• Nenhum resultado encontrado

4. AS ATIVIDADES DE SUINOCULTURA E BOVINOCULTURA NO MUNICÍPIO DE

4.4. Ações que possam contribuir para as práticas sustentáveis nas atividades de

A partir da análise e interpretação dos indicadores apresentados no estudo, são necessárias atitudes de educação ambiental de maior intensidade, para aqueles produtores envolvidos diretamente na execução das atividades. Como cursos e treinamentos, principalmente relacionados aos indicadores mais críticos. Conscientizando da importância das ações que visam melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais, beneficiando produtores envolvidos e toda a família.

O meio ambiente equilibrado é um direito de todos, às leis ambientais precisam ser exigidas, seja na liberação de financiamentos bancários, servindo de critérios de liberação, e na renovação dos licenciamentos existentes.

A busca e adequação aos licenciamentos para desenvolver a atividade da bovinocultura são necessários para o crescimento da produção, permitindo proteção ao meio ambiente. É preciso adequar o modo de armazenar os dejetos desta atividade, instalando esterqueiras dimensionadas às capacidades de dejetos produzidas, conforme às exigências dos

órgãos fiscalizadores, e da mesma forma incentivar o Tempo de Retenção Hidráulico –TRH, para não poluir o solo e recursos hídricos.

Faz-se necessário também, à exigência na realização de análises de solo e dejetos periódicas, contribuindo para uma aplicação equilibrada nas lavouras. Para não protelar as adequações, os produtores precisam organizar as informações à seu favor, criar métodos de registros e organização, do tempo de aplicação e respectivas quantidades necessárias.

Em relação à mão de obra, deve ocorrer planejamento da distribuição de serviços, qualificação de mão de obra e implementação de processos de automação, com tecnologias disponíveis, que possam contribuir para a melhoria da distribuição do tempo no uso da mão de obra. Existe a necessidade dos produtores serem estimulados a permanecer e reinvestir na atividade, dando continuidade e garantido a sucessão familiar.

Dessa forma, várias são as iniciativas que devem ser tomadas para que essas atividades se desenvolvam sem agredir o meio ambiente, respeitando todos os envolvidos, através de programas de monitoramento constantes, aplicação da legislação ambiental, incentivos comerciais para todos os produtores comprometidos com uma produção ambientalmente correta e implantação de programa de boas práticas de produção.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Buscou-se avaliar a sustentabilidade ambiental nas propriedades rurais, através de indicadores de desempenho nas dimensões sociais e ambientais. Os quais revelaram que o município de Três Passos-RS, encontra-se na situação “em equilíbrio” nas duas dimensões avaliadas. A análise de cada indicador separadamente apontou vários pontos críticos, os quais precisam de ações e medidas para melhoraria de seu desempenho.

Os impactos ambientais, provocados no decorrer dos últimos anos pelo desenvolvimento das atividades agropecuárias, dentre eles a suinocultura e bovinocultura de leite, são motivos de preocupações. Consequências sociais e ambientais são percebidas nas propriedades rurais pesquisadas, que necessitam de intervenções institucionais, tanto do setor público como das empresas envolvidas e produtores rurais, para que estas atividades possam continuar seu desenvolvimento, permitindo crescimento econômico, social e ambiental.

Buscando cumprir o primeiro objetivo específico da pesquisa, através do desempenho dos indicadores sociais e ambientais, pode-se constatar como acontecem as práticas desenvolvidas nas propriedades rurais que desenvolvem as atividades de suinocultura e bovinocultura. Dessa forma, na dimensão social a questão da mão de obra encontra-se em “desiquilíbrio”, necessitando de medidas e ações de melhoria nas práticas e a busca da sustentabilidade social.

Na dimensão ambiental, os indicadores licenciamento ambiental, para a atividade da bovinocultura de leite, além de tratamento de dejetos, destino de dejetos e análise de solo, em ambas as atividades também merecem atenção especial pelo produtor rural, pois influenciam de forma negativa o equilíbrio ambiental das propriedades rurais. O produtor precisa adquirir atitudes para implementar medidas e práticas de preservação. Além do apoio das empresas envolvidas, que contribuem com informações técnicas.

Nesse sentido, a importância de cumprir as leis e regulações, que condicionam as atividades da Suinocultura e Bovinocultura, contribuem para a execução de atividades menos poluidoras. O Desenvolvimento Sustentável só acontece se o desenvolvimento social e econômico estiver em harmonia com o meio ambiente. Produtores rurais, empresas integradoras e órgãos responsáveis em monitorar estas atividades, precisam entender que produzir com sustentabilidade é bom para todos os envolvidos.

