Top PDF Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Este trabalho tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, apresentando o local de estágio e a casuística acompanhada, além de descrever dois casos clínicos, sob orientação da Profª. Drª. Claudia Giordani. Durante o período de 24 de fevereiro a 19 de março e 08 de maio a 29 de junho, foi acompanhada a rotina da Clínica Veterinária Empório de Bicho, na cidade de Caxias do Sul, sob supervisão da médica veterinária Luciane Ballardin, totalizando 420 horas. Neste período, foram acompanhados 85 animais, havendo um maior número de atendimentos da espécie canina (n=63 / 74,1%), predominando afecções do sistema nervoso e músculo- esquelético (n=24 / 28,23%), destacando-se a doença do disco intervertebral (n=9 / 37,51%), e as imunizações como atividade preventiva (n=24/ 28,23%). Dentre os casos acompanhados, foram descritos dois relatos de caso: corpo estranho intestinal e colapso traqueal, ambos na espécie canina. O estágio curricular ajuda no aprimoramento dos conhecimentos teórico-práticos, tendo como propósito o preparo do estudante para o mercado de trabalho.
Mostrar mais

53 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

O Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária foi realizado na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, no Hospital Veterinário Lorenzoni (HVL) localizado em Porto Alegre-RS. O estágio teve supervisão da Médica Veterinária Solange Maria Hartmann e orientação acadêmica da Professora Dra. Claudia Giordani, correspondendo ao período de 04 de março a 17 de maio de 2019, com duração de 432 horas. Este relatório tem por objetivo descrever a infraestrutura do local de estágio e casuísticas, além de relatar dois casos clínicos acompanhados no respectivo período. Durante o estágio foram realizadas diversas atividades, como acompanhamento e auxílio em atendimentos clínicos, exames complementares, procedimentos cirúrgicos e de enfermagem, e tratamentos dos pacientes internados. Dos casos clínicos acompanhados (n=77), houve maior casuística de atendimentos de caninos (n=52 / 67,5%), fêmeas (n=32 / 61,5%), e de afecções do sistema geniturinário (n=16 / 20,2%) envolvendo a doença renal crônica (n=7 / 43,7%). Em relação aos casos cirúrgicos (n=29), houve maior casuística de caninos e de procedimentos de colocação de sonda esofágica (n=6 / 20,8%). Foram relatados e discutidos dois casos clínicos, um de piometrite tratada por ovariohisterectomia terapêutica, e um de corpo estranho gástrico retirado por gastrotomia, ambos em caninos. É de suma relevância o estágio curricular para que o acadêmico tenha a oportunidade de vivenciar de forma prática os ensinamentos teórico-práticos vivenciados durante a graduação.
Mostrar mais

59 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

médica e clínica cirúrgica de pequenos animais, na Clínica Simpaticão, localizada na cidade de Bento Gonçalves, RS. O estágio ocorreu no período de 04 de fevereiro a 30 de abril de 2019, totalizando 472 horas, sob supervisão do Médico Veterinário João Vicente Luiz Dias e orientação, primeiramente, da Prof.ª Dra.ª Raqueli Teresinha França e, posteriormente, da Prof.ª Dr.ª Luciana Laitano Dias de Castro. O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades acompanhadas nesse período, a infraestrutura da clínica onde o estágio curricular ocorreu, a casuística acompanhada, bem como o relato de dois casos clínicos de maior interesse na área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, ampliando o conhecimento teórico adquirido no decorrer da graduação. Durante este período foi realizado auxilio em atendimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos, exames de imagem, coletas, exames complementares e, no tratamento de animais internados. Foram acompanhados 85 casos, entre esses, 64 foram casos clínicos e 21 cirúrgicos. Dentre esses casos, 11 dos pacientes eram felinos (17,2%) e 53 eram caninos (82,8%), sendo o sistema tegumentar aquele que apresentou maior casuística e o sistema respiratório posteriormente. O sistema digestório vem em seguida, onde a giardíase se destaca dentro do mesmo por apresentar o maior número de casos clínicos (seis). Em clínica cirúrgica de pequenos animais foi observado maior casuística na realização de ovariohisterectomia. Relatou-se neste trabalho um caso de seminoma em um canino e lagoquilascaríase em felino. O período de estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária teve grande importância, pois foi possível aperfeiçoar e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos ao decorrer do período acadêmico, além de adquirir novos conhecimentos com profissionais atuantes na área, sendo uma boa oportunidade para ter visão do mercado de trabalho.
Mostrar mais

