• Nenhum resultado encontrado

A empresa: visão, missão e objectivos

No documento Sintra Eco Camping (páginas 80-85)

CAPITULO 4 – PLANO DE NEGÓCIOS

4.3. Plano de Marketing

4.3.5. A empresa: visão, missão e objectivos

Promover e fomentar o desenvolvimento sustentável através da consciencialização directa da comunidade residente e dos seus visitantes e turistas.

Missão

Ser um local de referência nacional e internacional no ecoturismo, com uma oferta de alojamento alternativo de elevada qualidade, baseado nos princípios da sustentabilidade. Criar

67

projectos, acções e eventos que permitam melhorar os aspectos sociais, económicos e ambientais da região.

Imagem / Logotipo

Na imagem do Sintra Eco Camping predominam as cores da natureza, os verdes e os castanhos, e no logótipo são perceptíveis elementos gráficos associados ao campismo, à ecologia e a Sintra. Nesse sentido, foi elaborado o seguinte logótipo, que se revela elegante, simples e agradável (figuras 16 e 17).

Figura 16: Logotipo e sua explicação gráfica (produção por Adriano Lopes)

68 Objectivos

Foram definidos dois tipos de objectivos: Não financeiros e financeiros. Objectivos não financeiros

 Criar parcerias com negócios locais antes da fase de construção para reduzir os custos do projecto e aproveitar as sinergias.

 Ao longo do projecto, desenvolver parcerias com entidades públicas e privadas de modo a partilhar informações, serviços e publicidade.

 Reabilitar uma área completamente degradada, que está a causar danos ao ambiente, no horizonte temporal de 6 meses,

 Com a abertura do parque, colmatar a falta de alojamento campista em Sintra, nomeadamente perto das praias, apresentando uma área para campismo convencional e espaços alternativos de alojamento.

 Contribuir económica e socialmente para a região de Colares e de Sintra, ao atrair e manter turistas na área, incentivando-os a consumir localmente.

 Criar actividades socioculturais para turistas e residentes a partir do segundo mês de funcionamento, de forma a divulgar a região e fomentar a consciência ambiental.  Promover a imagem de Sintra como destino turístico único e amigo do ambiente, de

modo a incrementar o número de visitantes num futuro próximo.

 Ser reconhecido internacionalmente como um projecto sustentável e um exemplo a seguir após os 6 primeiros meses de abertura.

 Após o primeiro ano, conseguir pelo menos 2 certificações ambientais ou prémios que são entregues a projectos sustentáveis.

 Ter um website apelativo que apareça nos primeiros resultados das pesquisas relacionadas com as palavras: Sintra, alojamento, campismo, ecológico, eco, camping, ecocamping.

 Estar presente nas redes sociais com conteúdos interactivos e actualizados constantemente, de modo a atingir 1500 gostos/amigos/visualizações até ao fim do primeiro ano de actividade.

 Criar um blog com variada informação ecológica e artigos com os resultados das nossas acções na comunidade. Informação que, mais resumidamente, também estará disponível no website.

69

 Promover Sintra como um destino que possui oferta de alojamento e criar itinerários turísticos de mais de um dia de visita, contribuindo para o aumento da estada média dos turistas que visitam Sintra.

 Satisfação dos clientes, colaboradores e comunidade local acima dos 85%, após o primeiro ano de abertura.

 Ter um equipamento tablet disponível na recepção, desde o primeiro dia de actividade do parque, para que o visitante responda a um curto questionário de avaliação de satisfação dos serviços enquanto faz o check out.

 No final do primeiro ano de actividade, possuir um sistema de marketing analytics com toda a informação sobre os visitantes do parque (nacionalidade, idade, interesses), modalidades de alojamento, preços praticados e opiniões dos clientes e funcionários para ajustar os preços, os serviços e as épocas, bem como produzir análises estatísticas que contribuam para um melhor conhecimento dos clientes e consequentemente para uma melhor tomada de decisões sobre a gestão do negócio.

Objectivos financeiros

 Ter um retorno do investimento num período inferior a 7 anos.

 Ter um Valor Acumulado Liquido (VAL) e uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) com valores positivos após o primeiro ano de funcionamento.

 Após os primeiros 6 meses de funcionamento, conseguir cobrir os custos diários de manutenção do parque de campismo com os rendimentos obtidos.