REFERÊNCIAS

ALLEGRETTI, Gabriela. Integração das dimensões Social, Ambiental e Econômica na terminação de suínos: construção de indicadores de desempenho e validação em um município do Rio Grande do Sul. Porto Alegre; 2013.

ALTIERI,M.A. Agroecologia: as bases científicas para a agricultura sustentável. Rio de Janeiro: AS-PTA, 1989.

Anais... Concórdia: EMBRAPA, CNPSA. 92 p. 1999.

BARBOSA, George Uso de biodigestores em propriedades rurais: uma alternativa à sustentabilidade ambiental,2011.

BELLI FILHO, P. Tecnologias ambientais para o desenvolvimento sustentável da Suinocultura no sul do Brasil. In: Workshop sobre dejetos de suínos, 1997. Concórdia.

BURSZTYN, Maria Augusta; BURSZTYN Marcel. Fundamentos de política e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

CASTRO, M.R.R. Avaliação de impactos ambientais causados pela criação de suínos. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil. São Lourenço, 2009.

CLARO, P.B.O.; CLARO, D.P. Desenvolvimento de indicadores para monitoramento da sustentabilidade: o caso do café orgânico. Revista de Administração, São Paulo, v.39, n.1, p. 18-29, 2004.

DIESEL, R.; MIRANDA, R.C.; PERDOMO, C.C.; Coletânea de tecnologias sobre dejetos suínos Boletim Informativo de Pesquisa—Embrapa Suínos e Aves e Extensão— EMATER/RS, Articulação da Embrapa Suínos e Aves com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/RS, Coor Roberto Diesel. EMATER:2002.

EMBRAPA. Disponível em: <https://www.embrapa.br> - Acessado em 23/04/2015.

FEPAM. Licenciamento Ambiental para a Suinocultura e Bovinocultura. Disponível em: https://www.fepam.com.br. Acesso em: novembro 20015.

FERREIRA, H.; CASSIOLATO, M.; GONZALES, R. Uma experiência de desenvolvimento metodológico para a avaliação de programas: o modelo lógico do

75

FERREIRA, C. Agricultura sustentável. In Meio Ambiente Brasileiros Especiais. Jun/2013. GARCIA, Rafael; PALMEIRA, Eduardo Mauch. Suinocultura brasileira. Observatório da Economia Latino Americana. Número 71, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2012. GUINOZA, M. O Único Desenvolveimento Possível. In Meio Ambiente Brasileiros Especiais. Jun/2013.

GUIVANT, MIRANDA, Claudio R. Desafios para o Desenvolvimento sustentável da Suinocultura: uma abordagem multidisciplinar. Chapecó: ARGOS,2004. 332p

HARDOIM, P.C. Efeito da temperatura de operação e da agitação mecânica na eficiência da biodigestão anaeróbica de dejetos de bovinos. Jaboticabal: 1999,88p. Tese(Doutorado)- Universidade Estadual Paulista.

KUNZ, A. et. al.; Comparativo de Custos de Implantação de Diferentes Tecnologias de Armazenagem/ Tratamento e Distribuição de Dejetos de Suínos. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Comunicado Técnico 42, Concórdia : 2005

LIMA, G.B.A. Notas de aula da disciplina Gestão Sustentável das Organizações. Faculdade de Engenharia - Mestrado em Engenharia de Produção. UFF. Niterói, 2008.

MAIMON, D. Passaporte Verde: Gerencia Ambiental e Competitividade. – Rio de Janeiro: Qualitymack, 1996.

MARZALL, K. Indicadores de sustentabilidade para agroecossistemas. 1999. 212f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

MARZALL, K.; ALMEIDA, J. Indicadores de sustentabilidade para agroecossistemas: estado de arte, limites e potencialidades de uma nova ferramenta para avaliar o desenvolvimento sustentável. Caderno de Ciências e Tecnologia, Brasília, v.17, n.1, 2000.

MELLER, C. B. Tecer, lançar e recolher redes de saberes ambientais de atores sociais que se envolvem com a suinocultura. Tese de Doutorado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-Graduação em Educação. São Leopoldo: 2007

MIRANDA, C.R. Avaliação de estratégias para a sustentabilidade da suinocultura. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambienta, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

OLIVEIRA, Paulo Armando de. Manual de Manejo e utilização dos dejetos de suínos. EMBRAPA-CNPSA. Documentos, 27, 1993. 188p.