54 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

O estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária foi realizado na área de clínica médica e cirúrgica de cães e gatos. O local de estágio foi a Clínica Veterinária Dr. Álvaro Abreu, durante o período de 13 de janeiro a 19 de março e 05 de maio a 10 de julho de 2020, correspondendo a 420 horas, sob orientação da Profª. Drª Claudia Giordani e supervisão da Médica Veterinária Tatiane Juchen. O presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas, casuísticas e descrição de dois casos clínicos acompanhados durante a realização do estágio curricular. Neste processo foi possível acompanhar 228 atendimentos clínicos e 86 procedimentos cirúrgicos, ambos com maior casuística da espécie canina correspondendo a 192 (84,21%) e 68 (79,07%) pacientes, respectivamente. Dentre os atendimentos clínicos, a maior casuística foi do sistema gastrointestinal e de órgãos anexos (n = 43 / 17,13%) com destaque para doença periodontal (n = 10 / 23,26%). Dentre os procedimentos cirúrgicos, a maior casuística foi o procedimento de ovariohisterectomia eletiva (n = 38 / 40,43%). Dentre os pacientes acompanhados, foram descritos dois casos clínicos: sarcoma pleomórfico tipo células gigantes em felino e controle de diabetes mellitus em canino. O estágio curricular obrigatório é essencial para que o aluno coloque em prática o conhecimento adquirido ao longo do período de graduação, estando diante de diversas situações, muitas de raciocínio rápido, como as urgências e emergências, e assim preparar-se para o mercado de trabalho, bem como desenvolver a habilidade de lidar com intercorrências diárias da clínica.
Mostrar mais

64 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório na área de clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório na área de clínica médica de pequenos animais

estágio curricular obrigatório, o qual foi realizado na área de clínica médica de pequenos animais, sob orientação da Médica Veterinária Me. Fabiana Uez Tomazzoni. O estágio foi realizado na Clínica Médica Veterinária Empório de Bicho, no período de sete de maio de dois mil e vinte a vinte e quatro de julho de dois mil e vinte, sob supervisão da Médica Veterinária Luciane Ballardin e totalizou quatrocentos e vinte e quatro horas. Foi possível acompanhar diferentes profissionais, os quais desenvolviam atividades direcionadas para as áreas de cardiologia, neurologia, nefrologia, oncologia e clínica geral. No presente trabalho será descrito o local de estágio, as atividades realizadas, a casuística acompanhada e por fim, dois casos clínicos sendo o primeiro sobre Doença Renal Crônica diagnosticada em um felino e o segundo referente à Peritonite Infecciosa Felina. O estágio curricular marca o encerramento de um ciclo e nos ensina a tratar com diversas situações mostrando que somente o conhecimento teórico não é suficiente para nos tornarmos bons profissionais.
Mostrar mais

83 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica de pequenos animais

Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas e a casuística acompanhada durante o estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária, que foi realizado no período de 05 de agosto da 01 de novembro de 2019, totalizando 420 horas, no Centro Veterinário São Francisco de Assis, em Bento Gonçalves (RS), na área de Clínica Médica de pequenos animais. O estágio teve como supervisora a Médica Veterinária Luana Carina Azzolini Antonio e orientado pela professora Médica Veterinária Luciana Laitano Dias de Castro. No estágio foi possível acompanhar e desenvolver as atividades da rotina veterinária, como aprimorar os conhecimentos obtidos durante a graduação. Foram acompanhados 482 atendimentos, entre consultas e realização de procedimentos ambulatoriais, destes 316 (66%) eram cães e 166 (34%) felinos. Em cães, as principais enfermidades acompanhadas foram Parvovirose e Cinomose. Em felinos as principais doenças acompanhadas foram FIV e FELV e cálculos vesicais. Durante o estágio também foi possível acompanhar casos clínicos, sendo dois destes escolhidos para serem relatados neste trabalho, um sobre “Shunt” portossisêmico em um canino, fêmea, da raça Yorkshire Terrier e o outro sobre Rangelia vitalii associado a doença renal aguda em um canino, macho, também da raça Yorkshire Terrier. O estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária fornece ao aluno vivência com a realidade do mercado de trabalho e a oportunidade de conciliar com o aprendizado teórico adquirido durante a graduação.
Mostrar mais

