• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DA

4.2 Ações e atitudes evidenciadas na prática cotidiana dos professores mais bem

Objetivando compreender as ações e atitudes presentes na prática cotidiana dos docentes mais bem avaliados do curso de Direito e que pudessem justificar a posição que ocuparam na avaliação dos discentes, foram feitas observações em variados ambientes da Instituição: sala dos professores, salas de aula, sala de reunião, espaço de convivência. Os registros foram realizados no diário de campo (APÊNDICE B). No total, foram realizadas aproximadamente trinta horas de observação.

Será apresentada, a seguir, uma síntese das ações e atitudes dos sujeitos pesquisados, percebidas durante as observações realizadas dentro e fora da sala de aula.

Professora Maria: Na sala de aula:

Professora utiliza predominantemente o método expositivo, oportunizando espaço para o diálogo e a reflexão. Utiliza o quadro branco esquematizando os tópicos que serão abordados

na aula. Motiva a participação dos alunos e revela inquestionável conhecimento do conteúdo abordado. Durante as aulas os alunos se mantêm atentos às colocações da professora. Professora faz sempre questionamentos/perguntas aos alunos e encoraja a fala deles. Traz exemplos do cotidiano para ilustrar o tema da aula. Valoriza a fala dos alunos com frases do tipo: “Boa pergunta, fulano”. Cobra a participação dos alunos por meio de colocações como: “Vocês aí atrás, ajudem na leitura dos artigos. Vamos acordar”. Professora mantém postura firme, elegante e bastante eloquente durante suas exposições. É extremamente educada e respeitosa com os alunos.

Extra-sala:

Professora mantém bom relacionamento com os demais docentes. É engajada em projetos de pesquisa e extensão e está sempre em contato com professores com quem divide disciplina, propondo atividades conjuntas e trocando ideias. Quando da realização da reunião de planejamento do semestre letivo, compartilhou suas experiências docentes com o grupo e propôs a realização de cursos e um Congresso voltados para a matéria que leciona.

Professora Débora: Na sala de aula:

Docente utiliza o quadro para registro dos tópicos que serão abordados. Recorre ao método expositivo. Demonstra domínio de conteúdo. Traz exemplos do dia a dia para ilustrar os temas da aula. Procura descontrair a turma com algumas colocações: fez uma pergunta aos alunos e como eles erraram a resposta, imputou o erro à presença da pesquisadora em sala, arrancando risos dos estudantes. Sempre se remete aos temas de aulas anteriores. Busca dar significado àquilo que ensina.

Extra-sala:

Mantém uma conduta quase maternal com alguns dos colegas de profissão. É benquista e admirada pelos colegas de trabalho. Apesar de dispor de pouco tempo para participar de projetos institucionais, por acumular também o cargo de analista judiciário, demonstra boa vontade e interesse, contribuindo com sugestões, ideias. Costuma compartilhar experiências com os colegas. Durante uma conversa informal na sala dos professores, falou sobre um blog que criou para que suas turmas pudessem realizar discussões em grupo e da produção de uns vídeos que os alunos realizaram numa de suas disciplinas.

Professora Talita: Na sala de aula:

Professora tem excelente tom de voz. Faz ilustrações com personagens (João, Pedro, Maria) para melhor compreensão dos temas expostos na aula. Relata casos do cotidiano. Casos de repercussão nacional, como o de Suzane Von Richthofen, e também casos regionais, como o de Dona Severina do Sítio Rafael. Utiliza slides e quadro para anotações complementares e formulação de esquemas. Acolhe e responde a todas as perguntas formuladas pelos alunos. Demonstra inquestionável conhecimento do conteúdo. Adverte os alunos quando estabelecem conversas paralelas sobre temas não relacionados à matéria e chama atenção para a relevância do conteúdo que está sendo trabalhado. Revelou-se bastante à vontade com a presença da pesquisadora na sala. Brinca para descontrair a turma e revela-se muito preocupada com a dimensão social da profissão que exerce: “No presídio de Caruaru, a lei da física, que determina que dois corpos não podem ocupar um mesmo lugar no espaço, não é válida. Temos vagas para duzentos presos e temos cerca de dois mil aprisionados”. Circula pela sala e dirige-se a todos os alunos.

Extra-sala:

A professora é bastante expansiva. Relaciona-se bem com os colegas de profissão. Coordena, junto com outra docente, um projeto de extensão que vem ganhando bastante visibilidade no meio social e acadêmico. Na reunião de planejamento semestral trocou ideias com a colega com quem divide a mesma disciplina e propôs a realização de atividades comuns para as turmas dela e da outra professora. É bastante dinâmica.

