• Nenhum resultado encontrado

CASOS ESPECIAIS 1 Crase com os pronomes demonstrativos:

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS PARTE

17. A mandioca é bastante cultivada no Nordeste, graças resistência altas

temperaturas e ... pragas.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima: a)) à - às - a b) a - às - à c) à - as - a d) à - as - à e) a - as - a GABARITO 01. B 02. E 03. A 04. A 05. E 06. A 07. C 08. E 09. D 10. C 11. C 12. D 13. B 14. B 15. D 16. D 17. A

Defensoria Pública

CRASE

01. (Arquiteto – Prefeitura de Alvorada/RS FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas das frases abaixo.

Assim, se a condessa se indispõe ... duas horas da manhã – zás -, em um salto estás lá.

E se ... noite o senhor conde deseja alguma coisa – crac! -, em três saltos, eis-me diante dele.

Rosina: Não diga isso ... ninguém!

a) às – à – a b) às – a – à c) às – à – à d) as – a – a e) as – à – à

02. (Técnico Judiciário – TRT 4ª Região – FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas das frases abaixo.

Nem a figura da avó escapou, pois se revelou perversa e agressiva com a pobre neta órfã, que tem visões paranormais da mãe exemplar que lhe concedia excelente padrão de vida dedicando-se ... prostituição e foi vítima de uma bala perdida.

Quanto ... instituições, foi lastimável o total desprestígio da Justiça.

No último capítulo, a cena mais deplorável foi a surra que o pai infligiu ... filha, expondo-a e humilhando-a em seu local de trabalho.

a) à – as – a b) à – às – à c) à – às – a d) a – as – à e) a – as – a

03. (Procurador – Prefeitura de Caxias do Sul/RS – FAURGS) Considere, a partir de frases do texto, as seguintes afirmações a respeito do emprego do sinal de crase e do emprego de preposições ou contrações destas com o artigo. I - .... pensar na história do Rio Grande do Sul, terra de fronteira, implica necessariamente pensar no grande papel dos militares, porque nosso Estado foi durante muitas décadas a única fronteira viva, primeiro entre o império português e

o espanhol, depois entre nosso país e os vizinhos do Prata, Argentina e Uruguai.

A inclusão da preposição em após a forma verbal implica, no contexto em que aparece, não acarretaria erro à frase, pois a regência do verbo permite também esse uso.

II – Assim é que “fazer rancho”, ir ao “súper” e tantas outras coisas são, para nós, muito comuns. A substituição de o súper, que aparece no segmento ao “súper” por a venda criaria, na respectiva oração, condições para o emprego da crase.

III - Assim é que “fazer rancho”, ir ao “súper” e tantas outras coisas são, para nós, muito comuns. A contração ao poderia ser substituída por no sem acarretar erro à frase, pois, de acordo com a norma culta, essa regência, no contexto, também pode ser usada.

Quais estão corretas? a) Apenas I

b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) I, II e III

04. (Téc. em Higiene Dental – Prefeitura de Alvorada/RS – FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas das frases abaixo.

Seus versos são de uma riqueza literária ... altura dos grandes poetas nacionais.

Esse verso será sempre cantado pelos intérpretes da música popular devido ... força da criação de Orestes Barbosa, um homem que se preocupava com o leite das crianças brasileiras.

Por causa dessa sua grande importância, não podemos esquecer o criador desse verso e de muitos outros, como aqueles que poderiam ser dedicados ... alguma habitante de uma certa cidade do Rio Grande do Sul:

a) à – à – à b) a – a – a c) à – a – a d) a – a - à e) à – à – a

Defensoria Pública 05. (Analista Judiciário – TRT 4ª Região –

FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas com espaço contínuo das frases abaixo

Mas a velha vilã também é uma aliada: a dor é um alarme que nos adverte sobre ameaças ________ saúde.

Ataca o aparelhinho impertinente, desliga o alarme e volta _________ dormir, ou checa minuciosamente os compartimentos de sua casa para certificar-se de que ninguém tentou invadi-la? A resposta óbvia _________ essa situação é o primeiro passo para se compreender por que alguns estudiosos estão preocupados com o hábito do homem moderno de suprimir a dor indiscriminadamente, sem procurar saber sobre suas causas. a) à – à – à b) à – a – a c) a – a – a d) a – à – à e) à – a - à 06. (Contador – BANRISUL/RS – 2002) As lacunas das frases abaixo são preenchidas, correta e respectivamente por

Aprendi a ver que os filhinhos-de-papai tinham coisas mas não eram ou apenas eram porque tinham e passei a odiar ... palavra status, que recém entrara na moda.