47 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica de pequenos animais

O presente relatório foi escrito com o objetivo de descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária, na área de clínica médica de pequenos animais. O estágio foi realizado em dois locais distintos, primeiramente no Hospital de Medicina Veterinária Professor Renato Rodemburg de Medeiros Neto, comumente chamado de HOSPMEV-UFBA, localizado na cidade de Salvador-BA, com a supervisão da Médica Veterinária Julia Liger. O segundo período de estágio foi realizado na Clínica Veterinária Luciana Guidolin, localizada em Caxias do Sul-RS, com a supervisão da Médica Veterinária Luciana Guidolin, ambos sob orientação do Professor Dr. Eduardo Conceição. No decorrer do trabalho está descrito os locais de estágio bem como suas infraestruturas, equipes de trabalho, atividades desenvolvidas e casuísticas de dois relatos de caso clínico acompanhados durante o período. O estágio no HOSPMEV-UFBA ocorreu nos períodos de 3 à 12 de fevereiro de 2020 e 28 de fevereiro a 19 de março, totalizando 170 horas. Devido a pandemia, o estágio foi suspenso durante um período, retornando atividades na Clínica Veterinária Luciana Guidolin do dia 18 de maio à 3 de agosto, totalizando 250 horas. Tanto no HOSPMEV quanto na ClínicaVeterinária Luciana Guidolin, a espécie predominante de atendimentos foi a canina, com 78% e 69%, respectivamente. Os dois casos selecionados para o relato foram a Doença do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF) obstrutiva e Ruptura de vesícula biliar secundária a mucocele biliar em um canino. O estágio proporcionou grandes aprendizados na clínica médica de pequenos animais que em conjunto aos conhecimentos adquiridos durante a graduação, resultaram em uma experiência de crescimento pessoal e profissional para o futuro.
Mostrar mais

58 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório supervisionado: área de clínica médica e cirúrgica de grandes animais

Relatório de estágio curricular obrigatório supervisionado: área de clínica médica e cirúrgica de grandes animais

O estágio curricular obrigatório permite ao acadêmico no final do curso ter experiências no mercado de trabalho antes da sua formação, um período onde pode-se aplicar a uma rotina de situações reais, todo o conhecimento teórico-prático obtido por ele durante o curso, assim como ser avaliado quanto ao desempenho por técnicos da área escolhida, a clínica médica e cirúrgica de grandes animais é uma área com rico potencial de mercado já que o Brasil é um grande produtor mundial de corte e leite, possuindo um rebanho de grande relevância, o que torna essencial a presença de um veterinário em todas as partes da cadeia produtiva, desde a reprodução, seleção genética, passando pela produção animal, e nutrição chegando até inspeção de produtos de origem animal, tanto cárneos como lácteos, cabe aos clínicos resolverem situações problemas em casos individuais e de rebanho em pequenas, médias e grandes propriedades espalhadas pelo país, assim como orientar os produtores com cuidados de manejo preventivo de afecções que possam acometer seus rebanhos, garantindo a produtividade e a qualidade dos produtos fornecidos dentro e fora do Brasil.
Mostrar mais

23 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório em medicina veterinária na área de clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório em medicina veterinária na área de clínica médica de pequenos animais

