• Nenhum resultado encontrado

3 PROPOSTA DO PLANO DE AÇÕES PARA A MELHORIA DOS RESULTADOS

3.2 Ação 2 Desenvolvimento de Ações que Fortaleçam o Projeto Político-Pedagógico

Ao olharmos para a realidade da comunidade onde a escola está inserida, verificamos que grande parcela dos alunos pertence a classe baixa e não possuem uma cultura de participação nas atividades escolares. Por isso, é necessário rever o Projeto Político - Pedagógico (PPP) da escola, para que os pais, alunos, professores e servidores possam constituir uma proposta pedagógica mais próxima da realidade social da comunidade, priorizando o vínculo entre a escola, a família e a comunidade.

Conforme foi verificado nesta pesquisa, pais, alunos e professores da escola pouco participam das atividades desenvolvidas. Sendo assim, é necessário que a equipe gestora da escola reveja suas ações junto a esses sujeitos para que a escola se fortaleça enquanto instituição junto a toda a comunidade escolar.

Para a reformulação do PPP é importante que se tenha o fortalecimento dos órgãos colegiados da escola, tais como: o Conselho Escolar, o Grêmio Estudantil e a Unidade Executora, sendo que, para tanto, é necessário rever a finalidade de cada um deles no regimento da escola. Feito isso, teremos a possibilidade de constituir um espaço de debates e interações para que o grupo compartilhe angústias e busque soluções para os problemas.

A ação inicial para a mobilização dos pais, mães e responsáveis na escola será a criação de uma parceria com o Centro de Referência em Ação Social (CRAS) do Eusébio-CE. Esse órgão municipal organiza mensalmente reuniões com as famílias que recebem algum tipo de beneficio social do governo federal, do Estado ou da prefeitura, como o programa bolsa família. A maioria dos alunos da escola está cadastrada nesse programa social, como incentivo para que as famílias iniciem a participação no cotidiano escolar, será estabelecida uma parceria entre o CRAS e a escola para que algumas reuniões possam acontecer na escola e a gestão escolar também participe com as pautas e/ou a condução da mesma. No quadro 08, o detalhamento dessas ações.

Quadro 8 - Parceria Escola do Jabuti/CRAS

O que fazer Criar parcerias com o Centro de Referência em Ação Social (CRAS) do Município do Eusébio.

Como fazer

Estabelecer uma parceria entre a escola e o CRAS, para que reuniões e o desenvolvimento de projetos e se efetive em um processo de cooperação mútua entre o órgão e a escola.

Quem fará Direção da escola e funcionários do CRAS.

Onde Escola.

Prazo Mensal

Custo Ação a ser desenvolvida sem custo adicional para a instituição, pois será aproveitado os recursos humanos e materiais já disponíveis na instituição.

Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

Aliada as ações descritas no quadro acima e, ainda, voltando-se para o processo de ações interventivas, sugere-se a implementação de um ciclo de palestras, que podem ser realizadas por parceiros da escola, como professores convidados ou representantes de órgãos governamentais. Essa ação é compreendida como uma extensão da proposta realizada junto ao CRAS. No que se refere às reuniões agendadas com o CRAS e escolas pretendem abordar as seguintes temáticas: O mercado de trabalho e seus efeitos na escola, ministrado pelo Assistente Social do CRAS; O Regaste dos valores humanos e a importância da escola na sociedade moderna, tema mediado pelos representantes do Conselho Tutelar local; Como disciplinar e ter respeito na escola e família, temática abordada pelo psicólogo do CRAS; Os resultados das avaliações externas e os desafios a serem vencidos. Tema abordado pela gestão escolar.

Essas palestras deverão ser agendadas previamente, pelos coordenadores escolares, acontecendo no período noturno, durante a semana ou nos sábados pela manhã. Deverão ter duração máxima de uma hora, e logo em seguida será aberta para questionamentos entre os participantes e o facilitador, que conduzirá a discussão objetivando envolver a participação dos convidados. Durante o evento, que deverá ter uma duração de no máximo duas horas, será servido um lanche, ofertado pelo núcleo gestor da escola, para os participantes,

Esse lanche poderá ser chamado, como “Lanche Solidário”, sendo uma maneira de socializar os integrantes da escola, onde professores, servidores e gestores poderão fazer doações dos produtos que irão fazer parte dos alimentos que serão servidos durante essas palestras. Essa ação já faz parte da cultura da escola, na realização de atividade que seja necessários recursos extras são arrecadados doações dos servidores da escola.

Deverá ser confeccionados convites para os pais e distribuídos aos alunos, com antecedência de sete dias. Também será elaborada uma ata, descrevendo as ações e será recolhida a assinatura dos presentes.

No quadro 09, teremos o detalhamento dessa ação. Quadro 9 -Ciclo de Palestras.

O que fazer Ciclo de Palestras “Fazendo a Diferença”

Como fazer Palestras que deverão ser ministradas pelos parceiros da ação, sendo realizadas mensalmente, durante o turno da noite na semana ou no sábado pela manhã.

Quem fará Coordenadores Escolares e/ou Convidados.

Onde Quadra da escola.

Prazo Mensal

Custo O lanche a ser ofertado deverá ser custeado por doações recebidas dos profesores, servidores e do núcleo gestor da escola.

Outros materiais necessários não terão custo adicional para a instituição, pois será aproveitado os recursos humanos e materiais já disponíveis na instituição. Também será realizado convites para pessoas que trabalham com as temática sugeridas.

Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

A próxima proposta para a escola será a promoção de Oficinas para todos os agentes escolares (professores, servidores, alunos e pais) a ser ofertada pela direção da escola com a temática Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática.

