Top PDF Resumo O objetivo deste artigo é analisar a ten-

Resumo O objetivo deste artigo é analisar a ten-

Resumo O objetivo deste artigo é analisar a ten-

Resumo O objetivo deste artigo é analisar a ten- dência da morbimortalidade por quedas em ido- sos, no Brasil, no período de 1996 a 2012. Estudo ecológico da tendência das taxas de internação e de mortalidade por quedas em idosos segundo sexo, por regiões brasileiras e capitais dos esta- dos, com dados do Sistema de Informações Hos- pitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). As análises de tendência foram realiza- das segundo modelos de regressão polinomial. As taxas de mortalidade aumentaram em todas regiões e nas capitais dos estados, para as inter- nações houve variação da tendência das taxas nas regiões e nas capitais do país. As taxas variaram de 2,58 a 41,37 internações por 10.000 idosos em 1996 e 2012, respectivamente, e as taxas de mor- talidade aumentaram de 1,25, em 1996, a 3,75, em 2012, por 10.000 idosos. Em todo o período, as maiores taxas de mortalidade foram observa- das para o sexo masculino. Houve aumento das taxas de mortalidade e de internação por quedas em idosos no Brasil, com variações em relação ao sexo, e também segundo Estado de residência. Os resultados deste estudo além de monitorar o agra- vo no tempo podem auxiliar ao planejamento de recursos tecnológicos e humanos para prevenção e controle deste agravo.
Mostrar mais

11 Ler mais

Doenças infecciosas em crianças pré-escolares brasileiras assistidas em creches.

Doenças infecciosas em crianças pré-escolares brasileiras assistidas em creches.

Resumo O objetivo deste artigo é analisar as pre- valências e os fatores associados ao desenvolvi- mento de doenças infecto-contagiosas que acome- tem crianças em creches: infecções respiratórias, doença diarreica e infecções por parasitas. Reali- zou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Medline, Lilacs e SciELO, sendo incluídos estudos observacionais. Foram identificados 129 estudos, dos quais 21 foram considerados relevan- tes para o presente trabalho: 19 transversais e dois longitudinais. A sistematização dos estudos revi- sados destaca: i) a presença de enteroparasitoses foi o principal desfecho analisado, seguido das in- fecções respiratórias; ii) um único estudo investi- gou a ocorrência de doença diarreica; iii) a Giar- dia lamblia foi a parasitose mais prevalente; iv) as variáveis que mais vezes mostraram-se associa- das ao desenvolvimento de enteroparasitoses fo- ram a idade da criança, a renda familiar e a esco- laridade materna; v) o atendimento em creche foi um fator de risco de enteroparasitoses e de infec- ções respiratórias. As infecções respiratórias e pa- rasitárias constituem problemáticas importantes nas crianças institucionalizadas em creches cuja redução perpassa uma complexa rede de fatores socioeconômicos, do saneamento básico e da in- fraestrutura das creches.
Mostrar mais

18 Ler mais

O norte de Goiás antes do Tocantins: as ações do governo federal no processo de criação deste estado

O norte de Goiás antes do Tocantins: as ações do governo federal no processo de criação deste estado

RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar as ações do Estado no norte do Goiás e como estas influenciaram no processo de transformação desta região em um novo esta- do. A metodologia utilizada consiste na revisão bibliográfica dos acontecimentos histó- ricos ocorridos até a Constituição de 1988. Além disso, emprega-se dados secundários fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para complemen- tar a análise proposta. Os resultados da pesquisa mostram que as ações promovidas por Getúlio Vargas (Marcha para o Oeste) e Juscelino Kubitschek (Plano de Metas) foram fundamentais para desencadear o processo de desmembramento do norte goiano. Estas intervenções aproximaram a o poder do Estado com o interior, possibilitando que To- cantins fosse formalizado em bases legais assegurados pela Constituição de 1988. PALAVRAS CHAVES: Estado. Políticas. Tocantins.
Mostrar mais

15 Ler mais

A elite empresarial e as instituições democráticas: cultura política, confiança e padrões de ação política.

A elite empresarial e as instituições democráticas: cultura política, confiança e padrões de ação política.