Este trabalho tem como finalidade relatar as atividades praticadas durante o estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária, realizado no Hospital Veterinário Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HV-UEL) e na Clínica Veterinária Luciana Guidolin, na área de Clínica Médica de Pequenos Animais. O período do estágio foi do dia 3 de fevereiro de 2020 até o dia 17 de março de 2020, realizando 232 horas no HV-UEL e do dia 23 de maio de 2020 até 23 de julho de 2020, realizando 188 horas na clínica Luciana Guidolin, totalizando as 420 horas, perante supervisão, respectivamente, do Médico Veterinário professor Andrei Fabrette e a Médica Veterinária Luciana Guidolin, respectivamente, e orientação pela professora Dra. Luciana Laitano Dias de Castro. As atividades exercidas durante todo o período de estágio foram em atendimentos clínicos gerais, com realização de exames complementares como coletas de sangue, testes dermatológicos, ultrassonografia, radiografia, ecocardiográfica, exames neurológicos e oftálmicos, seguido do tratamento, acompanhando assim o progresso do paciente. Durante o período no HV- UEL a casuística foi de 136 casos, com predominância em caninos apresentando 94 casos, enquanto que apenas 42 felinos receberam atendimento clínico neste intervalo de tempo. As doenças infectocontagiosas (19,11%) foram as que apresentaram maior ocorrência, seguida das afecções tegumentares (11,76%) e urinarias (11,76%). Na Clínica Veterinária Luciana Guidollin a casuística foi de 85 casos, predominando o atendimento em caninos com 59 casos e em felinos foram acompanhados 26 casos. As afecções urinárias apresentaram maior casuística representando 30,58% dos casos vistos, seguida das alterações gastrointestinais com 11,76% e as afecções pancreáticas com 9,41%. Além da casuística acompanhada, neste relatório também consta a descrição dos locais de estágio e as atividades praticadas e acompanhadas na rotina. Também foram escolhidos dois casos clínicos para serem detalhados, o primeiro de um felino com micoplasmose e o segundo de um canino com corpo estranho gastrointestinal. Com esta experiência, pode-se observar que toda a rotina acompanhada durante este período de estágio foi de grande importância para concretizar os conhecimentos passados durante a graduação.
Mostrar mais

71 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica de pequenos animais

O presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o período de estágio curricular obrigatório realizado na área de clínica médica de animais de companhia, sendo dividido em duas etapas, descrevendo a infraestrutura, rotina hospitalar, casuística e descrição de dois relatos de casos clínicos, sob orientação da Profª Drª Claudia Giordani. A primeira etapa do estágio curricular foi realizada no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina, durante o período de 03 de fevereiro a 20 de março de 2020 sob supervisão do Prof. Dr. Lucas Alécio Gomes, totalizando 256 horas, e a segunda etapa foi realizada no Hospital Veterinário Dra. Renata Saccaro, durante o período de 18 de maio de 2020 a 11 de Julho de 2020, sob supervisão da Médica Veterinária Renata Oliveira Saccaro, totalizando 240 horas. Durante este período, no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina foram acompanhados 94 atendimentos clínicos, com maior casuística da espécie canina (n=77 / 81,91%), sendo as afecções infectocontagiosas (n=22 / 20,95%) as mais ocorrentes, com destaque para a hemoparasitose (n=13 / 50,0%). Já no Hospital Veterinário Dra. Renata Sacarro foram acompanhados 59 atendimentos clínicos, com maior casuística da espécie canina (n=50 / 86,2%) e das afecções geniturinárias e de glândula mamária (n=12 / 23,53%) destacando-se a doença renal crônica (n=4 / 33,3%). Dentre os casos acompanhados, foram relatados dois casos clínicos: cetoacidose diabética e nefropatia juvenil associada a suspeita de displasia renal, ambas em caninos. O estágio curricular obrigatório tem por finalidade aliar o conhecimento teórico adquirido durante a graduação com a prática clínica acompanhada e realizada durante esse período, florescendo o raciocínio clínico presente na rotina do Médico Veterinário.
Mostrar mais

