• Nenhum resultado encontrado

Área de Interesse 1 (AI1) Motivação / Valorização

Avalia o grau de motivação do colaborador para com a organização e a valorização que a organização fornece a ele. É composta pelos seguintes pontos de vista fundamentais:

167

Avalia o grau de eficiência de informação existente entre os níveis hierárquicos da organização e o espírito de equipe dos grupos de trabalho. E composto pelos seguintes pontos de vista elementares (que permitiram a construção do descritor apresentado na Tabela 1-1):

PVE1.1 - Informação Top-Down

Avalia a eficiência do fluxo de informações no sentido top-down da estrutura organizacional. Pode assumir os estados:

• o fluxo de informações é eficiente e eficaz no sentido top-down da organização (A);

• o fluxo de informações não é eficiente nem eficaz no sentido top-down da organização (B).

PVE1.2 - Informação Bottom-Up

Avalia a eficiência do fluxo de informações no sentido bottom-up da estrutura organizacional. Pode assumir os estados:

• o fluxo de informações é eficiente e eficaz no sentido bottom-up da organização (A);

• o fluxo de informações não é eficiente nem eficaz no sentido bottom-up da organização (B).

PVE1.3 - Trabalho em Equipe

Avalia o grau de eficiência do trabalho em equipe dos grupos de trabalho. Pode assumir os estados:

• o trabalho em equipe é eficiente e eficaz nos grupos de trabalho da organização (A);

• o trabalho em equipe não é eficiente nem eficaz nos grupos de trabalho da organização (M);

• não existe trabalho em equipe na organização (B).

PVF 1 - Relacionamento Profissional Nível de

Impacto

Descrição

Nn 0 trabalho em equipe é eficiente e eficaz nos grupos de trabalho; o fluxo de inform ações é eficiente e eficaz no sentido bottom-up: e é eficiente e eficaz no sentido top-dow n da organização.

Nio 0 trabalho em equipe é eficiente e eficaz nos grupos de trabalho; o fluxo de inform ações é eficiente e eficaz no sentido bottom-up; mas não é eficiente nem eficaz no sentido top-dow n da organização.

n9 0 trabalho em equipe é eficiente e eficaz nos grupos de trabalho; o fluxo de inform ações não é eficiente nem eficaz no sentido bottom-up; mas é eficiente e eficaz no sentido top-dow n da organização.

n8 0 trabalho em equipe é eficiente e eficaz nos grupos de trabalho; o fluxo de inform ações não é eficiente nem eficaz no sentido bottom-up; e não é eficiente nem eficaz no sentido top-dow n da organização.

n7 O trabalho em equipe não é eficiente nem eficaz nos aruDOS de trabalho; o

fluxo de informações é eficiente e eficaz no sentido bottom-up; e é eficiente e eficaz no sentido top-dow n da organização.

n6 N ã o existe trabalho em equipe na organização; o fluxo de inform ações é eficiente e eficaz no sentido bottom-up: e é eficiente e eficaz no sentido top-d ow n da organização.

Ns 0 trabalho em equipe não é eficiente nem eficaz nos grupos de trabalho; o fluxo de informações é eficiente e eficaz no sentido bottom-up; mas não é eficiente nem eficaz no sentido top-dow n da organização.

n4 0 trabalho em equipe não é eficiente nem eficaz nos grupos de trabalho: o

fluxo de informações não é eficiente nem eficaz no sentido bottom-up; mas é eficiente e eficaz no sentido top-dow n da organização.

n3 0 trabalho em equipe não é eficiente nem eficaz nos grupos de trabalho na

nreanização: o fluxo de informações não é eficiente nem eficaz no sentido bottom-up: e não é eficiente nem eficaz no sentido top-dow n da organização.

ou

N ão existe trabalho em equipe na organização; o fluxo de inform ações é eficiente e eficaz no sentido bottom-up: mas não é eficiente nem eficaz no sentido top-dow n da organização.

n2 N ã o existe trabalho em equipe na organização; o fluxo de inform ações não é eficiente nem eficaz no sentido bottom-up: mas é eficiente e eficaz no sentido top-d ow n da organização.

Nx N ão existe trabalho em equipe na organização ; o fluxo de inform ações não é eficiente nem eficaz no sentido bottom-up: e não é eficiente nem eficaz no sentido top-dow n da organização.

169

Avalia o grau com que a organização proporciona o aperfeiçoamento profissional a seus colaboradores. É composto pelos seguintes pontos de vista elementares (que permitiram a construção do descritor apresentado na Tabela 1-2):

PVE2.1 - Plano de carreira

Avalia a existência de plano de carreira na organização. Pode assumir os estados:

• existe plano de carreira na organização (A); • não existe plano de carreira na organização (B).

PVE2.2 - Estímulo a Cursos

Avalia o apoio financeiro da organização a participação de seus colaboradores em cursos, congressos, seminários, etc. Pode assumir os estados:

• a organização custeia totalmente a participação (A); • a organização custeia parcialmente a participação (M); • o a organização não custeia a participação (B).

PVE2.3 - Frequência do Aperfeiçoamento

Avalia a frequência com que a organização propicia aperfeiçoamento a seus colaboradores. Pode assumir os estados:

• propicia aperfeiçoamento continuado (A); • propicia aperfeiçoamento eventual (M); • raramente propicia aperfeiçoamento (B).

PVF 2 - Aperfeiçoamento Profissional Nível de

Impacto

Descrição

N u Existe plano de carreira; a organização propicia aperfeiçoamento continuado: ela custeia totalmente, parcialmente ou não custeia a participação de seus colaboradores em cursos, congressos, seminários, etc. Nu Existe plano de carreira; a organização propicia aperfeiçoamento eventual:

ela custeia totalmente a participação em cursos, etc.

N 10 Existe plano de carreira; a organização propicia aperfeiçoamento eventual: ela custeia parcialmente a participacão em cursos, etc.

n9 Existe plano de carreira: a organização propicia aperfeiçoamento eventual: ela não custeia a participacão em cursos, etc.

n8 Existe plano de carreira: a organização raramente propicia aperfeiçoamento: ela custeia totalmente, parcialmente ou não custeia a participação de seus colaboradores em cursos, etc.

n7 Não existe plano de carreira; a organização propicia aperfeiçoamento continuado: a organização custeia totalmente a participacão em cursos, etc.

n6 Não existe plano de carreira; a organização propicia aperfeiçoamento

continuado: ela custeia parcialmente a participacão em cursos, etc.

Ns Não existe plano de carreira; a organização propicia aperfeiçoamento continuado; ela não custeia a participacão em cursos, etc.

n4 Não existe plano de carreira; a organização propicia aperfeiçoamento

eventual: ela custeia totalmente a participação em cursos, etc.

n3 não existe plano de carreira propicia aperfeiçoamento eventual a organização custeia parcialmente a participação

n2 Não existe plano de carreira; a organização propicia aperfeiçoamento

eventual: ela não custeia a participacão em cursos, etc.