• Nenhum resultado encontrado

Ação 3: Consultar a categoria discente e os demais segmentos da universidade

No documento daniellecastordalessi (páginas 127-129)

3 PLANO DE AÇÃO: UMA PROPOSTA PARA AMPLIAR AS CONDIÇÕES DE

3.1 PROPOSTA 1: GESTÃO PARTICIPATIVA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA

3.1.4 Ação 3: Consultar a categoria discente e os demais segmentos da universidade

Pinto (2015), em sua dissertação intitulada “Proposta para o Monitoramento e Avaliação da Política de Assistência Estudantil na Universidade Federal de Juiz de Fora”, propôs ações que possam ser utilizadas pela PROAE para efetuar monitoramento e avaliação da Política de Assistência Estudantil. Entre tais ações, encontra-se a aplicação de um questionário aos alunos que recebem benefícios estudantis, cuja finalidade é verificar a visão e satisfação destes universitários perante o apoio estudantil.

Entende-se que, a partir do acesso a esse tipo de informação, a PROAE terá condições de estabelecer diretrizes e estratégias direcionadas a ampliar as condições de permanência no ensino superior, que favoreçam simultaneamente a integração das ações da Pró-reitoria com as demandas da comunidade acadêmica. Conforme os resultados do presente estudo, expostos no segundo capítulo, o levantamento de necessidades e a realização de pesquisas são estratégias que podem ser utilizadas para ampliar a integração das ações da PROAE com os interesses da comunidade acadêmica.

Isto posto, como sugestão para a PROAE identificar as necessidades e anseios dos três segmentos da universidade, no que se refere à assistência estudantil, recomenda-se reforçar a proposta de Pinto (2015), qual seja: a Pró-reitoria deve aplicar um questionário aos estudantes contemplados por benefícios estudantis, almejando verificar o nível de satisfação destes universitários com a política de permanência da instituição. Porém, entende-se que esta proposta de Pinto (2015) deve ser ampliada, incorporando, ao público-alvo do levantamento de dados, os outros dois segmentos da universidade, docentes e TAEs, uma vez que tais categorias, de modo geral, atendem ao corpo discente, podendo, então, ter conhecimento das dificuldades e necessidades dos estudantes. Este levantamento de dados deve buscar abranger todos os estudantes atendidos pelos serviços da Pró-reitoria e não somente aqueles que recebem benefícios estudantis. Por fim, é necessário também, que o questionário conte com perguntas relativas às expectativas quanto ao apoio estudantil.

No Quadro 13, constam aspectos que podem ser inseridos no questionário, a ser aplicado aos beneficiários da Política de Assistência Estudantil e servidores da universidade, sobretudo, coordenadores de curso e TAEs que prestam atendimento ao corpo discente.

Quadro 13 – Perguntas sugeridaspara avaliar a expectativa e satisfação quanto à Política de Assistência Estudantil

Categoria Objetivos Questionamentos

Discente

Identificar o tipo de atendimento prestado.

Você é atendido de que forma pela PROAE? Enumerar benefícios e ações desenvolvidas para o estudante assinalar.

Verificar o alcance da finalidade da Política de Assistência Estudantil. Para cada questão referente a este objetivo, deve-se criar uma escala de 0 a 10, a fim de que o aluno assinale a percepção dele, em relação ao aspecto abordado.

Em que proporção o apoio estudantil contribui para a sua qualidade de vida?

Em que proporção o apoio estudantil auxilia na sua permanência na universidade?

Em que proporção o apoio estudantil contribui para a melhoria do seu rendimento acadêmico?

Conhecer o grau de satisfação com relação à Política de Assistência Estudantil. Para cada questão referente a este objetivo, deve-se criar uma escala de 0 a 10, a fim de que o aluno assinale a percepção dele, em relação ao aspecto abordado.

Qual o seu grau de satisfação em relação ao benefício (bolsas e auxílios) recebido?

Qual o seu grau de satisfação em relação aos serviços da PROAE (bolsas, projetos, grupos, atendimento social, atendimento psicológico, apoio pedagógico)?

Identificar necessidades e interesses.

Você acha que o apoio estudantil deveria disponibilizar outros benefícios (bolsas e auxílios)? Enumere.

Você acha que o apoio estudantil deveria prestar outros serviços na área da assistência estudantil? Enumere. Você tem necessidade de receber outros benefícios (bolsas e auxílios)? Quais?

Você tem necessidade de ser atendido por outros tipos de serviços na área da assistência estudantil? Quais? Possui críticas ou sugestões? Descreva.

Servidores (docentes e TAEs)

Conhecer o grau de satisfação, com relação à Política de Assistência Estudantil.

Deve-se criar uma escala de 0 a 10, a fim de que o servidor assinale a percepção dele, em relação ao aspecto abordado.

Qual o seu grau de satisfação em relação ao trabalho realizado pela PROAE (bolsas, projetos, grupos, atendimento social, atendimento psicológico, apoio pedagógico)?

Identificar necessidades e interesses.

Você acha que o apoio estudantil deveria disponibilizar aos estudantes outros benefícios (bolsas e auxílios)? Enumere.

Você acha que o apoio estudantil deveria prestar aos estudantes outros serviços na área da assistência estudantil? Enumere.

Possui críticas ou sugestões? Descreva. Fonte: Pinto (2015). Adaptado pela autora.

O Quadro 13 traz perguntas que podem ser utilizadas em levantamento anual (consulta à comunidade acadêmica), a ser realizado pela PROAE, mas não se pretende restringir as possibilidades, de forma que as questões devem ser aprimoradas, conforme as necessidades detectadas no setor.

Em relação à maneira de aplicação do questionário, sugere-se que seja realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), e que ocorra ao final de cada ano, de modo a fornecer, à PROAE, informações que subsidiem o planejamento anual de atividades e serviços.

Quadro 14 – Consultar a categoria discente e os demais segmentos da universidadepara avaliar a expectativa e satisfação quanto à Política de Assistência Estudantil O que fazer Consultar a categoria discente e os demais segmentos da

universidade

Por que fazer Para verificar se os serviços prestados pela PROAE estão atendendo às necessidades e interesses da comunidade acadêmica.

Como fazer Aplicar questionário aos estudantes atendidos pela Política de Assistência Estudantil, coordenadores de curso e TAEs que prestam atendimento ao corpo discente.

Quem fará A PROAE.

Onde UFJF.

Quando Anualmente.

Custo Não há custos.

Fonte: Elaborado pela autora.

3.1.5 Ação 4: Informar a comunidade acadêmica sobre os serviços prestados pela

No documento daniellecastordalessi (páginas 127-129)