84 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica de pequenos animais

O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular obrigatório na área de clínica médica de pequenos animais no Hospital Veterinário (HV) da Universidade federal de Santa Maria (UFSM), localizada na cidade de Santa Maria, no período de 05 de agosto a 25 de outubro de 2019, totalizando 503 horas, com supervisão da médica veterinária profa. Dra. Anne Santos do Amaral e orientação da profa Dra. Antonella Souza Mattei. Dentre as atividades realizadas pela estagiária, incluíram a realização da anamnese, procedimentos ambulatoriais supervisionados, auxílio na contenção para coleta de amostras para exames laboratoriais ou de imagem, além do preenchimento de requisições para a solicitação dos mesmos. Foram realizados e acompanhados 163 procedimentos, sendo a coleta de sangue, o procedimento mais vezes acompanhado (n=46), seguido pela contenção em ultrassonografia (n=19). Além disso, foram atendidos 70 pacientes, sendo a maioria em cães (67%). As enfermidades infecciosas e parasitárias foram as mais frequentes (n=16), seguida pelas gastrointestinais e glândulas anexas (n=13), e as tegumentares (n=13). O primeiro relato de caso escolhido foi hiperadrenocorticismo hipófise dependente em uma canina sem raça definida, que vinha apresentando sinais característicos, que juntamente com exames laboratoriais e de imagem auxiliaram no fechamento do diagnóstico. O segundo relato trata-se de uma canina sem raça definida, que foi resgatada da rua quando estava prenhe. Após dois meses do seu parto, foi notado sangramento na região vulvar. Ao exame físico foi possível notar aumento de volume nesta mesma região, de aproximadamente 10 cm, e após solicitação da citologia aspirativa por agulha fina, o diagnóstico foi de tumor venéreo transmissível. Pode-se concluir então, a importância da vivência que o estágio curricular proporciona ao aluno, buscando realizar a junção de todos os elementos, sejam eles teóricos ou práticos, que quando utilizados em conjunto trazem o raciocínio necessário à clínica médica.
Mostrar mais

48 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório : área de clínica médica de pequenos animais

O presente relatório tem por objetivo apresentar as atividades acompanhadas e/ou realizadas durante o período de estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária, na área da clínica médica de pequenos animais. Este período foi dividido em dois locais. Assim, a primeira etapa ocorreu de 17 de fevereiro a 16 de março de 2020, no hospital veterinário da Universidade de Passo Fundo/RS (HV- UPF), totalizando 168 horas, sob a supervisão da Dra. Priscila Secchi. A segunda etapa, no período de 18 de maio de 2020 a 10 de julho de 2020 (320 horas) foi realizada na clínica veterinária PetMed Saúde Animal, localizada em Caxias do Sul/RS, sob supervisão do médico veterinário Márcio Luis de Medeiros. A orientação foi realizada pela professora Dra. Antonella Souza Mattei, assim, totalizando 488 horas de atividade prática. No HV-UPF foram realizados e acompanhados 251 procedimentos, enquanto que, na clínica foi possível acompanhar 369 procedimentos. A coleta de sangue (56/251) foi a atividade mais realizada no HV- UPF, entretanto, na clínica foi a aplicação de medicamento (113/369). Foram acompanhados, ao todo nos dois locais, 147 animais, sendo 119 casos clínicos e 28 vacinações. A maior casuística ocorreu em caninos em ambos locais de estágio. Em relação à faixa etária, o maior número de atendimentos foi em adultos (2-8 anos) no HV-UPF, entretanto, na clínica veterinária, os filhotes foram mais prevalentes durante os atendimentos. A maioria dos atendimentos clínicos foi relacionada as afecções infectoparasitárias (21/64) no HV-UPF. Já na clínica veterinária PetMed, a maioria dos atendimentos foi de afecções gastrointestinais (13/55). O relatório apresenta ainda a discussão de dois casos clínicos, sendo o primeiro uma canina, dogue alemão, diagnosticada com carcinoma de células escamosas e o segundo um felino, sem raça definida, diagnosticado com hiperadrenocorticismo. A realização do estágio curricular obrigatório é de grande importância para adquirir experiência, preparar o aluno para o mercado de trabalho, além de permitir o contato direto com diferentes profissionais e seus métodos de trabalho.
Mostrar mais

71 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório : clínica médica e cirúrgica de animais de produção

Relatório de estágio curricular obrigatório : clínica médica e cirúrgica de animais de produção

O presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades realizadas pela autora durante o estágio curricular obrigatório na área de clínica médica e cirúrgica de animais de produção. O estágio curricular obrigatório teve duração total de três meses, totalizando 488 horas na Prefeitura de São Pedro do Butiá e o acompanhamento de outros veterinários, atendendo bovinos, ovinos e suínos. O supervisor de estágio foi o médico veterinário Sr. Paulo Luís Heinzmann, tendo como orientador acadêmico o Prof. Dr. Fábio Antunes Rizzo. Foram descritos dois casos clínicos atendidos durante o estágio, sendo um relato de caso de tétano em novilho, e um caso de retículo pericardite traumática em vaca agravado por prenhez avançada.
Mostrar mais

