Top PDF Redução de ruídos em motores elétricos

Redução de ruídos em motores elétricos

Redução de ruídos em motores elétricos

Os motores de corrente contínua são subdivididos em moto res "Shunt” ,”série".e "Compound" . No motor ’’Sh u n t ” o circuito de ex citação do estator é ligado em paralelo com o circuito do rotor aos condutores da linha de alimentação, dando ao motor como caracterí,s ticas principais: uma velocidade de rotação independente da carga mecânica a ser acionada (velocidade constante) e ser esta velocida de ajustada com precisão em um amplo intervalo; baseando-se nisto sua principal aplicação. No motor Serie, como o próprio nome indi ca, o circuito de excitação do estator é ligado em serie com o do rotor, o que torna este tipo de motor indicado para trabalhos em que sejam necessários grandes conjugados de partida(motores eletrjl cos para tração urbana) e velocidade variável com o carregamento mecânico (guinchos,pontes rolantes). 0 motor "Compoundn tem a exci^ tação parte em serie, parte em paralelo com o circuito do rotor,sen do utilizado quando se deseja combinar as características do motor Serie com uma velocidade máxima não perigosa (o motor Serie tende a "d-Lipatiati" quando sem carga mecânica) como em britadores e eleva dores.
Mostrar mais

161 Ler mais

Estratégias para a redução dos ruídos na unidade neonatal: uma construção coletiva da enfermagem

Estratégias para a redução dos ruídos na unidade neonatal: uma construção coletiva da enfermagem

O estudo propiciou a compreensão de que o profissional deve ser estimulado a utilizar suas habilidades e seus próprios conhecimentos para encontrar soluções para os problemas vivenciados em sua prática. Destacando-se como estratégias construídas coletivamente com equipe enfermagem da unidade neonatal em onde desenvolvi a pesquisa: Diminuir as conversas; Quando conversar, falar baixo e próximo a pessoa com está falando; Pedir as pessoas que falem baixo; Atender os alarmes prontamente; Manusear os equipamento cuidadosamente; Solicitar manutenção periódicos dos equipamentos e mobiliários; Abrir/fechar as portas da unidade com cuidado; abrir/fechar a portinhola da incubadora; Não apoiar objetos na incubadora; Não usar salto alto e evitar o uso de celular; Reduzir a campainha do telefone; Agrupar os cuidados; Realizar a hora do soninho; Passagem de plantão em sala separada das salas de internação; Colocar adesivos anti-impacto nas lixeiras, portas, gavetas e armários; Medir ruídos periodicamente; Usar termômetro de ruídos; Sinalizar a unidade com cartazes estimulando o silêncio; Manter programas educativos sobre ruídos para equipe de saúde; Estabelecer normas de redução de ruídos – metas.
Mostrar mais

123 Ler mais

Efeito da fase em técnicas de redução de ruídos em sinais de voz baseadas na SNR a priori

Efeito da fase em técnicas de redução de ruídos em sinais de voz baseadas na SNR a priori

A redução de ruídos em sinais de voz é uma área de pesquisa de processamento de sinais que vem se desenvolvendo ao longo das últimas décadas, focando principalmente na melhoria da qualidade do sinal acústico. No entanto, as aplicações que utilizam sinais de voz têm evoluído e o ruído continua sendo um problema que merece muita atenção. Aplicativos que possuem reconhecimento de voz para execução de tarefas são, geralmente, pensados para facilitar o usuário. No caso de comandos de voz, tais aplicativos devem considerar a captação de ruído durante o envio dos comandos falados, pois geralmente o ambiente é ruidoso e irá gerar um ruído aditivo no sinal a ser processado. O ruído captado pelo microfone degrada a qualidade perceptiva da fala, a inteligibilidade e reduz a eficiência dos algoritmos de reconhecimento automático da fala, prejudicando, assim, o sistema como um todo.
Mostrar mais

68 Ler mais

As técnicas NASVD e MNF e sua aplicação na redução de ruídos em dados gamaespectrométricos.

As técnicas NASVD e MNF e sua aplicação na redução de ruídos em dados gamaespectrométricos.

