• Nenhum resultado encontrado

4. AS ATIVIDADES DE SUINOCULTURA E BOVINOCULTURA NO MUNICÍPIO DE

4.1. Práticas agropecuárias utilizadas nas atividades da Suinocultura e Bovinocultura nas

4.1.1. O Município de Três Passos-RS

Segundo dados da Prefeitura Municipal, Três Passos, capital da Região Celeiro, localiza-se no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, distante 480km da capital Porto Alegre, 60km da divisa com o Estado de Santa Catarina, 25km da Fronteira com a República da Argentina com ligação pela BR 468, onde a travessia é de balsa ligando Porto Soberbo a El Soberbio. A população estimada/2014 era de 24.665 habitantes. Na área rural, o município possui em torno de 1.750 estabelecimentos rurais, com média de área de 13,43 hectares, sendo uma região de minifúndios, predominando a agricultura familiar. A atividade mais representativa é a leiteira, seguida da suinocultura, avicultura, fumicultura, hortigranjeiros e agroindústria familiar. O setor de agroindústria é fortalecido com uma unidade da JBS, que tem abate diário de 2.400 suínos no município.

O perfil das propriedades pesquisadas que desenvolvem as atividades da suinocultura e bovinocultura de leite, está definido na Tabela 5:

59

Tabela 5 - Perfil das propriedades do Município de Três Passos Suinocultura (média) Bovinocultura (média) Ambas às atividades (média)

Tamanho das propriedades 16,62ha 13,55ha 21,73

Nº de animais (cabeças) 716,6 21,42 324,7

Situação Integrado (JBS) Particular Int/Part

Tempo na atividade (anos) 14,66 23,25 12,30

Elaboração do projeto 77,77% 12,5% 50%

Fonte: Dados da pesquisa (2015)

O tamanho das propriedades que desenvolvem a atividade da suinocultura é, em média, 16,62 hectares, o número de animais manejados é 716,6 cabeças, sua situação ocorre em forma de integração com a JBS situada em Três Passos-RS, sendo o tempo que exercem esta atividade gira em torno de 14,66 anos e 77,77% das propriedades elaboraram projeto quando iniciaram a atividade, atualmente todos se encontram em situação legal de operação.

Os bovinocultores de leite do município de Três Passos-RS possuem propriedades com 13,55 hectares em média, contendo em média 21,42 animais, para obter dados mais próximos da realidade não foi adicionada a este somatório a quantidade de animais da maior propriedade pesquisada, que apresenta 230 animais sendo a única que possui Licenciamento Ambiental e elaborou projeto ao iniciar a atividade (12,5%).

Na atividade da bovinocultura os produtores trabalham de forma particular, são responsáveis pela aquisição de alimentos e medicamentos. Esta atividade possui o maior tempo de desempenho pelos produtores, sendo que alguns trabalham a vida toda nesta produção, aproximadamente 23 anos.

Nas propriedades que desenvolvem ambas as atividades o tamanho médio é de 21,73 hectares. Os produtores possuem, em média, 614,65 suínos e 34,8 bovinos, gerando média nestas propriedades de 324,7 animais. A situação ocorre de forma integrada para a atividade da suinocultura e particular para a bovinocultura. Desempenham estas atividades em torno de 12,30 anos, sendo que 100% dos suinocultores realizou projeto ao iniciar a atividade e nenhum produtor possui licenciamento para exercer a atividade da bovinocultura.

Devido à grande importância econômica destas atividades para o município, torna-se cada vez mais importante a aplicação de boas práticas na produção, evitando impactos

ambientais. O desenvolvimento em escala da suinocultura e bovinocultura contribui para a produção de resíduos, que necessitam ser manejados e distribuídos de forma correta.

Na atividade da suinocultura as informações técnicas disponibilizadas aos produtores pela empresa integradora assumem papel relevante, pois a execução de forma eficiente das metas exigidas contribui para o alcance de bons resultados e contribuem para a diminuição dos problemas ambientais. O volume de dejetos gerados na atividade da suinocultura é determinado em função do tamanho do rebanho e das práticas de manejo da propriedade. Pode-se citar, como exemplo, os desperdícios oriundos do bebedouro e a quantidade de água utilizada na limpeza das baias e animais tem grande influência sobre o volume dos dejetos.

Outra prática, que necessita de eficiência é o adequado armazenamento dos dejetos, as esterqueiras devem ser dimensionadas de maneira correta, considerando seu volume e construídas para evitar riscos de poluição. Além da análise destes dejetos e de solo quando aplicados nas lavouras, para garantir segurança e benefício agrícola.

Percebe-se a importância das práticas utilizadas nas propriedades, assim os critérios avaliados em cada indicador e apresentados na pesquisa, servirão para demonstrar a situação das propriedades rurais no município de Três Passos-RS, bem como as leis e regulações, que necessitam ser seguidas e condicionam as atividades da Suinocultura e Bovinocultura.