46 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

O estágio curricular obrigatório é uma Disciplina do Curso de Medicina Veterinária que tem a intenção de inserir os estudantes em um ambiente profissional, de maneira supervisionada. O relatório apresenta como objetivos descrever a estrutura dos locais de estágio, com a apresentação das atividades acompanhadas e realizadas, apresentar a casuística clínica e cirúrgica e relatar dois casos clínicos cirúrgicos de maior interesse no período de estágio. O estágio foi nas áreas de clínica médica e clínica cirúrgica em pequenos animais foi realizado em duas etapas, sendo a primeira na Clínica Nato Medicina Veterinária no período de 6 de agosto a 13 de setembro de 2019, e a segunda no Hospital Veterinário Vetnasa no período de 16 de setembro a 25 de outubro de 2019, ambas localizadas na cidade de São Paulo-SP. A orientação foi da Professora Fabiana Uez Tomazzoni, e supervisão dos Médicos Veterinários Marco Lins de Bene e a Médica Veterinária Mariana Gonella totalizando 472 horas. Neste trabalho as atividades realizadas estão descritas e listadas em tabelas, dividas por afecções e espécie acometida. Nos dois locais de estágio a maior casuística foi de caninos com 79% na Clínica Nato e 77% no Hospital Vetnasa. Os casos relatados envolveram dois casos de oncologia em cães, o primeiro correspondeu ao tumor de células Sertoli e o segundo de um carcinoma papilar ovariano. Com a apresentação dos dois relatos, observa-se a importância da investigação oncológica em pacientes adultos e idosos, com a realização de exames complementares no diagnóstico de neoplasmas e na determinação do tipo tumoral pela análise microscópica.
Mostrar mais

45 Ler mais

Relatório de estágio curricular supervisionado em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular supervisionado em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

O presente relatório é composto pela casuística acompanhada durante o estágio supervisionado obrigatório em Medicina Veterinária, ocorrida no Centro Veterinário Vet Center, localizado em Joinville – Santa Catarina, no período de 28 de agosto a 17 de novembro de 2017 nas áreas de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Os estagiários na Vet Center tem a oportunidade de ser o auxiliar do cirurgião na maioria dos procedimentos cirúrgicos, o que proporciona muito aprendizado e riqueza em detalhes de cada procedimento. Assim, os estagiários podem auxiliar em cirurgias de tecidos moles, ortopedia e neurologia e quando permitido também podem realizar alguns procedimentos cirúrgicos sob supervisão e auxílio de um médico veterinário, o que acrescenta experiência, conhecimento e habilidade na área cirúrgica. Como estagiário, foi possível colaborar de forma significativa com um estudo sobre o procedimento de Ressecção de Palato Mole Prolongado que ainda não era realizado na Vet Center, tal estudo consistiu numa pesquisa de revisões bibliográficas e literaturas detalhadas da enfermidade e do procedimento cirúrgico, bem como na exposição de vídeos do procedimento. Além disso também foi possível participar em diversos procedimentos clínicos e ambulatoriais realizados nos animais atendidos.
Mostrar mais

