• Nenhum resultado encontrado

A Inovação das Práticas Pedagógicas em Foco

No documento amandacristinatestasiqueira (páginas 96-100)

Diagrama 2: Rede de Frames

4. A ANÁLISE DO DIRCURSO DISCENTE

4.2. A Rede de frames de Avaliação de Comportamento Docente

4.2.1. O frame Avaliação das Práticas Pedagógicas

4.2.1.2. A Inovação das Práticas Pedagógicas em Foco

Como pudemos observar no gráfico 9, as avaliações voltadas para o caráter inovador do EF Práticas Pedagógicas representam 38% do total de sequências de avaliações. As atitudes inovadoras seriam aquelas que demonstram uma postura diferenciada do professor ao conduzir suas aulas. Seriam atitudes que fogem ao modelo prototípico de aula, no qual somente o professor detém a palavra, e o papel do aluno se resume a ouvir suas explicações. Vejamos, na tabela abaixo, como se instanciam as avaliações discentes acerca dessa postura docente:

Avaliações Positivas

Adjetivos Exemplos Ocorrências

Legal, bom, interessante, divertido, marcante, recreativo, atrativo, incrível, diferenciado, melhor do mundo, uma das melhores (não) chato, criativo

3MA2-7- [...] há momentos que as aulas são LEGAIS porque a professora nos ensina a entender a língua portuguesa como se ela fosse uma brincadeira [...] 7MA2– 32- [...] Com esses conteúdos de ensino a aula acabava sendo DIVERTIDA e rendia e eu gostava muito

7MA2– 15- [...] (as aulas eram interessantes, e RECREATIVAS na qual nos prendiam no ensino).

3MA2-14- Português, às vezes INTERESSANTE, ás vezes sonolenta e cansativa.

6MA2-11- [...] O que também torna as aulas de português MAIS ATRATIVAS são atividades mais diversificadas que nos permitem novos ensinamentos.

49 (83%)

Verbos

gostar (muito), adorar

2MA9-24- Eu GOSTAVA MUITO quando as professoras de português levavam nossa sala para a biblioteca, para ler uns livros e também quando eles pediam redações de texto era muito bom [...]

9 (15%)

Construções complexas (oracionais)

Despertar o interesse...

6MA9-5-[...] Estudo português pois é obrigação na área escolar, muita das vezes alguma leitura feita em sala de aula DESPERTA UM INTERESSE BÁSICO [...]

1 (2%)

TOTAL 59 ( 100%) Tabela 10: Unidades Lexicais e Construcionais que avaliam positivamente a inovação das práticas pedagógicas.

Avaliações Negativas

Adjetivos Exemplos Ocorrências

(muito) Chato, enjoado, cansativo, repetitivo, insuportável, sonolento, monótono, estressante, desanimador ...

3MA2-7-Mas tem horas que eu ACHO as aulas UM POUCO CHATAS MEIO REPETITIVAS

2MA9-2- [...] As aulas também deveria ser mais criativa as matérias é muito “enjoativas” aí se torna a aula INSUPORTÁVEL, poderia também diminuir um pouco as aulas de português pois são muitas e acaba “enjoando”.

Português, às vezes interessante, ás vezes SONOLENTA e CANSATIVA

33 (83%)

Verbos 3MA2-6- [...]Outra professora que eu tive foi lá na 5ª série é a Solange. Olha essa daí era rígida, pegava no pé mesmo, quase toda aula ela chamava os alunos para conjugar os verbos a maioria do alunos NÃO GOSTAVAM,

7MA9 – 4-DETESTO quando o professor passa muita atividade na mesma hora, e quer pronto na mesma aula

7MA9 – 4- Professor de Português que fala demais NÃO DÁ.

6 (15%) Não gostar, detestar, “não

dá”...

(oracionais)

Começar o desinteresse...

pede a classificação dos termos, hum... COMEÇA O MEU DESINTERESSE. [...]

TOTAL 40 (100%) Tabela 11: Unidades Lexicais e Construcionais que avaliam negativamente a inovação das práticas pedagógicas.

Um resultado relevante evidenciado nas tabelas 10 e 11 está no equilíbrio um pouco maior entre as avaliações positivas (60%) e as negativas (40%), diferentemente do que aconteceu com a avaliação da competência (89% e 11%, respectivamente). Estes números mostram que, no conjunto das experiências mais relevantes, as práticas entediantes são quase tão fortemente marcantes como as práticas criativas. Esta é outra pincelada relevante no desenho do perfil do professor de Português desejado ou rejeitado.

Também com relação ao caráter inovador dos professores e das aulas de português, encontramos ocorrências de ULs/UCs com valor superlativo. Em um total de 99 ocorrências, 37 (37%) apresentam expressões do tipo muito chato, muito legal, gostar muito, muito bom, detestar, insuportável, super divertido, entre outras.