Professor Thiago: Na sala de aula:

Professor traz vídeos contendo testes sobre os temas apresentados na aula. Comenta as respostas para as questões propostas. É muito carismático. Brinca com os alunos: “uma salva de palma e meia”, quando alguém acerta a resposta. Os alunos entram no clima e reproduzem os gestos do professor. Os discentes se mantêm atentos às explicações do professor que usa exemplos do cotidiano para ilustrar sua fala. Responde aos questionamentos dos alunos. Numa aula sobre Títulos de Crédito, reproduziu cópias de cheques, promissórias e duplicatas para que os alunos analisassem e interagissem durante a aula. Professor faz da sala de aula um

verdadeiro palco. É alegre, dinâmico, entusiasmado. Utilizou a figura da pesquisadora para elaborar exemplos durante a aula. Esse gesto aguça a curiosidade dos alunos. A presença da pesquisadora pareceu não incomodar nem alunos, nem professor. A pesquisadora foi introduzida no contexto da aula. Professor conta histórias divertidas, tem um inigualável talento humorístico. Tem domínio de conteúdo e consegue retomar o foco da aula rapidamente. Os alunos permanecem atentos às explicações do professor e executam as tarefas propostas por ele. Leciona em alguns outros cursos da Instituição.

Extra-sala:

Trata-se do professor mais popular de toda a Instituição. Figura conhecida e adorada pelos profissionais dos diversos setores da Faculdade: administrativo, serviços gerais, biblioteca, segurança etc. Tem um excelente relacionamento com professores e coordenadores de curso, não apenas do curso de Direito. É bastante dinâmico, criativo e bem humorado. Sua generosidade é uma característica que chama a atenção na sua personalidade. Preocupa-se em auxiliar e engajar os colegas novatos na Instituição: oferece carona, mostra os ambientes institucionais, fala sobre os projetos da Instituição. Na reunião de planejamento foi o primeiro a dar boas-vindas aos professores contratados. Gosta de inovar suas práticas pedagógicas e vive se reinventando e trocando experiências com os demais professores. Ressalta sempre o prazer e a satisfação de integrar o corpo docente da Instituição.

Professora Marta: Na sala de aula

Professora utiliza o método expositivo e propõe, na sequência, uma atividade em grupo. Solicita que os alunos façam pesquisa jurisprudencial sobre temas do Direito Obrigacional. Circula entre os alunos prestando esclarecimentos complementares. Os alunos demonstram interesse na atividade que foi proposta. Estimula a coletivização da discussão em sala. Traz exemplos que são familiares aos alunos.

Extra-sala:

Professora mantém bom relacionamento com os colegas de profissão. É meiga e bastante dedicada. Por lecionar a disciplina de Prática Cível, vive trocando informações com os outros professores e pedindo sugestões para elaboração de atividades. Mantém uma jornada

exaustiva de trabalho, mas é sempre educada e atenciosa com os alunos e colegas da Instituição.

Professor Matheus: Na sala de aula:

O professor demonstra uma eloquência e uma didática inigualáveis. Utiliza variados instrumentos e recursos didáticos. É um profundo conhecedor dos temas relacionados à disciplina que leciona e a forma de apresentar os conteúdos prende a atenção dos alunos. Tem uma postura muito elegante frente aos estudantes. Valoriza e cobra a participação deles. Traz múltiplos exemplos do cotidiano para a sala de aula, a fim de ilustrar os temas estudados. Demostra preocupação com a aprendizagem do aluno, com o seu desenvolvimento profissional e também seu desenvolvimento pessoal. Demonstra sensibilidade e bom humor no exercício da atividade docente. É sempre procurado pelos alunos do curso para esclarecer dúvidas e prestar orientações na seara jurídica. É solícito e muito educado. Enalteceu a presença da pesquisadora na sala de aula e fez questão de destacar que foi professor da pesquisadora na graduação e sentia-se orgulhoso de ser agora seu colega na Instituição.

O professor Matheus é Promotor de Justiça do Estado de Pernambuco e professor de cursos de especialização lato sensu. Em razão de suas múltiplas tarefas, só costuma comparecer à Instituição nos horários das aulas. Por esta razão, não foram feitas observações extra-sala.

Professora Raquel: Extra-sala:

A professora é bastante dinâmica e engajada nos projetos de extensão realizados pela Faculdade. Demonstra espírito de liderança e gosta de trabalhar em equipe. Mantém bom relacionamento com os colegas da Instituição.

A docente é sócia de um renomado escritório de advocacia na área trabalhista, e reduziu consideravelmente sua carga horária na Instituição no período em que foi realizada a pesquisa, permanecendo lecionando apenas em duas turmas. Em razão da incompatibilidade de horários, não foi possível observar a docente em sala de aula.

Professores Emanuel, Lucas e Israel:

Os professores Emanuel, Lucas e Israel, foram convidados pela Coordenação do Curso de Direito, durante a reunião de planejamento semestral, para organizar e coordenar alguns projetos institucionais (grupos de pesquisa, grupos de estudo), razão pela qual, não permaneceram em sala de aula lecionando suas disciplinas. Desta feita, não foram feitas observações desses profissionais em sala de aula.

