• Nenhum resultado encontrado

REGÊNCIA VERBAL

QUESTÕES – BANCAS RS REGÊNCIA VERBAL

01. (Técnico Judiciário – TRT 4ª Região – FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente a lacuna com traço contínuo da frase abaixo.

Como depois ela aparece beijando os avós, _________________, a violência intrafamiliar acabou consagrada como o melhor método educacional.

a) onde sempre os agrediu b) que sempre agrediu os vós c) aos quais sempre agrediu d) na qual sempre os agrediu e) cujos sempre agrediu

02. (Procurador – Prefeitura de Caxias do Sul/RS – FAURGS) Analise as seguintes propostas de substituição de palavras ou expressões no texto.

I - Aliás, o Rio Grande do Sul tem fartura de usos peculiares de palavras.

peculiares – por próprios.

II – Qualquer um de nós, ao conversar dois minutos com um brasileiro de outras partes de nosso país, já passou pela situação de causar espanto em nosso interlocutor ao chamar o supermercado simplesmente de “súper”.

partes – por lugares.

III – Por isso não há explicação documentada sobre a origem do uso.

origem – por surgimento.

IV – Mas dá para estimar que “rancho” virou sinônimo de “suprimento”, especialmente suprimento de comida, a partir do universo militar, em que “rancho”, originalmente apenas a marcha de um batalhão e depois o acampamento dos soldados, designa também o refeitório.

estimar – por apreciar.

Quais mudariam o significado que a palavra original tem no texto ou necessitariam de ajustes na estrutura da frase para que esta se mantivesse correta são

a) Apenas I e II b) Apenas II e IV c) Apenas I, II e III d) Apenas I, III e IV e) Apenas II, III e IV

03. (Procurador – Prefeitura de Caxias do Sul/RS – FAURGS) Considere as seguintes propostas de substituição de formas verbais no texto.

I – Num país imenso como o Brasil, cheio de variações, essas novidades ocorrem a toda hora e ajudam, por si mesmas, a demarcar regiões culturais.

Substituição de ocorrem por dão-se.

II – Qualquer um de nós, ao conversar dois minutos com um brasileiro de outras partes de nosso país, já passou pela situação de causar espanto em nosso interlocutor ao chamar o supermercado simplesmente de “súper”.

Substituição de passou por enfrentou.

III – Por sinal, com acento, porque o que era apenas um prefixo virou um substantivo.

Substituição de virou por transformou-se.

IV – Os dicionários disponíveis não registram o nosso uso – nem mesmo os regionalistas (salvo o Dicionário de Porto Alegrês, modéstia à parte). Substituição de registram por trazem.

Quais exigiriam alterações estruturais na frase em que se inserem?

a) Apenas I e II b) Apenas I e IV c) Apenas II e III d) Apenas III e IV e) Apenas II, III e IV

04. (Advogado – FEBEM/RS – FAURGS) As lacunas com traço contínuo das frases abaixo devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por

Belinda precisava esforçar-se para ___________.

Aparecida ____________ o brinquedo, dizendo que era dela.

Depois , quando compreendeu do que se tratava, uma sensação esquisita começou a _______________ .

a) compreendê-la – estendeu-lhe – sufocá-la b) compreendê-la – estendeu a – sufocá-la c) compreendê-la – estendeu-lhe – sufocar-lhe d) compreender-lhe – estendeu-a – sufocar-lhe e) compreender-lhe – estendeu-a – sufocá-la

05. (Assistente de Operações – TRENSURB/RS – FAURGS) Assinale a alternativa cujas palavras ou expressões preenchem corretamente as lacunas das frases abaixo na ordem em que aparecem.

Uma história com começo, meio e fim, uma história capaz de dar ________ existência um sentido – coisa que ela nem sempre tem – e um final feliz, coisa que ela raramente tem.

Talvez não fizéssemos milagres, mas teríamos acesso ________ tudo aquilo que a tecnologia pode proporcionar, em termos de imagem, de som.