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a concepção de democracia, a relação com as instituições democráticas, o grau de confiança nelas depositado e alguns aspectos dos padrões de ação política da elite empresarial brasileira nos dias de hoje. Utilizamos a noção de elite empresarial , composta por aqueles que exercem a direção de entidades de representação dos diversos setores do empresariado, tendo por referência, portanto, não propriamente o critério do poder econômico ou da direção de grandes empresas, como é usual nos estudos sobre elites econômicas , mas sim o da representação política , ou seja, os dirigentes que foram eleitos pelos membros das entidades empresariais e exercem a articulação dos interesses de seus representados. Os dados provêm de entrevistas junto a dirigentes de entidades de diversos setores, de distinta natureza (sindical e associativa) e amplitude de ação (estadual ou nacional), verificando não apenas as opiniões, mas também as suas justificativas , dando aos dados uma dimensão qualitativa, nem sempre utilizada nos estudos de cultura política. Constatamos que há por parte da elite empresarial brasileira uma forte adesão à democracia, muito maior do que a da população em geral, uma posição favorável às formas de participação política, além de um grau maior de confiança e de satisfação com as instituições democráticas.
Mostrar mais

18 Ler mais

Saúde debate  vol.41 número especial 2

Saúde debate vol.41 número especial 2

RESUMO O objetivo deste artigo é analisar a associação entre o uso de agrotóxicos e as malfor- mações congênitas em municípios com maior exposição aos agrotóxicos no estado do Paraná, Brasil, entre 1994 e 2014. Estudo de abordagem quantitativa, ecológico, conduzido com in- formações dos nascidos vivos (Sinasc/Ministério da Saúde), elaborando-se taxas de malfor- mações ocorridas de 1994 a 2003 e de 2004 a 2014. Foi encontrada uma tendência crescente nas taxas de malformação congênita no estado do Paraná, com destaque aos municípios de Francisco Beltrão e Cascavel. Essas malformações congênitas podem ser advindas da expo- sição da população a agrotóxicos, sendo uma sinalização expressiva nos problemas de saúde pública.
Mostrar mais

13 Ler mais

Contratos no mercado de trabalho agrícola: o caso das cooperativas de trabalhadores rurais.

Contratos no mercado de trabalho agrícola: o caso das cooperativas de trabalhadores rurais.

Resumo:฀ O฀ objetivo฀ central฀ deste฀ estudo฀ éanalisar฀ os฀ sistemas฀ de฀ contratação฀ do฀ trabalhador฀ temporário฀ na฀ agricultura฀ brasileira,฀ e,฀ principalmente,฀ por฀ meio฀ das฀ cooperativas฀ de฀ trabalhadores฀ rurais,฀ e฀ considerando฀a฀ótica฀das฀instituições฀jurídicas.฀O฀estudo฀foi฀abordado฀ a฀partir฀da฀abordagem฀da฀Nova฀Economia฀Institucional.฀As฀instituições฀ jurídicas฀ são฀ importantes฀ componentes฀ na฀ formatação฀ do฀ sistema฀ de฀ contratação;฀ a฀ atuação฀ dessas฀ instituições฀ tende฀ a฀ restringir฀ algumas฀ formas฀de฀contratação฀e฀incentivar฀outras.฀Verificou-se฀que฀as฀instituições฀ jurídicas฀apresentavam฀grandes฀restrições฀quanto฀ao฀funcionamento฀e฀ contratação฀das฀cooperativas฀de฀trabalhadores฀rurais,฀pois฀muitas฀delas฀ apresentavam฀um฀caráter฀fraudulento,฀acarretando฀perda฀de฀diretos฀tra- balhistas฀à฀mão-de-obra฀que฀prestava฀serviço฀nas฀propriedades฀rurais฀por฀
Mostrar mais

25 Ler mais

XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB 2017 GT-9 – MUSEU, PATRIMÔNIO E INFORMAÇÃO MATRIZES DO PENSAMENTO MUSEOLÓGICO DE GUSTAVO BARROSO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR Ivan Coelho de Sá (Universidade Federal do Estado do Rio de Jan

XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB 2017 GT-9 – MUSEU, PATRIMÔNIO E INFORMAÇÃO MATRIZES DO PENSAMENTO MUSEOLÓGICO DE GUSTAVO BARROSO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR Ivan Coelho de Sá (Universidade Federal do Estado do Rio de Jan

