• Nenhum resultado encontrado

5.1 O PLS NA UFSM

5.1.1 A convergência entre o PLS da UFSM e a proposta da A3P

O PLS define objetivos e metas em nível Institucional. Nesta seção, objetiva-se estabelecer uma relação entre os objetivos dos PLS’s e os eixos da A3P. O PLS 2013-2015 continha 16 objetivos estratégicos e 39 metas, sendo que as metas possuem indicadores de acompanhamento e um conjunto de ações previstas para serem executadas.

O eixo 1 da A3P, “uso racional dos recursos naturais e bens públicos”, pode-se vincular os objetivos “2 – Racionalizar o consumo de energia elétrica”, “3 – Racionalizar o gasto com água e esgoto”, “9 – Racionalizar o uso de telefonia móvel”, “10 – Racionalizar o gasto com serviços de telefonia fixa”, “12 – Revisar o contrato da prestação de serviços de limpeza” (no que tange a substituição de produtos de limpeza por opções que não agridam o meio ambiente), e “14 – Reduzir os gastos e emissões de substâncias poluentes”, do PLS 2013-2015. Estes objetivos, em sua maioria, tem como área responsável a Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), em conjunto com o Departamento de Materiais e Patrimônio

(DEMAPA), quando envolve a necessidade de realizar processo licitatório, ou Centro de Processamento de Dados (CPD), quando envolve tecnologias e sistemas.

O eixo 2 da A3P, “gerenciamento de resíduos sólidos”, diz respeito ao que é abordado nos objetivos “4 – Destinar corretamente os resíduos” e “12 – Revisar o contrato da prestação de serviços de limpeza” (no que tange à separação dos resíduos) do PLS 2013-2015, ambos também sob responsabilidade da PROINFRA, sendo que as práticas de separação e destinação dos resíduos é trabalhada em conjunto com a Comissão de Planejamento Ambiental da UFSM.

A “qualidade de vida no ambiente de trabalho”, terceiro eixo da A3P, pode ser relacionado aos objetivos “6 – Aumentar a segurança no ambiente de trabalho” e “11 – Revisar os contratos e as normas internas de vigilância” do PLS 2013-2015, também sob responsabilidade da PROINFRA. Percebe-se que, com relação a este eixo, tem-se apenas questões de segurança nos objetivos do PLS 2013-2015.

O quarto eixo da A3P, “sensibilização e capacitação dos servidores”, relaciona-se com o objetivo “5 – Sensibilizar e conscientizar a comunidade universitária quanto às questões socioambientais” do PLS 2013-2015, que fica sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

O eixo 5 da A3P, “contratações públicas sustentáveis”, relaciona-se ao que abordam os objetivos “1 – Aumentar a compra e o consumo de produtos sustentáveis”, “7 – Implantar compras públicas sustentáveis”, “8 – Fomentar a compra compartilhada” e “16 –Ampliar a aquisição de equipamentos ecologicamente eficientes”, do PLS 2013-2015. Estes objetivos ficam a cargo, principalmente, do DEMAPA, por ser o órgão da UFSM responsável pelas licitações.

Já o eixo 6 da A3P, “construções sustentáveis”, relaciona-se aos objetivos “13 – revisar os serviços de manutenção predial, reformas e paisagismo” e “15 – Ampliar critérios sustentáveis nas obras e serviços de engenharia” do PLS 2013-2015, também sob responsabilidade da PROINFRA.

Destaca-se que o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) também é responsável pela efetivação dos objetivos em sua área de abrangência, visto que hoje é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), embora se encontre dentro do Campus de Santa Maria.

No PLS 2016-2018, constam 12 objetivos e 25 metas. Ao relacionar os objetivos do PLS 2016-2018 com os eixos da A3P, percebe-se que os objetivos estão mais interligados. Por exemplo, o objetivo “1 – Ampliar a compra e o consumo de produtos sustentáveis” pode

ser relacionado ao “uso racional dos recursos naturais e bens públicos” e as “contratações públicas sustentáveis”, sendo que entre as metas aborda-se sensibilização e capacitação de servidores. Os objetivos “2 – Implantar sistema de gestão do consumo de energia elétrica na UFSM” e “3 - Implantar gestão do consumo de água na UFSM” também seguem neste sentido, abordando conscientização, bem como o eixo 1 e 5 da A3P.

O objetivo “9 – Aferir os gastos e emissões de substâncias poluente” também se relaciona ao eixo 1 da A3P, e fica sob responsabilidade da PROINFRA. Já o objetivo “4 – Destinação ambientalmente correta dos resíduos gerados nos campi da UFSM”, relaciona-se ao eixo 2 da A3P, “gerenciamento de resíduos sólidos”, e fica sob responsabilidade da PROINFRA, e quando envolve o desenvolvimento de sistemas, do CPD.

O eixo 4 da A3P, “sensibilização e capacitação dos servidores”, relaciona-se ao objetivo “5 –Sensibilizar e conscientizar a comunidade universitária quanto às questões socioambientais”, sob responsabilidade da PROGEP, embora, como já citado, a conscientização esteja presente em outros objetivos, de forma mais específica.