“E o Oscar vai para ...”, nós, sorridentes, já estaríamos olhando ao redor com ar de triunfo, já estaríamos nos encaminhando para o palco, para ali receber, sob uma chuva de aplausos, o troféu ________ sempre fizemos jus.

a) à – a – a que b) à – a – que c) a – a – a que d) à – à – a que e) a – à – que

06. (Assistente Administrativo – SULGÁS – FAURGS) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhas das frases abaixo.

Quem não gostaria de tomar um elixir que garantisse uma memória ... prova de falhas?

Use ao máximo sua memória, procure sempre aprender coisas novas, atualize-se e comente com alguém o que ... observou.

Principalmente, dê preferência a atividade que ... dão prazer. a) à – você – as b) a – você – lhes c) à – você – lhe d) à – tu – lhe e) a – tu – as

07. (Perito Químico – Forense – IGP/RS – FAURGS) Assinale a frase em que o verbo destacado apresenta a mesma regência em ambas as frases.

a) Mas o legista pareceu não notar, pois disse: Minha filha sempre se pareceu com a minha esposa.

b) Novamente o legista deixou de notar o alívio estampado no rosto dos três homens.

A chegada da dançarina deixou alegres os freqüentadores da boate.

c) Eu lhes digo o que vou fazer:

Quando olho no espelho, me digo que sou um cara honesto.

d) “O homem queria mesmo matar”, disse o legista, olhando o corpo, profissionalmente.

A prima lhe queria bem desde que eram pequenos.

e) Os ferimentos, como se fossem desenhos, espalhavam-se pelo corpo.

Os cadáveres putrefatos espalhavam gases fétidos.

08. (Escrivão de Polícia – Polícia Civi/RS – FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das frases abaixo.

Praia é uma república ________ todos são iguais perante o sol.

Nenhuma democracia social é tão adiantada quanto a praia, _______ as raças não apenas convivem como fazem tudo para se tornarem iguais. a) onde – que b) que – em que c) que – que d) em que – que e) em que – onde

09. (Escrivão de Polícia – Polícia Civi/RS – FAURGS) A forma verbal que poderia substituir sonham na frase abaixo, sem provocar alteração obrigatória no emprego de preposição é

A praia também é a democracia econômica com que tantos sonham.

a) se iludem. b) imaginam. c) idealizam. d) desejam. e) almejam.

10. (Operador de Informática – EPTC/RS – FAURGS) Analise as afirmações abaixo considerando situações de concordância e regência verbal e nominal.

I – Nos segmentos se nada de diferente ou desafiador jamais acontecesse em sua vida e Sabe-se que uma certa quantidade de stress ajuda as pessoas, os nexos prepositivos sublinhados são exigidos pelos verbos que os antecedem.

II – Se o vocábulo Fatores em Fatores que estressam negativamente algumas pessoas, entusiasmam outras fosse empregado no singular, apenas duas outras palavras desta frase deveriam ser também passadas para o singular para fins de concordância.

III – Se a palavra defesas em As defesas principais estão dentro do indivíduo e consistem na manutenção da saúde física e mental fosse substituída pela palavra resguardo, outras quatro palavras desta frase deveriam sofrer ajustes para fins de concordância.

IV – Se a expressão às crenças na frase abaixo fosse modificada para a crença, deixariam de existir as razões que determinam o emprego da crase.

Melhorar a saúde geral e a forma física, além de estar consciente de que as reações aos acontecimentos estão relacionados às crenças e aos valores da pessoa, embora alguns eventos ....

Quais estão corretas? a) Apenas I e II. b) Apenas II e III. c) Apenas I, II e III. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.

11. (Auxiliar de Radiologia – Prefeitura de Caxias do Sul/RS – FAURGS) Se o termo uma garrafa, no trecho ao comprar uma garrafa, fosse substituído por um pronome pessoal oblíquo, a forma correta seria

a) ao comprar-na. b) ao comprar-a. c) ao comprar-lhe. d) ao comprá-la. e) ao comprar-la.

