Ao final do ensaio experimental, aos 21 e 42 dias de idade, oito aves por tratamento foram submetidas a um jejum de 6 horas, sendo pesadas e processadas segundo os procedimentos normais de abate: sangria, depenagem e evisceração. Em seguida, foram coletados o baço, o timo e a bursa de Fabricius de cada ave para se verificar, por meio das medidas morfométricas (peso e tamanho) desses órgãos, alguma relação de resposta do sistema imunológico das aves em relação aos tratamentos. Entre
O segundo estágio, a sinterização, que é um termo tecnicamente utilizado para se referir à consolidação do produto. Na consolidação, as partículas se juntam formando um agregado que possui resistência mecânica. A sinterização strictu senso indica que a densificação e retração ocorreram, porém densificação e retração nem sempre ocorre num processo de sinterização, como por exemplo, no caso de isolantes refratários altamente porosos, que após a sinterização podem se tornar menos densos ou mesmo nas sinterizações onde a porosidade final é de caráter fechado.
O estudo do efeito do extrato de Ginkgo biloba em pacientes asmáticos moderados demonstrou que o extrato exerceu um efeito aditivo positivo sobre o tratamento de manutenção para asma brônquica moderada persistente, melhorando de forma substancial a qualidade de vida dos pacientes, medida segundo as categorias do questionário de avaliação de qualidade de vida: sintomas - (P=0,008), limitação das atividades - (P=0,040), função emocional - (P=0,020) e estímulo ambiental - (P=0,009) e pela medida do pico de fluxo expiratório (PFE) (P=0,045). As demais variáveis clínicas usadas como indicadores de melhora ou piora do tratamento para asma brônquica (presença de sibilos à ausculta pulmonar, aferição da pressão arterial, uso de medicamentos para o tratamento de manutenção da asma brônquica) não variaram de forma estatisticamente significativa para P < 0,05, ao longo do tratamento para ambos os grupos estudados. Poucos efeitos colaterais foram registrados durante o tratamento, o que mostrou a segurança do extrato e está de acordo com os dados encontrados na literatura internacional 4 .
4,4-6 g/100 kcal. Os teores de gordura do leite humano com aditivo homólogo e do leite humano sem aditivos apresenta- dos nos resultados são mais baixos do que a média de gordura do leite humano descrita na literatura. Isso ocorreu porque os leites usados não foram selecionados segundo seus valo- res calóricos, devido à dificuldade de ter leite excedente no banco de leite humano para a pesquisa. Apesar disso, o adi- tivo feito com esses leites ‘‘magros’’ foi capaz de melhorar significativamente o conteúdo nutricional do leite humano de banco para os RNMBP.
quando distribuída segundo a proporcionalidade corporal ao nascimento, detectou 4 lactentes (9,3%) do grupo AIG com padrão de crescimento assimé- trico (Tabela 1). A casuística classificada pelo IP constituiu-se de: grupo PIG simétrico (PIG-S, n = 15, PIG simétrico com IP ≥ 2,32); grupo Assimétrico (n = 13, sendo 4 AIG e 9 PIG com IP < 2,32) e grupo Controle (n = 39, AIG simétrico com IP ≥ 2,32). A distribuição dos neonatos quanto à variável sexo foi semelhante nos dois grupos. Houve diferença significativa quanto à distribuição do baixo peso ao nascer, não havendo nenhum neonato AIG com peso ao nascimento inferior a 2500g. Os grupos não demonstraram risco quanto a sofrimento fetal e neonatal imediato, sendo o índice de Apgar de 5º minuto ≥ 7 em 100%. Os grupos apresentaram dis- tribuição homogênea quanto à idade gestacional, em ambos, aproximadamente 70% nasceram entre a 39ª e a 40ª semana (Tabela 1).