4.3.6. Desenvolvimento Estratégico

Segundo Michael Porter, há três formas de estratégias que se podem abordar. Neste caso, a estratégia a implementar será principalmente focada no mercado, ou seja, o parque de campismo será reconhecido na região por excepcional no mercado existente. Assim o foque será especialmente nas pessoas que são sensíveis às questões ambientais visto que é um projecto ecológico. Nesta estratégica torna-se assim também mais fácil de chegar ao público- alvo através de campanhas promocionais específicas e direccionadas. Além disso, o consumidor que procura um produto especial assente na sustentabilidade, não vai olhar tanto o dinheiro pois o que ele valoriza mais são os níveis do impacto ambiental, mesmo que às vezes isso signifique pagar mais. No entanto, existirá uma área com alojamento alternativo em forma de casas feitas de palha que se assemelham às casas dos Hobbits do livro e filme O Senhor dos Anéis. Estas casas são únicas na região e talvez mesmo em todo o país, podendo atrair

70

visitantes devido à sua arquitectura e estilo, sendo por isso esta outra das estratégias apontadas por Porter, nomeadamente o produto diferenciável, que atrai pessoas por ser um produto diferente do que aquele oferecido pela concorrência (Swarbrooke, 2000a).

Posicionamento

O Sintra Eco Camping será o único parque de campismo público no município de Sintra, internacionalmente reconhecido como um verdadeiro promotor do ecoturismo. As acções e os resultados das actividades serão amplamente divulgados para criar uma forte imagem de marca e que realmente tenha um impacto positivo na região, quer a nível económico como ambiental e social. A imagem que pretende criar na mente das pessoas é exactamente a da sustentabilidade, do verde e da ecologia, fazendo-as sentir-se bem e orgulhosas pelo envolvimento no projecto. O slogan definido é: Thinking green, camping green.

Estratégia de comunicação

A estratégia de comunicação assenta na realização de actividades de promoção above e below the line que serão descritas no capítulo 4.3.7. Marketing Mix – Comunicação. Esta comunicação deverá também suscitar o interesse do potencial consumidor em procurar mais informações sobre o parque tanto localmente como pela internet. Por isso, é importante apostar num website e numa comunicação forte, com mensagens que transmitam em poucas mas marcantes frases e imagens a filosofia do projecto: o ecoturismo.

Para manter a imagem e a dignidade do negócio, é necessário estabelecer uma boa relação com a comunicação social em geral (imprensa, entidades de turismo e de natureza, televisão, rádio, etc.), mas também com os parceiros envolvidos no projecto e com os clientes através das redes sociais.

Factores críticos de sucesso

Para o sucesso deste projecto é essencial ter uma organização sempre focada nos princípios da sustentabilidade e criar diversas parcerias com entidades e produtores locais. É

indispensável reabilitar o espaço, de modo a criar o mínimo impacto ambiental e apresentar soluções sustentáveis e alternativas de modo a diferenciar a empresa de outros parques de campismo quer da região como fora desta. Uma grande mais valia é o facto do espaço do projecto já ter sido um parque de campismo, apresentando algumas infra-estruturas básicas que apenas necessitam de ser melhoradas.

Apesar da crise, Portugal é um país estável e seguro. Entre outros, estes factores contribuem para que o turismo continue a aumentar no nosso país e também no município de Sintra, ajudando a melhorar a situação económica da região e das populações que nela residem. A

71

estabilidade é uma premissa básica para o sucesso do projecto que dependerá da chegada de visitantes e turistas a Sintra.

O facto de não haver concorrência directa ao parque de campismo ecológico em Sintra, torna o projecto uma mais-valia para a economia e população locais e representa uma conquista no desenvolvimento sustentável, frente à falta de alojamento alternativo, nomeadamente de campismo, existente neste município. A não existência de projectos similares ou parques de campismo na região é um factor de sucesso para este projecto.

Outro factor crítico de sucesso prende-se com as fontes de financiamento ao investimento e para tal, a estruturação de um bom plano de negócios e, por outro lado, de uma equipa de gestão motivada, que são duas condições essenciais para convencer os investidores e os financiadores a entrarem no negócio.

4.3.7. Marketing Mix

No documento Sintra Eco Camping (páginas 80-85)