Resumo: O objetivo deste artigo é divulgar os resultados finais da pesquisa referente à identificação das matrizes que teriam fundamentado o pensamento museológico de Gustavo Barroso, materializado nas “Noções de Organização, Arrumação, Catalogação e Restauração”, Parte Geral do primeiro volume da “Introdução à Técnica de Museus”, publicado em 1946 como livro didático. Além deste texto – que constituiu o cerne da análise da pesquisa – a estrutura teórica corresponde ao conjunto de obras e autores que fundamentaram Barroso na elaboração do texto em questão, essencialmente, as publicações do Office International des Musées: as Revistas Mouseion (1927- 1940), L a Conservation des Monuments d’Art et d’Histoire (1933) e os Anais da Muséographie I e II (1935); a Série Musées (1933), da Revista Les Cahiers de la République des Lettres, des Sciences et des Arts e a Série Muséographie (1938), da Revista L’Architecture d’Aujourd’hui. A metodologia conjugou pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória. Esta última constituiu o cerne do trabalho na medida em que todos os autores e obras foram identificados, analisados e cotejados com o texto barroseano visando registrar possíveis ressonâncias ou compilações. Este mapeamento produziu um volume considerável de dados tornando-se necessário sua organização em quadros e gráficos para subsidiar análises quantitativas e qualitativas que fundamentaram os resultados finais.
Mostrar mais

22 Ler mais

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO.

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NOS CONTORNOS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO.

RESUMO: O objetivo deste artigo foi analisar de que forma a avaliação de aprendizagem é proposta para o ensino médio brasileiro, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM), atentando para sua articulação com os diversos componentes do currículo integrado. Indagamos sobre as possibilidades de constituir uma nova forma de organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo e da cidade, na perspectiva de superação da artificialidade e fragmentação do ensino e da avaliação no ensino médio. Pautamo-nos em uma abordagem crítico-dialética e na metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a análise dos cadernos do PNFEM e das DCNEM. Com este estudo, esperamos contribuir para a compreensão da função da avaliação no ensino médio, no contexto do currículo integrado e de formação humana integral.
Mostrar mais

15 Ler mais

Avaliação da qualidade de serviço terceirizado de manutenção em edifício comercial: o caso de uma organização pública.

Avaliação da qualidade de serviço terceirizado de manutenção em edifício comercial: o caso de uma organização pública.

Resumo: O objetivo deste artigo é identificar, no âmbito de uma organização pública, indicadores que possibilitem uma avaliação da qualidade do serviço terceirizado de manutenção de um edifício comercial segundo as perspectivas dos usuários, dos fiscais de contratos de serviços terceirizados e dos responsáveis pelos prestadores de serviços terceirizados. O modelo de Brady e Cronin Junior (2001, p. 37-38) norteou a realização de pesquisas qualitativas para os três segmentos e quantitativa junto aos usuários. Por meio da técnica estatística de modelagem de equa- ções estruturais, obteve-se a definição dos constructos e dos indicadores diretamente relevantes para a aferição da qualidade percebida do serviço.
Mostrar mais

15 Ler mais

Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011).

Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011).

Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar como são construídas as pesquisas de natureza qualitativa em artigos sobre a Teoria dos Custos de Transação (TCT), considerando as publicações dos anais da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), de 2007 a 2011. Foram focados aspectos metodológicos relacionados aos tipos de pesquisa, recorte temporal, métodos de coleta, tipos de dados e métodos de análise utilizados. Para tanto, realizou­ ­se uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, com abordagem teórica, recorte transversal com perspectiva longitudinal e fundamentada em dados secundários. Os resultados demonstraram que grande parte dos artigos analisados é de natureza qualitativa, do tipo exploratório, com recorte transversal, sendo o questionário, seguido por entrevistas estruturadas, os métodos de coleta predominantes. Os dados primários em conjunto com os secundários foram os mais utilizados. Os métodos de análise não se apresentaram de forma clara nos artigos selecionados, sendo observadas três situações: a) não são citados; b) são citados, mas não são explicados e observados no momento da análise; c) são citados e explicados, mas não são adotados na análise. Concluiu­se que a ausência de rigor metodológico, notadamente nos métodos de coleta e análise de dados, prejudica a análise dos resultados, reduzindo a possibilidade de contribuição dos trabalhos para o avanço do conhecimento que envolve a TCT.
Mostrar mais

20 Ler mais

A imprensa feminina no Rio de Janeiro nas décadas finais do século XIX.

