Top PDF Gestão da qualidade nos serviços cartoriais da comarca de Gurinhém - PB

Gestão da qualidade nos serviços cartoriais da comarca de Gurinhém - PB

Gestão da qualidade nos serviços cartoriais da comarca de Gurinhém - PB

Este trabalho tem por objetivo analisar a gestão da qualidade nos serviços cartoriais da Comarca de Gurinhém-PB. Através da realização de um mapeamento das principais atividades desempenhadas pelo Cartório Judicial e das dificuldades enfrentadas no dia a dia por seus servidores no cumprimento das ordens judiciais, foi possível identificar algumas falhas nas atividades de formação e desenvolvimento do processo judicial, uma vez que é de suma importância o conhecimento e a compreensão das dificuldades encontradas pelos servidores e como sua organização (ou também a falta dela) afetam o andamento dos processos – o que está diretamente relacionado à qualidade dos serviços prestados pelo Judiciário. Observamos que a adoção de novas práticas de gestão, aliada ao aprimoramento contínuo da qualidade dos serviços jurisdicionais e a valorização dos servidores é o ponto de partida na busca por uma prestação jurisdicional célere e efetiva.
Mostrar mais

33 Ler mais

Avaliação da qualidade e do endomarketing na percepção dos servidores nos serviços de atendimento ao cidadão: um estudo de caso no Fórum Afonso Campos da comarca de Campina Grande - PB

Avaliação da qualidade e do endomarketing na percepção dos servidores nos serviços de atendimento ao cidadão: um estudo de caso no Fórum Afonso Campos da comarca de Campina Grande - PB

O desenvolvimento desta monografia propõe-se expor os conceitos de qualidade no atendimento do setor público, com ênfase em uma autarquia municipal no Fórum Affonso Campos da comarca de Campina Grande – PB. A Presente monografia tem por objetivo avaliar a percepção dos servidores em relação qualidade e endomaarketing, nos serviços de atendimento ao cidadão no Fórum Affonso Campo da Comarca de Campina Grande - PB. Demonstrando ainda a clara necessidade de que um novo modelo de gestão de suporte deve ser elaborado, de forma a solucionar a maioria dos problemas e revisar todas as propostas existentes, envolvendo investimentos em capacitação, aquisição de recursos materiais e técnicos, difusão de nova cultura de comunicação e mudança organizacional. O estudo de caso será realizado e analisado através de questionário, envolvendo os servidores, possibilitando uma percepção da realidade da organização, configurando-se como estratégia de pesquisa que poderá ser utilizada de modo exploratório, na hipótese de melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição. Assim, foi possível perceber que a insatisfação e a falta de motivação do servidor, que clama por mais reconhecimento da sua importância dentro da organização, reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados ao usuário, sendo, portanto, necessária a elaboração de estratégias, com utilização da ferramenta de endomarketing, constituindo-se na abertura de canal de diálogo permanente, com a adoção de medidas simples, mas, que poderão trazer resultados altamente positivos.
Mostrar mais

42 Ler mais

Qualidade e eficiência da prestação jurisdicional na comarca de Alagoinha/PB - Poder Judiciário Estadual da Paraíba

Qualidade e eficiência da prestação jurisdicional na comarca de Alagoinha/PB - Poder Judiciário Estadual da Paraíba

No que diz respeito à gestão cartorária, o mencionado autor afirma que se trata de um dos grandes responsáveis pelo lento funcionamento da Justiça atual, cujos obstáculos, se não forem superados, de nada adianta a reforma legislativa, que oriente e direcione os processos a uma maior celeridade, haja vista que o sistema de administração do Judiciário ainda padece de falta de modernização, de informatização e de racionalidade. Afirma, ainda, que a demora do andamento dos processos se dá aguardando diligências, ofícios, ou um andamento burocrático específico do que por conta dos advogados e dos juízes (BOTTINI, 2007, p. 94/95).
Mostrar mais

