• Nenhum resultado encontrado

Ações na formação inicial de professores de química

A coleta dos dados relacionados à formação inicial de professores ocorreu na disciplina SLC-0571 – Prática do Ensino de Química, oferecida no último ano do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (Habilitação em Química), da Universidade de São Paulo. Trata-se de uma disciplina anual, conta com oito créditos e tem como objetivos principais preparar o licenciando para o exercício do magistério em química para o ensino médio. Portanto, é nessa disciplina que os alunos realizam seu estágio supervisionado de docência no ensino médio17.

O estágio consiste em três etapas. Em uma primeira etapa os licenciandos fazem o diagnóstico da escola, na qual organizam um registro de várias informações e percepções a respeito da mesma, como seu espaço físico, os recursos didático-pedagógicos disponíveis etc. Na segunda etapa os alunos desenvolvem ações de apoio aos docentes das escolas, como construção de materiais didáticos, organização de atividades experimentais, entre outros. Na terceira etapa os licenciandos ministram aulas (regências) junto a estudantes do nível médio.

A coleta de dados compreendeu todo o ano letivo de 2009, quando a disciplina contava com 13 alunos matriculados. No início do ano os licenciandos foram informados a respeito da pesquisa e convidados a participar como sujeitos. Por esse motivo, foram entregues termos de consentimento e

16

www.gpeqsc.com.br.

17

Disponível em: https://sistemas.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=SLC0571&verdis=3. Acesso em 19 jan. 2012.

informação para a assinatura dos participantes da pesquisa (APÊNDICE A). Nesse momento, os licenciandos tomaram conhecimento de que produziriam e aplicariam um projeto de ensino das atividades de regência, cientes de que em algum momento o uso de TDC deveria ser incluído entre as estratégias didáticas que utilizariam. Ainda nessa etapa foi realizada a caracterização dos licenciandos por meio da aplicação de um questionário com aspectos pertinentes ao estudo (APÊNDICE B).

Em etapa subsequente, foi ministrada uma aula sobre TDC, para que os licenciandos tomassem conhecimento de suas características básicas. Uma vez que os licenciandos foram orientados a fazer uso de TDC em seus estágios de regência, explicitamos também alguns cuidados que deveriam ser tomados com o seu uso em ambientes de ensino e recomendamos vários deles disponíveis para fins didáticos (APÊNDICE C).

Em seguida, os licenciandos foram orientados sobre procedimentos a serem realizados no estágio de observação em escolas de ensino médio, com o objetivo de guiá-los no referido estágio. Após o período de estágio, ocorreu uma discussão em sala de aula a respeito dos aspectos observados pelos licenciandos. Em seguida, os licenciandos discutiram a respeito de saberes necessários à prática docente (CARVALHO e GIL-PÉREZ, 2009) contemplados em seus estágios de observação.

Em aula posterior, levamos diversos exemplares de TDC e solicitamos aos licenciandos que formassem duplas, escolhessem um dos TDC sugeridos e propusessem uma aula usando o material escolhido. Tal atividade foi proposta com a finalidade de familiarizar os alunos com TDC e favorecer a elaboração de seus projetos de regência usando materiais dessa natureza. Em outro momento, os licenciandos foram orientados quanto à elaboração de um projeto de regência baseado no uso de TDC (APÊNDICE D). Eles apresentaram oralmente seus projetos de regência e entregaram o projeto escrito. Essa apresentação foi seguida de discussões a respeito de cada proposta feita pelos alunos.

No início do segundo semestre do ano letivo os licenciandos realizaram suas regências. Nesse mesmo espaço de tempo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de química das escolas nas quais os licenciandos estavam regendo suas aulas (APÊNDICE E).

Como últimas etapas de aplicação da proposta, os licenciandos redigiram relatórios a respeito de seus estágios e participaram de entrevistas semiestruturadas, nas quais foram discutidos diversos aspectos concernentes à pesquisa (APÊNDICE F). Vale salientar que o roteiro da entrevista foi elaborado nos moldes de NASCIMENTO (2008), que investigou as leituras de TDC feitas por licenciandos em Ciências Biológicas no contexto de seus estágios de regência.

Todas as etapas descritas foram gravadas em áudio e vídeo e, juntamente como todo o material escrito produzido pelos licenciandos, compõem o conjunto de dados coletados.

A metodologia adotada é do tipo qualitativa e assume um perfil de estudo de caso. O estudo de caso representa uma das formas de pesquisa qualitativa e nada mais é que o estudo de um caso, seja ele simples e específico, ou complexo e abstrato. O caso é sempre bem delimitado, devendo ter seus contornos claramente definidos no desenrolar do estudo (LÜDKE e ANDRÉ, 1986).

A Tabela 4.1 apresenta os dados coletados. Na apresentação dos resultados desta tese, centramo-nos na análise dos dados provenientes do trabalho de preparação para a regência (apresentação oral dos projetos de regência e projetos de regência escritos), das regências ministradas e das considerações feitas pelos licenciandos durante as entrevistas semiestruturadas e em seus relatórios de estágio.

TABELA 4.1 – Dados coletados durante as ações realizadas na formação inicial de professores de química.

DADOS COLETADOS

Registros em áudio e vídeo

Discussão sobre o estágio de observação

Apresentações orais dos projetos de estágio de regência pelos licenciandos

Regências dos licenciandos

Registros em áudio

Entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores das escolas nas quais ocorreram as regências

Entrevistas semiestruturadas realizadas com os licenciandos

Registros escritos

Relatórios de observação escritos pelos licenciandos Projetos de estágio de regência escritos pelos licenciandos Relatórios de estágio de regência escritos pelos licenciandos Anotações em caderno de campo

A partir da exposição dessa análise, fizemos considerações sobre os TDC escolhidos pelos licenciandos, os objetivos explicitados nos projetos de regência, as estratégias traçadas para fazer uso do TDC e como imaginavam seu funcionamento nas aulas. Fizemos também ponderações sobre como esses objetivos foram contemplados nas regências, além de termos buscado justificativas nas considerações feitas por eles durante as entrevistas. Apresentamos, ainda, os resultados da análise das regências de três licenciandos, especialmente com relação aos tipos de discursos apropriados ao longo das aulas, com base na Análise de Discurso de linha francesa, especialmente a noção de tipologia do discurso desenvolvida por ORLANDI (2009).

4.3 – Elaboração e aplicação de estratégia didática no ensino