E isso não era muito difícil: bastava ler, aprender, estudar, e, na medida em que lia, aprendia e estudava, mais reverenciava ... vida e os seres humanos.

Nunca soube de nenhum grande artista ou revolucionário que vivesse para amealhar fortuna ... custa dos outros.

a) à – à – à b) à – à – a c) à – a – à d) a – à – a e) a – a – à

07. (Técnico Científico – FAPERGS – FAURGS) As lacunas das frases abaixo, devem ser preenchidas, respectivamente por

Pelo que entendi do que relatou o corsário Richard Hawkins da viagem que fez ... América, nos primeiros anos da década de 1590,

Aconselhava a ser cortês, quer dizer, ... não roubar tudo; não tocar em coisas pessoais de gente importante, não tocar em gente importante e deixar o bastante para que pudessem sobreviver.

Talvez o mais surpreendente nisso tudo seja a naturalidade com que o saque era encarado por todos, vítimas e piratas: o saque era visto apenas como mais uma forma de negócio, o que nos força ... dar uma olhada ao redor.

a) à – a – a b) à – à – a c) a – à – à d) a – a – à e) à – a – à

08. (Perito Químico – Forense – IGP/RS – FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhas das frases abaixo.

“Já sei”, cortou o legista, “os senhores querem assistir ... autópsia.”

Eu lhes digo o que vou fazer: permitirei a entrada de um dos senhores, para que assista ... esta tarefa, que, infelizmente, tem que ser executada, está na lei.”

Os três homens, que começavam ... falar, silenciaram abruptamente. a) à – à – à b) a – à – à c) à – a – à d) a – a – a e) à – a – a

09. (Soldado – Brigada Militar/RS – FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas das frases abaixo.

Ir ... igreja passa então a ser uma atividade secundária.

“Se o criminoso decide agir é porque mentalmente chegou à conclusão de que tem chances de sair ileso e, em caso de ser preso, pagar um preço não exorbitante ... sociedade.”

Se ele percebe que as suas ações não vêm tendo sucesso, conclui que não vale ... pena investir nelas. a) à – à – a b) a – à – à c) à – a – à d) à – à – à e) a – a – a

Defensoria Pública

10. (Psicólogo – SUSEPE/RS – FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas da frase abaixo.

Negros, estrangeiros, epilépticos, prostitutas, alcoólatras e tatuados eram presenteados como perigosos ... harmonização social e aproximados ... criminalidade, pois poderiam levar ... degeneração, tanto individual como coletiva, pela dissolução da moral e dos costumes, num processo semelhante ao contágio.

a) a – a – a b) à – à – à c) a – a – à d) à – à – a e) à – a – a

11. (Advogado – SULGÁS/RS – FAURGS) As lacunas com traço contínuo das frases abaixo são preenchidas, correta e respectivamente por

É muito difícil escapar ________ ingênua idealização.

No passado, os heróis eram figuras ligadas _______ movimentos militares e/ou políticos. É só ir ao estádio de futebol ou olhar ______ tela da tevê. a) à – a – a b) a – à – a c) à – à – a d) a – à – à e) à – a – à

12. (Escrivão de Polícia – Polícia Civi/RS – FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas com traço contínuo nas frases abaixo.

Chegar _____ eliminação das drogas não pelo ataque _____ oferta ou ao consumo, mas tratando aqueles que já estão dependentes da droga...

Os burocratas resistem _____ admitir, mas o mundo já perdeu a guerra contra as drogas.

Constatado tal erro, os agentes públicos buscam agora uma meta que substitua ______ antiga utopia e estão encontrando alternativas promissoras. a) à – a – a – à b) à – à – a – a c) a – à – à – a d) a – à – a – à e) à – a – à – à

13. (Oficiais do Estado Maior da Brigada Militar, no posto de Capitão - FAURGS) Considere as seguintes sugestões de mudança em frases do trecho abaixo.

ao ficar desempregada, resolveu apostar na educação.

além da discussão sobre a realidade social. Márcia se sentiu estimulada a fugir da mesmice.

I – Substituição de apostar por recorrer na linha 13.

II – Substituição de sobre por relativa na linha 24. III – Substituição de estimulada por encorajada na linha 37.

Quais delas criaram, na sua respectiva oração, o contexto para o emprego do sinal indicativo de crase? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) I, II e III.

14. (Oficiais do Estado Maior da Brigada Militar, no posto De Capitão - FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas com traço contínuo no texto.