OLIVEIRA, J.H.R de. M.A.I.S: Método para Avaliação de Indicadores de Sustentabilidade Organizacional. 2002. 217f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

OLIVEIRA, N.G.I. Desenvolvimento sustentável e noções de sustentabilidade: Indicadores econômicos e ambientais na perspectiva da sustentabilidade. Porto Alegre: FEE, 2005.

PALHARES, Julio Cesar Pascale; Gestão Ambiental na Agropecuária, Embrapa 2014 PREFEITURA MUNICIPAL. Secretaria Municipal da Agricultura. Três Passos, 2015. PREFEITURA MUNICIPAL. Secretaria Municipal Do Meio Ambiente. Três Passos, 2015. SACHS, I. Estratégias de transição para o Século XXI. São Paulo: Nobel: Fundap, 1993. SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 3. Ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

SOUZA, E. G.; ANDRADE, E. O.; CÂNDIDO, G. A. As Influências dos Indicadores de Sustentabilidade nas Políticas e Ações para a Geração do Desenvolvimento Local Sustentável: um estudo exploratório nos municípios produtores de leite no estado da Paraíba. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 11, 2008. Anais do XI SIMPOI. São Paulo: FGV/EAESP, 2008. 1 CD. TRAMONTINI, P. Consumo de carne suína: experiência Brasileira. In: Seminário Internacional de Suinocultura, 5. São Paulo, 2000. Anais. São Paulo, 2000.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5ª edição. São Paulo Atlas S.A. – 2004.

ZAMBERLAN, Luciano et al. Pesquisa em ciências sociais aplicadas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014 - 208p.

ZASSO, M.A. de C. Notas de aula da disciplina Tecnologia e Meio Ambiente. Curso de Administração. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUI, 2007.

ZOETIS, Compania Global em Saúde Animal. Disponível em <:http:

APÊNDICES

Apêndice A – Questionário Indicadores de Desempenho na Suinocultura e Bovinocultura no Município de Três Passos - RS:

I - Caracterização:

1) Tamanho propriedade (hec):

2) Tipo de atividades desenvolvidas na propriedade: ( ) Suinocultura;

( ) Bovinocultura de Leite. Outros:...

3) Número de Animais por atividade:... 4) Situação: Integrado ( ) Particular ( )

5) Empresa que entrega a produção: 6) Tempo na atividade:

7) Participa da Associação de Suinocultores de Três Passos? Sim ( ) Não ( ) 8) Quando iniciou na atividade houve elaboração de projeto? Sim ( ) Não ( ) 9) Quem foi o responsável pelo projeto?

II – Indicadores Sociais

1) Mão de obra: Qual o tipo de Mão de obra da propriedade?

1.1) Qual o número de funcionários familiares? Horas diárias dedicadas à atividade?

1.2) Regime de contratação? Permanente ou temporário?

2) Qualidade de Vida: Tem acesso a saúde pública básica, odontológica? 2.1) Tem acesso a sistema de transporte público?

2.2) Tem acesso à lazer?

2.3) Considera satisfatória sua qualidade de vida no meio rural? 2.4) Tem acesso à sistema de comunicação?

3) Participação Social: Participa de entidade do setor? (Associações, cooperativas) ( ) Sim Não ( ) Quais?...

3.1) Participa de outras entidades fora do setor?

3.2) Participa de eventos ou atividades sociais no município (feiras, clubes, palestras)

4) Escolaridade: Nível de escolaridade do proprietário e funcionários(familiares) 4.1) Participa ou disponibiliza cursos de especialização para si ou para funcionários?

4.2) Valoriza a qualificação de funcionário?

5) Segurança: São fornecidos materiais de segurança (EPI) para os funcionários? Em que momentos e quais materiais?

6) Sucessão: Há quanto tempo está na atividade?

6.2) Possui filhos que demonstram interesse em dar continuidade na atividade? 6.3) Tem estimativa em continuar a atividade da suinocultura e bovinocultura? 7) Jornada Trabalhista: Como se dá a jornada de trabalho na propriedade?

7.1) São controladas as horas extras de trabalho dos funcionários e estas são pagas aos mesmos? Qual método de controle?

7.2) Paga insalubridade aos funcionários? 7.3) Os funcionários são registrados?

