• Nenhum resultado encontrado

3. PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL: POLÍTICAS ESCOLARES PARA

3.3 Estrutura

3.3.2 Ações da gestão relacionadas aos docentes

3.3.2.2 Ação 2: Promoção da formação em serviço

Além do planejamento coletivo, o horário de trabalho pedagógico também será reorganizado para que, em grupos, os professores realizem estudos pautados na concepção pedagógica que subjaz o PPP e reflitam sobre a prática desenvolvida em sala de aula. Assim, será possível a construção de uma práxis pedagógica em que teoria e prática se intersectem para aprimorar o processo e a estruturação do ensino e da aprendizagem. Os docentes também serão convidados a levantarem os assuntos que tenham mais dificuldades para um estudo mais aprofundado.

A coordenação pedagógica, sob supervisão e orientação da direção, organizará os estudos pelos temas solicitados. A formação prevê que um dos três HTPCs semanais seja destinado à reflexão sobre a prática, à luz das teorias e da constituição da práxis pedagógica, o que pressupõe que um professor reflexivo que pensa sobre a sua prática com embasamento científico é capaz de melhorar as situações de ensino oferecidas.

Sendo a escola espaço de troca de conhecimentos entre todos os envolvidos com a educação, a formação da equipe docente deverá ser priorizada a fim de que possa intervir diretamente na qualidade do ensino oferecido. Nesse aspecto, a formação compreende dois momentos essenciais: a própria prática reflexiva e os momentos destinados especificamente ao estudo de referenciais teóricos. A gestão escolar, da mesma forma que articula os momentos de planejamento, avaliação e orientação, deve priorizar os tempos para estudo.

O HTPC destinado à reflexão sobre a prática será um horário reorganizado e destinado ao estudo e à formação em serviço, pautado em referenciais teóricos e filosóficos para o entendimento do que faz parte da prática docente. Essa reflexão se faz necessária para o bom desenvolvimento de um ensino estruturado.

Por meio dos monitoramentos realizados in loco (uma ação da linha de atuação relacionada à gestão), as observações serão questões para reflexão durante os estudos, em um ciclo virtuoso no qual a teoria subjaz a prática, que leva à reflexão à luz da teoria, voltando-se para a prática novamente, conforme demonstrado na figura 4. O foco central desse momento é evoluir para uma aula bem estruturada.

Figura 4: Ciclo virtuoso 2

Fonte: Elaborado pela autora (2014). A formação em serviço terá como foco:

 Melhorar individualmente a atuação docente;  Melhorar coletivamente a organização de ensino;  Utilizar os conhecimentos dos próprios professores;

 Aprofundar os conhecimentos teóricos que subjazem a prática;  Melhorar a prática por meio da constituição da práxis;

 Melhorar as situações de ensino, especificamente nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

A metodologia adotada será pautada em um ciclo contínuo de reflexão:

 Divisão da formação em serviço em quatro blocos de estudo: dois orientados à formação na área de Língua Portuguesa e dois à formação na área de Matemática;

 Os blocos de Língua Portuguesa serão desenvolvidos nos 1º e 3º bimestres;

 Os blocos de Matemática serão desenvolvidos nos 2º e 4º bimestres;  Cada bloco se iniciará com a reflexão crítica por meio das observações

in loco das aulas e experiências trazidas pelos professores,

relacionadas aos conceitos e referenciais teóricos; Aula

estruturada Teoria

Prática Prática

 Articulação dos conceitos ao planejamento das aulas a partir da reflexão crítica;

 Desenvolvimento do planejamento pautado na formação, avaliação e levantamento dos resultados para discussão.

A avaliação da formação em serviço será promovida a partir da identificação dos efeitos e impactos efetivos sobre as situações de ensino em sala de aula. O objetivo que se espera alcançar com essa ação é que, ao serem mais bem estruturadas, as aulas resultem em um melhor desempenho acadêmico dos estudantes, com resultados positivos nas avaliações bimestrais e nas avaliações externas ao final do ano letivo.

A constituição da práxis pedagógica se dará após a implementação da rotina de estudos e planejamento na qual os docentes lidarão com as reflexões sobre as situações de ensino em sala de aula objetivando desenvolver atividades que envolvam os alunos em situações intelectuais eficazes. Esse é um processo contínuo, a ser constituído progressivamente, buscando estruturar boas situações de ensino mediante planejamento pautado na reflexão crítica. A colaboração e orientação da coordenação e da direção devem priorizar a constituição de uma práxis que se estabeleça como estrutura definidora da escola, fazendo parte do PPP, em consonância com as metas estabelecidas pelo coletivo escolar.

A cultura que se pretende estabelecer com a promoção da formação em serviço objetiva que os profissionais da educação, em especial os professores, mantenham a prática de refletir sobre a ação em sala de aula, buscando embasamento teórico para as situações observadas em classe e, com isso, aprimorando a própria prática. A instituição dessa cultura intraescolar torna o professor autônomo e o tira da condição de refém de formações oferecidas por órgãos externos, que não dão continuidade ao processo por razões políticas, econômicas, dentre outras.

É importante lembrar que essa perspectiva de formação docente leva em consideração a natureza da formação ressaltada por Artur Motta (2013, p. 4):

A capacitação nos remete aos movimentos através dos quais o gestor transforma cada atividade cotidiana em espaço de formação permanente. Mais do que uma atividade de formação continuada de natureza formal e separada do cotidiano, tais como cursos, seminários e congressos, referimo-nos, aqui, à permanente reflexão

sobre as práticas, preferencialmente em conjunto com os demais professores, capaz de uma formação na prática e a partir dela. Assim, a formação em serviço se dará basicamente em dois momentos. O primeiro terá início no HTPC de planejamento, quando os docentes, através de avaliações contínuas realizadas em sala de aula durante o processo de ensino e de aprendizagem, planejam situações de ensino eficazes, intervindo, assim, no aprendizado de seus alunos.

Esse planejamento será potencializado, em um segundo momento, no HTPC de estudo, promovido semanalmente por meio de discussões e reflexões críticas sobre os referenciais teóricos e como eles se articulam com o planejamento em sala de aula, contribuindo para uma situação didática que envolva os alunos em situações intelectuais motivadoras da aprendizagem. Os dois momentos se complementam, como pode ser observada na figura 5.

Figura 5: Concepção da formação em serviço

Fonte: Elaborado pela autora (2014). AVALIAÇÂO PLANEJAMENTO INTERVENÇÃO LEITURA E ANÁLISE DE REFERENCIAIS DISCUSSÃO E REFLEXÃO CRÍTICA ARTICULAÇÃO AO PLANEJAMENTO

Uma escola que se pretende eficaz investe na formação em serviço, pois esse é o caminho para propiciar o aumento da capacidade dos profissionais para perceber o que se pretende atingir e como fazer para alcançar os objetivos. Segundo o relatório "Características das Escolas Eficazes", a formação para o desenvolvimento profissional em serviço visa assegurar à equipe a apreensão de "conteúdos, procedimentos, conhecimentos, competências, disposições e responsabilidade para ajudar todos os estudantes a conseguirem atingir padrões elevados"(WISCONSIN, 2000, p. 23). O intuito da gestão, na ação que contempla a promoção da formação docente é ajudar os professores a melhorarem suas competências e de seus alunos e constituir uma cultura organizacional voltada para a aprendizagem.