O fato de o filtro NASVD possuir altos valores no desvio per- centual indica que este m´etodo n˜ao separa o sinal e ru´ıdo de forma eficiente em relac¸˜ao ao m´etodo MNF, isto ´e, estes [r]

13 Ler mais

Análise e aplicação de técnicas Lean na produção de uma família de motores elétricos

Análise e aplicação de técnicas Lean na produção de uma família de motores elétricos

Foram desenvolvidos no total doze Gemba Kaizens, no sentido de introduzir melhorias ao nível do layout, implementação JIT, SMED, abastecimento com supermercado, balanceamento e 5S no sector de pintura e embalagem, implementação de standard work na preparação de isolantes, equipagem e enrolamento das bobinas, entre outros. Foi construído um cronograma para a execução dos Gemba Kaizens e os respetivos ganhos quantificados. Estima-se uma redução do Lead Time de Fabrico na ordem de 44% para os motores standards e 50% para os motores especiais, com um incremento da percentagem de valor acrescentado de 46% e 74% respetivamente. A redução de stock no chão de fábrica (WIP) deverá cifrar-se em 76%, possibilitando uma libertação de espaço significativa. Por outro lado, o aumento da produtividade permitirá diminuir os encargos associados a recursos humanos diretos em 23%, com um impacto de 13% no custo de fabrico do produto final. Estes ganhos pressupõem a execução do cronograma de implementação que contempla um período total de três anos e 12 ações Gemba Kaizen, estimando-se uma poupança total acumulada de 739.900,00€.
Mostrar mais

213 Ler mais

Da produção em massa à customização em massa: sustentando a liderança na fabricação de motores elétricos.

Da produção em massa à customização em massa: sustentando a liderança na fabricação de motores elétricos.

Constata-se, em consonância com a literatura, que a existência de uma demanda por produtos e serviços customizados (HART, 1995; KOTHA, 1995; LAU, 1995; MacCARTHY; BRABAZON, 2003; PINE, VICTOR, BOYTON, 1993; SILVEIRA; BORENSTEIN; FOGLIATTO, 2001) é um importante motivador de esforços pela customização. Outro aspecto que motivou a empresa a implementar a customização de seus produtos envolveu a busca por menores custos na fabricação de produtos que atendessem às necessidades particulares dos clientes. Quando se trabalha no segmento OEM, as empresas clientes exigem, constantemente, redução de custos, o que pode se traduzir num menor custo do produto disponibilizado pelo fornecedor ou na participação, junto com os especialistas da empresa cliente, do esforço pela redução dos custos do produto final a ser comercializado no mercado. A segunda opção parece ser a mais viável. O gerente de engenharia de motores industriais comenta a esse respeito:
Mostrar mais

16 Ler mais

DETEÇÃO DE FALHAS EM MOTORES ELÉTRICOS ATRAVÉS DA CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES DE VIBRAÇÃO UTILIZANDO UMA REDE NEURAL ELM

DETEÇÃO DE FALHAS EM MOTORES ELÉTRICOS ATRAVÉS DA CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES DE VIBRAÇÃO UTILIZANDO UMA REDE NEURAL ELM

O desempenho de uma máquina, ao longo de sua vida útil, pode ser rapidamente degradado a partir do surgimento dos primeiros sinais de falha. Quando as condições operacionais da máquina começam a mudar, o primeiro efeito é o aumento ou mudança do padrão de vibração seguida por uma perda de desempenho. Se nenhuma ação for tomada, em geral decorrente do não monitoramento do equipamento, ocorre o aumento de ruído audível e uma redução significativa de desempenho. Antes que a vibração atinja níveis excessivos uma interrupção na operação para dar lugar a procedimentos de manutenção pode reduzir a extensão dos danos e prolongar a vida útil do equipamento.
Mostrar mais

10 Ler mais

Sistema Poka-Yoke para Controle de Torque na Montagem de Motores Elétricos

Sistema Poka-Yoke para Controle de Torque na Montagem de Motores Elétricos

Sabe-se que, além de garantir os métodos, os tempos de processo, a capabilidade das ferramentas e máquinas utilizadas, é necessário eximir a produção de erros tanto quanto possível. É necessário desenvolver mecanismos que tirem as decisões da mão do operador, que guiem suas operações e facilitem seu trabalho no sentido de evitar falhas e a consequente redução da qualidade ou aumento do custo de retrabalho. É fato que, quanto mais tarde um erro é detectado na montagem, mais custoso é para eliminar tal erro e seus efeitos. Segundo estudos do Atlas Copco Group, durante a montagem de um produto, se o erro for detectado na primeira estação de trabalho, o problema pode ser resolvido em média, em menos de dois minutos. Já se ele for detectado a partir da terceira estação de trabalho, a resolução do erro pode levar mais de 30 minutos. Ademais, se o erro for detectado já em campo, pelo cliente final, os custos podem incluir a totalidade do produto (reposição desse produto), transporte, indenizações, perda de futuras vendas, o que aumenta muito os custos de manufatura desse produto, visto que todos os custos de refugo/retrabalho serão posteriormente incluídos nos custos de produção daquele produto. O fluxo de processo mostrado na Figura 1 demonstra como a detecção precoce do erro pode ser importante na montagem de um produto.
Mostrar mais