23 Ler mais

Qualidade no Serviço Público: um estudo de caso no Fórum da Comarca de Patos, PB

Qualidade no Serviço Público: um estudo de caso no Fórum da Comarca de Patos, PB

Este trabalho tem como objetivo compreender a percepção do servidor sobre a qualidade do serviço prestado pelos Cartórios Judiciais da Comarca de Patos/PB. Utilizou-se como parâmetro para buscar as respostas a esse objetivo o programa Gespública, através da adaptação dos fundamentos de excelência da gestão pública traduzidos para um questionário voltado à realidade forense. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi um estudo de caso no Fórum de Patos, onde se realizou um levantamento quantitativo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas fechadas, aplicado a uma amostra de 72 servidores, a fim de aferir a qualidade do serviço prestado à sociedade pelos órgãos do judiciário. Dentre as questões elaboradas na presente pesquisa, observou-se uma paridade entre as afirmativas, onde metade delas tiveram um posicionamento positivo em relação à opinião dos respondentes e a outra metade um posicionamento negativo, ilustrando que algumas questões estão de acordo com os critérios de excelência, mas muitas delas ainda precisam ser aprimoradas. Os dados extraídos da pesquisa permitem concluir que a qualidade do serviço prestado pela organização encontra-se num nível aceitável para atender à sociedade, deixando claro que necessita, ainda, promover mudanças para atingir um nível de excelência desejado pela organização e esperado pela sociedade.
Mostrar mais

61 Ler mais

Gestão por competência: uma análise no Fórum da Comarca de Campina Grande/PB

Gestão por competência: uma análise no Fórum da Comarca de Campina Grande/PB

G “os servidores ele::s atualmente vem sentindo a necessidade de ter um incentivo maior por parte do tribunal de justiça de maneira tal que:: o problema maior pelo menos a nível de Comarca de Campina Grande é a questão estrutural das varas das unidades judiciárias hoje a gente tem um déficit muito grande de:: é::: material de expediente bem como também a questão estrutural no que diz respeito à mobília é:: esses dois fatores é:: são de suma importância existe pedidos inclusive desde o ano passado a nível de direção ao tribunal para substituir toda a mobília do fórum e até a presente data a gente não foi contemplado então é de suma importância pra os servidores não só a questão salarial mas também estrutura física para que possa desenvolver um trabalho com mais qualidade e com mais celeridade (...)”
Mostrar mais

51 Ler mais

Análise da percepção da qualidade ambiental e de serviços turísticos em João Pessoa/PB

Análise da percepção da qualidade ambiental e de serviços turísticos em João Pessoa/PB

A hierarquia dessas dimensões da qualidade não se assemelha a outros estudos. Por exemplo, o estudo de percepção de qualidade ambiental de Silva et. al. (2005), que teve como foco a percepção da qualidade ambiental no turismo de segunda residência, definiu a seguinte hierarquia: Segurança, Ecotangibilidade, Tangibilidade, Empatia, Segurança e Confiabilidade. Já o estudo experimental de Khan (2003), que desenvolveu o ECOSERV, utilizando a percepção dos turistas que praticam ecoturismo, apresentou a seguinte sequência, em ordem de importância: Ecotangibilidade, Segurança, Confiabilidade, Responsividade, Empatia e Tangibilidade. Logo, repara-se que as hierarquias das dimensões da qualidade irão variar conforme o tipo de produto e serviço abordado, além de estar diretamente condicionado ao perfil dos usuários finais que podem ser abordados na pesquisa. Vários outros fatores podem interferir. Irá depender da época que em que se aplica o questionário, muito em função do clima político no momento da aplicação, por isso esse tipo de avaliação deve ser constante. Para continuidade à pesquisa, será aplicado também o método da análise fatorial. Nesta outra parte desta sessão, será analisada a carga fatorial de cada variável das seis dimensões apresentadas no questionário, além do teste Kaiser-Meyer-Olkin – KMO, do teste de esfericidade de Bartlett ’s, da variância, do coeficiente Alfa de Cronbach, e por último da magnitude de Eigenvalue.
Mostrar mais

114 Ler mais

Bullyng escolar: um olhar sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro, Gurinhém - PB

Bullyng escolar: um olhar sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro, Gurinhém - PB

