• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – CAMINHOS METODOLÓGICOS

3.4 A DESCRIÇÃO DA PROPOSTA

A proposta de trabalhar o jornal nas práticas de leitura e escrita na sala de aula nasceu da ação do Projeto Jornal Escolar, que está vinculado ao Programa Escola Ideal, patrocinado pelo Instituto Camargo Correia da Alpargatas. O Programa Escola Ideal tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das escolas públicas. O projeto, lançado na Paraíba em 2008, é resultado de uma parceria do Instituto Camargo Corrêa com o Instituto Alpargatas e a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Educação do município. Atualmente, beneficia os municípios de Ingá, Mogeiro, Serra Redonda, Guarabira, Alagoa Nova e Campina Grande.

O Instituto Alpargatas, parte do Instituto Camargo Corrêa, foi criado em 2003. Sua missão é de contribuir para melhorar a educação de crianças, adolescentes e jovens de sete a 29 anos, por meio da promoção do esporte e da cultura nas comunidades onde a empresa opera. Com o objetivo de tornar a empresa Alpargatas S/A reconhecida pelas comunidades e pelo mercado como empresa que atua com responsabilidade social (INSTITUTO ALPARGATAS, 2010), procura construir uma nova identidade voltada para uma proposta social e moderna percebida pelas marcas da Alpargatas. O desenvolvimento de projetos educativos é uma estratégia de marketing social que, além de elevar a imagem da organização perante a sociedade, objetiva ajudar na construção de um país mais justo e socialmente inclusivo.

O grupo Camargo Corrêa é um conjunto de 1empresas controladas pela

Camargo Corrêa S/A, que se originou de uma pequena empresa de construção, fundada em 1939. Atualmente o grupo atua no exterior e no Brasil, onde é reconhecido por contribuir para o desenvolvimento social. Para tanto, o grupo Camargo Corrêa desenvolve atividades de responsabilidade social e voluntariado, por meio do Instituto Camargo Corrêa (ICC), e de suas 2unidades

1 Construção e Comércio Camargo Corrêa, CNEC Engenharia, Camargo Corrêa Equipamentos e

Sistemas, Camargo Corrêa Cimentos, Loma Negra, Alpargatas, Camargo Corrêa Energia, Camargo Corrêa Transportes, Ferrosur Roca, LOGA Serviços Ambientais,Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, Santista Têxtil, Usiminas, Caamrgo Corrêa Metais, Morro Vermelho, Táxi Aéreo S.A, Arrossensal Agropecuária e Industrial, Cauê Cimentos S.A, Yguazú Cementos S.A, Estaleiro Atlântico Sul, Itaúsa, VCB, CCR e Unimar Transporte Coletivos LTDA.(CAMARGO CORRÊA, 2010)

2 Unidades de Negócios são setores e empresas que pertencem à mesma organização de grande porte. O

Instituto Camargo Corrêa tem oito unidades de negócios, distribuídos em 34 municípios. (CAMARGO CORRÊA)

de negócio. As atividades devem ser organizadas para que haja retorno dos investimentos nos projetos. Para isso, as unidades responsáveis pelos programas enviam relatórios anuais para que o ICC controle as ações desenvolvidas (INSTITUTO CAMARGO CORRÊA, 2010).

O ICC é uma organização social de interesse privado (OSCIP), vinculado ao grupo Camargo Corrêa. Seu foco é o desenvolvimento comunitário, por meio de programas voltados para as escolas e a geração de renda. Em cada 3município onde atua, o ICC tem um Comitê de

Desenvolvimento Comunitário (CDC) formado por representantes do poder público, que realiza diagnósticos participativos para identificar as áreas que necessitam dos projetos sociais, a fim de fortalecer os projetos e as parcerias entre o setor público e o privado.

Segundo a Ideal Comunitário (2010), a missão do ICC é de articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando ao desenvolvimento comunitário e sustentável. O Instituto visa atender a comunidades comprometidas com a superação dos desafios sociais, e seu público-alvo são crianças, adolescentes e jovens de zero a 29 anos.

O Programa Escola Ideal é realizado com o objetivo de aprimorar a gestão e as demais estruturas das escolas públicas, visando melhorar a qualidade do ensino público para implantar o projeto. Primeiro, é feito um diagnóstico das condições das escolas. Valendo-se de ferramentas diversificadas, como o relatório de avaliação da escola e a observação das condições das instituições, os organizadores do programa analisam os indicadores de gestão para uma escola ideal e identificam as oportunidades de melhorias para as unidades escolares.

O Programa Escola Ideal foi lançado em março de 2008, pelo Instituto Camargo Corrêa, com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade do ensino das escolas públicas de ensino fundamental, buscando fazer com que os alunos realmente aprendam, dando enfoque ao aprimoramento da gestão nas escolas. O município de Campina Grande é a base das ações do Programa Escola Ideal na Paraíba, o qual é desenvolvido pelo Instituto Alpargatas. As diretrizes que norteiam a parceria do IA e a SME são: a

qualificação da gestão escolar; o incentivo ao esporte e à cultura; as melhorias na infraestrutura e a implantação de hortas.

Na Paraíba, na realização do Programa Escola Ideal, o Instituto Camargo Corrêa atua em parceria com o Instituto Alpargatas em 274 escolas localizadas nos municípios de Campina Grande, Ingá, Alagoa Nova, Guarabira, Mogeiro e Serra Redonda. Vale ressaltar que Campina Grande foi escolhida como um dos municípios do projeto-piloto do Programa Escola Ideal no Brasil e participa com 124 escolas. Na Paraíba, além de Campina Grande, os municípios de Alagoa Nova, com 40 escolas; Guarabira, com 33; Araruna, com 32; Serra Redonda, com 20; Mogeiro, com 27, e Ingá, com 31 (IDEAL COMUNITÁRIO, 2010).

Em Campina Grande, as escolas contempladas pelo programa passam por uma reestruturação em seus processos administrativos e pedagógicos, o que é iniciado com uma avaliação da situação da instituição de ensino. As escolas contempladas com o Programa Escola Ideal ganham diversos benefícios, como material de esporte, livros de literatura e melhorias na infraestrutura. Vale ressaltar que todos os alunos têm o direito de participar das atividades. O Programa Escola Ideal é desenvolvido pelo Instituto Alpargatas e pela Secretaria Municipal de Educação desde 2008. Seu principal objetivo é de contribuir para a concretização de uma gestão educacional democrática, participativa e efetiva. As principais ações desenvolvidas com a parceria entre o SME e o Instituto Alpargatas são: melhorias nas condições físicas dos prédios e na merenda escolar, construção de hortas e capacitação para os técnicos, a equipe de apoio e de limpeza, os professores e os gestores (CAMPINA GRANDE, 2010). O Instituto Alpargatas desenvolve, ainda, o Programa Escola Ideal, que contempla os Projetos Educação Por Meio do Esporte, Jornal Escolar e Pró-Biblioteca.

O principal objetivo do Projeto Jornal Escolar é de contribuir para o processo de leitura e escrita e despertar o interesse dos alunos, promover sua cidadania, valorizar o trabalho dos professores e vincular a escola à comunidade. Essa proposta tem o propósito de produzir três edições anuais de jornal, em todas as escolas dos seis municípios atendidos, e de desenvolver uma ferramenta pedagógica que contribua com os meios de comunicação existentes na rede municipal de educação, visando integrar toda a comunidade

escolar. Cerca de 170 escolas da Paraíba aderiram à proposta de implantação do Jornal Escolar.