• Nenhum resultado encontrado

A família no contexto dos Projetos de Assentamento no Amazonas

CAPÍTULO I. INTRODUÇÃO

4. A família no contexto dos Projetos de Assentamento no Amazonas

Nos lotes dos assentamentos, segundo Leite et al. (2004), de maneira geral encontram- se unidades familiares de produção. As famílias e as redes de vizinhança são as bases sobre as quais se calca o cotidiano das relações de trabalho e da convivência diária e permanente dos agricultores assentados.

Em sua grande maioria as famílias são nucleares ou ampliadas (BILAC, 1991) pela inclusão de outros parentes, em determinados momentos de suas trajetórias. Para sua permanência nos lotes há necessidade da presença de diversos serviços, que devem ser providos pelo Estado, como vacinação, controle de endemias e epidemias, escolas em diversos níveis, fomento e transporte da produção.

No Estado do Amazonas, em particular nos Projetos de Assentamentos sob a responsabilidade do INCRA, encontram-se aproximadamente 42.346 famílias assentadas em 129 P.A'S7, assistidas por diversos programas sociais oferecidos pelo Estado, tais como:

• Programa Luz para Todos;

• Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF); • Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA);

• Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES); • Crédito Instalação8

; • Infra-estrutura9

; • Terra Sol;

• Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural.

Os Projetos de Assentamentos são áreas da Reforma Agrária, sob a tutela do Ministério de Desenvolvimento Agrário, por intermédio do INCRA, localizados em áreas da União ou desapropriados pela mesma para este fim, em vários municípios e regiões do país.

Embora o texto da Constituição Federal de 1988, que afirma em seu Capítulo III "Da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária", artigo 187 §2°, "Serão compatibilizadas as ações de política agrícola e de reforma agrária”, na prática, a demora no atendimento aos agricultores e suas respectivas famílias tem sido contínua.

Conforme a Constituição Federal em seu Art. 227, a família, em conjunto com a sociedade e o Estado, deve "assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade. e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

Mas as condições de precariedade em que as famílias estão submetidas demonstram que esse preceito constitucional não vem sendo cumprido. Pois, a infra-estrutura dos chamados ramais que dão acesso às comunidades residentes nestes locais é extremamente precária.

7

Projetos de Assentamento. Dados: SIPRA/INCRA-AM (2009).

8

Suporte inicial aos assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária nos Projetos de Assentamentos.

9

"Projetos de Assentamento em Implantação" e "Recuperação, Qualificação e Emancipação dos Projetos de Assentamento”.

Os ramais são vias sem pavimentação que possibilitam acesso às comunidades que residem nos lotes de assentamento. São feitos precariamente, apenas com uso de trator, para possibilitar a passagem dos carros do INCRA. Com o passar do tempo, alguns são ampliados para o tráfego de caminhões, para escoamento da produção. Os ramais não possuem condições de segurança em período de chuva, com vias secundárias (vicinais) mal conservadas, mal-iluminadas e a distância entre as comunidades, escola e postos de saúde é imensa. O transporte é insuficiente tanto para a locomoção dos assentados quanto para o escoamento da produção agrícola.

A título de ilustração, pode-se recorrer ao que ocorre no Projeto de Assentamento Tarumã-Mirim, pertencente à área rural de Manaus, localizado no km 23 da BR-174, que liga os estados do Amazonas e Roraima. Apesar da implantação dos Programas e Projetos nesse ramal, voltados para prestar atendimento às famílias, ainda ocorre desistência de um número considerável de agricultores das atividades de educação de jovens e adultos, seja na Alfabetização ou 1ª a 4ª séries, devido às precárias condições de deslocamento para irem à escola.

Os projetos elaborados com a finalidade de desenvolver ações sistemáticas na área de Educação de Jovens e Adultos nos assentamentos rurais do Amazonas, utilizando metodologias próprias que contribuam para autonomia dos agricultores, não conseguiram encontrar respostas e soluções para as questões como o abandono da sala de aula.

A relação entre a Universidade e as famílias teve início em dezembro de 2001 por ocasião do Convênio que introduziu o Projeto-Piloto de Educação de Jovens e Adultos (2001 - 2003) em sete áreas de assentamento assim circunscritas: P.A. Tarumã-Mirim (Manaus), P.A Panelão (Careiro Castanho), P.A lporá I (Rio Preto da Eva), P.A. lporá lI (Itacoatiara), P.A’S Canoas, Rio Pardo e Uatumã (Presidente Figueiredo).

Inúmeras foram as queixas das famílias no que se refere ao atendimento de serviços de infraestrutura e saneamento básico proporcionados pelo poder público, interferindo significativamente nas ações desenvolvidas pela UFAM no campo da Educação de Jovens e Adultos.

Diante de todas as dificuldades, é necessário romper com o ciclo vicioso da dependência, gerada tanto pela pobreza quanto mantida pela inoperância dos serviços públicos.

O resgate dessa dívida social passa também pelas ações a serem praticadas através de políticas públicas voltadas para o mundo rural. Para tanto, é necessária a continuidade das

pesquisas sobre o perfil e anseios dessas famílias, com vistas a um processo de intervenção qualificada do Estado, pois se entende como Biasoli-Alves (2004, p.100)que:

Levando o foco para a questão dos projetos que implicam pesquisa e intervenção com famílias, enfatizam-se alguns pontos. Primeiro, a necessidade de respeito às características e a individualidade da família; segundo, o direito que ela tem de participar do conhecimento que vem sendo gerado na Academia, e que pode auxiliá-la tanto na compreensão quanto na resolução de seus problemas.