• Nenhum resultado encontrado

4ª Lição OS DESAFIOS ATUAIS

No documento Campanha Nacional de Alfabetização (páginas 81-97)

DA LUTA PELA

REFORMA AGRÁRIA

OS DESAFIOS ATUAIS

DA LUTA PELA

REFORMA AGRÁRIA

EXPLORANDO E PROBLEMATIZANDO A IMAGEM

* O que cada imagem pode nos dizer?

* Quais são as diferenças que elas apresentam em relação à

técnica de produção?

* E em relação a questões sociais, econômicas e políticas,

como crédito rural, comercialização e organização da sociedade?

* O que a Reforma Agrária propõe diante dessas duas

imagens?

EXERCITANDO A LEITURA

Podemos constatar que na atual conjuntura brasileira, a Reforma Agrária ainda é um desafio, pois de um lado estão os trabalhadores que lutam por ela e, do outro, estão as elites, que não a querem, pois querem preservar o latifúndio.

Vamos ler, com a ajuda do educador, um quadro que resume as diferenças entre agronegócio e agricultura camponesa. A turma pode se dividir em 12 grupos para cada um ler uma das diferenças e explicar para o grupo debater. Vocês podem usar o dicionário e pedir ajuda ao educador para compreender o quadro.

Depois, a turma se divide em 2 grupos para um escrever um texto explicando o que é agronegócio e outro o que é agricultura camponesa.

Quadros são formas resumidas de apresentar informações. Podemos ler primeiro todas as informações sobre agronegócio, na coluna da esquerda (vertical), depois as sobre agricultura camponesa, à direita; ou ler, na horizontal, comparando as duas formas de compreender o campo.

Retirado de: MANÇANO, Bernardo e Molina M. Castagna. O campo da educação do Campo. Por uma educação do Campo N. 05 Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo, 2004.

CAMPO DA AGRICULTURA CAMPONESA

Policultura.

Paisagem heterogênea e complexa.

Produção para o mercado interno e exportação.

Cultivo e criação onde predominam as espécies nativas e da cultura local.

Conservação e enriquecimento da diversi- dade biológica.

Tecnologia apropriada, apoiada no saber local/popular com base no uso da produ- tividade biológica primária da natureza.

Trabalho familiar e geração de emprego.

Democratização das riquezas – desenvolvi- mento local.

Permanência, resistência na terra e migração urbano – rural.

Campo com muita gente, com casa, com escola, etc.

Campo do trabalho familiar.

Riqueza cultural diversificada – festas, danças, poesia, música.

AGRI - CULTURA CAMPO DO AGRONEGÓCIO

Monocultura.

Paisagem homogênea e simplificada.

Produção para exportação.

Cultivo e criação onde predominam as espécies exóticas.

Erosão genética.

Tecnologia de exceção com elevado nível de insumos externos.

Competitividade e eliminação de empregos.

Concentração de riquezas, aumento da miséria e da injustiça social.

Êxodo rural e periferias urbanas inchadas.

Campo com pouca gente.

Campo com trabalho assalariado (em decréscimo).

Perda de diversidade cultural.

1. Que palavras do quadro você precisou consultar no dicioná- rio para saber o significado?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Em várias colunas há pares de palavras que expressam a oposição entre agricultura camponesa e o agronegócio, por exemplo:

monocultura – policultura homogênea – heterogênea Encontre outros pares:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. Que produtos podem exemplificar a monocultura do agronegócio?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4. Que produtos podem exemplificar a policultura da agricultura camponesa?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. A agricultura camponesa garante a “riqueza cultural diversificada”. Dê exemplos, de diferentes regiões, dessa riqueza. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 6. Reúna as informações do quadro em uma frase. Veja um exemplo:

CAMPO DO AGRONEGÓCIO CAMPO DA AGRICULTURA CAMPONESA

Monocultura Policultura

Agora você:

CAMPO DA AGRICULTURA CAMPONESA CAMPO DO AGRONEGÓCIO

CONHECENDO A NOSSA LÍNGUA

Algumas palavras ajudam a unir as frases, especialmente na escrita. São os chamados elementos de coesão, que evitam repetições e criam elos entre uma parte e outra do que se quer dizer. Veja um exemplo de uma seqüência de frases: Exemplo 1

O agronegócio traz conseqüências alarmantes para o meio ambiente.

O agronegócio ocupa grandes extensões de terra com a monocultura.

O agronegócio acaba com a biodiversidade.