32 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e a casuística acompanhada no decorrer do estágio curricular obrigatório do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul. As áreas de escolha para realização do estágio foram clínica médica e clínica cirúrgica de pequenos animais, com orientação da Professora Me. Fabiana Uez Tomazzoni e com carga horária total de 496 horas. A primeira etapa ocorreu na Clínica Veterinária e Pet Shop Santa Lúcia sob supervisão da Médica Veterinária Maria Luísa Salles, no período de 05 de agosto a 27 de setembro de 2019, totalizando 312 horas. A segunda parte foi realizada no Hospital Veterinário Darabas e supervisionada pela Médica Veterinária Jamile de Brito Piucco, entre 1° e 31 de outubro do mesmo ano, perfazendo 184 horas. As afecções tegumentares representaram a maior porcentagem dos atendimentos da Clínica Veterinária e Pet Shop Santa Lúcia, já no Hospital Veterinário Darabas às afecções digestivas foram as mais frequentes. Adicionalmente, foram selecionados 2 casos clínicos oncológicos para discussão. O primeiro relato é de um cão da raça Pastor Alemão que apresentava urina de coloração escura como queixa principal. O exame ultrassonográfico evidenciou a presença de uma neoplasia no rim direito, que após exérese cirúrgica, foi classificada histologicamente como hemangiossarcoma renal. O segundo caso trata-se de um nódulo mamário em um felino fêmea sem raça definida. O exame citológico demonstrou a presença de neoplasia endotelial, optando- se pela remoção cirúrgica. Eletroquimioterapia foi realizada no transoperatório e, posteriormente, a histopatologia revelou o diagnóstico de carcinoma mamário túbulo-papilar com metástase para o linfonodo sentinela. O período de estágio curricular obrigatório é uma fase essencial para o graduando em Medicina Veterinária, pois é quando o aluno tem a oportunidade de conviver com colegas e tutores e praticar todo conhecimento adquirido, vivenciando experiências que se tornarão parte do cotidiano no futuro profissional.
Mostrar mais

62 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica de pequenos animais

O presente relatório refere-se ao estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária realizado no Hospital Veterinário Batel (HVB), na cidade de Curitiba PR no período de 04 de fevereiro a 30 de abril de 2019, totalizando 420 horas. A área de atuação foi Clínica Médica de Pequenos Animais, com orientação da Profª Me. Fabiana Uez Tomazzoni e supervisão da Médica Veterinária Kelly Cruz Choque. Seu principal objetivo é unir o conhecimento profissional prático e teórico, permitindo aperfeiçoar a capacitação do acadêmico para o mercado de trabalho. Durante este período foram acompanhados 144 animais, sendo possível auxiliar durante procedimentos ambulatoriais na clínica médica, internamento, unidade de terapia intensiva e exames de imagem. Para a descrição de caso clínico é apresentado o relato de mastocitoma cutâneo de grau II e melanoma melânico, seguido da descrição de carcinoma pulmonar ambos em na espécie canina. O método de estágio curricular adotado no HVB permitiu o envolvimento ativo na maioria das consultas clínicas.
Mostrar mais

62 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório em clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório em clínica médica de pequenos animais

Dra. Priscylla Tatiana Chalfun Guimarães Okamoto, e com a orientação do Prof. M.e Gustavo Brambatti. Este trabalho teve como objetivos descrever os locais de estágio, as tarefas executadas e acompanhadas, apresentação da casuística e também relatar dois casos acompanhados durante este período. No HVU - UFSM foi possível acompanhar 52 casos da rotina, coletar dados, executar tarefas, acompanhar a execução de exames complementares e terapias instituídas. Durante este período o número de caninos foi muito superior ao de felinos, correspondendo a 83% do total de casos, entre as especialidades acompanhadas, houve maior predominância da dermatologia com 40% e a oftalmologia com 13%, de acordo com os dados coletados, dentre estas especialidades pode-se notar um grande número de casos de dermatite atópica canina, hipersensibilidade alimentar e cerato conjuntivite seca. No HV - FMVZ- UNESP, entre os 62 casos acompanhados, houve uma maior predominância de cães com 74% do total, sendo a maioria fêmeas (43%), as especialidades mais atendidas foram nefrologia e infectologia com 30% e 27% respectivamente, nas quais pode se observar principalmente insuficiência renal aguda, doença do trato urinário inferior de felinos e erliquiose na maioria dos casos. O primeiro caso relatado corresponde a leishmaniose visceral canina acompanhado no HVU – UFSM e diagnosticado através de snap test e citologia aspirativa por agulha fina, sendo o animal tratado com alopurinol associado a miltefosina 2%. O segundo caso corresponde a erliquiose monocítica canina acompanhado no HV - FMVZ - UNESP, no qual o diagnóstico definitivo foi obtivo através da realização da reação em cadeia por polimerase, o tratamento antimicrobiano foi a base de doxiciclina associado a terapia de suporte que contou com a realização de quatro sessões de hemodiálise. Conclui-se a partir deste relatório de estágio curricular que a realização do mesmo na área de clínica médica de pequenos animais possibilita ao acadêmico acompanhar uma excelente rotina de atendimentos, totalizando em um período de 3 meses 114 atendimentos, sendo 52 no HVU - UFSM e 62 no HV - FMVZ - UNESP, no qual o graduando tem a possibilidade de por em prática todo conhecimento teórico obtido.
Mostrar mais

