se focou no estudo do significado da ética na discussão dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais. Pretendeu-se entender a função que a ética tem para o PCN dentro do contexto educacional contemporâneo. Entender como ela tem sido utilizada, ou seja a sua serventia na atualidade pelo âmbito educacional. E constatamos que na contemporaneidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a ética possui o significado de problematizar a moral hedonista em prol da legitimação subjetiva da moral determinada pelos princípios norteadores da Constituição Brasileira. Princípios estes que alinham-se na lógica da ética da justiça, descritas por John Rawls. Portanto, a ética está aliada aos interesses da classe dominante, da qual institui os princípios presentes na Constituição Brasileira. Com isso, com a ajuda da ética, estes princípios podem ser legitimados no subjetivo das novas gerações, que as verão como certas e necessárias.
Mostrar mais

97 Ler mais

Parâmetros curriculares nacionais: uma revisita aos temas transversais meio ambiente e saúde.

Parâmetros curriculares nacionais: uma revisita aos temas transversais meio ambiente e saúde.

De maneira geral, não tocar em um ou outro ponto na educação para saúde é compreensível, mas pode-se dizer agora que o texto-base da parte ‘saúde’ dos temas transversais (Brasil, 1998a) não tem profundidade, dá poucos elementos ao educador da educação básica e ainda traz os mesmos problemas das outras partes, dos outros temas transversais. Desse modo, também oferece poucos elementos para a trans e a interdisciplinaridade, in- dicando poucas pistas de ação. Tem visual pobre, sugere pouca ludicidade... Não opta por um campo metodológico que seja coerente com um texto cons- truído com vistas à humanização da saúde. E o mais grave de tudo: segundo a nossa leitura, o texto-base tem implicitamente uma forte sugestão – a de que os problemas da saúde são resolvidos quase exclusivamente pela edu- cação. O risco é uma manutenção de uma visão funcionalista de educação.
Mostrar mais

26 Ler mais

TEMAS TRANSVERSAIS E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PARA ALÉM DA TRANSVERSALIDADE TEMÁTICA

TEMAS TRANSVERSAIS E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PARA ALÉM DA TRANSVERSALIDADE TEMÁTICA

Esta dissertação tem como objetivo investigar a contribuição do desenvolvimento de projetos temáticos situados para a construção/ampliação do letramento. Os projetos investigados foram desenvolvidos com alunos do 2º ano do 2º ciclo (4ª série), pela própria pesquisadora. Referem-se a dois dos Temas Transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Orientação Sexual e Saúde – e constituem o corpus da nossa pesquisa. Como investigação da prática da própria pesquisadora, esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Utilizando uma metodologia descritivo- interpretativa, procura-se investigar a abordagem da língua/linguagem/gêneros nos projetos, considerando, para tanto, as práticas e eventos de letramento, os gêneros que circularam nos projetos e como foram abordados em eventos de leitura, escrita e oralidade. Para isso, fundamenta-se, em um primeiro momento, nas teorias de letramento, tendo em conta seu percurso conceitual, seus modelos, sua natureza plural e situada, suas relações com a escola e com a formação do professor e a constante emergência de letramentos contemporâneos. Em um segundo momento, fundamenta-se em estudos referentes a práticas culturalmente sensíveis, especialmente a pedagogia de projetos. Retoma os conceitos de transversalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e os analisa à luz dos PCNs, procurando estabelecer uma relação entre as práticas que se pautam nestes conceitos e a construção do(s) letramento(s). Para finalizar, estabelece alguns critérios a serem considerados para a seleção e a abordagem de gêneros no desenvolvimento de projetos temáticos e apresenta caminhos e dificuldades a serem superadas para a implementação das práticas sugeridas.
Mostrar mais

204 Ler mais

Capoeira e temas transversais: avaliação de um blog didático para as aulas de educação física :: Brapci ::

Capoeira e temas transversais: avaliação de um blog didático para as aulas de educação física :: Brapci ::