4.2. Principais Leis e Regulações existentes no Brasil que condicionam a atividade da Suinocultura e Bovinocultura de Leite

Para que as atividades da suinocultura e bovinocultura de leite sejam conduzidas de maneira sustentável é necessário que consigam conciliar produtividade com a conservação do meio ambiente. Para tal é preciso adotar sistemas de segurança que previnam acidentes, atendendo a Legislação Ambiental, que servirá de base para um referencial técnico e legal para o crescimento destas atividades com equilíbrio ambiental, visando qualidade e conservação do meio ambiente.

Os critérios técnicos para o licenciamento ambiental de novos empreendimentos, destinados à suinocultura e bovinocultura estão disponíveis no site da FEPAM. Estes visam orientar os procedimentos para o licenciamento ambiental de novos empreendimentos destinados à suinocultura e bovinocultura no Estado do Rio Grande do Sul, através de critérios técnicos para estas atividades.

61

Conforme informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio ambiente (2015) deste município, as atividades da suinocultura e bovinocultura necessitam de licenciamento ambiental. O Licenciamento é um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que utilizam de recursos ambientais, consideradas poluidoras ou que possam causar degradação ambiental. São necessárias três tipos de licenças:

Licença Prévia (LP) - é a licença que deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Ela aprova a viabilidade ambiental do empreendimento.

Licença de Instalação (LI) - licença que aprova os projetos. È a licença que autoriza o início da obra.

Licença de Operação (LO) - licença que autoriza o início do funcionamento da obra, é concedida depois de atendidas as condições na Licença de Instalação.

Segundo os critérios técnicos da Fepam, os objetivos da utilização adequada dos resíduos em solos agrícolas é evitar a poluição de mananciais hídricos, aproveitamento do potencial dos resíduos como fertilizantes após o tratamento, evitar a contaminação da cadeia alimentar, proporcionar a conservação do solo, minimizar a poluição do ar e garantir o bem estar do empreendedor e vizinhança.

Devem também ser considerados aspectos locacionais das áreas de criação de suínos e bovinos e de aplicação de dejetos. Na seleção das áreas para implantação de empreendimentos destinados à atividade da suinocultura e bovinocultura deverão ser consideradas, as legislações referentes a Unidades de Conservação (UCs), Áreas de Preservação Ambiental (APAs), Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIEs) e a Reserva de Mata Atlântica e Áreas de Preservação Permanente (APPs).

1 As áreas de criação de aplicação de resíduos devem ser de uso rural e devem estar em conformidade com as diretrizes de zoneamento do município, definidas pelas suas respectivas leis (Plano Diretor/Lei de Direterizes Urbanas) e pelo Código Sanitário – Lei Nº 6.503/72 e Decreto Estadual Nº 23.430/74.

2 As áreas de criação devem se situar a uma distância mínima de corpos hídricos, o lençol freático deve estar no mínimo a 1,5m de profundidade.

3 As áreas de criação deverão situar-se a uma distância mínima de 300 metros de núcleos populacionais e 50 metros das frentes de estradas para a atividade da suinocultura e 20 metros das frentes de estradas para a atividade da bovinocultura de leite.

Em relação às características da área de criação, todos os empreendimentos que utilizam manejo de dejetos devem ter estruturas de armazenagem (esterqueiras) impermeabilizadas e com capacidade compatível com o volume de dejetos gerado, de acordo com o número de animais. Devem ser mantidas as condições de higiene das instalações para a criação, evitando a proliferação de vetores, através de limpeza periódica.

Referente a área de aplicação de dejetos, os solos devem ter boa drenagem interna e não ser sujeitos à inundações periódicas, usar técnicas de terraceamento, plantio direto, plantio em curvas de nível, coberturas de vegetação e demais práticas de conservação de solo.

Estes critérios foram fundamentados nos seguintes documentos de referência: - Lei 12.651/2012 (alterada pela Lei 12.727/2012 Código Florestal Federal; - Decreto Federal 7.830/2012;

-Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais);

- Lei 9.985/2000 (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação, as relacionadas a Áreas de Preservação Ambiental - APA, Áreas de Relevante Interesse Ecológico – ARIE, Reservas Particulares de Patrimônio Natural – RPPN);

- Resoluções CONAMA 302 e 303/2002 (Áreas de Preservação Permanente-APPs); - Resolução CONAMA 10/1998 (Mata Atlântica);

- Resolução CONAMA 12/1998 (Mata Atlântica); - Lei 11.520/2000 (Código Estadual do Meio Ambiente); - Lei 9.519/1992 (Código Florestal Estadual);

- Lei 6.503/1972 (Código Sanitário Estadual); - Planos diretores ou zoneamento municipais.

Demais critérios técnicos para o licenciamento ambiental de novos empreendimentos destinados à Suinocultura e Bovinocultura encontram-se, respectivamente no Anexo 1 e 2.

63

4.3. Indicadores de desempenho nas dimensões Social e Ambiental para as atividades

Documentos relacionados