• Nenhum resultado encontrado

Elaboração e aplicação de estratégia didática no ensino médio de química

A coleta dos dados no ensino médio ocorreu em uma turma de 35 alunos do 1º ano de uma escola pública estadual situada na cidade de São Carlos - SP, durante cinco aulas de química, de 100 minutos cada. A proposta para a utilização de TDC foi por nós aplicada em parceria com o professor responsável pela disciplina.

Para que a proposta de ensino fosse colocada em execução, inicialmente foi selecionado um artigo da revista Ciência Hoje. O TDC “Energia verde” (CARVALHO, 2006), foi escolhido juntamente com o professor. Nesta escolha, foi considerada a relação do referido artigo com o tema “Biocombustíveis”, tema das aulas que compreenderam o processo de aplicação da proposta.

As transformações químicas envolvendo diferentes combustíveis são destacadas na Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a área de química dentro do tema “Combustíveis: transformação, massas envolvidas e produção de energia”, proposto para o 1ª ano do ensino médio e cujos conteúdos específicos abarcam a conservação da massa e a proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas, energia envolvida nessas transformações, assim como as implicações sociais e ambientais da produção e uso de combustíveis (SÃO PAULO, 2008).

Tais aspectos também estão recomendados para o ensino de química pelas orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), assim como estão inseridos nos temas “Química e litosfera” e “Química e biosfera”, dois eixos de conhecimento propostos nessas orientações (BRASIL, 2002).

Tendo em vista que o tema proposto representa um assunto atual, logo, tem implicações sociais diretas também na vida dos alunos e o fato de que um dos propósitos com o uso de TDC em sala de aula é promover um ensino mais abrangente e contextualizado, foram também utilizados nas atividades textos, da mesma revista, porém de outras seções – ou seja, de menor extensão – que abordassem questões relacionadas às aplicações de biocombustíveis. Para tanto, selecionamos, também com auxílio do professor, 12 TDC que apresentam aplicações científicas concernentes ao uso de biocombustíveis. A lista de tais artigos encontra-se disponível no Anexo B.

Antes do início da aplicação da proposta os alunos foram informados que trabalhariam com TDC durante algumas aulas e tomaram conhecimento que os trabalhos realizados nessas ocasiões seriam por nós coordenados, com o acompanhamento do professor. Nesse momento, foram entregues termos de consentimento e informação para a assinatura de seus responsáveis diretos autorizando sua participação na pesquisa (APÊNDICE G). Na primeira etapa, foi ministrada uma aula sobre “Reações de combustão e biocombustíveis”, a qual abordava a importância dos combustíveis, os elementos da combustão, combustíveis fósseis e biocombustíveis (definição e exemplificação). Esta aula foi ministrada com o auxílio de projetor multimídia e os slides encontram-se no Apêndice H. Ao final da aula, os alunos receberam cópias do TDC “Energia verde”, momento no qual solicitamos que o lessem e destacassem palavras ou termos que não tivessem compreendido para discussão na aula seguinte.

Na segunda aula o professor procedeu com uma leitura compartilhada do TDC em pauta com os alunos, aliada a pausas para discussões que envolviam, principalmente, retomada de conceitos trabalhados anteriormente, eliminação de dúvidas dos alunos e inserção de novos assuntos. Em seguida, o professor entregou um questionário pertinente ao TDC estudado para que os alunos, em grupos, o solucionassem (APÊNDICE I).

Na aula seguinte os alunos, mais uma vez divididos em grupos, escolheram um entre os 12 TDC relacionados ao tema “Biocombustíveis” mencionados anteriormente. Na oportunidade, pedimos aos alunos que respondessem a um breve questionário que versava sobre os motivos para a escolha do texto (APÊNDICE J). A eles foi requisitado que preparassem uma pequena apresentação em cartolina concernente ao assunto tratado no TDC escolhido para exposição oral na aula subsequente.

Na quarta aula cada um dos grupos se dirigiu à frente da turma e apresentou os trabalhos preparados na aula anterior. Ao final de cada uma das exposições o professor abriu espaço para que os demais alunos fizessem, oralmente, perguntas aos apresentadores.

Na última etapa foi ministrada uma aula sobre “Vantagens e desvantagens do uso de biocombustíveis”. Nesta, aspectos políticos, sociais, econômicos e ambientais foram discutidos (APÊNDICE K). Em seguida procedemos com a coleta de impressões dos estudantes sobre as atividades. Foi entregue a cada um deles um questionário composto de perguntas abertas sobre suas opiniões, de modo que suas impressões e sugestões pudessem ser analisadas (APÊNDICE L).

Os estudantes responderam a um questionário com 19 afirmações referentes às suas percepções sobre o uso dos TDC durante as atividades. Este foi respondido pelos estudantes em Escala Likert de cinco pontos, com alternativas: Concordo Fortemente, Concordo, Indeciso, Discordo e Discordo Fortemente (APÊNDICE M). A aplicação do questionário teve como principal objetivo obter parâmetros genéricos de análise do uso do TDC na atividade, sob o ponto de vista dos alunos. Por fim, foi solicitada aos alunos a redação de um texto, de gênero livre e dirigido a quem desejassem, contando como foram as atividades sobre biocombustíveis (APÊNDICE N).

Todas as etapas descritas foram gravadas em áudio e vídeo e, juntamente como todo o material escrito produzido pelos alunos, compõem o conjunto de dados coletados. Assim como para as ações na formação inicial de professores, a metodologia aqui adotada é qualitativa, do tipo estudo de caso (LÜDKE e ANDRÉ, 1986). Na Tabela 4.2 reunimos os dados coletados no ensino médio de química.

TABELA 4.2 – Dados coletados durante as ações realizadas no ensino médio de química. DADOS COLETADOS Registros em áudio e vídeo Aulas ministradas Discussão sobre o TDC Apresentação oral dos grupos

Registros em áudio Discussões ocorridas durante as atividades

Registros escritos

Respostas dos estudantes aos questionários

Material preparado pelos estudantes para a apresentação oral Textos produzidos pelos estudantes

Nesta tese discutimos os resultados da análise dos discursos produzidos a partir do seguinte recorte: interações estabelecidas entre alunos e professor durante a leitura e discussão do TDC “Energia verde”, respostas dadas pelos alunos ao questionário sobre o mesmo texto e textos produzidos pelos estudantes sobre as atividades realizadas. Dessa forma, observamos os efeitos de sentido produzidos nesses textos e, principalmente, se tais efeitos representam deslocamentos de um DP autoritário para um discurso que tende para o polêmico. Apresentamos também as percepções dos estudantes a respeito do processo de aplicação da proposta, através da análise das respostas dos estudantes para os questionários aplicados com esse objetivo.

5 – Resultados e Discussão