RESUMO: A internet, atualmente, é uma significativa fonte de informação, sendo necessária a construção de sites educacionais resultantes de pesquisas científicas que fomentem reflexões pedagógicas. É preciso também fundamentar possibilidades de relações entre os temas transversais, grandes problemas da sociedade que devem ser contextualizados na escola, na prática educativa. Na Educação Física, a capoeira, parte integrante da cultura corporal de movimento, deve também ser abordada ao longo da prática pedagógica. Avaliou-se um blog desenvolvido para abordar os temas transversais e a Capoeira, levando-se em consideração a opinião de 23 professores participantes (12 mulheres e 11 homens, média de idade de 30 anos). Optou-se pela pesquisa qualitativa e pela análise de conteúdo a partir de um questionário desenvolvido para avaliar o blog. Dividiu-se a análise em duas categorias: apresentação do blog didático elaborado e análise dos resultados oriundos da avaliação dos participantes, sendo esta categoria dividida em 3 subcategorias: opiniões a respeito do design e da configuração do blog; interesse e motivação; considerações acerca dos temas transversais. Os resultados foram favoráveis quanto à coerência; à linguagem; à adequação do conteúdo ao tema e ao público-alvo; à visualização; à confiabilidade; e ao rigor conceitual do blog. Todos os participantes afirmaram ainda que utilizariam o conteúdo sugerido pelo blog para o desenvolvimento de suas aulas. A partir destes resultados, considera-se que o blog pode se tornar um material didático virtual, auxiliando os professores no processo de ensino- aprendizagem, contribuindo para o fazer didático da Educação Física escolar.
Mostrar mais

20 Ler mais

A formação cultural e os temas transversais: um estudo de caso a partir da teoria crítica da sociedade.

A formação cultural e os temas transversais: um estudo de caso a partir da teoria crítica da sociedade.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram lançados para orientarem as políticas educacionais de Estados e Municípios e subsidiar a elaboração das propostas pedagógicas das escolas. Com o objetivo de que as instituições educativas formem seus alunos para o exercício da cidadania, os parâmetros sugerem a introdução do trabalho com questões sociais para que, ao serem abordadas, possam desenvolver nos alunos a aprendizagem e a reflexão. As questões sociais teriam sua abrangência e complexidade tratadas a partir do trabalho com os temas transversais. Essa orientação, adotada nos níveis fundamental e médio, tanto em escolas do setor público quanto do privado, é incorporada às propostas pedagógicas das instituições e passa a direcionar a prática dos professores, que convertem esforços para que seja garantida uma formação para o exercício da cidadania. Nossa intenção nesse trabalho foi pesquisar se no ensino fundamental de primeiro ciclo de uma instituição privada os temas transversais atingiam o objetivo de propiciar melhor formação cultural ao aluno. Nessa perspectiva investigamos, por meio de um estudo de caso desenvolvido junto a uma escola particular de Piracicaba-SP, como os temas transversais eram abordados e, em que medida contribuíam para o aprimoramento da formação dos alunos. Os dados analisados, a partir das reflexões de Theodor W. Adorno sobre semiformação, indústria cultural e educação, revelaram que nas próprias diretrizes que orientam o trabalho com os temas transversais se encontram os impeditivos para a efetivação de uma educação com vistas a garantir aos indivíduos condições para o desenvolvimento do pensamento crítico. Assim, apesar dos esforços das professoras da escola pesquisada em desenvolver práticas pedagógicas – referendadas nos temas transversais – a fim de contribuir para o processo formativo dos seus alunos, tais esforços resultavam justamente no contrário: corroboravam com o processo de semiformação. Esperamos que o trabalho contribua para a reflexão dos educadores de que, ao seguirem tais orientações educacionais, pretendem formar seus alunos, quando, na verdade, tornam-se veículos de disseminação justamente daquilo que deveriam combater: uma formação empobrecida.
Mostrar mais

137 Ler mais

TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO A DESIGUALDADE SOCIAL EM SALA DE AULA

TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO A DESIGUALDADE SOCIAL EM SALA DE AULA

