• Nenhum resultado encontrado

Metodologia da investigação

No documento Sintra Eco Camping (páginas 39-42)

Quem costuma visitar a Praia Grande, depara-se na sua proximidade com um terreno completamente abandonado que mais parece uma lixeira, apesar de ser visível que outrora ali existiu um parque de campismo. Há muitos anos que o terreno se encontra neste estado e pouco ou nada tem sido feito no sentido de requalificar o espaço, sobretudo porque existem interesses antagónicos entre o proprietário e as autoridades locais e nacionais. Ora, degradado como está, este espaço é completamente inútil e está a poluir uma área que faz parte do PNSC. Ademais, encontra-se no acesso a uma das praias mais visitadas da região e dificilmente não saltará à vista dos que por lá passam, sejam visitantes ou residentes.

Neste sentido, considera-se que a existência de um espaço em pleno Parque Natural, com licença do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para ser explorado como parque de campismo de quatro estrelas e com potencial para tal, mas que actualmente apenas representa degradação e uma ténue memória do passado, constituiu um problema que urge solucionar, ainda mais porque a oferta de alojamento desta tipologia é quase inexistente. É a partir desta problemática que surge a investigação que suporta esta dissertação.

Com efeito, é através da elaboração de um plano de negócios que se aferirá da possibilidade de encontrar uma solução adequada para a resolução do problema exposto anteriormente. Contudo, convém não ignorar que o terreno é propriedade privada e que se encontra numa área protegida, num município em que a natureza domina e é o ex-libris da região, pelo que se torna relevante preservar a génese deste território, de modo a que os negócios nele existentes

26

e emergentes enverguem por caminhos sustentáveis. Cada vez a sustentabilidade tem vindo a ganhar terreno nos negócios e na mentalidade das pessoas e é por isso que qualquer empreendedor, principalmente quando se trata de algo como um parque de campismo, onde o contacto com a natureza é a base, tem de ter os seus princípios e acções bem assentes na sustentabilidade.

Sendo assim, coloca-se-nos uma questão de partida e a partir desta surgem outras questões cujas respostas ajudarão a responder com mais precisão à primeira pergunta.

Questão de Partida: Será possível conceber um eco parque de campismo com viabilidade no município de Sintra?

Questões secundárias:

 Existe mercado (oferta e procura) para o eco campismo em Sintra?

 Existe viabilidade económica e financeira para um negócio de eco campismo?

 O projecto de um eco parque de campismo traz vantagens a Sintra e à sua população?

3.2. Modelo analítico

Após a definição do tema da dissertação e seus objectivos e realizado algum enquadramento teórico da matéria em questão, apresenta-se de seguida o modelo de análise que expõe esquematicamente as ideias chave e a sua relação no âmbito deste projecto de mestrado. Na Figura 1 apresenta-se o modelo de análise, que contempla o território de Sintra articulado com a procura e a oferta turísticas existentes. Dado que a procura e a oferta turística não são exclusivas de Sintra nem estas são sempre enquadradas dentro dos princípios da sustentabilidade, elas não se encaixam na totalidade em Sintra, nem no desenvolvimento do turismo sustentável, dado que abrangem muito mais áreas e regiões. Sendo Sintra uma região com uma grande componente natural, com áreas protegidas, nomeadamente o PNSC, e havendo uma crescente importância dada à sustentabilidade, considerou-se que um projecto do tipo eco campismo só poderia ser aceitável no âmbito do desenvolvimento do turismo sustentável, especialmente no que refere ao ecoturismo, que se insere dentro deste ramo. Analisando a oferta e a procura turística de Sintra chega-se rapidamente à conclusão que falta um parque de campismo no município de Sintra e que o outrora existente na Praia Grande, em Colares, encontra-se a degradar o local.

27

Figura 1: Modelo de análise (produção própria)

Aproveitando esta necessidade e a existência de um espaço que se encontra dentro do PNSC, com autorização do ICNF para parque de campismo de quatro estrelas, conforme mencionado anteriormente, delineou-se a concepção de um eco parque de campismo naquela localização, para o qual se produzirá um plano de negócios, baseado no desenvolvimento sustentável, que permitirá incrementar e diversificar a oferta turística do município de Sintra, colmatando uma lacuna existente e correspondendo às necessidades da procura.

3.3. Hipóteses

As hipóteses, ao estabelecerem um rumo para a pesquisa, permitem dar respostas provisórias à problemática que se pretende resolver. Neste sentido, espera-se que a confirmação das hipóteses, alicerçada nos resultados obtidos no plano de negócios, atribua significado aos factos. Assim, foram formuladas as seguintes hipóteses de pesquisa:

H1 - Se existir procura no mercado e a necessidade de existir um parque de campismo com princípios sustentáveis no município de Sintra, então o projecto Sintra Eco Camping representa uma mais-valia para o desenvolvimento turístico de Sintra.

H2 - Se os resultados económico-financeiros obtidos numa análise profícua forem viáveis, provavelmente existirão condições favoráveis para que o projecto Sintra Eco Camping se transforme numa realidade.

28

H3 - O projecto Sintra Eco Camping, baseado nos princípios da sustentabilidade, fomentará o desenvolvimento sustentável no município de Sintra e trará benefícios para a comunidade local.

3.4. Estratégias metodológicas

Nesta investigação, para além do enquadramento teórico anteriormente exposto, de modo a permitir um conhecimento mais aprofundado da temática do desenvolvimento sustentável, do ecoturismo e do campismo, foi realizado um inquérito em forma de questionário online que se destinou principalmente aos visitantes e residentes do município de Sintra, no sentido de questionar a viabilidade da existência de um eco parque de campismo e dos respectivos serviços associados a este tipo de empreendimento.

Foi também realizada uma entrevista exploratória a uma fundadora de uma quinta de permacultura com eco campismo, localizada em Janas (Sintra), para conhecer o âmbito do projecto Ecoaldeia de Janas.

Houve ainda uma reunião e alguns contactos electrónicos com o vereador da CMS, Dr. Pedro Ventura, que forneceu algumas informações sobre o antigo parque, o terreno e as possibilidades de intervenção da autarquia de Sintra.

Foram igualmente realizadas duas consultas ao processo do terreno do antigo parque de campismo, com o objectivo de conhecer a sua história, dados relevantes, como áreas das instalações, e analisar a cartografia da área objecto de estudo. Lamentavelmente, o proprietário do terreno, não se mostrou disponível para colaborar na realização deste projecto. Com base nos dados recolhidos através do questionário, das entrevistas, das consultas e da literatura analisada, foi realizado um plano de negócios para este projecto, que se desenvolve no capítulo seguinte.

CAPITULO 4 – PLANO DE NEGÓCIOS

No documento Sintra Eco Camping (páginas 39-42)