Para consecução deste objetivo buscou-se discutir o que os professores compreendem por bullying; identificar as possíveis ações que podem ser entendidas como bullying no espaço escolar e[r]

29 Ler mais

Gestão da qualidade nos serviços públicos de saúde: uma abordagem multidimensional

Gestão da qualidade nos serviços públicos de saúde: uma abordagem multidimensional

Zeithaml & Bitner (2003) atribuem à qualidade de serviços, a discrepância que existe entre as expectativas e as percepções (qualidade percebida) do cliente com relação a um serviço experimentado. Desta forma, a percepção da satisfação dos clientes com a qualidade dos serviços percebidos é diretamente proporcional com a possibilidade da falha de suas expectativas. Logo, quando o prestador de serviço compreender como os serviços serão avaliados pelos clientes será, então, possível saber como gerenciar essas avaliações e como influenciá-las na direção desejada. Nesse sentido, o resultado pode alcançar três situações: o serviço prestado excede a expectativa do cliente, neste caso percebe-se uma qualidade excepcional e também tem-se uma agradável surpresa; quando o serviço prestado fica aquém das expectativas, a qualidade do serviço é inaceitável; e, se as expectativas são plenamente correspondidas pela prestação de serviço, a qualidade é considerada satisfatória. Conforme Vinagre & Neves (2008), entender as expectativas de consumidor é o ponto central para o entendimento da satisfação. “Qualidade é a filosofia de gestão que procura alcançar o pleno atendimento das necessidades e a máxima satisfação das expectativas dos clientes” (Gonçalves, Souza, Anunciação, Cruz & Teixeira,2010).
Mostrar mais

164 Ler mais

Cliente mistério como ferramenta para melhoria da gestão da qualidade em serviços

Cliente mistério como ferramenta para melhoria da gestão da qualidade em serviços

Este é um tema de extrema importância visto que atingir a excelência na experiência do cliente nos serviços apresenta-se como um dos principais caminhos para criar vantagem competitiva de mercado e, para isso, muitos setores empresariais precisam investir em criar fortes relacionamentos com os clientes (Wiele, Hesselink, & Iwaarden, 2005). Por esta razão o objetivo principal deste trabalho foi comprovar a eficácia da aplicação do cliente mistério como ferramenta de melhoria à gestão através do estudo de caso em uma empresa de telecomunicações portuguesa – que por motivo de confidencialidade não foi explicitada – um dos setores de maior índice de reclamações no país. Pretendeu- se então encontrar pontos de falha no atendimento prestado ao cliente e assim foi desenvolvido um relatório de melhorias sugeridas à gestão e ao pessoal responsável pelos atendimentos no setor de telecomunicações, pois o elo inicial criado no atendimento ao cliente serve de base para as demais expectativas criadas pelo cliente em relação ao serviço prestado pela operadora.
Mostrar mais

78 Ler mais

Sistema de gestão de qualidade para serviços TI na Universidade de Aveiro

Sistema de gestão de qualidade para serviços TI na Universidade de Aveiro

Não foram encontrados dados para uma situação semelhante, inclusive nas consultas e testes feitos nas páginas on-line, nomeadamente a página da Microsoft a não ser referências sobre respostas a assessments (avaliações) realizados por outras instituições do género e valores médios comparativos. Procedeu-se à análise comparativa de situações de outra natureza e começou-se por avaliar a situação corrente para determinar o estado de maturidade na qual os serviços CICUA se encontram actualmente. Isto porque o MOF, opção a ser seguida por este trabalho, define quatro estados básicos de maturidade para uma infra-estrutura TI, conforme poderemos ver mais adiante. A partir daí, existe uma série de itens listados que devem ser implementados ou cumpridos na íntegra, para se poder transitar de uma fase para outra. No decorrer do trabalho serão todos detalhados, mas com especial ênfase para os itens que estiverem por alcançar o seu cumprimento.
Mostrar mais

149 Ler mais

Sistemas de gestão da qualidade: a relevância da sua implementação em serviços públicos

Sistemas de gestão da qualidade: a relevância da sua implementação em serviços públicos