8) Desenvolvimento regional: Onde compra os insumos para a propriedade? 8.1) Onde vende a produção?

8.2) Onde adquire mão de obra para a propriedade (trabalho eventual)? 8.3) Onde efetua as compras gerais da propriedade?

9) Qualificação da mão de obra: Proporciona a seus funcionários cursos de qualificação? Que frequência?

9.1) Busca alternativas dentro da atividade para agregar valor ao produto ou diversificar a produção?

10) Higiene e sanidade: Quais as condições de higiene da propriedade (pedilúvio, desinfecção, vazio sanitário, etc.)

10.1) Possui sistema de saneamento básico na propriedade? 10.2) Possui fossa séptica?

10.3) Qual a distâncias entre as instalações e as residências da propriedade? 10.4) Faz a higienização das caixas de água? Com que frequência?

10.5) Qual a destinação dos resíduos sólidos na propriedade? III – Indicadores Ambientais

1) Licenciamento: Possui Licenciamento Ambiental? 1.1) Qual fase do processo se encontra

1.2) Já pleiteou algum licenciamento e lhe foi negado? Por quê?

1.3) Possui área de reserva legal averbada? Mantêm área de preservação permanente? Qual o tamanho da mata ciliar se existir rios ou córregos na propriedade?

2) Tratamento de dejetos: Possui esterqueira na propriedade? Quantas são? Qual sua capacidade? Qual é o revestimento? Elas são cobertas?

2.1) Possui composteira?

2.2) Possui outra tecnologias para tratamento de dejetos como biodigestores? 3) Destinação de Dejetos: Qual é o Destino dos Dejetos dados na propriedade?

3.1) Possui área agrícola para destinação dos dejetos? Qual área?

3.2) Faz análise periódica de solo e do dejeto para determinar o volume a ser aplicado?

3.2) Se faz a distribuição no solo qual a quantidade geralmente aplicada? 4) Bem estar animal

4.1) Qual a área do cocho disponível para o animal? Qual tipo de comedouro? 4.2) Qual a média de animais por baia(animal/m²)?

79

5) Água/ Energia

5.1) Qual é a fonte de água para os animais? Qual a situação atual? Cercada ou não?

5.2) A fonte de água é a mesma para humanos e animais?

5.3) Onde está localizada esta fonte em relação às instalações da suinocultura e bovinocultura?

5.4) Qual a fonte de energia da propriedade?

6) Limpeza e instalações: Qual é o método utilizado para a limpeza das instalações? 6.1) Qual a frequência de limpeza?

6.2) Qual a origem da água e qual a destinação da mesma? 6.3) Utiliza produtos químicos, quais?

7) Embalagens e material de saúde: Como se dá o descarte de embalagens? 7.1) Como se dá o descarte de resíduos de saúde?

7.2) Como é feita a lavagem destas embalagens?

7.2) Onde são armazenados após o uso e qual sua destinação?

8) Vetores e roedores: Possui algum programa ou método de controle de vetores ou roedores?

8.1) Quais os vetores mais frequentes da atividade? Sazonalidade?

8.2) Há reclamações de pessoas da comunidade ou da vizinhança, por cauda destes vetores?

9) Manejo de solo: Faz alguma prática de manejo de solo como terraceamento, plantio direto, rotação de culturas?

10) Fiscalização ambiental: Já sofreu alguma fiscalização ambiental ou foi notificado? Em que atividade?

10.1) Qual a sua situação na atualidade?

10.2) Considera importante a preservação do meio ambiente em sua propriedade? Porquê?

11) Assistência Técnica: Possui atendimento técnico nas atividades desempenhadas, que possam auxiliar nas questões ambientais?

Apêndice B - Entrevista Indicadores de Desempenho na Suinocultura e Bovinocultura no Município de Três Passos – RS

 Nome do entrevistado:

 Organização que trabalha e cargo:

 Como encontra-se a preservação ambiental nas propriedades rurais?

 Como percebe a preocupação dos produtores rurais em relação aos dejetos produzidos nas atividades da suinocultura e bovinocultura?

 Eles possuem informações suficientes, ajuda necessária para produzir sem poluir?  Como a s boas práticas de manejo dos dejetos, nas atividades desenvolvidas, podem

contribuir para um desenvolvimento sustentável nas propriedades rurais do município?  Quais sugestões e medidas seriam necessárias para implementar nas propriedades?

ANEXOS

89

Documentos relacionados