Agora, observe as mesmas informações organizadas em uma única frase:

Exemplo 2

O agronegócio traz conseqüências alarmantes para o meio ambiente, pois ocupa grandes extensões de terra com a monocultura e acaba com a biodiversidade.

1.Reúna as frases em apenas uma, usando os elementos de coesão.

a) As grandes empresas capitalistas invadem o campo. As grandes empresas capitalistas invadem o campo para produzir. As grandes empresas capitalistas invadem o campo para exportar. ____________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ Enquanto na fala é mais comum usarmos frases mais curtas, com repetições, como no exemplo 1, a

escrita obedece ou-

tro tipo de organi- zação, como no

exemplo 2, até

porque os recursos que temos para falar são diferentes dos que temos para escrever.

b) Os pequenos produtores são responsáveis por quase tudo que a população da cidade consome. Os pequenos produto- res têm dificuldade para ter financiamento.

___________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ Você já sabe: para organizar o texto escrito, é importante usar uma pontuação adequada. Vamos relembrar quais os principais sinais de pontuação:

! EXCLAMAÇÃO ? INTERROGAÇÃO

. PONTO FINAL , VÍRGULA

; PONTO-E-VÍRGULA ... RETICÊNCIAS

: DOIS-PONTOS

c) A turma vai ler uma fábula em que alguns desses pontos são usados, fazendo a entonação adequada, com a ajuda do educador.

Certa manhã, o bem-te-vi anunciou:

- O sol vai casar-se! Viva o sol!

Apavoradas, rãs, pererecas e sapos exclamaram:

- Viva? Não diga isso, pelo amor de Deus... Um sol apenas já seca os brejos e, às vezes, quase nos mata de sede! Se o Senhor Sol se casa, temos que suportar Dona Sol e os sóis filhinhos... Será a maior das desgraças, porque somente as pedras irão resistir à família de fogo.

Assim é. O mundo está bem equilibrado e qualquer coisa que

rompa a sua ordem resulta em males para os viventes.

A fábula é um texto literário (narrativo) em que os animais representam os valores dos seres humanos. As fábulas sempre têm uma moral.

A turma pode se dividir na leitura: um grupo lê as partes do narrador (azul); outro grupo a fala do bem-te-vi (verde); outro grupo a fala dos anfíbios (marron).

d) Agora, a turma vai ler, com a ajuda do educador, um texto informativo sobre meio ambiente, fa- zendo a entonação adequada.

Compreender o meio ambiente significa reconhecer

a biodiversidade. Nesta diversidade encontramos

plantas, animais, minerais, mas também diversos

povos, etnias, grupos sociais com suas culturas,

linguagens, tradições, ocupando e reocupando os

territórios.

Observe como a pontuação do texto informativo (que tem uma função mais objetiva) não é tão variada quanto a do texto literário.

e) Copie os textos a seguir, trocando os * pela pontuação mais

adequada.

O Planeta Terra está sofrendo com as conseqüências do

aquecimento global*como o derretimento de geleiras e alterações

bruscas no clima* Essas mudanças já estão repercutindo na

produção de alimentos*

___________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

Em um recanto deste imenso Brasil*alguém pergunta a

uma participante da Marcha que se aproxima*

- Quem são vocês*

E ela responde* desconfiada e ao mesmo tempo sorridente*

- Somos Sem Terra* Sem Terra do MST*

___________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

A terra e as águas são patrimônio de todos. Como afirma o educador Kaigang, Luiz Alã Vãn-Fy, de São Jerônimo da Serra, PR: “A terra para o povo Kaigang é inegociável, por isso a respeitamos e procuramos um meio de preservá-la. Assim como nossos antepassados. Por isso, a consideramos como uma mãe que sempre procura seu filho.”

Escreva um texto em que você deixe registrado o que é a terra para você e quais são seus compromissos para com ela. Depois, leia seu texto para os companheiros.

DATA Antes de 1500 1500 1530 1630 1695 1789 1798 1822

LENDO UM POUCO MAIS

No quadro abaixo temos um resumo da História do Brasil. Leia e discuta com os companheiros os fatos que mais chamaram a atenção de vocês.

LINHA DE TEMPO DA HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2002) FATO HISTÓRICO

Viviam no Brasil mais de seis milhões de índios.

Não existia propriedade privada da terra, tudo era em comum. Chegada dos portugueses ao Brasil. O Brasil passou a ser uma colônia de Portugal.