Segundo Moreira (2005), o que designamos como Estado Social está longe de ser um modelo único. Pelo contrário, tem diversas variantes, tantas como as suas diferentes origens. De comum, sobressai a ideia de que incumbe ao Estado assegurar um mínimo de protecção social a todos e velar pela coesão social. Para Moreira (id: ibid), o modelo social europeu não tem nacionalidade, sendo o produto de um grande número de contribuições, entre elas o modelo bismarckiano de segurança social e os direitos da Constituição de Weimar (1919), a escola pública, os serviços públicos municipais e as conquistas do Governo da Frente Popular, em França, o sistema nacional de saúde britânico, o estatuto do trabalhador italiano, o modelo escandinavo de protecção social e de imposto progressivo de rendimento, etc. Essas diferentes origens justificam também as diferenças mais ou menos profundas que o modelo social europeu revela de país para país. Contudo, e como o mostram vários países europeus, o modelo social não tem sido obstáculo nem para altos níveis de produtividade, nem para um elevado nível de desenvolvimento económico. Acrescenta ainda este autor que é possível diminuir os gastos públicos, sem afectar profundamente os sistemas de protecção social e os serviços públicos essenciais porque uma coisa é eliminar regalias injustificáveis, limitar os benefícios de quem menos precisa e reduzir o montante das prestações, ou fazer impender sobre os beneficiários o pagamento de uma contrapartida; outra coisa é eliminar essas prestações ou atacar o seu núcleo essencial.
Mostrar mais

82 Ler mais

Gestão dos resíduos sólidos de serviços de saúde na cidade de Campina Grande - PB

Gestão dos resíduos sólidos de serviços de saúde na cidade de Campina Grande - PB

Segundo Costa e Fonseca (2009), os resíduos hospitalares se inserem dentro da variedade de denominações e vem assumindo grande importância nos últimos anos. A RDC ANVISA nº 306/2004 e a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 358/2005, definem como geradores dos resíduos de serviços de saúde todos os serviços os quais estejam relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, incluindo os serviços de assistência domiciliar e de campo; laboratórios analíticos de produtos para a saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento, serviços de medicina legal, drogarias e farmácias dentre estas inclui-se as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área da saúde, centro de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores, distribuidores, produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro, unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura, serviços de tatuagem, dentre outros similares.
Mostrar mais

19 Ler mais

Qualidade nos serviços públicos : a gestão da qualidade de um serviço público na perspectiva dos seus funcionários

Qualidade nos serviços públicos : a gestão da qualidade de um serviço público na perspectiva dos seus funcionários

No seguimento das grandes linhas orientadoras da reforma da administração públi- ca, aprovadas pela RCM nº 95/2003,de 30 de Julho, que assumiu como objectivos essen- ciais prestigiar a administração pública e os seus agentes; racionalizar e modernizar as estruturas; reavaliar as funções do Estado e promover uma cultura de avaliação e responsa- bilidade, distinguindo o mérito e a excelência; foi elaborado um documento destinado a operacionalizar a reforma administrativa, a definir as áreas de actuação e metodologias de aplicação (RCM nº 23/2004, de 21 de Abril). Pelo que, ainda em 2004, foram publicados vários diplomas legais que visavam concretizar os objectivos definidos. Ao nível da orga- nização: organização da administração directa do Estado (Lei nº 4/2004, de 15 de Janeiro); Lei-quadro dos Institutos Públicos (Lei nº 3/2004, de 15 de Janeiro). Ao nível da liderança e responsabilização: estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administra- ção central regional e local (Lei nº 2/2004, de 15 de Janeiro) e contrato individual de traba- lho na administração pública – Lei nº 23/2004, de 22 de Junho. Ao nível da avaliação do desempenho organizacional e do mérito dos funcionários: sistema integrado de avaliação do desempenho da administração pública (SIADAP) – Lei nº 10/2004, de 22 de Março. Este diploma legal que prevê a avaliação dos funcionários em articulação com a avaliação dos serviços, pretende fazer com que se centre mais a atenção da gestão da administração pública na gestão das pessoas que nela trabalham, através da identificação de potencialida- des; estabelecendo projectos de valorização pela formação e pela progressão de carreiras e avaliando o desempenho com o objectivo de, por um lado, corrigir as deficiências, por outro lado, distinguir os melhores (Tavares, 2004). O SIADAP apresenta os seguintes objectivos (artigo 4º, da Lei nº 10/2004, de 22 de Março):
Mostrar mais