76 Ler mais

Plano de manutenção preditiva para motores elétricos : definição e implementação numa indústria de pasta de papel

Plano de manutenção preditiva para motores elétricos : definição e implementação numa indústria de pasta de papel

cobre e as perdas associadas) porque é mais fácil de manusear e inserir nas slots do estator. Baixa eficiência significa custos operacionais mais altos e, possivelmente, manutenção com maior frequência assim como maior número de reparações. Através do uso planos de manutenção que evitem falhas de motores catastróficas, podem-se evitar a necessidade de reparações profundas (rebobinagem). Quando efetivamente necessário, estima-se que com o uso de serviços de reparação de qualidade, a redução na eficiência seja inferior a 0.25 p.p. (assumindo cópia da bobinagem e substituição dos rolamentos e ventilador por originais). Se um motor tem uma eficiência inicial de 90 % e esta baixa 1 p.p. após uma reparação standard (baixa qualidade), as perdas aumentam 10 %. Após a primeira reparação do género, há um incremento do custo de funcionamento anual do motor em 1.1 %. Se forem usados procedimentos para um serviço de reparação ótimo, o aumento do custo de funcionamento anual de um motor de indução poderá chegar a 0.2 % (Ferreira, 2008). Pode parecer uma diferença pequena, mas numa indústria como a NPC, com mais de 1800 motores e consumo de energia médio de 20 MW, o potencial de poupança energética é significativo.
Mostrar mais

118 Ler mais

EMISSÃO E COMPENSAÇÃO DE CARBONO DE MOTORES ELÉTRICOS E DE COMBUSTÃO EM AERONAVES DE COMPETIÇÃO DE AERODESIGN

EMISSÃO E COMPENSAÇÃO DE CARBONO DE MOTORES ELÉTRICOS E DE COMBUSTÃO EM AERONAVES DE COMPETIÇÃO DE AERODESIGN

Para o motor elétrico, padronizado pelo REGULAMENTO SAE INTERNATIONAL AERODESIGN EAST (2014), os ensaios revelaram dados de potência que, aliados ao tempo de voo de cada equipe, permitem o cálculo da energia elétrica consumida. A energia elétrica que seria fornecida pela rede de distribuição de energia durante o carregamento das baterias, pode ser convertida em quilogramas de carbono emitido através da calculadora de carbono desenvolvida pela CARBON TRUST (2013), uma organização que auxilia os setores privado e público ao redor do mundo na redução de emissões de carbono e de consumo de energia.
Mostrar mais

5 Ler mais

Estudo da frenagem regenerativa para motores elétricos de indução trifásicos

Estudo da frenagem regenerativa para motores elétricos de indução trifásicos

Em relação ao uso industrial, que está mais ligado aos motores de indução trifásicos, as vantagens são: redução do consumo de energia elétrica, redução de impactos ambientais e aumento da vida útil de motores. O último item está relacionado à temperatura dos motores. Quando ocorre uma frenagem não regenerativa, a energia resultante no processo é dissipada nos próprios enrolamentos do motor, aquecendo- o, e, se excedido o limite de temperatura do modelo, a máquina irá diminuir a sua vida útil, ou seja, a frenagem regenerativa faz com que a temperatura de operação dos motores diminua, com isso, caso esteja na fase de projeto é possível escolher com temperatura de operação máxima menor, que é mais barato, ou caso o motor já exista é possível colocar mais carga em seu eixo.
Mostrar mais