O rei de Portugal dividiu o Brasil em capitanias hereditárias, loteou as terras para os amigos.

Início do Quilombo dos Palmares. Fim dos Quilombos dos Palmares.

Aconteceu no Brasil a Inconfidência Mineira. Movimento contra o regime colonial feito por poetas, escritores, mineradores, padres, populares em geral.O militante mais destacado do movimento foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que teve sua cabeça decapitada.

Conjuração Baiana. Revolta dos alfaiates,pretendiam acabar com os privilégios e restrições a propriedade comerciáveis independência espiritual melhores soldos para os soldados, promoção de oficiais.

Independência do Brasil – Fim do período colonial e início do período da monarquia (poder nas mãos do rei).

1835 1845 1850 1870 1888 1889 1891 1897 1912 1916 1914 1917 1918

Guerra dos Farrapos - (Rio Grande do Sul) foi a mais longa guerra civil brasileira, lutavam contra os altos impostos que cobravam sobre os produtos que o Rio Grande do Sul produzia, como charque e couro.

Burguesia brasileira criou a 1ª lei de terras. Iniciou a extinção do tráfico de escravos, começou a chegar as primeiras máquinas para a indústria brasileira.

Iniciou o ciclo do café – iniciou na Bahia a Guerra de Canudos, liderada por Antonio Conselheiro.

Proclamação da lei Áurea que pôs fim ao período escravista. Proclamação da República - fim do período monárquico e início do período republicano.

É promulgada a primeira constituição da República, em 21 de fevereiro.

Final da guerra de canudos em 5 de outubro. Canudos não se rendeu, exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. (Euclides da Cunha)

Revolta do contestado em Santa Catarina teve como líder monge José Maria.

Início da 1ª Guerra Mundial.

Primeira greve geral em São Paulo, na qual participaram todas as categorias profissionais O movimento foi tão forte que o governo abandonou a cidade. Os grevistas comandaram a cidade por um mês.

Fundação do Partido Comunista Brasileiro.

Grande crise do capitalismo internacional no comércio do café brasileiro. O governo Brasileiro mandou queimar milhões de sacas de café na tentativa de manter os preços altos. A crise repercutiu também na indústria principalmente as que produziam sacos de aninhagem.A saída para a crise no Brasil foi investir no processo de industrialização.

Fim do ciclo do café. Getúlio Vargas se torna presidente do Brasil através da “ revolução de 30, que foi um movimento de parte da oligarquia brasileira, insatisfeita com o predomínio dos poderosos do café, eles tiveram apoio de setores sociais cansados da velha e corrupta república tal como os tenentes e as classes médias urbanas. Nesse momento a agricultura passa a depender da indústria.

Golpe militar e instalação da Ditadura de Getúlio Vargas também conhecida por Estado Novo. Durante esse período, Getúlio prendeu, matou e exilou os que lutavam pela liberdade, a exemplo de Olga Benário e Luis Carlos Prestes. Getúlio ainda acabou com partidos, instituiu a censura prévia aos órgãos de imprensa.

Morrem Lampião e Maria Bonita. Início da Segunda Guerra Mundial

* Fim do Estado Novo/ Ditadura Vargas. Getúlio Vargas deixa a presidência após 15 anos de mandato.

* Final da Segunda Guerra Mundial em 02 de setembro, com um saldo de 50 milhões de mortos.

*Inicio da Guerra Fria entre o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos da América e o Bloco Socialista, liderado pela Rússia. 1922 1929 1930 1937 1938 1939 1945

Getúlio Vargas volta à presidência pelo voto popular.

Getúlio Vargas suicida-se com um tiro no coração. Assume a presidência seu vice, Café Filho.

Juscelino Kubitschek é eleito presidente do Brasil, prometendo fazer progredir 50 anos em 5. Seu governo baseava-se em: construção de estradas, energia, transportes e na construção da nova capital Brasília, que foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Começa a entrada do capital estrangeiro no Brasil inclusive na agricultura. Nascimento das Ligas Camponesas liderada por Francisco Julião.

Jânio Quadros e João Goulart assumem a presidência da República propondo fazer as reformas de base, entre elas: Reforma Agrária, Nacionalização do Petróleo, Voto do Analfabeto. Jânio renuncia 7 meses depois e João Goulart assume a presidência.

Fundação da Confederação Nacional da Agricultura- CONTAG É instituído o Estatuto do Trabalhador Rural.