Tratar de temas transversais em sala de aula em uma sociedade que ainda abarca variados tabus devido aos interesses políticos que permeiam as mais variadas práticas sociais em diferentes contextos é complexo. Como professor e formador da área de letras, vejo que a necessidade em se trabalhar com tais temas é bastante explícita na atualidade, uma vez que os sujeitos precisam da escola para construir as suas identidades sociais, visto que o contexto familiar, muitas vezes, poupa- os de debater acerca de temas como a desigualdade social por diversos motivos. A análise sobre os suportes que circulam pela mídia mostrou que, além da escola, os veículos de informação tentam amenizar as informações na internet também por temer a interesses políticos predominantes. Dessa forma, o ensino de língua portuguesa pode servir como um importante veículo para a compreensão efetiva dos alunos em relação à utilização dos seus conhecimentos socioculturais para a aprendizagem dos objetos de ensino que lhes são dispostos no trajeto escolar. A partir das considerações trazidas neste estudo, fica cada vez mais clara a importância de se existir uma ponte direta entre a formação do professor e a do aluno, pois é numa perspectiva processual que ambas se desenvolvem cotidianamente.
Mostrar mais

12 Ler mais

A ESTRATÉGIA DE PROJETOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM CONFIGURADA POR MEIO DE TEMAS TRANSVERSAIS E COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS

A ESTRATÉGIA DE PROJETOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM CONFIGURADA POR MEIO DE TEMAS TRANSVERSAIS E COM A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS

Um exemplo de atividade colaborativa utilizando a ubiquidade proporcionada por dis- positivos móveis pode ser entendido em uma proposta de estudo do tema, aninhado ao exem- plo utilizado na pesquisa de Pátaro (2008), e que foi, pelos autores deste artigo, desenvolvido abordando como tema principal “a exclusão social e educação no Brasil”. Um exemplo de um projeto configurado através de temas transversais e que pode ser potencializado com a utilização da ubiquidade proporcionada por dispositivos. Tal projeto portanto se mostrou no contexto de ensino e aprendizagem na sala de aula aqui pesquisada como um mapa maleável, com muitas possibilidades de montagem, conexões e reversibilidades, com múltiplas entradas e saídas. Semelhante à conformação de um rizoma (DELEUZE, 1995) ou rede neural, essa forma de se trabalhar o conceito de transversalidade em contextos educacionais, como destacado anteriormente no capítulo anterior deste trabalho, permite o entrelaçamento complexo entre áreas de conhecimento. Uma prática que potencializa, através de uma conformação hologra- mática, a interação recursiva e dialógica entre conteúdos curriculares.
Mostrar mais

14 Ler mais

Basquetebol X temas transversais: a produção de material didático audiovisual para a Educação Física escolar

Basquetebol X temas transversais: a produção de material didático audiovisual para a Educação Física escolar

O presente estudo teve como objetivo , primeiramente, produzir um tipo de material didático, em formato audiovisual, para a Educação Física escola r, abordando os Temas Transv ersais, na perspectiva do basquetebol. Os Temas escolhidos foram Pluralidade Cultural, abordando o basquete em cadeira de rodas; e Trabalho e Consumo, abordando o marketing e a exploração de mão- de-obra que a empresa Nike faz. É indiscutível a importância da produção midiática na sociedade contemporânea, como uma das suas principais linguagens, mas ainda de pouca relevância no ambiente escolar, principalmente na área da Educação Física. Em um segundo momento o objetivo foi avaliar a viabilidade deste materi al tanto como estratégia de ensino, como conteúdo de aprendizagem em aulas. A avaliação se deu através de uma discussão na forma de grupo focal com 10 alunos do 9° ano do ensino fundamental. Os resultados mostraram que, apesar de uma primeira rejeição ao material como estratégia de ensino, devido ao histórico que a Educação Física passou por vários anos, os alunos se mostraram abertos a novas formas de aprendizagem. Já os resultados sobre o material, como conteúdo de aprendizagem, mostraram que, os vídeos c onseguiram abordar bem os Temas Transversais e suprir a necessidade de conteúdo procedimental com as atividades propostas. Com isto, percebemos que os alunos estão dispostos a discutir assuntos, que nem sempre são abordados, mas que hoje, com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, devem ser refletidos em aula.
Mostrar mais