234 Ler mais

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS

Na etapa de levantamento de necessidades, deve-se formar uma equipe responsável pela implementação do sistema. Essa equipe deverá analisar o contexto em que a organização se encontra, identificar oportunidades e ameaças e colher os requisitos dos clientes e partes interessadas. A próxima etapa, projeto do sistema, exige que a equipe primeiramente trace o escopo do sistema, bem como as políticas e objetivos de qualidade da organização. Logo após, devem ser mapeados os processos da organização, tanto primários como de suporte, e identificados quais deles são críticos para a gestão da qualidade. Assim, pode-se iniciar o planejamento e detalhamento dos processos do sistema de gestão da qualidade, estabelecendo responsáveis, recursos necessários, métodos e técnicas, sequência e interação das atividades. O passo quatro, implantação, visa pôr em prática tudo o que já foi elaborado até então. É recomendado que a implantação seja feita conforme a conclusão dos procedimentos. Por fim, a última etapa, auditoria de certificação, certifica todo o processo de implantação do sistema de gestão da qualidade por meio de uma organização certificadora.
Mostrar mais

30 Ler mais

Gestão de informação para a qualidade de serviços: caso do PROINE/UFG

Gestão de informação para a qualidade de serviços: caso do PROINE/UFG

6. Pedagotec Tecnologia e Ensino: A Pedagotec é a primeira empresa goiana que apre- senta produtos e serviços no segmento de Tecnologia e Ensino. Fundada por biólogos e doutores preocupados com a oferta de educação de qualidade, nasceu em setembro de 2006, a partir dos projetos e das experiências de sucesso dos docentes da UFG. Esse professores visam tornar mais conhecido e contextualizado o conhecimento ci- entífico, que será transferido por meio das práticas de ensino. Os kits de ensino têm o objetivo de permitir ao aluno o conhecimento da ciência de forma fácil e objetiva, utilizando materiais simples, e de fácil manuseio e execução, podendo ser utiliza- dos na própria sala de aula ou no laboratório. Eles são elaborados com base nos PCNS, facilitando o trabalho do professor, complementando o conteúdo didático de forma flexível e contextualizada, sem sobreposição de conteúdos didáticos. Compre- endendo as diferentes linhas pedagógicas das escolas, a empresa também desenvolve kits sob encomenda.
Mostrar mais

93 Ler mais

Gestão de serviços em salões de beleza: do diagnóstico à melhoria de qualidade

Gestão de serviços em salões de beleza: do diagnóstico à melhoria de qualidade

O presente artigo objetiva analisar a qualidade de serviços de uma rede de salões de beleza da grande Florianópolis. Para tal, utilizou-se do instrumento de diagnóstico de processo produtivo e geração de recomendações do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão da Produção e Custos (NIEPC)/ UFSC. Na forma de um estudo de caso, a pesquisa é de caráter descritivo com abordagem predomi- nantemente qualitativa. Os principais resultados indicaram que: (i) apesar de se considerar flexível para demandas e atendimentos, a rede coloca como desafio constante o embate entre a qualidade e o tempo de ciclo de serviço, já que é uma demanda que depende da necessidade dos clientes; (ii) há consciência por parte da gestão a respeito da complexidade do segmento de serviço e de suas carate- rísticas, contudo, há dificuldades de conscientização junto aos profissionais autônomos; (iii) apesar da utilização de sistemas de informações para geração de relatórios, a utilização destas informações é comprometida muitas vezes pela falta de tempo ou de profissionais habilitados para tal tarefa. Qualidade. Gestão de Serviços. Salões de Beleza.
Mostrar mais