Quanto mais analisamos ________ relações entre educador e educandos, na escola, em qualquer de seus níveis (ou fora dela), parece que mais nos podemos convencer de que essas relações apresentam um caráter especial e marcante. quando não falar ou dissertar sobre algo completamente alheio ______ experiência existencial dos educandos vem sendo, realmente, a suprema inquietação dessa educação, a sua irrefreada ânsia.

Se o educador é que sabe, se os educandos são os que nada sabem, cabe ______ dar, entregar, levar, transmitir o seu saber aos segundos.

a) as – a – àquele. b) as – à – àquele. c) às – a – aquele. d) às – à – aquele. e) às – à – àquele.

Defensoria Pública 15. (Processo Seletivo Público Ano 2001 -

FAURGS) Considere as seguintes sugestões de alteração de passagens do texto.

Com isso não me refiro aos ornamentos que adotamos para falar e escrever.

Penso nas formas que se impõem naturalmente quando descrevemos a nossa experiência e o sentimento de quem somos.

Logo se insinuaria a convicção de que o descaso é um vício tupiniquim.

I – Substituição da palavra ornamentos (primeira linha) por figuras de estilo.

II – Substituição da forma verbal descrevemos (segunda linha) por examinamos.

III – Substituição da forma verbal se insinuaria (quarta linha) por chegaríamos.

Quais delas criaram as condições para o emprego do sinal de crase no contexto de suas respectivas orações? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) I, II e III.

16. (Sanitarista – FAURGS) As lacunas do trecho a seguir devem ser preenchidas, respectivamente, por

Ele era o pintor histórico da. Missão Artística Francesa que chegou ... então colônia de Portugal, em 1816, com o objetivo de retratar ... vida na corte.

Debret, que, em vez de integrar ... Missão Francesa que iria ... Rússia, optou pelo Brasil parece não ter-se arrependido.

a) à – a – a – à. b) a – a – à – à. c) à – a – à – à. d) a – à – a – a e) à – à – à – à.

17. (TRT 4ª região – FAURGS) Considere as seguintes afirmativas relativas ao emprego da crase.

1. Era como se ele se tivesse longamente submetido à crença de que não era preciso bater no peito e gritar “sou negro” ou protestar contra as discriminações, considerando bastante ter uma vida digna e afirmar-se social e intelectualmente como fizera seu pai.

2. É revelador de profunda verdade sobre essa questão no Brasil o fato de Gil ter sido um exemplo perfeito de filho de “preto doutor”

I – Caso ao invés de crença (trecho 1 tivéssemos princípio, as condições para o emprego da crase na oração seriam alteradas.

II – Caso ao invés de protestar (trecho 1) tivéssemos opor-se, seriam criadas no contexto desta oração as condições para o emprego da crase.

III – Caso ao invés de sobre (trecho 2) tivéssemos quanto, seriam criadas no contexto desta oração as condições para o emprego da crase.

Quais estão corretas? a) Apenas I.

b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II e) I, II e III.

18. (Processo Seletivo Público – FAURGS) As lacunas do trecho abaixo devem ser preenchidas, respectivamente, por

Agora, a Dupont outras empresas nada virtuais como a centenária John Deere, fabricante de máquinas agrícola fundada em 1837, estão se associando _______ cooperativas de agricultores nos Estados Unidos.

Engana-se quem pensa que arado, colheitadeira, trator, vacas, porcos e galinhas pouco têm ______ ver com a rede mundial.

Quanto à Internet, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural com 2050 produtores de dez Estados brasileiros revelou que 4% já estão conectados _____ rede e outros 18% têm computador. a) a – à - a. b) à – a – à. c) a – à – à. d) à – a - a. e) a – a – à.

Defensoria Pública

19.(Assistente Administrativo FAURGS) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas no trecho abaixo.

A palavra humor vem do latim e significa algo que flui, que se movimenta internamente. Tem ... ver com disposições, impulsos e reações emocionais, geralmente sem consciência.

Por outro lado, senso diz respeito ... habilidade de apreciar ou compreender um fato.

Desse modo, senso de humor refere-se ... capacidade de apreciar conscientemente

uma situação estabelecendo certa distância do mundo. a) a – a - a. b) à – à - a. c) à – à – à. d) à – a – à. e) a – à – à.

20. (Agente Técnico Administrativo – FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas do texto

O homem foi criado ... semelhança de Deus, repetem os religiosos desde que o mundo é mundo.

Ao humanizar ... figura divina, Cacá alerta que não pretendeu fazer um filme religioso ou teológico

O Deus de Cacá bota o pé nas estradas empoeiradas do Nordeste .... procura de um santo substituto para que possa finalmente tirar umas merecidas férias. a) a – à – à. b) à – a - a. c) à – à - a. d) a – a – à. e) à – a – à.