A imprensa feminina no Rio de Janeiro nas décadas finais do século XIX.

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar e analisar três jornais escritos por mulheres e que circularam na cidade do Rio de Janeiro no final do Oitocentos: O Sexo Feminino (1873-1889) – o qual, após a República passou a se chamar O Quinze de Novembro do Sexo Feminino (1889- 1890) –, Echo das Damas (1879-1888) e A Familia (1888-1894). Com relação ao O Sexo Feminino, seu tema central foi a educação feminina como necessária para o aperfeiçoamento da sociedade. O Echo das Damas teve na defesa da educação feminina seu principal tema. Já em A Familia, as temáticas mais frequentes foram a educação, o trabalho e o voto femininos. Posto isso, incialmente serão apresentadas as três publicações: materialidade, periodicidade, seções, colaboradoras, principais temas abordados, etc. Em seguida, focarei nas principais propostas apresentadas por esses periódicos.
Mostrar mais

19 Ler mais

Psicol. cienc. prof.  vol.33 número especial

Psicol. cienc. prof. vol.33 número especial

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar subsídios teórico-metodológicos voltados para a atuação profissional do psicólogo nas políticas públicas com base na perspectiva dos direitos humanos. Acredita- se que tal propósito tenha grande relevância no contexto contemporâneo, que vem sendo marcado por processos sociais voltados para a pedagogização e a medicalização dos sujeitos que divergem dos padrões normativos de ser. Para dar conta de tal propósito, propõem-se alguns fundamentos ancorados na perspectiva ético-política de psicologia de Sawaia e na psicologia histórico-cultural de Vygotski. Entre eles, destaca-se que a atuação profissional do psicólogo nas políticas públicas deve: a) voltar-se para o rompimento dos padrões normativos e opressores da diversidade humana, b) considerar a dimensão subjetiva no trabalho junto às políticas públicas, c) potencializar o sujeito para superar o processo de exclusão e d) promover a participação social dos sujeitos na construção de políticas públicas. Por fim, sustenta-se que a atuação do psicólogo deve ter como horizonte ético a potencialização do sujeito e o reconhecimento de sua humanidade. Palavras-chave: Políticas públicas. Atuação do psicólogo. Direitos humanos. Cidadania.
Mostrar mais

12 Ler mais

RESUMO.- O objetivo do trabalho foi analisar os dados re-

RESUMO.- O objetivo do trabalho foi analisar os dados re-

va et al. 2008a). Além disso, a possibilidade de transmissão por vetores não flebotomíneos, como pulgas e carrapatos, também tem sido considerada (Coutinho & Linardi 2007, Dantas-Torres 2011). Silva et al. (2014) sugerem que outro flebotomíneo, L. (L.) migonei, possivelmente, compartilhe com L.(L.) longipalpis o papel de vetor da LV no municí- pio de Fortaleza, e apesar de não ter obtido relação entre a densidade do vetor com a ocorrência de casos humanos e caninos a participação deste possível vetor não pode ser descartada. Outra espécie de flebotomíneo encontrada foi L. (L.) lenti, este inseto é bem distribuído no Brasil e embo- ra não seja vetor comprovado de Leishmania é encontrado tanto em áreas com casos de LV quanto de Leishmaniose Tegumentar (Young & Duncan 1994).
Mostrar mais

6 Ler mais

Reaproveitando o óleo de cozinha nas aulas de Matemática e de Sociologia: Estudo de caso na perspectiva do ciclo investigativo – PPDAC/Reusing cooking oil in Mathematics and Sociology classes: Case study from the perspective of the investigative cycle – P

Reaproveitando o óleo de cozinha nas aulas de Matemática e de Sociologia: Estudo de caso na perspectiva do ciclo investigativo – PPDAC/Reusing cooking oil in Mathematics and Sociology classes: Case study from the perspective of the investigative cycle – PPDAC