59 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: área de clínica médica de pequenos animais

O presente relatório teve como objetivo descrever as atividades acompanhadas e realizadas na área de clínica de pequenos animais durante o estágio curricular obrigatório em Medicina Veterinária. O estágio foi realizado no Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal de Santa Maria, localizado na cidade de Santa Maria/RS, no período de 5 de agosto a 25 de outubro de 2019, totalizando 493 horas, sob supervisão da profª Drª Anne Santos do Amaral e orientação da prof.ª Dr.ª Antonella Souza Mattei. As atividades realizadas incluíram a realização da anamnese, exame clínico, contenção e realização de exames complementares, bem como, auxiliar o médico veterinário durante o atendimento e internação de pacientes, auxiliando nas medicações, fluidoterapia e manejo. Foram realizados e/ou acompanhados 163 procedimentos, sendo que a coleta de sangue (33,74%), auxílio na contenção e acompanhamento de exame ultrassonográfico (12,88%) e radiográfico (9,81%) foram as atividades mais acompanhadas. Foram realizados 59 atendimentos clínicos em cães e gatos, sendo a maioria em cães (67,69%), fêmeas (52,27%) e com idade superior a 8 anos (47,7%). As enfermidades de maiores frequências foram as infectocontagiosas/parasitológicas (25,42%), as gastrointestinais e glândulas anexas (16,94%) e as dermatológicas (15,25%). Relatou-se neste trabalho um caso de diabetes melito em um canino, que apresentava os principais sintomas da doença (poliuria, polidipsia, polifagia e perda de peso), o diagnóstico foi definido a partir da realização de exames (urinálise, hemograma, bioquímico e ultrassonografia). E um caso de adenocarcinoma nasal em um canino, que apresentava uma deformidade facial em região nasal frontal, causando secreção sanguinolenta e dispneia, sendo diagnosticado a partir do exame histopatológico. Concluiu-se sobre a importância do estágio curricular obrigatório na formação acadêmica dos alunos de medicina veterinária por permitir a estagiária a vivência prática da área escolhida, bem como aliar a teoria vista durante a graduação com a prática, além de proporcionar o acompanhamento de condutas e protocolos diferentes e gerar experiência e conhecimentos.
Mostrar mais

54 Ler mais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

Relatório de estágio curricular obrigatório: clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

O presente relatório teve como propósito a descrição das atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Obrigatório em Medicina Veterinária (ECOMV), enfatizado na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Esta etapa acadêmica intercorreu na Clínica Veterinária Entre Amigos, localizada na Rua Irmã Antônia Venturini 269, Bairro Aparecida, Carlos Barbosa - RS. O período de realização do estágio foi de 06 de março a 31 de maio de 2019, totalizando 488 horas, sob a supervisão da Médica Veterinária Franciele Ongaratto e orientação do Prof. Dr. Rafael Oliveira Chaves. Neste período, foi possível vivenciar as casuísticas ambulatoriais, cirúrgicas e clínicas, agregando conhecimento e aplicando o mesmo em habilidades práticas. As reflexões dissertadas ao longo do relato foram obtidas mediante o acompanhamento de 305 casos, sendo destes 160 cirúrgicos e 145 clínicos. De acordo com os sistemas, as afecções mais observadas, foram as reprodutivas (25,5%) e tegumentares (23,8%). O objetivo deste trabalho foi descrever as casuístas acompanhadas, bem como o relato de dois casos, sendo uma degeneração mixomatosa da válvula mitral e uma demodiciose, ambas em cães. Diante disto, concluiu-se que o estágio curricular é um período de extrema importância, sendo o momento de expressar a vivência acadêmica no campo da prática, onde o conhecimento teórico é amplamente aprofundado através da introspecção, proporcionando capacitação e amadurecimento pessoal e auxiliando na formação de competências profissional.
Mostrar mais

53 Ler mais

Show all 10000 documents...