21. (Técnico Superior em Trânsito DETRAN/RS – FDRH) Em qual das frases abaixo, o sinal de crase deve obrigatoriamente ser usado? a) O governo deve conceder prioridade a medidas gerais.

b) A exploração das crianças está vinculada a injustiça social.

c) Este programa pode impelir os pais a valorizar o estudo.

d) O combate ao trabalho infantil não pode ficar a cargo de programas limitados.

e) O sucesso da criança na escola esta relacionado a sua assiduidade.

22. (Técnico Superior – AGERGS – FDRH) Todasas substituições abaixo criam condições para o uso de crase, EXCETO a de

a) É assim que o espírito de papai noel toma conta da programação de TV – Trocar toma conta por comparece.

b) Longe de ser um modo de amar ao próximo – Trocar Próximo por alguém.

c) O telespectador é instado a doar seus trocados – Trocar Doar seus trocados por doação de seus trocados.

d) Menos pelos benefícios que proporcionará aos outros e mais pelos prazeres que experimentará ao fazer a doação – Trocar outros por outras pessoas.

e) As campanhas de filantropias se aproveitam da imagem dos miseráveis para comover sua clientela – Trocar se aproveitam por se referem.

23.(Escriturário PROCERGS FDRH) Considere as afirmativas abaixo

I – Alguns indicativos se contrapõem a esta verificação (a locução a esta poderia ser substituída sem correção e sentido da frase por à.) II – Isto significa que, apesar da redução, as pessoas continuam se acidentando. (Se o trecho as pessoas continuam se acidentando fosse modificado para as pessoas continuam a se acidentar, haveria alteração também no sentido da frase.)

III – Os benefícios normalmente concedidos estão relacionados a acidentes sem afastamento. (Na expressão a acidentes, o a poderia ser substituído, sem que alterasse o sentido e correção da frase, por aos.)

Quais estão corretas? a) Apenas I b) Apenas III c) Apenas I e II d) Apenas II e III e) I, II e III 24. (Escriturário – PROCERGS – 2000 – FDRH) A alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo é:

Exigência do Ministério Público ou ocorrência _____ um acidente grave.

Conforme o Sinditest, estudos internacionais comprovam que ____ cada dólar investido em prevenção, _____ uma economia de sete dólares.

a) em – a – à b) de – à – a c) por – a – há d) em – á – há e) de – a – há

Defensoria Pública 25. (Analista de Projetos – BRDE – 2001 –

FAURGS) O período em que devem ser utilizados dois acentos indicativos de crase é

a) A despeito da falta de técnicos especializados entre nós, o mercado tende a valorizar o profissional de formação mais genérica.

b) Quem está a par do que acontece na economia brasileira fica a espera de uma ação mais enérgica das autoridades.

c) O articulista não faz menção apenas aquilo que acontece nas grandes potências, mas também a situação de países em desenvolvimento, como o Brasil.

d) As empresas também cabe zelar pela qualidade da educação a que os filhos de seus funcionários têm acesso.

e) A formação direcionada a áreas especilizadas pode não ser bem-sucedida se a ela não se integrar um conhecimento mais amplo do mundo e das pessoas. CRASE 01. A 06. E 11. A 16. A 21. B 02. B 07. A 12. B 17. D 22. B 03. B 08. E 13. D 18. E 23. B 04. E 09. A 14. B 19. E 24. E 05. B 10. B 15. D 20. E 25. C

Defensoria Pública 137

ORTOGRAFIA

Uso dos porquês

POR QUE  equivale a “pelo qual” ou as variações dessa expressão: pelos quais, pela qual e pelas quais.

Também ocorre quando se pode acrescentar as palavras “razão” ou “motivo”.

Ex.: Não sei por que (razão) ela não veio.

A situação por que (pela qual) passaste não foi fácil.

POR QUÊ  assim como o porquê acima, pode-se acrescentar a palavra “razão” ou “motivo”, o acento é

justificado por anteceder um ponto (final ou de interrogação).

Ex.: Eles não foram ao jogo e não sabemos por quê. (motivo) Poucos estudam. Por quê? (razão)

PORQUE  é uma conjunção, equivalendo a “pois”.

Ex.: Não saiam da aula, porque o professor já vem.

PORQUÊ é um substantivo, equivalendo a “razão”, “motivo” e normalmente aparece antecedida de

palavra determinante (artigo, por exemplo).

Ex.: Dê-me ao menos um porquê para sua atitude. É importante o uso dos porquês.