12. (Serviço Notarial e de Registro – FAURGS) Em qual das alternativas abaixo a ocorrência da preposição a (isolada ou combinada com artigos) é regida por uma forma verbal?

a) A premência da questão é grande, pois, libertando-nos do respeito aos valores ancestrais particulares, ...

b) ... uma religião em que Deus se endereça ao foro íntimo de cada um e não a um provo no seu conjunto só pode deixar cada indivíduo...

c) O espírito moderno achou outra resposta à questão do que seria comum à humanidade inteira.

d) O espírito moderno achou outra resposta à questão do que seria comum à humanidade inteira.

e) Graças a ele, mesmo vindos de horizontes disparatados, encontramos de novo ....

13. (TRT 4ª região – FAURGS) Assinale a alternativa em que se estabelece uma correlação INCORRETA entre um pronome relativo e a palavra ou expressão do texto à qual ele faz referência.

a) cujas – famílias européias já formadas

Provavelmente porque o povoamento do Brasil não se deu por famílias européias já formadas, cujas mulheres brancas combatessem todo o incurso com mulheres de cor.

b) que – tolerância

É preciso reconhecer, entretanto, que o apartheid tem conteúdos de tolerância que aqui se ignoram. c) que – vasta escala de graduações

Nas conjunturas assimilacionistas, ao contrário, se dilui a negritude numa vasta escala de graduações, que quebra a solidariedade, reduz a combatividade.

d) que – as condições de terrível violência

quando, de fato, desarma o negro para lutar contra a pobreza que lhe é imposta, e dissimula as condições de terrível violência a que é submetido. e) que – condições de convivência

Seu objetivo ilusório é criar condições de convivência em que o negro possa aproveitar as linhas de capilaridade social.

14. (Assistente Administrativo – FDRH) De acordo com a norma culta da língua, a frase em que falta uma preposição é

a) É preciso saber que formação você precisa para garantir a empregabilidade.

b) Uma boa educação não implica, necessariamente, gastos exagerados.

c) Alguns especialistas garantem que os melhores profissionais são bons leitores.

d) Renovar o quadro de pessoal acarreta despesas insuportáveis, mesmo para grandes empresas.

e) A fábrica planeja instalar uma nova unidade somente onde houver mão-de-obra qualificada.

15. (Assistente Administrativo – FDRH) De acordo com a norma culta da língua, a palavra “lhe” pode ser empregada na frase

a) O mercado torna-se mais competitivo: é necessário humanizar ______ .

b) O pai de família está desempregado: é preciso oferecer ______ uma nova oportunidade. c) O jovem tem talento: é imprescindível preparar ______ para o futuro.

d) Este empresário apresentou um projeto audacioso: é bom orientar ______ para que proceda com cautela.

e) O estagiário não tem experiência: é importante corrigir ______ quando erra.

16. (Guarda de Segurança - OFFICIUM)

O trecho em negrito na frase “A garantia dos sigilos, institucionalizada para a proteção dos indivíduos, passou a ser vista como um mecanismo ilegítimo, que serve apenas para proteger aqueles que têm algo a esconder” está reescrito abaixo de cinco formas diferentes. Assinale a que não mantém o significado original.

a) onde serve apenas para proteger b) a servir apenas para proteger c) cuja única serventia é proteger d) servindo apenas para proteger e) o qual só serve para proteger

17. (Oficiais do Estado Maior da Brigada Militar, no posto de Capitão - FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas no texto abaixo.

Narração de conteúdos ... tendem a petrificar-se ou fazer-se algo quase morto, mesmo que sejam valores ou dimensões concretas da realidade. Nela, o educador aparece como seu indiscutível agente, como o seu real sujeito, ... tarefa indeclinável é “encher” os educandos dos conteúdos de sua narração.

A palavra, nessas dissertações, se esvazia da dimensão concreta ... deveria ter ou se transforma em palavra oca, em verbosidade alienada e alienante.

a) que – que – de que. b) que – cuja – que. c) de que – cuja – de que. d) de que – cuja – que. e) de que – que – de que.

18. (Sanitarista – FAURGS) Em qual das frases abaixo o verbo em destaque apresenta a mesma regência que tem no trecho dentro dos parênteses?

a) Um famoso colecionador de arte deve comprar a gravura.

(Muito da memória visual sobre o Brasil e o próprio Rio Grande do Sul do século 19 se deve ao desenho de Jean Baptiste Debret.)

b) Quem nunca se apaixonou por alguém está perdendo de ser feliz.

(Prontamente, apaixonou-se pela cor e vivacidade das paisagens e dos tipos brasileiros.)

c) Os enfermeiros ajudam os médicos.

(o livro Voyage Pittorewsque et Historique au Brésil, com dezenas de registros iconográficos que ajudam, hoje, a conhecer melhor a época e os costumes do Brasil Colônia.)

d) O causídico que se retratou no tribunal havia ofendido o juiz.

(retratou ainda detalhes como o tambor sopapo, criado aqui pelos escravos negros.)

e) Depois daquele susto na estrada, meus amigos mudaram muito.

(os trópicos mudaram sua européia visão do mundo e lhe garantiram um lugar na história.)

19. (Agente Técnico Administrativo CÓDIGOS 10 A 26 – FAURGS) Considere as seguintes propostas de substituição de verbos e locuções verbais no texto.

I – Substituição de sabem dizer por “estão cientes”.

A leitura não dá prazer quando o leitor é igual ao pianeiro: sabem juntar as letras, sabem dizer o que significam.

II – Substituição de Vou por “Estou indo”.

A mãe lhe pergunta: “Aonde é que você vai?” E ele responde “Vou a um concerto de leitura. III – Substituição de vai ser lido por “será feita a leitura”.

Hoje, no teatro, vai ser lido o conto ‘A terceira margem do rio’, de Guimarães Rosa. Por que é que você não vai também com o pai?”

Quais acarretariam alteração de regência para que se possa preservar a estrutura correta da frase? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas I e III. e) Apenas II e III.

20. (Auxiliar Administrativo II – HCPA – FAURGS) Associe as colunas, relacionando a classe de palavras com a preposição que ela rege em destaque nas linhas abaixo.

(V) Verbo

(N) Nome (substantivo ou adjetivo)

( ) não estão descritas nos códigos de todas as profissões, mas que são comuns a todas as atividades

( ) não se limitar apenas ( ) tarefas que foram dadas a você, contribui para o engrandecimento do trabalho, mesmo que ele seja temporário.

( ) Se sua tarefa é varrer ruas, você pode se contentar em varrer ruas e juntar o lixo, mas pode tirar o lixo que você vê que está prestes a cair na rua

( ) aprendendo, experimentando novas soluções, criando novas formas de exercer as atividades.

A alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses da segunda coluna, de cima para baixo é

a) N – V – N – V b) N – N – V – V c) N – V – V – N d) V – N – N – V e) V – N – V – N

21. (Auxiliar Administrativo II – HCPA – FAURGS) Assinale a frase na qual o verbo destacado apresenta a mesma regência nas duas frases (1 e 2).

a) dependem

1 - A qualidade do atendimento e a valorização do ser humano usuário dos serviços do hospital dependem do auxiliar de administração.

2 - ela faz parte de um conjunto maior de atividades que dependem do bom desempenho desta.

b) pode

1 - Em termos de atendimento, mais pode um funcionário bem-humorado do que aquele que é incapaz de sorrir e de olhar para o usuário ao dar informação.

2 - Se sua tarefa é varrer ruas, você pode se contentar em varrer ruas e juntar o lixo, mas pode tirar o lixo que você vê que está prestes a cair na rua

c) surgem

1 - As palavras de incentivo surgem naturalmente dos colegas e superiores que percebem uma atitude proativa do auxiliar de administração. 2 - Muitas oportunidades de trabalho surgem onde menos se espera, desde que você esteja aberto e receptivo

d) confere

1 - Não confere com a boa imagem de um auxiliar administrativo tratar o usuário com rispidez ou descaso, ou omitir-se o tempo todo.

2 - O medico cirurgião que confere as suturas nos tecidos internos antes de completar a cirurgia.

e) permacerá

1 - A lembrança do comportamento do auxiliar administrativo permanecerá, quer tenha sido dispensado, quer tenha pedido demissão por ter recebido proposta melhor.

2 - Agindo de forma eticamente correta em suas profissões, ao fazerem o que não é visto, ao fazerem aquilo que permacerá anônimo mesmo descoberto por alguém.

22. (Oficial Escrevente – FAURGS) Em qual dos casos abaixo, o verbo apresenta no texto a mesma regência que a forma verbal tem apresenta em

No parque da Redenção, que tem esse nome em alusão à abolição e à antiga presença afro naqueles limites...

a) jaz - A presença étnica afro-brasileira entre nós, por exem- plo, jaz em quase completo esquecimento.

b) dão - A ... do Solar do Câmara foi preservada casualmente, por acomodar-se entre as fundações que dão sustentação à casa.

c) Recorremos - Mas o que a Justiça tem a ver com tudo isso? Recorremos ao improviso de nossa memória para registrar que o único agente, quase que exclusivamente dedicado ao meio jurídico...

d) É - o único agente, quase que exclusivamente dedicado ao meio jurídico, dignificado com uma herma em área pública eminente é o Dr. Oswaldo Vergara, fundador da OAB, Seção Rio Grande do Sul.

e) Perdeu - Na verdade, muitos até estão lá, nas placas, mas a memória coletiva perdeu a filiação institucional dos mesmos.

23. (Oficial Superior Judiciário TJ OFFICIUM) Considere os seguintes usos de preposição ou de combinação entre preposição e artigo.

I - Num – Vai-se convidar aqui o leitor a passar num invento injustiçado.

II - De – Espécie de herói obscuro do nosso tempo: o elevador.

III - Entre – Inventou-se o elevedor dito de serviço, mais um instrumento para marcar a diferença entre os bem-postos e os mal-postos na vida. IV - Ao – O que se quer é atribuir ao elevador seu justo peso.

Quais dentre eles são exigidos por uma forma verbal? a) Apenas I e II b) Apenas I e IV c) Apenas III e IV d) Apenas I, II e III e) II, III e IV 24. (Escriturário – BANRISUL – 2001 – FAURGS) Assinale a alternativa que apresenta a mesma regência nas duas frases.

a) A cantora brasileira Marisa Monte estudou na Itália.

Nascida em berço musical, Marisa Monte estudou canto, piano e bateria na infância.

b) Não adianta cobrir a areia depois que a tempestade passou.

Contudo, a veia popular acabou falando mais alto e ela passou a cantar música brasileira em bares e casas noturnas.

c) O feiticeiro encantou a pobre princesa.

Até que o jornalista e produtor Nelson Motta apareceu na platéia e encantou-se com a moça e virou diretor de seu primeiro show no Rio.

d) Meu vizinho lançou um livro assim que se apresentou.

De volta ao Brasil, Marisa lançou o espetáculo Veludo Azul, despertando o interesse do público, da crítica e da gravadora.

e) A copeira serviu o vinho em taças de cristal. A cantora já estava na boca do povo quando gravou o primeiro disco, Marisa Monte ao Vivo, em 1998. Serviu como um cartão de visitas.

25. (Técnico judiciário – área administrativa – TRT – FAURGS) Assinale a alternativa na qual o verbo destacado apresenta a mesma regência nas duas frases.

a) O Diretor parou a cena do beijo para evitar uma cena de ciúme.

Já outra, acintosamente, não parou de insinuar-se a um vizinho, contando com a conivência de sua mãe, e não se intimidando sequer com a presença da esposa.

b) O joalheiro escapou com o presente que Dóris recebera do padre.

Nem a figura da avó escapou, pois se revelou perversa e agressiva com a pobre neta órfã, que tem visões paranormais da mãe exemplar

c) O exame de DNA revelou que o menino era filho da prostituta edo adúltero.

Nem a figura da avó escapou, pois se revelou perversa e agressiva com a pobre neta órfã, que tem visões paranormais da mãe exemplar

d) O padre e a mundana trocaram o sacerdócio e a futilidade por um relacionamento maduro.

Ainda bem, que desta vez as lésbicas não foram incendiadas. Entretanto, não trocaram nenhuma carícia.

e) Paula foi deixando o bom rapaz entrar em seu coração.

Mas a vítima também foi punida, pois seu namorado adolescente morreu, deixando-lhe como consolo um filho em suas entranhas.

26. (FDRH-Fundação Cultural Piratini)

Assinale a alternativa em que a palavra cujo completa corretamente a lacuna da frase.

a) Selecione um programa _________ conteúdo seja de fato educativo.

b) Indique uma escola __________ o professor usa a televisão como recurso didático.

c) Convença um menino _______ seu programa preferido não é aconselhável.

d) Desconfie do político _________ defende a volta da censura.

e) Rememore a época ________ o Canal X transmita concertos dominicais.

REGÊNCIA VERBAL 01. C 06. C 11. D 16. A 21. A 02. E 07. C 12. B 17. B 22. E 03. C 08. E 13. B 18. B 23. B 04. A 09. A 14. A 19. D 24. D 05. A 10. D 15. B 20. C 25. B 26. A

Defensoria Pública

CRASE

Classes do “A” a. Artigo Definido

b. Pronome Pessoal Oblíquo c. Pronome Demonstrativo d. Preposição

A Crase (dita) Proibida:

a. Antes de substantivo masculino Andar a cavalo.

Vendeu a prazo. Chegou a tempo.

É claro, você recorda que crase é a preposição a mais artigo feminino a. Evidentemente, este último não ocorrerá antes de substantivo masculino.

b. Antes de verbo Começou a chover.

Ficou a contemplar a paisagem. Quedou-se a meditar.

Crase é proposição + artigo. Você naturalmente sabe que não pode existir artigo antes de verbo.

c. Antes de artigo indefinido Levou o automóvel a uma oficina.

Se o a fosse crase, teríamos dois artigos (porque crase é também artigo) diante do mesmo substantivo. Isso não pode acontecer.

d. Antes de pronomes pessoais, demonstrativos ou indefinidos Dei a ela o prêmio merecido.

A ninguém é lícito fugir do trabalho. Refiro-me a esta moça.

Os “as” das frases acima são meras preposições, porque os pronomes pessoais, demonstrativos e indefinidos (estes últimos com poucas exceções) não admitem anteposição de artigo.

e. Antes de expressão de tratamento introduzida pelo possessivo “VOSSA” ou “SUA” Trouxe a V.Sa a mensagem fatal.

f. Quando o “a” estiver no singular e a palavra seguinte no plural Refiro-me a lendas antigas.

O “a” é simples preposição: não contém artigo, pois, se isso ocorresse, estaria no plural, já que o artigo concorda com o gênero e número com o substantivo ao qual se refere.

g. Depois de preposições

Compareceu perante a banca examinadora. A reunião foi marcada para as cinco horas.

Claro, porque não pode haver duas preposições em sucessão, e crase é preposição mais artigo. Observação: excetua-se o caso da preposição a seguir:

Foi até a praia, ou foi até à praia.