16 Ler mais

Gestão da qualidade em uma empresa de prestação de serviços: estudo de caso

Gestão da qualidade em uma empresa de prestação de serviços: estudo de caso

Somando tudo, as perdas nas vendas, os custos e as ameaças à sociedade resultam em uma crise da qualidade, a crise estimulou várias empresas a reexaminarem suas abordagens da qualidade. Uma das principais conclusões foi que seus problemas de qualidade foram planejados dessa maneira, o que quer dizer que os problemas de qualidade são muitas vezes rastreados às deficiências dos métodos usados para planejar a qualidade. Essas deficiências ainda existem. Para nos livrarmos dessas deficiências devemos revisar o planejamento do processo da qualidade e então aprender como dominar com maestria o processo revisado.
Mostrar mais

88 Ler mais

A gestão da qualidade em serviços de informação: contribuição para uma base teórica

A gestão da qualidade em serviços de informação: contribuição para uma base teórica

Taylor e Wilson7 fazem a analogia entre os serviços bibliotecários e os serviços de venda a varejo em uma loja, em que a qualidade é reconhecida pelo cliente em termos de facilidade de locomoção, sina- lização clara, estoque atualizado e de fá- cil acesso, além de pessoal competente. Consideram, entretanto, ser necessário que os bibliotecários possam garantir a qualidade dos serviços oferecidos ao usuário, a despeito do seu valor monetá- rio. Além disso, mencionam também que é fundamental, para a excelência da bi- blioteca, a qualidade do seu admi- nistrador. Assim, difundem a ideia de que um serviço de informação depende da imaginação, desempenho e habilidades administrativas do bibliotecário. Somente o bibliotecário-administrador pode motivar outros a promover a qualidade do ser- viço, como também insistir na qualidade de desempenho de seus subordinados, e acionar efetivamente a organização, para que os recursos necessários à garantia de qualidade do trabalho sejam ofereci- dos7,
Mostrar mais

9 Ler mais

A gestão da qualidade em serviços de informação: contribuição para uma base teórica

A gestão da qualidade em serviços de informação: contribuição para uma base teórica

Gestão da Qualidade — evolução das técnicas de administração empresarial — contém diferentes abordagens, dando origem a três escolas distintas: americana, japonesa e europeia. A primeira, liderada por Juran, sofre ainda influência do Taylorismo; a segunda é baseada nos princípios de Doming, em métodos estatísticos e sobretudo na valorização do ser humano; a terceira é calcada na norma ISO 9000, considerada atualmente como padrão de referência para a qualidade. Da mesma forma que as empresas estão buscando a qualidade de seus produtos e serviços, implantando uma gerência inovadora, empreendedora e competitiva, os serviços de informação devem adequar-se às novas perspectivas exigidas pelas empresas. Este trabalho, fruto de capítulo de tese em desenvolvimento, é revisão da literatura inicial sobre o assunto, destacando-se aplicabilidade nos serviços de informação da filosofia de Deming e de seus princípios conhecidos como os "14 pontos", esperando contribuir para a criação de uma base teórica nesse
Mostrar mais

9 Ler mais

Benchmarking nos processos de gestão de qualidade entre dois serviços de hemmoterapia

Benchmarking nos processos de gestão de qualidade entre dois serviços de hemmoterapia

Durante a implantação de todas as atividades no Serviço de Hemoterapia, ao avaliar e definir os objetivos da Instituição e ao iniciar a Política da Qualidade e suas metas, observou-se o início de uma longa e gradativa mudança. As ações inicialmente implantadas em um setor causaram impacto em todos os setores ligados a esse, atingindo e absorvendo todas as áreas. Observou-se que não se tratou apenas de ações técnicas, mas provocou mudanças nas diferentes áreas e mudanças no comportamento dos profissionais envolvidos no processo. É importante ressaltar que na implantação do Serviço, várias dificuldades foram enfrentadas, como a necessidade de muitas horas de treinamento, o aumento de atividades e das responsabilidades, o aumento de horas trabalhadas e o estresse inerente a esse exaustivo processo. Além disso, houve a necessidade da disposição de recursos financeiros para a adequação de todos os requisitos exigidos pela legislação vigente. Ao longo de toda essa evolução, histórica para a cidade de São Carlos, observou-se significativas mudanças e melhorias, expostas a seguir.
Mostrar mais

67 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados