• Nenhum resultado encontrado

3. A escrita à luz dos programas

3.2. A escrita no novo programa à luz das Metas Curriculares

As Metas Curriculares têm como referência o Programa de Português do Ensino Básico (Reis et al., 2009), homologadas através do Despacho 5308/2012 de 18 de abril de 2012, e pretendem organizar e facilitar o ensino pois destacam com mais objetividade aquilo que se pretende alcançar, sendo, portanto, um instrumento de referência para o ensino e aprendizagem, tal como para a avaliação interna e externa.

Para Buescu, Morais, Rocha e Magalhães (2012), as Metas Curriculares de Português seguem os seguintes princípios: i) definição dos conteúdos fundamentais que devem ser ensinados aos alunos; ii) definição dos conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos; iii) estabelecimento de descritores de desempenho dos alunos que permitam avaliar o alcance dos objetivos (p.4).

. No 1º Ciclo do Ensino Básico o Programa (Ministério da Educação, 2009) encontra-se dividido em quatro domínios: Expressão Oral, Leitura, Escrita, e Conhecimento Explícito da Língua. Contudo, a homologação das Metas Curriculares de Português, segundo o Despacmo n.º 17169/2011 de 23 de dezembro de 2011, veio clarificar as prioridades dos conteúdos fundamentais dos programas, apresentando uma outra divisão: Oralidade, Leitura e Escrita, Iniciação à Educação Literária e Gramática (Buescu, Morais, Rocha e Magalhães, 2012).

21 As Metas Curriculares de Português apresentam objetivos e descritores de desempenho para cada ano de escolaridade, contudo, podem e devem ser mobilizadas em anos subsequentes (Buescu, Morais, Rocha e Magalhães, 2012). Considera-se, portanto, que o novo programa deve ser trabalhado pelos professores de acordo com as necessidades da turma, visto que a definição das metas por ano de escolaridade teve como objetivo a clarificação dos conteúdos, a responsabilização pelo seu ensino em um momento determinado do percurso escolar e a opção por formas de continuidade e progressão entre os diferentes anos de um ciclo e, também, entre os vários ciclos.

Centrando-nos apenas no domínio da Leitura e Escrita, Buescu, Morais, Rocha e Magalhães (2012) defendem que estes domínios surgem associados no 1º Ciclo do Ensino Básico uma vez que têm funções distintas mas apoiam-se em capacidades que lhes são, em grande medida, comuns.

No 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, identificamos dezassete objetivos e em cada um desses objetivos, os respetivos descritores de desempenho (Buescu, Morais, Rocha e Magalhães, 2012, p. 28 a 31):

1. Ler em voz alta palavras e textos.

Descodificar com fluência crescente: descodificação altamente eficiente e identificação automática da palavra;

Ler corretamente um mínimo de 95 palavras por minuto de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente;

Ler um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, de 125 palavras por minuto.

2. Ler textos diversos.

Ler textos narrativos, descrições, retratos, notícias, cartas, convites, avisos, textos de enciclopédias e de dicionários e banda desenhada.

3. Apropriar-se de novo vocábulos.

Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas de interesse dos alunos e conhecimento do mundo.

4. Organizar os conhecimentos do texto.

Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 400 palavras;

22

Identificar o tema ou assunto do texto e distinguir os subtemas, relacionando-os, de modo a mostrar que compreendeu a organização interna das informações;

Realizar ao longo da leitura, oralmente ou por escrito, sínteses parciais. 5. Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo.

Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informação contida num texto de cerca de 150 palavras, lido anteriormente.

Propor e discutir diferentes interpretações, por exemplo, de um texto narrativo, tendo em conta as informações apresentadas.

6. Monitorizar a compreensão.

Identificar segmentos de texto que não compreendeu;

Verificar a perda da compreensão e ser capaz de verbalizá-la; 7. Elaborar e aprofundar ideia e conhecimentos.

Procurar informação em suportes de escrita variados, segundo princípios e objetivos de pesquisa previamente definidos;

Preencher grelhas de registo, fornecidas pelo professor, tirar notas e identificar palavras-chave que permitam reconstituir a informação.

8. Desenvolver o conhecimento da ortografia.

Escrever um texto em situação de ditado sem cometer erros, com especial atenção a homófonas mais comuns.

9. Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação.

Utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuação: dois pontos (introdução de enumerações), reticências, vírgula (deslocação de elementos na frase);

Utilizar os parênteses curvos;

Fazer a translineação de palavras em consoantes seguidas pertencentes a sílabas diferentes e em palavras com hífen.

10. Planificar a escrita de textos.

Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as e hierarquizando- as.

11. Redigir corretamente.

23

Escrever com correção ortográfica e de pontuação;

Usar vocabulário adequado e específico dos temas tratos no texto;

Escrever frases completas, respeitando relações de concordância entre os seus elementos;

Redigir textos, utilizando os mecanismos de coesão e coerência adequados: retomas nominais e pronominais, adequação dos tempos verbais, conectores discursivos.

12. Escrever textos narrativos.

Escrever pequenas narrativas integrando os elementos quem, quando, onde, o quê, como e respeitando uma sequência que contemple: apresentação do cenário e das personagens, ação e conclusão;

Introduzir descrições na narrativa. 13. Escrever textos informativos.

Escrever pequenos textos informativos como introdução ao tópico, o desenvolvimento deste, com informação agrupada em parágrafos e uma conclusão.

14. Escrever textos dialogais.

Escrever diálogos contendo a fase de abertura, a fase de interação e a fase de fecho, com encadeamento lógico.

15. Escrever textos descritivos.

Escrever descrições de pessoas, objetos ou paisagens, referindo características essenciais.

16. Escrever textos diversos.

Escrever avisos, convites e cartas;

Escrever falas, diálogos ou legendas para banda desenhada. 17. Rever textos escritos.

Verificar se o texto respeita o tema proposto;

Verificar se o texto obedece à tipologia indicada;

Verificar se o texto inclui as partes necessárias e se estas estão devidamente ordenadas;

Verificar se as frases estão completas e se respeitam as relações de concordância entre os seus elementos, proceder às correções necessárias;

24

Verificar a adequação de vocabulário usado e proceder às reformulações necessárias;

Identificar e corrigir os erros de ortografia e de pontuação.