O objetivo deste artigo é analisar e relatar um projeto interdisciplinar que teve como título “Reaproveitando o óleo de cozinha na Matemática e na Sociologia” realizado no ambiente da sala de aula na perspectiva das cincos fases do PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão), proposto por Wild e Pfannkuch (1999) envolvendo 28 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, situada no Sul da Bahia. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa na perspectiva de Bogda e Biklen (1994) teve como enfoque o estudo de caso de um projeto interdisciplinar cujo objeto envolve os conteúdos proposto nos temas transversais de Educação Financeira e Ambiental. Para trabalhar esses conteúdos, em sala de aula, que foram planejadas e desenvolvidas nas etapas seguindo os passos do ciclo investigativo – PPDAC. Tal momento proporcionou aos alunos compreender análises de custo, rentabilidade, lucro ou prejuízo na produção do sabão caseiro e nas questões socioambientais relacionadas. Os resultados indicam que os estudantes conseguiram comparar porcentagens, receitas, formando uma consciência crítica sobre seu papel de consumidor preocupado com o meio que vive, procurando alternativas sustentáveis. Contudo, o presente trabalho proporcionou aprendizagem tanto para os alunos como para os educadores envolvidos, entendendo como inventar e reinventar a o ensino e a aprendizagem dos conteúdos na perspectiva crítica.
Mostrar mais

16 Ler mais

RESUMO: O objetivo deste artigo foi o

RESUMO: O objetivo deste artigo foi o

As descrições dos elementos que constituem a cultura organizacional são maneiras de facilitar a sua identificação. Entre estes, citam-se: os valores, que correspondem aos conceitos básicos dentro de uma organização, que funcionam como pesos ou medida da importância atribuída a certos elementos dentro da organização; as crenças e os pressupostos, ou aquilo que é tido como verdade na organização; os ritos e cerimônias, que constituem ocorrências observadas nas orga- nizações tidas como exemplos de atividades planejadas que têm consequências prá- ticas, tornando a cultura mais coesa; as estórias e mitos formados pelas narrativas baseadas em eventos ocorridos, dando informações sobre a organização, reforçan- do o comportamento existente e apontando o comportamento esperado; os tabus que cumprem também o papel de orientar o comportamento, indicando áreas de proibições, dando ênfase ao não-permitido; e os heróis formados pelos personagens natos ou criados, geralmente grandes líderes que personificam os valores da organi- zação, dando exemplo de persistência e coragem.
Mostrar mais

10 Ler mais

Resumo O objetivo deste artigo é caracterizar

Resumo O objetivo deste artigo é caracterizar

Apesar da predominância dos artigos teóricos sobre aspectos transversais às políticas de saúde, é relevante e pertinente a produção de estudos avaliativos, sobretudo daqueles baseados em es- tudos documentais. Desse conjunto, destaca-se um aspecto fundamental, em geral subtraído dos processos decisórios e de gestão, qual seja, a participação dos sujeitos envolvidos. O fato de adolescentes e jovens não terem a maioridade ci- vil e ou a plena autonomia não os desqualifica à participação, ao contrário, deve ser condição ao planejamento exitoso das ações, servindo, ain- da, como exercício e aprendizagem da cidada- nia. Em 2017, o Conselho Nacional de Direitos da Criança e Adolescente emitiu resolução a ser cumprida em todo o território nacional, no âm- bito dos Conselhos Estaduais e Municipais, sobre a participação efetiva de adolescentes e jovens em seus colegiados e plenárias 36 . Em Portugal,
Mostrar mais

10 Ler mais

ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA SUB-REGIÃO DE MACAPÁ, DA GÊNESE A ESTADUALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA SUB-REGIÃO DE MACAPÁ, DA GÊNESE A ESTADUALIZAÇÃO

Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar a organização espacial da sub-região de Macapá – SRM, na Amazônia Setentrional Amapaense – ASA, que é composta pelos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Itaubal do Piririm, Pedra Branca do Amaparí e Cutias do Araguarí, através de seus aspectos político-administrativos, com destaque a partir de seu desmembramento territorial e a dinâmica econômica presente na região de sua gênese até o período de sua estadualização. A forma como está organizado este artigo revela a necessidade de se compreender os diferentes papéis conferidos a sub-região de Macapá, na ASA, em particular. Para tanto, a metodologia utilizada no artigo foi analisar dados secundários, documentos, livros e artigos científicos que comprova a importância desta dentro da Amazônia, em sua dinâmica socioespacial. Por fim, a configuração espacial resultante de sua organização, denota a importância da SRM, em sua área core.
Mostrar mais