Golpe Militar- os militares depuseram o presidente João Goulart e passaram a controlar a vida política brasileira através da cassação de mandatos, censura, tortura, assassinatos daqueles que se opusessem ao regime. Instalou-se o regime da repressão. Tropas Militares ocuparam as ruas das grandes cidades. O capitalismo avança definitivamente no Campo. Os militares criaram o Estatuto da Terra.

Criação do Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL Realização da Passeata dos 100 mil para protestar contra o Regime Militar e contra a morte do estudante Edsom Luís pela polícia no Rio de Janeiro.

1950 1954 1955 1960 1963 1964 1967 1968

Assassinato de Carlos Marighela em São Paulo pela repressão militar, em 04 de setembro.

Brasil é tricampeão de futebol no México.

São assassinados pela ditadura militar Carlos Lamarca, na Bahia, e o ex–deputado pelo Partido Comunista Brasileiro Rubens Paiva, no Rio de Janeiro.

Início da Guerrilha do Araguaia, no Pará, organizada pelo Partido Comunista do Brasil.

É assassinado,em São Paulo, pela Ditadura Militar, o Jornalista Vladimir Herzog. É criada a Comissão Pastoral da Terra- CPT. Retomada das greves no campo e na cidade: ABC Paulista,RJ, BA,MG, PE,RN e outros. Surgimento de Várias oposições sindicais no campo e na cidade. É fundado o comitê Brasileiro pela Anistia-CBA, aos presos e exilados políticos.

Ocupação da Fazenda Macali que deu origem ao MST no Rio Grande do Sul. Assassinado pela policia de São Paulo o líder metalúrgico Santos Dias. É aprovada no congresso a lei da anistia, vários presos políticos e exilados puderam retornar ao país e reintegrar a vida política nacional.

Voltam a ser realizadas no Brasil eleições diretas para governadores dos estados.

É fundada em São Paulo a Central Única dos Trabalhadores- CUT. É assassinada na Paraíba Margarida Maria Alves, líder sindical rural. Inicia-se a campanha pelas eleições diretas para presidente da república - Diretas-Já!

1969 1970 1971 1972 1975 1978 1979 1982 1983

Chega ao auge a campanha pelas Diretas-Já, mas a emenda pelas eleições diretas para presidente é reprovada no congresso em 25 de abril de 1984. Fundação do MST, em Cascavel – Paraná.

Tancredo Neves e José Sarney vencem os candidatos dos militares no colégio eleitoral em 15/01/1985. O país, após 21 anos de ditadura, voltava a ter um presidente civil. Esse novo período ficou conhecido como Nova República. Morre Tancredo Neves, assume José Sarney. Inicia-se o processo de redemocratização do País.

É assassinado o Padre Josimo Tavares por pistoleiros contratados pela União Democrática Ruralista –UDR.

É promulgada a nova Constituição, em 05 de outubro. Entre ouras conquistas, aprovam-se eleições diretas para presidente. É assassinado no Acre o líder dos seringueiros Chico Mendes. Voltam a ser realizadas eleições diretas para presidente. Lula e Collor disputam as eleições.No segundo turno,vence Collor, que inicia o processo de privatizações das estatais e persegue os Movimentos Sociais.

Fernando Collor é cassado por corrupção graças à grande mobilização popular. Assume seu vice, Itamar Franco.

Novamente Lula disputa o segundo turno das eleições presidenciais, com Fernando Henrique, que vence as eleições, reelegendo-se em 1998, permanecendo assim 8 anos no poder. Massacre de Trabalhadores Sem Terra pela polícia em Corumbiara – Rondônia.

Massacre de trabalhadores Sem Terra pela polícia em Eldorado dos Carajás – Pará, em 17 de abril.

1984 1985 1986 1988 1989 1992 1994 1995 1996

MST realiza grande Marcha Nacional por Reforma Agrária Emprego e Justiça para lembrar um ano do massacre de Eldorado.

Brasil comemora 500 anos. Para os Trabalhadores, foram 500 anos de mortes, massacres, exploração lutas e resistência. Para a burguesia, foram 500 anos de grandes realizações. As comemorações dos 500 do Brasil, em Porto Seguro, na Bahia, foram palco de violência da polícia baiana contra trabalhadores, índios, estudantes e a população em geral. É eleito no segundo turno das eleições, em novembro, o primeiro presidente de origem popular: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

No documento Campanha Nacional de Alfabetização (páginas 81-97)

Documentos relacionados