• Nenhum resultado encontrado

4.2 Desenvolvimento do eMarketplace

4.2.10 Área de Gestor do eMarketplace

Na figura 4.13é possível ver as funcionalidades disponíveis para o utilizador Gestor: consul- tar e alterar o seu perfil; consultar e gerir os serviços do sistema, assim como organizar o catálogo do eMarketplace; tem também a função de consultar e gerir os utilizadores; gerir anúncios, pro- postos pelos utilizadores e consultar as estatísticas do sistema tais como o número de serviços, utilizadores, visitantes, entre outros.

Tendo em vista o facto de que o sistema está em contínua execução, planeia-se uma sistemati- zação qualitativa e quantitativa dos resultados e retornos obtidos pela construção do eMarketplace, avaliando a aproximação dos clientes, especialmente de pessoas idosas e/ou com necessidades es- peciais, com as TIC bem como a utilização continuada das informações disponíveis no sistema.

É importante referir que cada serviço será independente de um outro, daí a necessidade do eMarketplace estar adaptado para ser adaptado ao serviço que o prestador de serviços pretende divulgar.

4.2 Desenvolvimento do eMarketplace 37

4.2 Desenvolvimento do eMarketplace 39

4.2 Desenvolvimento do eMarketplace 41

4.2 Desenvolvimento do eMarketplace 43

Capítulo 5

Conclusão

É conhecido que uma dissertação de mestrado é um longo caminho de exploração e descoberta. Nesta linha, foi uma preocupação, durante a elaboração da dissertação, estabelecer um equilíbrio entre um contributo válido e os condicionalismos temporais que uma tese de mestrado impõe.

Neste capítulo, apresentam-se várias considerações sobre as ideias principais que foram anal- isadas nos capítulos anteriores. Assim, sintetizam os assuntos tratados ao longo da dissertação, descreve-se globalmente os objectivos e a proposta de um eMarketplace Social, discutem-se aque- les que se consideram serem os principais resultados alcançados e os principais contributos nesta área, identifica-se um conjunto de projectos para a continuidade e ampliação do trabalho, por fim, tecem-se as considerações finais.

5.1

Síntese da dissertação

A globalização dos mercados trouxe alterações significativas no modo como as empresas com- petem. A globalização, devido a uma maior integração dos mercados, tem tendência a provocar uma maior concorrência. Assim, os sistemas de informação devem ser olhados estrategicamente, isto é, como redes competitivas vitais, como um meio de renovação da organização, e como um investimento necessário, já que as tecnologias ajudam uma empresa a adoptar estratégias e proces- sos de negócio que lhe permitem reinventar-se de modo a poder sobreviver e ter êxito no contexto actual [39].

Para serem competitivas e cada vez mais inovadoras, as empresas, qualquer que seja o sector de negócio, terão de antecipar-se, adaptar-se e acompanhar as mudanças tecnológicas que vão acontecendo.

A Internet coloca ao alcance de praticamente qualquer empresa, desde as empresas de maior dimensão até às pequenas e médias empresas e microempresas, a entrada facilitada em novos mercados, a conquista de novos clientes, o estabelecimento de relações com novos fornecedores, a celebração de novas alianças e parcerias, a exploração de novos produtos e serviços e tudo isto sem

os limites materiais, geográficos e temporais, que a forma “convencional” de conduzir negócios impõe [46,44].

Um eMarketplace é uma plataforma tecnológica baseada na Internet que permite pôr em con- tacto uma comunidade de compradores com uma comunidade de vendedores, tendo por objectivo a troca de informações sobre produtos ou serviços e o estabelecimento de relações comerciais. Per- mite aos compradores, fornecedores, distribuidores e vendedores, encontrar e trocar informação, negociar e colaborar. Quem compra beneficia de um ponto único de entrada para uma comunidade que vende (uma fonte global de fornecedores), quem vende espera chegar ao maior número pos- sível de potenciais clientes (mais do que seria possível de forma isolada ou independente). A ideia fundamental dos eMarketplaces é a de reunir numa infra-estrutura comum um leque significativo de empresas, que desempenham o papel de cliente ou o de fornecedor, de modo a facilitar as actividades comuns nesse mercado [53].

Num mercado competitivo como o actual, obter produtos e serviços inovadores e de qualidade, com rapidez e na melhor relação custo-benefício, é um dos factores mais importantes para garantir o sucesso de uma empresa.

Mediante os objectivos a que nos propusemos, especificar um mercado electrónico de serviços sociais com base na implementação de uma plataforma Web, foram estabelecidas várias etapas. Neste contexto, na elaboração do trabalho foram desenvolvidas as seguintes actividades:

• Caracterização e compreensão do sector dos negócios electrónicos, com ênfase nos eMar- ketplaces;

• Participação na identificação e análise de diversas soluções eMarketplace existentes no mer- cado;

• Participação na análise das características que deverão constar numa solução eMarketplace Social;

• Selecção de tecnologias de suporte às funcionalidades a implementar e sua integração no sistema;

• Desenvolvimento de um protótipo para um eMarketplace Social.

Começando pelo primeiro aspecto. O comércio electrónico é uma forma eficaz, simples e de fazer negócios utilizando as tecnologias disponíveis. Cada vez mais empresas estão a recorrer a eMarketplaces para realizar comércio electrónico. Este é um sector que apresenta uma curva cada vez mais ascendente, pois cada vez mais as empresas procuram formas de inovar e de rentabilizar os seus negócios. Em Portugal, não existe nenhum eMarketplace que forneça serviços de apoio social, esta é razão suficiente para se propor o desenvolvimento de um sistema deste tipo e assim se procurar contribuir para o desenvolvimento do sector em Portugal.

Documentos relacionados