• Nenhum resultado encontrado

3 PROPOSTA DO PLANO DE AÇÕES PARA A MELHORIA DOS RESULTADOS

3.1 Ação 1 Agenda de Reuniões Sistemáticas

A primeira ação a ser desenvolvida na escola pesquisada é a implantação de uma agenda de reuniões e encontros entre o núcleo gestor da escola (diretor e coordenadores escolares) e o PCE. Nas observações realizadas na escola, foi possível identificar o fato de que a equipe gestora, composta pelo diretor e três coordenadores escolares, despendem muito tempo cumprindo a parte administrativa, resolvendo problemas disciplinares de alunos, ausência/carência de professores, “apagando incêndios”, como foi sinalizado por um dos coordenadores durante a entrevista, e, assim, acabam deixando de lado a gestão pedagógica da escola.

Essa ação inicial tem como principal objetivo possibilitar que o diretor junto com os demais componentes da gestão reflitam sobre possíveis soluções que possam servir como

estratégias para o estabelecimento e definição das atribuições de todos os envolvidos nos processos pedagógicos da instituição.

Percebemos durante as falas dos entrevistados que os coordenadores escolares e o diretor da escola precisam ter um conhecimento mais amplo e profundo sobre o processo das avaliações externas. Eles necessitam elaborar ações para que todos os atores escolares (professores, alunos e pais) conheçam os resultados das avaliações externas de modo mais amplo e igualitário. É preciso que todos os interessados nesse processo conheçam os objetivos das avaliações internas e das avaliações em larga escala.

Observamos nesse estudo que as questões pedagógicas são pouco contempladas pela gestão da escola, em virtudes das várias atribuições que os coordenadores precisam exercer. Por esse motivo, pensamos em estabelecer essas reuniões e encontros para que os coordenadores escolares, diretor e o PCE possam refletir sobre como desenvolver ações para o fortalecimento das práticas pedagógicas e apoio aos professores e alunos da escola.

Assim, a proposta inicial deste Plano de Ação Educacional se direciona à equipe gestora da escola (diretor e coordenadores escolares) e ao professor(a) coordenador(a) de ensino. Tal proposta tem o intuito de proporcionar um espaço de tempo e diálogo entre eles para poderem iniciar um processo de retomada de atribuições que favoreçam a função primeira da escola como instituição de aprendizagens e, portanto, colocando em primeiro lugar a gestão pedagógica.

Esses encontros terão como finalidades estabelecer e monitorar as ações da escola e as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, além disso, estabelecer as funções e designar cada pessoa responsável pelos encaminhamentos definidos pelo grupo. Cada membro deverá ter responsabilidades definidas em reuniões.

Essas reuniões deverão ter um agendamento semanal, com duração programada de duas horas, realizadas todas as segundas-feiras, com horários alternativos ao funcionamento dos turnos de atividades da escola.

A primeira reunião demandará mais tempo. Por isso, é necessário que tenha uma duração maior e aconteça inicialmente em um sábado letivo, para que todos os integrantes possam comparecer. Estabelece-se como horário das 8 às 12 horas. Para os demais encontros se propõe que sejam realizadas as segunda-feira, nos horário entre turnos, programando-se para que aconteça no período entre o fim do turno da manhã e inicio da tarde. Na reunião seguinte, no final do turno da tarde e início da noite e assim irão sendo realizados os encontros, mediante esse revezamento de horário para que todos os participantes possam

comparecer. Como sugestão de horário de 11 às 12 horas e quando acontecer no período vespertino, que seja de 17 às 18 horas.

As pautas das reuniões serão estabelecidas pelos próprios participantes mediante as demandas apresentadas, priorizando estabelecer as ações para que os atores responsáveis pela parte pedagógica da escola (coordenadores escolares e professor coordenador de ensino) devam cumprir, além de orientar que os projetos que a escola possui tenham um foco relacionado à melhora da aprendizagem dos alunos. A equipe gestora da escola precisa perceber as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, entender sobre o processo de apropriação de resultados das avaliações externas e desenvolver mecanismos que possam aprimora-lo, criar soluções para enfrentar as adversidades que a escola apresenta para isso todos os responsáveis pelo desenvolvimento pedagógico precisam compreender e estar cientes dessas problemáticas.

Sugerimos, como pauta inicial da reunião: apresentar e discutir a implantação das ações estabelecidas por esse PAE, definir os papeis que cada coordenador escolar irá exercer na escola, quem ficará responsável pelos planejamentos pedagógicos, pela execução dos projetos em andamentos na escola, pelas orientações aos alunos e pais e iniciar os encaminhamentos de propostas para serem apresentadas e executadas durante o ano letivo de 2016. O Quadro 05 traz uma síntese do processo de criação dessa ação.