Os objetivos “6 – Implantar compras públicas sustentáveis”, “7 – Racionalizar o uso de telefonia móvel e fixa”, “8 – Caracterizar o material de limpeza utilizado” e “12 – Ampliar a aquisição de equipamentos ecologicamente eficientes” dizem respeito ao eixo 5 da A3P, “contratações públicas sustentáveis”, e ficam prioritariamente sob responsabilidade do DEMAPA, embora envolvam também a PROINFRA e a Comissão de Planejamento Ambiental.

Por fim, o eixo de “construções sustentáveis” é abordado pelos objetivos “10 – Ampliar critérios sustentáveis nas obras e serviços de engenharia” e “11 – Aprimorar os serviços de manutenção predial, reformas e paisagismo nos campi UFSM”, que envolvem a PROINFRA e o DEMAPA. Ainda, aborda-se no objetivo 10 a questão de segurança predial, que pode ser relacionada ao eixo 3 da A3P, “qualidade de vida no ambiente de trabalho”.

No Quadro 4, de maneira sucinta, apresenta-se o alinhamento entre os eixos da A3P e os objetivos dos Planos de Logísticas Sustentável da UFSM, em suas versões 2013-2015 e 2016-2018. Ambas as versões do PLS contêm objetivos relacionados aos eixos da A3P. A maior diferença encontra-se no eixo 4 – “Sensibilização e capacitação dos servidores”, pois, embora conste em ambos os Planos um objetivo relacionado a este eixo, no PLS 2016-2018 constam ações, principalmente de sensibilização, em quase todos os demais objetivos, de forma específica.

Quadro 4 - Relações entre a A3P e os PLS da UFSM

Eixos da A3P Objetivos do PLS 2013-2015 Objetivos do PLS 2016-2018

1 - Uso racional dos recursos naturais e bens públicos

2 – Racionalizar o consumo de energia elétrica;

3 – Racionalizar o gasto com água e esgoto;

9 – Racionalizar o uso de telefonia móvel;

10 – Racionalizar o gasto com serviços de telefonia fixa;

12 – Revisar o contrato da prestação de serviços de limpeza (produtos de limpeza);

14 – Reduzir os gastos e emissões de substâncias poluentes.

1 – Ampliar a compra e o consumo de produtos sustentáveis;

2 – Implantar sistema de gestão do consumo de energia elétrica na UFSM;

3 - Implantar gestão do consumo de água na UFSM;

9 – Aferir os gastos e emissões de substâncias poluente.

2 - Gerenciamento de resíduos sólidos

4 – Destinar corretamente os resíduos;

12 – Revisar o contrato da prestação de serviços de limpeza (separação dos resíduos).

4 – Destinação ambientalmente correta dos resíduos gerados nos campi da UFSM. 3 - Qualidade de vida no ambiente de trabalho 6 – Aumentar a segurança no ambiente de trabalho; 11 – Revisar os contratos e as normas internas de vigilância.

10 – Ampliar critérios sustentáveis nas obras e serviços de engenharia (segurança predial).

4 - Sensibilização e capacitação dos servidores

5 – Sensibilizar e conscientizar a comunidade universitária quanto às questões socioambientais.

5 – Sensibilizar e conscientizar a comunidade universitária quanto às questões socioambientais.

- Também está presente em outros objetivos, de forma mais específica.

5 - Contratações públicas sustentáveis

1 – Aumentar a compra e o consumo de produtos sustentáveis;

2 – Racionalizar o consumo de energia elétrica;

3 – Racionalizar o gasto com água e esgoto;

7 – Implantar compras públicas sustentáveis;

8 – Fomentar a compra compartilhada;

9 – Racionalizar o uso de telefonia móvel;

10 – Racionalizar o gasto com serviços de telefonia fixa;

12 – Revisar o contrato da prestação de serviços de limpeza (produtos de limpeza);

16 –Ampliar a aquisição de equipamentos ecologicamente eficientes.

1 – Ampliar a compra e o consumo de produtos sustentáveis;

2 – Implantar sistema de gestão do consumo de energia elétrica na UFSM;

3 - Implantar gestão do consumo de água na UFSM;

6 – Implantar compras públicas sustentáveis;

7 – Racionalizar o uso de telefonia móvel e fixa; 8 – Caracterizar o material de limpeza utilizado; 12 – Ampliar a aquisição de equipamentos ecologicamente eficientes. 6 - Construções sustentáveis 13 – Revisar os serviços de manutenção predial, reformas e paisagismo;

15 – Ampliar critérios sustentáveis nas obras e serviços de engenharia.

10 – Ampliar critérios sustentáveis nas obras e serviços de engenharia; 11 – Aprimorar os serviços de manutenção predial, reformas e paisagismo nos campi UFSM. Fonte: Elaborado pela autora (2018).

A partir dos eixos da A3P, foi elaborado um questionário de forma a permitir um levantamento de como ou quanto a comunidade acadêmica do Campus de Palmeira das Missões percebe as ações socioambientais que são realizadas, alguma destas realizadas a partir dos objetivos do PLS. As respostas são apresentadas subseção seguinte.