• Nenhum resultado encontrado

Ética e Pesquisa

No documento Metodologia Cientifica (páginas 60-64)

Pela Resolução 196/96 de 10 de outubro de 1996, que estabele- ce as Diretrizes e Normas Regulamentadoras de pesquisa envolvendo os seres humanos no Brasil, o Ministério da Saúde (MS), via Conselho Nacional de Saúde (CSN) e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), criou os Comitês de Ética e Pesquisa (CEPs) nas instituições que a realizam em todo o país, objetivando avaliar e autorizar projetos de pesquisa, possibilitando ao mesmo tempo uma ação consultiva e educativa ao fomentar uma reflexão analítica e crítica em torno da éti- ca nas ciências (BRASIL, 1996).

Para tanto, foram estabelecidos princípios éticos que visaram o reconhecimento de valores e direitos, levando em conta a não male- ficência, a beneficência, a autonomia e a justiça, com o intuito de pre- servar a dignidade humana. Nessa perspectiva a referida resolução determinou, ainda, a garantia da responsabilidade do pesquisador, patrocinador e instituição em dar assistência integral às complicações e danos provenientes dos riscos da pesquisa, inclusive indenizatórios, cumprindo assim uma destinação social e humanitária, com vanta- gens significativas e redução do ônus em termos gerais e em especial no que se refere aos grupos vulneráveis.

SAIBA MAIS

O termo ética deriva do grego ethos (hábito, costume, caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e prin- cípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para o equilíbrio e o bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de jus- tiça social. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códi-

60

Metodologia Científica

gos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética. Além dos princí- pios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política e outras. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que es- tuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos (ÉTICA, 2011).

Com o intuito de estabelecer critérios para o uso de seres huma- nos na pesquisa científica, criou também um mecanismo pautado na participação e aceitação voluntária dos termos da pesquisa, na forma de consentimento informado em que o pesquisado por si ou seu re- presentante, sabendo da natureza da mesma, consequências e riscos, aceita o tratamento proposto ou experimentação, especificando seus dados de identificação e a manifestação legal da sua concordância em participar como sujeito da pesquisa. Constando ainda o seu grau de participação, bem como as prováveis dificuldades diretas e indiretas que possam ocorrer durante a sua realização, sob a denominação de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Cabe ao responsável pela pesquisa suspendê-la imediatamente, caso perceba a possibilidade de risco ou dano à saúde do sujeito envol- vido, previsto ou não no referido termo, o qual, juntamente com o projeto de pesquisa proposto, deve ser enviado ao CEP, para apreciação e julga- mento ético para somente, após aprovação, ser colocado em prática.

Tema 2

Trabalhos

acadêmico-científicos

61

Com isso, o uso de seres humanos na pesquisa ficou obrigado ao cumprimento dessa resolução com a implantação dos CEPs em todo o território nacional, visando o atendimento a pesquisadores e a submissão de projetos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, atuando tanto na forma interdisciplinar quanto na transdisciplinar, considerando os valores e os preceitos éticos necessários, além de avaliar a documen- tação prevista ao seu desenvolvimento com o objetivo de proteger e ade- quar o bem-estar dos indivíduos pesquisados.

Além disso, em 05 de agosto de 1997, o Plenário do Conselho Na- cional de Saúde, amparado pela Lei no. 8.080 de 19 de setembro de 1990 e pela Lei 8.142 de 28 de dezembro desse mesmo ano, aprovou a Resolu- ção CSN251/97 estabelecendo as normas de pesquisa envolvendo seres humanos quanto ao uso de novos fármacos, medicamentos, vacinas e testes diagnósticos (BRASIL, 1997).

Desse modo, a ética na pesquisa científica ampliou suas fronteiras aos vários campos do saber pautando-se tanto no contexto da bioética (ética aplicada ao campo médico e biológico), quanto no da diversidade cultural da sociedade global, considerando, ainda, o Código de Ética e os direitos humanos consolidados nas Ciências Humanas, bem como os cuidados necessários à publicação dos resultados obtidos com a pesqui- sa, principalmente com o intuito de evitar conclusões constrangedoras e/ou humilhantes que possam de algum modo gerar conflitos ou trazer prejuízos e inconvenientes aos sujeitos pesquisados.

Compreendido o assunto sobre pesquisa e ética, vamos ao nos- so próximo conteúdo, detalhar a pesquisa bibliográfica.

62

Metodologia Científica

INDICAÇÃO DE LEITURA

Você pode aprender mais sobre o conteúdo abordado com a leitura dos textos indicados abaixo:

GONÇALVES, Hortência de Abreu Gonçalves. Manual de Metodologia

da Pesquisa Científica. São Paulo: Avercamp, 2005.

No livro “Manual de Metodologia da Pesquisa Científica” a autora apre- senta as etapas para realização de uma pesquisa científica; também, de forma didática, alguns exercícios que possibilitam a realização de uma Oficina de Pesquisa Científica, por meio de explanação diagra- mada que permite ao estudante a concreção da pesquisa pautada nas exigências de uma investigação científica, com rigor metodológico.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Pesquisa. In:______. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2007.

No capítulo “Pesquisa”, as autoras abordam o conceito de pesquisa e apresentam um conjunto de procedimentos que devem ser realizados no planejamento da pesquisa, como: preparação da pesquisa, fases da pesquisa, execução da pesquisa e o relatório escrito.

Tema 2

Trabalhos

acadêmico-científicos

63

2.2

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E NORMAS DE REFERÊNCIAS,

No documento Metodologia Cientifica (páginas 60-64)

Documentos relacionados