• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA POLÍTICA

4.3 Avaliação por ferramentas consagradas na literatura nacional e

4.3.1 Análise de indicadores de Eficiência, Eficácia e Efetividade

No exercício de avaliação de políticas públicas existe uma necessidade crucial de se atestar eficiência, eficácia e efetividade (3Es). As ações governamentais estão intrinsecamente relacionadas ao impacto que causarão na vida do cidadão. Avaliar indicadores de desempenho de uma política pública também requer uma metodologia sistêmica, para se atingir o nível de comparação atinge níveis satisfatórios

Jannuzzi (2006, p. 19), afirma que “a avaliação de um programa público requer indicadores que possam dimensionar o grau de cumprimento dos objetivos dos mesmos (eficácia), o nível de utilização dos recursos frente aos custos em disponibilizá-los (eficiência) e a efetividade social”.

Jannuzzi ressalta que esse monitoramento pode ser mensurado através do seguinte raciocínio: insumo – processo – resultado - impacto, conforme figura a seguir.

Figura 31 – fluxograma da avaliação

Fonte: JANNUZZI, 2012

Sendo que os insumos são os investimentos realizados com a inserção dos mecanismos para a promoção da política, o processo são os recursos que serão aplicados para que ela funcione (materiais, financeiros, tecnológicos, etc.), os resultados impactam no atendimento as metas estabelecidas para cumprimento desta política e a transformação são as mudanças ocorridas a partir da política no contexto social onde ela se amplia (sua população alvo).

Em decorrência deste entendimento, a avaliação do impacto social de uma política pública está atrelada em se mensurar o real valor de um investimento social.

Percebemos que este exercício avaliativo pressupõe comparações. Ao aplicarmos estas metodologias na fase ex-post obtivemos as constatações descritas nos quadros a seguir. A possibilidade de usar o método de Jannuzzi como resultado da pesquisa de campo, nos possibilita de forma mais objetiva e real a construção de indicadores sociais.

Desta forma desenvolvemos um processo interpretativo, de acordo com a valorização das informações coletadas para indicarmos nossas categorias de análise.

123 Tabela 11 – metodologia de avaliação de Eficiência aplicada (Catuana e Sítios Novos) em

relação ao setor público local

INDICADOR DESCRIÇÃO RESULTADO

Eficiência Comparação com iniciativas similares

As populações de Catuana e Sítios Novos são desconectadas da realidade tecnológica, portanto não tem acesso às informações governamentais por vias digitais.

O governo local diz que tenta resolver este problema através de outros canais de comunicação, a ouvidoria do município disponibiliza um número de telefone, onde é possível entrar em contato gratuito para solicitar informação, comunicar irregularidade, fazer sugestões, consultas ou elogios.

Fonte: adaptada em JANNUZZI, 2012

Tabela 12 – metodologia de avaliação de Eficácia aplicada (Catuana e Sítios Novos) em relação ao setor público local

INDICADOR DESCRIÇÃO RESULTADO

Eficácia Verificação se as metas propostas foram atingidas

A população de Catuana e Sítios Novos reporta a dificuldade de comunicação através do canal da ouvidoria, pois não existe pontos com telefones públicos nos vilarejos mais carentes, impedindo a resolução das necessidades informacionais destas pessoas. O governo local diz que é possível ligar para outros três números de telefones fixos que atendem ao mesmo canal.

Fonte: adaptada em JANNUZZI, 2012

Tabela 13 – metodologia de avaliação de Efetividade aplicada (Catuana e Sítios Novos) em relação ao setor público local

Indicador Descrição Resultado

Efetividade Vinculação das mudanças, caso tenham ocorrido as ações empreendidas.

Um baixo número de pessoas reporta-se que obteve êxito em responder sua necessidade informacional utilizando o canal da ouvidoria do município.

O governo local diz que avalia trimestralmente o canal através de estatísticas de atendimento e revela que o número de chamadas cresce mensalmente. Fonte: adaptada em JANNUZZI, 2012

Percebemos a falta de consenso no monitoramento dos indicadores entre os atores sociais representados pela sociedade civil e setor público local. Desta forma, constatamos que a comparação dos indicadores entre atores sociais torna-se um grande desafio para a prática de avaliação de políticas públicas. Sem dúvidas, torna-se necessário se encontrar formas práticas de se mensurar o desempenho da política em nível de abrangência social, a fim de que se possa traçar correções ou mesmo a elaboração de novos mecanismos para o alcance de

124 populações que possuem particularidades desafiadoras.

Realizamos este mesmo exercício com o mercado privado, a fim de averiguar se os indicadores atingem níveis de desempenho diferenciados aos do setor público e constatamos as seguintes considerações:

Tabela 14 – metodologia de avaliação dos 3Es aplicada nas comunidades de Catuana e Sítios Novos versus mercado privado local

Indicador Descrição Resultado

Eficiência Comparação com iniciativas similares

As populações de Catuana e Sítios Novos afirmam que os canais de comunicação para obtenção de informações no mercado privado são diferentes do setor público, apesar de serem desconectados digitalmente. O mercado privado diz que utiliza canais diferenciados para o cumprimento da política de informação. Realizam reuniões com as comunidades, levantam suas necessidades informacionais, utilizam urnas para que sejam depositadas anonimamente solicitações de esclarecimento de dúvidas, reclamações ou elogios. Também disponibilizam canais de ouvidoria por meio telefônico.

Eficácia Verificação se as metas propostas foram atingidas

As comunidades de Catuana e Sítios Novos afirmam participar, de alguma forma, das intervenções realizadas pelas empresas do CIPP, e que reconhecem que elas promovem várias facilidades para o contato direto com a sociedade civil em risco social num primeiro momento, mas depois somem e seus canais tornam-se esquecidos e inutilizados.

Efetividade Vinculação das mudanças, caso tenham ocorrido as ações empreendidas.

100% das pessoas entrevistas nas comunidades de Catuana e Sítios Novos afirmam que conhecem as iniciativas do mercado privado na disponibilização dos canais de informação.

As empresas da CIPP entrevistas afirmam que cumprem diretrizes referenciadas em políticas de responsabilidade social e ambiental nas comunidades do entorno onde exercem suas atividades finalísticas, abrindo canais de comunicação que lhes asseguram um bom relacionamento entre empresa versus sociedade civil, procurando sempre mitigar os casos que impedem que as necessidades informacionais da população sejam sanadas.

Fonte: adaptada em JANNUZZI, 2012

Concluímos que ao elencarmos estes indicadores de Eficiência, Eficácia e Efetividade estruturamos uma forma metodológica de medição do desempenho da política de informação

125 governamental no município de Caucaia, frisando as especificidades entre o setor público e o mercado privado para o atendimento das necessidades informacionais da sociedade civil.