Ao início do estudo, os grupos foram semelhantes, não havendo diferença estatística significante entre o peso de nas- cimento, comprimento e demais variáveis. Analisando o ganho pôndero-estatural, observamos que o ganho ponderal nos recém-nascidos que receberam leite humano cru da pró- pria mãe com aditivo foi de 24,4 g/dia e de 21,2 g/dia no grupo que recebeu leite humano puro (p = 0,075). Com relação ao crescimento, houve aumento no comprimento de 1,09 cm/semana no grupo que recebeu leite com aditivo e 0,87 cm/semana no grupo que recebeu leite humano puro, com diferença estatística (p = 0,003). O aumento no perímetro cefálico foi de 0,73 e 1,02 cm/semana (p = 0,0001) nos grupos-controle e intervenção, respectivamente.
Objetivos: descrever os níveis de Fe, Cu e Zn em amostras de colostro de puérperas adultas brasileiras de recém-nascidos a termo (RNAT) e pré-termo (RNPT) e avaliar a influência das variáveis maternas (idade ma- terna, estado nutricional pré-gestacional, paridade, in- tercorrências gestacionais, renda familiar per capita e condições de saneamento) sobre os níveis desses oli- goelementos, visando apontar as mulheres em risco de produzirem colostro com menores níveis destes minerais. Métodos: coletaram-se 50 amostras de colostro de puérperas de RNAT e 38 de puérperas de RNPT, do Instituto Fernandes Figueira, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Os oligoelementos foram analisados através da técnica de Fluorescência de Raios X por Reflexão Total com radiação Síncrotron.
A atividade antioxidante foi avaliada através do método de re- dução da capacidade de seqüestro (CS) de radicais com 2,2-difenil- 1-(2,4,6-trinitrofenil)hidrazila (DPPH). Os resultados obtidos foram expressos em equivalência com o ácido ascórbico, termo este adotado para expressar a razão da concentração da amostra pela concentração equivalente de ácido ascórbico. A concentração equivalente de ácido ascórbico foi obtida pela interpolação dos dados de variação de absor- bância e concentração de ácido ascórbico na curva dose-resposta.
O EuroSCORE foi aplicado em diversos grupos populacionais na Europa [8], Japão [9] e Estados Unidos da América [10]. Li et al. [11] demonstraram que o EuroSCORE aplicado a uma série de 9.248 pacientes, dos quais 87,8% submetidos à RVM, superestimou a letalidade. Yap et al. [12] consideraram o modelo inadequado para predizer o risco de óbito por RVM quando aplicado em 5.592 pacientes atendidos em seis instituições australianas, no período de julho de 2001 a julho de 2005. Gogbashian et al. [13] publicaram uma revisão sistemática de seis estudos nos quais o EuroSCORE foi aplicado prospectivamente. Concluíram que há evidências sugestivas de que o desempenho do EuroSCORE aditivo superestima a letalidade nos pacientes com EuroSCORE mais baixo (≤ 6) e subestima a letalidade naqueles com o EuroSCORE mais alto (> 13).
afastamento do controle do Tribunal de Contas pela Lei impugnada acerca da aplicação de recursos públicos. O termo “privativo”, ao tratar, no art. 4º da Lei, das competências do Conselho de Administração, diz respeito apenas à estrutura interna da organização social, sem afastar, como sequer poderia, o âmbito de competência delimitado constitucionalmente para a atuação do Tribunal de Contas (CF, art. 70, 71 e 74). Além disso, as Organizações Sociais estão inequivocamente submetidas ao sancionamento por improbidade administrativa, caso façam mau uso dos recursos públicos. A própria Lei nº 9.637/98 faz menção a diversas formas de controle e de fiscalização, conforme se infere da redação dos arts. 2º, I, f, 4º, IX e X, 8º, §§ 1º, 2º e 3º, art. 9, e art. 10. De outro lado, não há igualmente restrição à atuação do Ministério Público, já que o art. 10 só menciona um dever de representação pelos responsáveis pela fiscalização, o que não impede, evidentemente, a atuação de ofício do parquet no controle da moralidade administrativa à luz dos arts. 127 e seguintes da Constituição Federal.”