72 Ler mais

TEMAS TRANSVERSAIS, OFICINAS PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

TEMAS TRANSVERSAIS, OFICINAS PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

Estes expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea. A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento e estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias pelos alunos e educadores em seu cotidiano. Nesta perspectiva o papel da escola ao trabalhar Temas Transversais é facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a educação realmente constitua o meio de transformação social.
Mostrar mais

11 Ler mais

Educação ambiental na formação inicial de professores de Matemática em Boa Vista/RR: temas Transversais e interdisciplinaridade

Educação ambiental na formação inicial de professores de Matemática em Boa Vista/RR: temas Transversais e interdisciplinaridade

curso de Licenciatura em Matemática, do município de Boa Vista/RR. A distribuição dos questionários foi articulada com a realização de um processo de exposição dialogada com os acadêmicos envolvendo práticas interdisciplinares e na qual foram observadas e propriamente anotadas as principais questões mencionadas pelos estudantes ao longo do processo coadunadas com as vivências dos pesquisadores em relação ao ambiente natural e educacional da localidade. Para a obtenção dos resultados finais houve a prevalência das análises e interpretações dos dados realizados a partir do confronto dos materiais bibliográficos e os dados compostos pelas inferências dos alunos em relação às interfaces entre a Educação Matemática e a Educação Ambiental no que tange à interdisciplinaridade, aos temas transversais e às situações-problema (BAUER e GASKELL, 2012).
Mostrar mais

20 Ler mais

A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado

A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado

A escola tem se guiado por ações pedagógicas do professor consideravelmente limitadas, as quais têm dificultado configurar com nitidez intenções educativas que contemplam a sua organização curricular. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógica da educação física a partir da operacionalização de temas transversais com os conteúdos curriculares no ensino médio integrado no IFRN, campus SGA. Os fundamentos teórico-metodológicos seguiram a linha qualitativa da pesquisa-ação. Participaram desta pesquisa estudantes dos cursos de Edificações e Informática do 1º ano do ensino médio integrado e a professora-pesquisadora, que é servidora efetiva do instituto. Optando pela pesquisa-ação, estruturamos uma intervenção pedagógica com intenção de promover a construção de conhecimento dos conteúdos da educação física com os temas transversais, tanto em amplitude como em profundidade, alicerçada no aporte teórico da teoria da ação dialógica (FREIRE, 2011) e da concepção aberta no ensino da educação física (HILDEBRANDT, 1986). A pesquisa teve como procedimentos a observação participante e a filmagem das aulas de educação física. As observações e os discursos dos estudantes foram organizados em categorias de questões, a saber: 1. Percepção dos estudantes sobre a educação física; 2. Sentidos e significados dos conteúdos da educação física na interfase com os temas transversais nas aulas; 3. Diálogos sobre a interação do conhecimento na relação professor-estudante. As observações e a análise dos depoimentos dos estudantes apontaram, em alguns momentos, que as aulas de educação física ainda são estruturadas no modelo “rola bola”, sem planejamento, configurando- se mera atividade, e não como prática pedagógica que trata dos saberes do campo da cultura de movimento. Por não constituir
Mostrar mais

205 Ler mais

A INSERÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS EM SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A INSERÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS EM SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Sobre a relevância e legitimidade do assunto proposto, cabe salientar que os próprios Parâme- tros Curriculares Nacionais (PCNs) alocam uma parte dos conteúdos ao que denominam temas transversais e a saúde (COOPER; SAYD, 2006), onde estes devem incluir também as outras disci- plinas, caracterizando um enfoque interdisciplinar. Sendo assim, o propósito foi trabalhar com temas relevantes que possuíssem uma relação com a Educação Física e com a saúde e que fossem capa- zes de despertar o interesse da turma. Apresentou- se, então, às alunas um roteiro com a sugestão de alguns conteúdos; outros temas foram sugeridos pela turma e, a partir dessa troca, foi composta a proposta de trabalho.
Mostrar mais