Nas atividades extra-sala, os professores demonstram bom relacionamento com os colegas de profissão e um profundo envolvimento com os projetos que abraçaram. Estão sendo citados conjuntamente, porque são parceiros nos projetos institucionais e estiveram sempre juntos durante as observações realizadas pela pesquisadora. Denotam comportamento semelhante, são sempre solícitos tanto com os alunos, quanto com os Coordenadores de curso, e vivem inventando atividades que tornem os projetos institucionais mais dinâmicos e atrativos.

O professor Emanuel é um apaixonado pela docência e se revelou um pouco reticente ao ser convidado para tocar os projetos fora da sala de aula, mas demonstrou espírito de equipe e compromisso com a Instituição aceitando o novo desafio. O professor Lucas encarou o convite com mais naturalidade, apesar de também demonstrar paixão pela atividade docente. O professor Israel, pela experiência como docente em vários cursos da Instituição, abraçou o convite com entusiasmo e demonstra muita seriedade e compromisso na condução das novas atividades. Mantém uma postura firme frente aos colegas de profissão e aos alunos do curso. É extremamente organizado e zeloso com as atividades que desenvolve.

Algumas considerações a respeito das observações realizadas

Durante as observações, os dez professores pesquisados revelaram uma pluralidade de saberes e habilidades docentes que auxiliaram a compreender a posição que ocuparam nas avaliações dos alunos. Essas habilidades, visualizadas durante as observações, serão agrupadas em eixos ou dimensões.

A multiplicidade de saberes docentes visualizadas na prática cotidiana dos sujeitos pesquisados corroboram as ideias de Cunha (1989), Perrenoud (2000), Tardif (2002), Pimenta e Anastasiou (2010), Soares e Cunha (2010b), Masetto (2012), apresentadas no referencial teórico deste trabalho.

No tocante à dimensão técnica ou cognitiva, visualiza-se que os professores possuem domínio de conteúdo e uma vasta experiência profissional de campo. Compartilham suas experiências profissionais com os alunos, mostram-se familiarizados com as alterações legislativas, costumam citar decisões inovadoras dos Tribunais Superiores Brasileiros.

No que tange à dimensão ética e política, os professores demonstram consciência da relevância do papel de educadores. Mantêm postura ética na sala de aula e dialogam com os alunos sobre a dimensão política das diversas atividades profissionais ligadas à área jurídica (advocacia, magistratura, procuradoria, defensoria etc) e procuram explicitar a importância dessas profissões na construção de uma sociedade efetivamente livre, justa e solidária, como preconiza o artigo 3º da Constituição Federal Brasileira. Revelam também elevado grau de compromisso com o trabalho que desenvolvem.

Uma dimensão humana também foi percebida pela pesquisadora durante as observações e entrevistas. Os professores pesquisados revelam uma peculiar sensibilidade pessoal e social. Demonstram afeto pelos alunos, preocupam-se com o desenvolvimento profissional e pessoal desses estudantes.

Referente à dimensão didático-pedagógica, os professores procuram utilizar variados recursos no processo de ensino-aprendizagem: aulas expositivas, vídeos, exercícios individuas e em grupo, blogs de discussão, júris simulados. Procuram envolver os alunos e atribuir significado àquilo que estão ensinando. Prezam pela interdisciplinaridade. Estabelecem relações entre o conteúdo da aula e as demais disciplinas do curso. Incentivam a participação dos discentes, valorizam a fala deles, fazem perguntas durante as aulas, estimulam a interação e a discussão em grupo. Esforçam-se para tornar o conteúdo compreensível. Utilizam exemplos do dia a dia e valorizam as experiências pessoais e o conhecimento que os alunos já trazem consigo para a sala de aula. Demonstram zelo na elaboração do material didático e bastante criatividade. Preparam as aulas e planejam as atividades que irão aplicar. Demonstram preocupação com a associação entre teoria e prática. Permanecem atentos ao feedback dos alunos.

Ainda relativo à dimensão pedagógica, percebe-se uma preocupação dos docentes em contribuir para o desenvolvimento da Instituição. Os professores mostram interesse pelo projeto pedagógico do curso, propõem revisão de ementas e atualização de conteúdos. Revelam interesse em participar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na Instituição. Compartilham as experiências exitosas e discutem acerca das situações de insucesso, a fim de

evitar reiterações dessas práticas. Firmam novas parcerias para a realização de atividades no âmbito acadêmico. Articulam-se para promover e organizar congressos, seminários e outros cursos a serem ofertados pela Instituição. Realizam um bom trabalho em equipe e se mostram muito satisfeitos com o clima organizacional.

4.3 Trajetórias de formação para a docência universitária dos professores pesquisados