• Nenhum resultado encontrado

O início da leitura da realidade local ocorreu através da pesquisa a documentos preliminares sob aspectos sócio do município de Caucaia. Esta leitura técnica nos possibilitou as primeiras reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pela população local (distribuição de renda, índice de desenvolvimento social, analfabetismo, falta de saneamento básico, fragilidades nas áreas de segurança e saúde).

O município de Caucaia era uma pequena aldeia dependente da Vila de Fortaleza, marcado profundamente pela presença missionária dos Jesuítas. Sua denominação tem origem indígena e seu significado corresponde a “mato queimado”. Em 15 de outubro de 1.759, por determinação do Marquês de Pombal, Caucaia recebeu o nome de Vila Nova Real de Soure e

66 tornou-se independente, institucionalizando assim sua primeira Câmara Municipal. Após os 184 anos, houve a denominação de Soure para o nome original Caucaia, pelo Decreto-Lei 1.114, de 30 de dezembro de 1943.

Caucaia integra a região metropolitana de Fortaleza, distanciando-se aproximadamente a 16 km da capital cearense. Possui população estimada 358.164 habitantes, área da unidade territorial 1.228,506 km² e densidade demográfica 264,9 (hab/km²), (IBGE 2016).

Figura 1 – Mapa de Catuana e Sítios Novos

Fonte: IBGE, 2016

Em sua divisão territorial, Caucaia possui oito distritos: Caucaia, Bom Princípio, Catuana, Guararu, Jurema, Mirambé, Sítios Novos e Tucunduba.

No quadro a seguir, apresentamos o quantitativo de populações que habitam cada distrito:

Figura2 – Quantitativo populacional dos distritos do município de Caucaia

67 A formação administrativa se deu através do Ato Estadual de 14 de março de 1904, cria o distrito de Sítios Novos, anexado ao município de Soure.

Pela Lei Estadual n.º 1.153, de 22 de novembro de 1951, é criado o distrito de Catuana, com terras do distrito de Sítios Novos e anexado ao município de Caucaia.

Escolhemos as localidades de Catuana e Sítios Novos para realizarmos nossa pesquisa empírica sobre a concretude do cumprimento da Lei de Acesso à Informação, pelo fato de já possuirmos um relacionamento profissional com essas comunidades, através de trabalhos de Responsabilidade Social realizados no período de 2007 a 2016, quando prestávamos serviços de consultoria para empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), localizado nas imediações próximas a estas comunidades.

Os dois distritos são divididos em pequenas comunidades, onde existem populações indígenas, quilombolas e até um pequeno grupo de cultura cigana. Por já conhecermos a divisão demográfica por comunidades, resolvemos escolher as que possuem vulnerabilidade social.

De acordo com Tominaga (2009), a vulnerabilidade corresponde a um conjunto de processos e condições resultantes de fatores ambientais, biológicos, sociais, econômicos e políticos que aumentam a suscetibilidade ao impacto de um determinado risco.

Segundo Zanella (2013), as condições demográficas, culturais, políticas, econômicas e educacionais influenciam as pessoas, ou territórios contendo grupos de indivíduos, a estarem na situação de maior ou menor vulnerabilidade, isto é, refletem capacidade de enfrentar os riscos e aproveitar as oportunidades visando melhorar a situação de bem-estar, ou impedir a sua deterioração.

Figura 3 – Açude de Sítios Novos

68 Em relação aos dados sociais e econômicos pesquisamos em fontes primárias, como o censo demográfico do IBGE, referente ao ano de 2017, indicadores sociais destas localidades. A base territorial empregada para o estudo da vulnerabilidade social (IVS) nos revela que as famílias em situação de risco social enfrentam na trajetória do seu ciclo de vida, por decorrência de imposições sociais, econômicas e políticas e de ofensa à dignidade humana. Essas vulnerabilidades sociais constituem um fenômeno multidimensional e complexo, definido por meio de indicadores socioeconômicos, demográficos, habitacionais, de saúde, educacionais, entre outros.