49 Ler mais

Motores elétricos de alto rendimento

Motores elétricos de alto rendimento

As perdas elétricas, ou por efeito Joule, existem no estator e no rotor. No estator representam cerca de 25 a 50 % das perdas totais. Existem devido à circulação de corrente nos condutores do enrolamento do estator. Frequentemente são denominadas perdas I 2 R, onde R é a resistência do enrolamento e I a corrente. Nos motores de alto rendimento, a resistência destes enrolamentos é diminuída utilizando-se condutores de cobre de maior secção. Quanto às perdas por efeito Joule no rotor, estas representam cerca de 15 a 25 % das perdas totais. Ocorrem na gaiola do motor e dependem da carga, do material do condutor da gaiola, da área da ranhura e do comprimento das barras. Estas perdas são proporcionais ao deslizamento (s) de operação. Assim como no estator, a diminuição destas perdas é feita pelo aumento da quantidade de material condutor da gaiola [35]. Naturalmente, isto pode contribuir também para o aumento das dimensões da carcaça. No entanto, a resistência do rotor apresenta forte influência no desempenho do motor. Sendo assim, a redução destas perdas fica limitada às imposições dos valores da máxima corrente de arranque.
Mostrar mais

93 Ler mais

Sistema para detecção e diagnóstico de falhas em motores elétricos de indução utilizando lógica fuzzy

Sistema para detecção e diagnóstico de falhas em motores elétricos de indução utilizando lógica fuzzy

Embora os motores de indução sejam robustos, eles estão sujeitos a alguns esforços indesejáveis, os quais os desgastam, causando-lhes algumas falhas [Siddique et all. 2005]. Pesquisadores tem estudado uma variedade de falhas nesses motores, entre as quais podemos destacar algumas como: falha nos enrolamentos, estator ou rotor desbalanceados, barras quebradas do rotor, excentricidades e falhas nos rolamentos [Siddique et all. 2005]. A necessidade de condições de monitoramento tem aumentado por causa do uso difundido da automação e na consequente redução de custos com o advento da IHM (Interface Homem-Máquina) e dos sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) na supervisão do sistema de operação. A tendência é monitorar os parâmetros de saída da máquina com o propósito de detecção, análise e correção dos problemas antes que eles aconteçam, reduzindo danos e paradas para manutenção não-programada, e por consequência, aumentando a sua disponibilidade, performance e vida útil [Siddique et al. 2005].
Mostrar mais

103 Ler mais

ANÁLISE TRIBUTÁRIA EM UMA EMPRESA DE INDÚSTRIA DE MOTORES ELÉTRICOS, PEÇAS E ACESSÓRIOS

ANÁLISE TRIBUTÁRIA EM UMA EMPRESA DE INDÚSTRIA DE MOTORES ELÉTRICOS, PEÇAS E ACESSÓRIOS

De acordo com Andrade Filho (2009, p. 09) “a expressão “planejamento tributário” pode ser utilizada para fazer referência a uma atividade ou um método que busca rotas para a redução da carga tributária, sempre em concordância com o poder jurídico em vigor”. Neste sentido, os administradores tem a autonomia de estruturar a organização da forma que reduza os seus custos, inclusive os impostos. Com a utilização desta ferramenta, aumenta-se a facilidade de manter sua estrutura de forma lícita e regular perante a Receita Federal.

107 Ler mais

Motores elétricos para bicicletas - um estudo

Motores elétricos para bicicletas - um estudo

Nesse trabalho, motores de bicicletas elétricas são estudados. O trabalho é dividido em três partes: na parte 1, é feita uma revisão das soluções para e-bike disponíveis no mercado. Primeiro, são introduzidos os motores de cubo, que vão na roda, e os mid-drives, cujo motor vai junto ao pedal, e as diferenças entre os dois tipos. Em seguida, são explicadas as diferenças entre motores de cubo com e sem redutor de velocidade e são mostradas a desmontagem e as curvas de potência. Na parte 2, é feita uma revisão da literatura. É realizada revisão de seis artigos relevantes sobre projeto de motor de bicicleta elétrica. Na parte 3, baseado nos estudos, um motor de cubo com redução foi adquirido, testado, desmontado, estudado e simulado no software comercial SPEED. Em seguida, é feita a calibração da simulação sob resultados experimentais a fim de se garantir um bom modelo de simulação. Depois, um motor de ímãs permanentes de ferrite é desenvolvido. Por último, conclusões são apresentadas.
Mostrar mais

83 Ler mais

Estudo comparativo de métodos para estimativa do carregamento e rendimento de motores elétricos para auditoria energética.

Estudo comparativo de métodos para estimativa do carregamento e rendimento de motores elétricos para auditoria energética.