Quadro 5 - Agenda Sistemática de Reuniões

O que fazer Reuniões entre diretor escolar, coordenadores escolares e o PCE.

Como fazer

Encontro semanal, realizado todas as segundas feiras, sendo efetivado em horários alternativos ao funcionamento dos turnos da escola. Sugere-se que seja realizado as segundas feiras, no horário entre turnos, inicialmente acontecerá no período entre o fim do turno da manhã e inicio da tarde. Na seguinte, no final do turno da tarde e inicio da noite e assim irão sendo realizados os encontros, mediante esse revezamento de horário para que todos os participantes possam comparecer. Nesse primeiro encontro serão delegadas as atribuições para cada coordenador e o PCE. Será discutido o cumprimento dessas ações estabelecidas por esse PAE.

Quem fará Diretor e coordenadores escolares.

Onde Na escola.

Prazo Realização Semanal

Custo Sem custo.

Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

Deverá ser criada também uma agenda pedagógica para cada série da escola. Nessa agenda deverão ser descritas as atividades desenvolvidas pelos coordenadores escolares ou apoio pedagógico, mecanismo esse que servirá de apoio para nortear o trabalho que será desenvolvido por essa equipe ao longo do ano. Essa agenda ficará sob a responsabilidade dos

coordenadores escolares, para que eles possam descrever ações realizadas nas turmas do ensino médio.

Esse trabalho também ajudará os professores a saberem quais atividades, habilidades e competências foram trabalhadas na ausência deles, ou por alguma eventualidade ou por carência do profissional na escola. Como afirmou o gestor escolar, a escola apresenta uma elevada rotatividade de professores, fato que prejudica o andamento dos conteúdos, pois não existe uma continuidade dos conteúdos trabalhos, em virtude das carências de profissionais.

O Quadro 06 apresenta uma síntese do processo de criação das ações a serem implantadas.

Quadro 6 - Agenda Pedagógica por turma.

O que fazer Agenda Pedagógica por turma.

Como fazer

Para acompanhar e monitorar quais são as atividades desenvolvidas pela equipe pedagógica que está sendo executados nas salas de aulas, quais os conteúdos trabalhados, que atividades são aplicadas nas turmas nas ausências dos professores. Será elaborada uma planilha/caderno com a descrição dessas atividades.

Quem fará Coordenadores escolares.

Onde Cada turma deverá ter sua agenda.

Prazo Anual.

Custo Sem custo para a escola, pois o material necessário a escola já dispõe como material de consumo.

Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

Dando continuidade ao estabelecimento de ações ligadas à sistematização da equipe de gestão escolar, é necessário criar um instrumento de plano de trabalho para os professores a ser entregue e organizado pelos coordenadores escolares e o PCE. Esse instrumento visa a contribuir para que o professor possa planejar, se organizar e ajudar na articulação de estratégias que favoreçam a aprendizagem, além de incentivar um diálogo entre os pares durante o planejamento e auxiliar nos momentos de formação.

Esse plano de trabalho tem como objetivo orientar e direcionar o trabalho do docente em sua disciplina e vislumbrar a possibilidade de interagir e desenvolver um trabalho contextualizado com as demais áreas. Tal plano deverá ser elaborado por cada docente bimestralmente, entregue ao coordenador escolar ou ao PCE, que deverá fazer o monitoramento das aulas e auxiliar ao professor quando for necessário, além disso, deverá conter as competências, os indicadores de domínio, os instrumentos e procedimentos a serem utilizados em sala, conforme Figura 06.

Figura 6 - Modelo de Plano de Trabalho

Fonte: Elaboração pelo autor (2016).

No quadro 7, estão detalhadas as ações referente ao instrumental para o plano de trabalho.

Quadro 7 - Plano de Trabalho para os Professores.

O que fazer Plano de Trabalho para os Professores Como fazer

O PCE e/ou Coordenador Escolar deverão entregar o roteiro (figura 06) como modelo para cada professor elaborar seu plano de trabalho bimestral. Nesse roteiro a ser trabalhado durante os planejamentos devem estar planejadas, as atividades serem executadas nas turmas.

Quem fará Coordenador Escolar e PCE

Onde Na escola.

Prazo Bimestralmente.

Custo Sem custo para a escola, pois o material necessário a escola já dispõe como material de consumo.

Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

Dando sequência as proposições desse PAE, apresentaremos ações voltadas para o fortalecimento do PPP escolar, visto a importância desse documento para a elaboração de melhoria das estratégias interventivas na instituição.

3.2 Ação 2 - Desenvolvimento de Ações que Fortaleçam o Projeto Político-Pedagógico