Analisando alguns indicadores de Caucaia/CE, constatamos que o IVS em Catuana e Sítios Novos é considerado médio, por estar na faixa entre 0,5399 a 0,7509, conforme figura a seguir:

Figura 4 – Mapa do Índice de Vulnerabilidade de Caucaia

Fonte: IBGE, 2016

69 uma importante ferramenta ao possibilitar a identificação de desigualdades sócio territoriais. Isto se torna possível porque o IVS permite uma representação aproximada das condições de vida da população inserida em um determinado território. Para tanto, a elaboração do IVS requer uma escolha cuidadosa dos indicadores que serão utilizados, considerando, inclusive, a disponibilidade de dados e os critérios que possam retratar as condições socioeconômicas e os aspectos da urbanização que envolve diferentes grupos sociais (Santos, 2015).

Couto, Yazbek e Raichelis (2010, p.50) afirmam que: “o território é o terreno das políticas públicas, onde se caracterizam as manifestações da questão social e se criam os tensionamentos e as possibilidades para o seu enfrentamento.” Desta maneira, a abordagem do território se torna fundamental para a compreensão do conceito de vulnerabilidade social, posto que nele se determinam as condições de vida dos segmentos populacionais vulnerabilizados.

Ao tentarmos compreender as vulnerabilidades sociais do município de Caucaia e, especificamente, das localidades de Catuana e Sítios Novos conseguimos desvendar as várias dimensões dos seus reais problemas, dentre elas a necessidade de acesso à informação governamental.

As localidades de Catuana e Sítios Novos ficam mais próximas do CIPP do que do Centro Administrativo de Caucaia (Prefeitura e Secretarias Municipais). Por estarem no entorno destas industriais estão mais sujeitas com os impactos ambientais e sociais ocasionados pela institucionalização do CIPP.

Este é um fator interessante para a nossa pesquisa, tendo em vista que o mercado privado vai influir, de diferentes formas, na vida das pessoas que vivem no entorno, ora positivamente, e, ora negativamente.

Algumas das industriais do CIPP enquadram-se na Lei 13.303/2016, como Sociedade de Economia Mista, enquadrando-se desta forma nas obrigatoriedades estabelecidas pela LAI.

Nos levantamentos documentais que realizamos, também constatamos que o estado do Ceará e o município de Caucaia, possuem legislação específica sobre a política pública de acesso à informação.

De acordo com a Lei 15.175, a regulação do acesso à informação no âmbito do estado do Ceará ocorreu logo em seguida à promulgação da Lei Federal 12.527 (LAI), a qual se tornou pública em 28 de junho de 2011.

De acordo com o decreto 857, de 10 de outubro de 2016, o município de Caucaia regulamentou a Lei de Acesso à Informação, instituindo também o sítio eletrônico da

70 Prefeitura Municipal de Caucaia na rede mundial de computadores.

Levantamos ainda, que o município de Caucaia possui como aparelho de suporte documental o Arquivo Público Municipal. De acordo com Delmas (2010, p. 21), algo imprescindível para a garantia da memória documental são as instituições arquivísticas, porque servem para provar acontecimentos, rememorar decisões, elucidar questões e criar identidades:

Os arquivos são o produto necessário ao funcionamento de toda sociedade organizada. Quanto mais uma sociedade se desenvolve, mais atividades humanas são numerosas, diversificadas e interdependentes. Quanto mais documentos são usados para que homens registrem seus atos e assegurem sua continuidade e estabeleçam relacionamentos duráveis entre si, mais eles produzem e conservam arquivos.

No caso do Arquivo Público de Caucaia a razão principal para sua criação é a necessidade da eficiência governamental, a segunda é a ordem cultural e a terceira o interesse pessoal. Por isso é um equipamento de fundamental importância para o município.

Como órgãos de participação entre governo e sociedade civil:

Tabela 5 – Conselhos Setoriais de Políticas Públicas em Caucaia CONSELHOS SETORIAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Conselho Municipal de Saúde – CMS

Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS Conselho Municipal de Educação – CME

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Conselho da Comunidade de Caucaia, Órgão da Execução Penal Conselho Municipal do Trabalho e o Conselho Municipal de Cultura Fonte: elaborado pela autora

Tabela 6 - Conselhos de Direitos em Caucaia CONSELHOS DE DIREITOS

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social – FMHIS Conselho Municipal da Juventude.

71