Segundo Weg (1998) quando o regime de trabalho for contínuo, especificar-se-á o motor para operar entre 75 e 100% da potência nominal, o que corresponde à faixa de melhor rendimento. No dimensionamento de motores elétricos deve-se considerar o torque de partida da carga e o regime de funcionamento (número de partidas por hora) haja vista que, em algumas situações, é necessário o uso de motores de maior potência para suprir as características da carga. Num universo de 3.425 motores, 28,75% estavam superdimensionados atribuindo-se, a este fato: (1) o desconhecimento das características da própria carga; (2) os sucessivos fatores de segurança nas diversas etapas de projeto; (3) a expectativa de futuro aumento da carga; e (4) a falta de informações sobre métodos de dimensionamento mais adequados. Como conseqüência do superdimensionamento do motor elétrico citam-se, dentre outros, a redução do fator de potência e do rendimento e o aumento da corrente de partida (Campana et al., 1999).
Mostrar mais

6 Ler mais

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ROTINA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM ROLAMENTOS DE MOTORES ELÉTRICOS UTILIZANDO A TERMOGRAFIA

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ROTINA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM ROLAMENTOS DE MOTORES ELÉTRICOS UTILIZANDO A TERMOGRAFIA

Para o monitoramento da temperatura existem vários métodos de medição como: termômetros de contato, fitas indicadoras de temperatura, termômetros infravermelhos e termovisores. Para o nosso caso será utilizado o termovisor. Os termovisores são instrumentos utilizados para captar e processar as radiações térmicas, permitindo detectar e registrar as imagens térmicas e transformar as leituras em imagens de vídeo. Esse instrumento já é utilizado nas atividades de manutenção, especificamente em inspeção de possíveis defeitos de mau contato de conexões elétricas em painéis elétricos.
Mostrar mais

7 Ler mais

Análise da Condição e Diagnóstico de Avarias em Motores Elétricos para Efeitos de Manutenção Preventiva

Análise da Condição e Diagnóstico de Avarias em Motores Elétricos para Efeitos de Manutenção Preventiva

Na Secção 5 também se demonstrou que a aplicação permite detetar rapidamente algumas avarias nos MITs. Durante os ensaios práticos ficou comprovado que os métodos presentes na aplicação apresentaram uma tremenda sensibilidade às imperfeições do funcio- namento dos motores. No caso das análises aos motores saudáveis, que a dada altura foram afetados por pequenos curto-circuitos nos enrolamentos do estator, a aplicação detetou a avaria ainda antes desta ter influência no funcionamento dos motores, o que permitiu acautelar as inspeções feitas aos índices de severidade da mesma. Desta forma, também foi cumprido um dos principais requisitos de um programa de Manutenção Preventiva. Contudo, apesar dos diagnósticos efetuados para as avarias simuladas serem satisfatórios, o estado débil do travão mecânico disponível em laboratório prejudicou alguns dos ensaios feitos e não viabilizou a aquisição de dados que permitissem testar o desempenho da aplicação na deteção de avarias nos rolamentos.
Mostrar mais

171 Ler mais

Desenvolvimento de metodologia de levantamento de características de conjugado de motores elétricos sem retirada de operação

Desenvolvimento de metodologia de levantamento de características de conjugado de motores elétricos sem retirada de operação

De maneira geral, motores elétricos de grandes potência, tipicamente acima de 200 cv 3 , e alguns de baixa potência, são instalados em aplicações de produção cuja parada implica em altas perdas por lucros cessantes, e em locais cuja parada acidental pode implicar em prejuízos financeiros desproporcionais ao motor – como por exemplo equipamentos de refrigeração – ou ainda em acidentes com danos a pessoas, a patrimônio ou ao ambiente – considerando-se agora equipamentos de controle ambiental, de içamento e transporte de cargas pesadas / perigosas.

101 Ler mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE MOTORES ELÉTRICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE ÓLEO VEGETAL

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE MOTORES ELÉTRICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE ÓLEO VEGETAL

A empresa em questão se trata de uma empresa que fabrica óleo vegetal, com origem no grão de soja. Para se extrair o óleo desses grãos, o processo exige o uso do solvente hexano, que é extremamente volátil e inflamável, sendo assim os equipamentos que funcionam na presença deste fluído devem ser específicos para funcionar em área classificada. A análise deste estudo de caso se limitará aos motores elétricos desta área.

32 Ler mais

Show all 3290 documents...