Passemos a um detalhamento maior sobre os conteúdos semânticos deste EF Práticas

Pedagógicas voltado para as a inovação docente.São inúmeros os exemplos em que os alunos

manifestam seu contentamento ou descontentamento por práticas docentes que se mostram inovadoras ou retrógradas. Vejamos alguns casos:

1) 6MA2-11- Como aluna, as experiências que mais me marcaram nas aulas de português foram os trabalhos e apresentações para toda sala pois com isso saímos da rotina e aprendemos de uma forma mais diferente. Também GOSTOdas idas a biblioteca e das aulas em que cada um dos alunos falam sobre livros ou contos vistos anteriormente, de uma forma mais descontraída. O que também torna as aulas de português MAIS ATRATIVAS são atividades mais diversificadas que nos permitem novos ensinamentos.

2) 7MA9 – 21- [...] De uns anos pra cá as aulas foram sendo mais legais porque a minha professora atual é UMA EXCELENTE PROFISSIONAL, ela brinca, conversa, ri junto com a gente, leva nos passeios etc. Eu GOSTO MUITO é BEM INTERESSANTE.

3) 2MA9-21- No ano passado eu tinha uma professora de português ela chama Rita, nossa ela era MUITO LEGAL. Dava brincadeira, teve uma brincadeira que ela fez com a gente que FOI MUITO LEGAL, nós brincamos de fazer um filme e peça de teatro ERA MUITO LEGAL

4) 7MA2– 15- [...] Minhas vivências marcantes NEGATIVAS estão no ensino médio, onde as aulas são ESTRESSANTES E DESANIMADORAS pois a professora não tem uma certa preocupação em fazer aulas dinâmicas aproveitando os recursos que é oferecidos (as aulas são basicamente atividades e leitura encontrados no livro oferecido pelo governo na qual temos um espaço amigável com a professora tais como: conversas, brincadeiras) [...]

5) 2MA9-26 -[...] NÃO GOSTOda maneira de que ela dá aula, ela se prende muito ao quadro e exige grande quantidade de atividades em pouco tempo.

6) 2MA9-27[...]PONTO NEGATIVO nesse ano a professora de português é BOA MAS NÃO ERA IGUAL A DE ANTES NÃO. Essa nem desce com a gente, não faz nada interessante sabe só fica dentro de sala de aula plantado só copiando matéria e exercício.

A partir dos exemplos supracitados, podemos afirmar que os alunos sempre avaliam positivamente as práticas docentes que apresentam algum tipo de inovação em relação ao modelo prototípico de aula (exemplos 1 a 3). As ocorrências mostram práticas que envolvem idas à biblioteca, a passeios, a exposições culturais, a teatros, ao pátio; assistir a filmes; fazer brincadeiras, jogos, gincanas, disputas; aulas práticas ao ar livre; fazer sarau de poesia; contar histórias; fazer apresentações de trabalho; fazer teatros em sala de aula; promover maior interação entre professores e alunos; etc. Há ainda casos em que os alunos consideram “legais” as aulas em que envolvem leitura e produção de texto, práticas estas muitas vezes consideradas enfadonhas pelos alunos. Dessa forma, cabe-nos uma reflexão: seriam essas atitudes incomuns em aulas de português a ponto de os alunos as considerarem diferenciadas?

Já as práticas entediantes enumeradas por eles (exemplos 4 a 6) são aquelas que envolvem repetição de matéria; ficar somente em sala de aula explicando e passando matéria, sem fazer nada diferente; prender-se ao quadro; ditar matéria; falar muito; arguir; ficar mais de uma semana lendo o mesmo texto; passar muitas atividades; exercícios com a classificação de termos; conjugação de verbos; estudar as mesmas coisas todos os dias; etc.

As práticas pedagógicas vistas como inovadoras seriam, portanto, aquelas em que todos os agentes do processo de ensino-aprendizagem interagem e participam conjuntamente da construção do conhecimento. O aluno, então, não se vê mais como um ser passivo diante do conhecimento a ser aprendido.

Com relação aos EFs não Centrais, nas avaliações que focam diretamente o aspecto inovador das práticas pedagógicas dos professores, encontramos somente o EF Resultado. Foram encontradas 13 ocorrências desse EF, sendo 9 delas positivas e 4 negativas. Os resultados positivos acompanham sempre uma atitude inovadora dos professores que os alunos consideram boa, e os resultados negativos acompanham as atitudes tidas como não inovadoras, como podemos perceber na tabela abaixo:

EF Resultado Exemplos Ocorrências

Positivas 2MA9-23- [...] às vezes eram BOAS igual na 5ª série nós brincávamos às vezes nas aulas de português, lia livros, assistia filmes e me interessava bastante.

9 (69%)

Negativas 6MA2-34- [...]Em muitas aulas de português que presenciei

sempre nós termos um desinteresse total.

TOTAL 13 (100%) Tabela 12: Instanciações do EF Resultado que demonstram o caráter inovador das práticas pedagógicas.

Os achados analíticos promovidos até este ponto serão retomados e interpretados, sob um olhar multidisciplinar e à luz do objetivo educacional que mobiliza este estudo, ao final da análise do frame de Avaliação da Práticas Pedagógicas (seção 4.2.1.4).

As práticas pedagógicas que demonstram competência e inovação não são as únicas que são avaliadas pelos alunos. No que se refere ao EF Práticas pedagógicas, os alunos também fazem outros tipos de avaliações, como veremos adiante.

No documento amandacristinatestasiqueira (páginas 96-100)