6 Ler mais

O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS TEMAS TRANSVERSAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS TEMAS TRANSVERSAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Assim, os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais (Ética, Plura- lidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual) devem ser incor- porados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. Ainda, estes temas transversais surgem como alternativas para que, ao serem abordados de diferentes formas pelas diversas disciplinas no âmbito interdisciplinar, o ensino se dê de forma mais globalizado e próximo da realidade do educando (Brasil, 1996). Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os mesmos correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana, e o desafio que se apresenta para as escolas é o de abrirem-se para este debate. Este documento discute a amplitude do trabalho com problemáticas sociais na escola e apresenta a proposta em sua globalidade, isto é, a explicitação da transversalidade entre temas e áreas curriculares, assim como em todo o convívio escolar (Brasil, 1996).
Mostrar mais

31 Ler mais

MODELAGEM MATEMÁTICA E OS TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MODELAGEM MATEMÁTICA E OS TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Matemática, associada aos temas transversais, pode contribuir para melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos em Matemática, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa através da observação participante, com dados coletados a partir de atividades contextualizadas e atividades de Modelagem, questionários, entrevistas semi- estruturadas e diário de campo. O referido trabalho mostra os encaminhamentos metodológicos da pesquisa que foi realizada em uma escola pública, em uma turma de EJA (4ª etapa), no município de Castanhal (PA), onde foram aplicadas atividades envolvendo os temas transversais: saúde, trabalho e consumo e meio ambiente. Através de falas, comportamentos e atitudes dos sujeitos nas atividades, e trocas de experiências com a professora-pesquisadora, coletou-se os dados para posteriores análises com base em referenciais teóricos. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades iniciais no processo, os alunos, sujeitos da pesquisa, evoluíram na aprendizagem de conteúdos matemáticos. Concluiu-se que estes resultados apontam para a importância da inserção da Modelagem como estratégia de ensino, e que apesar de alguns obstáculos para a sua implementação no ensino, ela pode proporcionar ao aluno da EJA, aquisição de conteúdos matemáticos e possibilidades de torná-lo um cidadão crítico e reflexivo.
Mostrar mais

165 Ler mais

USANDO TEMAS TRANSVERSAIS PARA O ENSINO DE REGRA DE TRÊS SIMPLES

USANDO TEMAS TRANSVERSAIS PARA O ENSINO DE REGRA DE TRÊS SIMPLES

Este trabalho trata do ensino de regra de três simples, associado ao tema transversal meio ambiente e visa conscientizar os alunos do 1.º ano do ensino médio quanto às pro[r]

86 Ler mais

TEMAS TRANSVERSAIS: um estudo sobre as representações sociais de docentes

TEMAS TRANSVERSAIS: um estudo sobre as representações sociais de docentes

<http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n13.htm>. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. Pedagogia e peda[r]

188 Ler mais

Bioética e humanização como temas transversais na formação médica.

Bioética e humanização como temas transversais na formação médica.

Este artigo não pretende esgotar as perguntas acerca de como inserir na formação do médico a bioética e a humani- zação como pontos que atravessem a estrutura curricular, seja ela tradicional, moderna, integrada ou fragmentada. Não objetiva, em princípio, dar respostas prontas às perguntas de como fazê-lo, mas, sim, permitir, um verdadeiro processo de parturição de idéias, reflexões e questionamentos sobre a im- portância dos temas e a urgência de busca de soluções criati- vas, as quais, em sua essência, poderão permitir que o cida- dão-paciente tenha garantido o acesso a um cidadão-médico mais habilitado a lidar com o sujeito que, naquele momento, se põe a sua frente.
Mostrar mais

10 Ler mais

Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental

Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental

O Projeto de Núcleo de Ensino PROGRAD/UNESP desenvolvido durante o ano letivo de 2013, sob o tema “O consumo como tema transversal do Ensino Fundamental: subsídios a reflexão sobre as [r]

10 Ler mais

Show all 3262 documents...