23 Ler mais

RESUMO.- O objetivo deste estudo foi analisar a influencia do

RESUMO.- O objetivo deste estudo foi analisar a influencia do

animais do Grupo I foram submetidos ao banho 24 horas antes do procedimento cirúrgico, enquanto os do Grupo II não passaram por este procedimento. Foram isolados diversos gêneros bacterianos antes e após o uso dos antissépticos. Significância estatística foi verificada entre os grupos quanto ao efeito do banho prévio à cirurgia, apenas 2 horas após a aplicação de clorexidina. A tricotomia reduziu 26,48% da carga microbiana nos animais do Grupo I e elevou a carga microbiana em 41,19% nos animais do Grupo II, revelando diferença estatística. Após o uso dos antissépticos, não foi observada diferença estatística entre os grupos em nenhum momento. Do mesmo modo, a comparação da eficiência dos antissépticos com ou sem banho, não revelou significância estatística. A polivinilpirrolidona iodada causou reação alérgica em 15% dos animais e não foi observada irritação cutânea causada pela clorexidina. Conclui-se que o banho prévio tem efeito na redução da carga bacteriana apenas após 2 horas de antissepsia com clorexidina; a tricotomia é mais eficaz na redução microbiana quando o animal é submetido ao banho e os dois antissépticos são igualmente eficazes na antissepsia cirúrgica por até 2 horas quer o animal tome banho ou não previamente à cirurgia.
Mostrar mais

6 Ler mais

Fundação Getúlio Vargas – FGVEAESP RESUMO: Este artigo, empírico-analítico, teve por objetivo verificar se a estrutura de

Fundação Getúlio Vargas – FGVEAESP RESUMO: Este artigo, empírico-analítico, teve por objetivo verificar se a estrutura de

RESUMO: Este artigo, empírico-analítico, teve por objetivo verificar se a estrutura de capital é sensível às medidas utilizadas para mensurar a alavancagem. Buscou-se, também, verificar se maior parte da variabilidade na alavancagem é devida à variabilidade do Passivo Oneroso. A amostra consistiu de todas as empresas não- financeiras com disponibilidade de dados, patrimônio líquido positivo e com ações listadas na Bovespa entre 1995 e 2007, totalizando, em média, 133 empresas por ano. Os dados necessários para análise foram extraídos do banco de dados da Economática. Para análise dos dados, fez-se uso da regressão linear em cross-section, de modo a estimar os coeficientes e demais estatísticas de interesse, seguindo a metodologia de Fama e MacBeth (1973). Como resultados principais, tem-se que mais da metade da heterogeneidade cross-seccional do índice de alavancagem é proveniente de variações no índice PNO/AT. No que diz respeito à sensibilidade às medidas utilizadas para mensurar a alavancagem, conclui-se que a variável lucratividade foi a única que se mostrou razoavelmente consistente, em termos de magnitude, sinal e significância, com as diferentes medidas de alavancagem utilizadas.
Mostrar mais

25 Ler mais

UMA BANDEIRA COM A DIVISA “LIBERDADE”: Este trabalho tem por objetivo analisar o

UMA BANDEIRA COM A DIVISA “LIBERDADE”: Este trabalho tem por objetivo analisar o

foram descartados e os fazendeiros jamaicanos passaram a cobrar preços exorbitantes pelo privilégio de ter acesso a terras de cultivo ou para que os libertos pudessem viver nas casas que haviam sido construídas por eles próprios. A retirada dos direitos consuetudinários teria gerado uma fonte de conflitos entre os fazendeiros e os libertos por todo o Caribe. O objetivo dos fazendeiros era manter a força de trabalho disciplinada e evitar o surgimento das aldeias camponesas, as quais acabavam por pressionar o aumento do salário dos libertos remanescentes no trabalho das fazendas (FONER, 1988, p. 40-43). Para os casos com os quais trabalhamos, podemos pensar na possibilidade de uma lógica inversa, ou seja, manter o antigo costume de conceder terras para o cultivo de roças próprias pelos libertos pode ter-se apresentado como um recurso, por parte dos proprietários rurais, de fixação da mão de obra, e, ao mesmo tempo, de evitar a pressão por salários mais altos.
Mostrar mais

19 Ler mais

Show all 10000 documents...