Essas oficinas serão promovidas pelo diretor da unidade escolar e um coordenador da escola. Os facilitadores debaterão sobre a importância de uma gestão democrática, ações para fortalecer a gestão da escola, participação da comunidade escolar nos projetos e nos processos de tomada de decisão. Para cada público especifico, serão desenvolvidas temáticas que despertem a atenção das pessoas. Durante as oficinas, cada participante deverá expressar seu pensamento acerca da escola, quais os pontos fortes, as necessidades da escola, as sugestões e os encaminhamentos de cada grupo.

Na oficina para os alunos, será dialogado sobre o protagonismo juvenil, fortalecimento do grêmio escolar, objetivos do PPP. Na oficina a ser ministrada para os pais, os temas serão as práticas pedagógicas da escola, as avaliações externas e internas da escola e o processo de gestão escolar democrática. Já para os professores e servidores, os temas desenvolvidos serão sobre as práticas pedagógicas, os processos de avaliação externa e interna, a formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, o ambiente físico escolar e o acesso, permanência e sucesso na escola.

Os horários serão definidos ao longo do segundo semestre de 2016, sendo estabelecido previamente que essas oficinas terão duração de 04 horas, para os alunos e pais. Para o corpo

discente as oficinas acontecerão por turma e no contraturno. A oficina para os pais, mães e responsáveis será inserida como uma das pautas da ação ciclo de palestra, sendo esse dia destinado especificamente à condução e orientação para essa oficina sobre o PPP, excepcionalmente nesse dia a duração das palestras deverá ser o tempo destinado para a oficina.

No caso dos professores, ela acontecerá ao longo dos planejamentos, ação que terá maiores detalhes na proposta de intervenção 3. Durante cada oficina, serão escolhidos representantes para atuar na comissão de atualização e reestruração do PPP da escola. Os docentes serão convidados a participar da comissão de orientações e do planejamento de constituição do PPP.

Para cada oficina ministrada, deverá ser elaborada uma lista de presença por grupo de atores escolares, para que o coordenador escolar possa verificar a ausência, principalmente dos pais. Ele ficará encarregado de telefonar para os mesmos, procurando saber o motivo da falta e convidando para que se faça presente na próxima oficina a ser realizada com os pais e alunos que porventura não se fizeram presente na primeira oficina.

No quadro 10, teremos o detalhamento dessa ação. Quadro 10 - Oficinas sobre o PPP

O que fazer Promover oficinas para professores, alunos e pais acerca da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

Como fazer

Essas oficinas deverão ser planejadas para ocorrer com todos os atores escolares, em momentos oportunos para cada segmento da escola, professores e servidores, alunos e pais. O diretor da escola junto com os professores que se voluntariarem organizarão encontros por segmento escolar, em dia pré-estabelecidos, formalizará convites e criará oficinas de 4 horas para os grupos envolvidos.

Para o grupo de professores e servidores essas oficinas acontecerão nos dias de planejamentos por áreas, para os alunos será destino um dia da semana no contra- turno e debaterá especificamente a formação e fortalecimento do grêmio estudantil. Já para os pais será realizada no período noturno e/ou em uma manhã de sábado, tendo como pauta as discussões sobre o conselho escolar e a unidade executora da escola.

Quem fará Diretor Escolar e coordenadores escolares.

Onde Escola

Prazo Semestralmente.

Custo Ação a ser desenvolvida sem custo adicional para a instituição, pois será aproveitado os recursos humanos e materiais já disponíveis na instituição.

Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

Depois de fortalecido e compreendido o processo de discussões sobre os variados temas propostos nas oficinas sobre o Projeto Político-Pedagógico da escola, será necessário

criar uma comissão composta de pessoas interessadas em participar da atualização do PPP da escola. Ela deverá ter a participação dos diversos segmentos de atores da escola (pais, professores e alunos), devendo eles prioritariamente, ter sido voluntários a participar desse processo durante as oficinas propostas.

O diretor da escola deverá agendar encontros para que se possa discutir e iniciar os diálogos sobre o processo de reformulação desse documento. Após os debates, o diretor ficará responsável por elaborar o texto com as ideias, os projetos e propostas para a escola. Ele deverá submeter esse texto para aprovação numa próxima reunião, estabelecida previamente.

No quadro 11, teremos o detalhamento dessa ação. Quadro 11 - Atualização do PPP da escola.

O que fazer Atualização do PPP da escola.

Como fazer

Anualmente, no inicio de cada ano letivo ou quando se fizer necessário, de modo a ajustá-lo às novas necessidades e demandas da comunidade escolar. O diretor e os coordenadores escolares deverão discutir com todos os atores escolares propostas e encaminhamentos de modo a reestruturar e atualizar esse documento tão importante. Sugere-se que seja estabelecido um encontro no sábado letivo, onde deverá ser dividido em dois grandes grupos, o grupo 01: pais e alunos e o grupo 02: professores e servidores em dois momentos. No primeiro momento esses grupos divididos irão dialogar com a gestão sobre as necessidades que a escola precisa enfrentar e superar, os projetos, as ideias e desafios. Logo em seguida, os dois grupos juntos apresentarão e discutirão formas e maneiras de verificar as sugestões e propostas para a escola.

Quem fará Diretor e coordenadores escolares

Onde Escola

Prazo Anualmente

Custo Ação a ser desenvolvida sem custo adicional para a instituição, pois será aproveitado os recursos humanos e materiais já disponíveis na instituição.

Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

Na seção a seguir, abordaremos a terceira ação proposta de elaboração e execução da ação 03.

3.3. Ação 3 - Estabelecer uma Formação Continuada para os Docentes e Ações