• Nenhum resultado encontrado

5 C ARACTERIZAÇÃO A MBIENTAL O levantamento de quantificadores ambientais, associados ao caso de estudo, será utilizado como

5.4 A NÁLISE DE E NCERRAMENTO DA B ARRAGEM DE R EJEITADOS

No Capítulo 3 tratou-se de caracterizar a área adjacente a Cabeço do Pião, os ecossistemas afetados pela presença da barragem de rejeitados, caracterização do material ali depositados e a caracterização socioeconómica. Em conjunto com as secções anteriores do presente Capítulo, constituem a base fundamental para real conhecimento do estado de degradação da barragem Cabeço do Pião e dos compartimentos ambientais à sua volta. Faz-se necessário o planeamento e o gerenciamento do encerramento da barragem Cabeço do Pião, como parte integrante do desenvolvimento do projeto de remineração de rejeitados. O planeamento do encerramento tem como objetivo restaurar o local para uma melhor solução do que a qual se encontra atualmente.

Em vias de regra, a execução do plano de encerramento duma barragem é feita em conjunto com a conceção dum novo projeto de mineração, durante a elaboração do estudo de viabilidade e durante a fase de operação da mina (Sánchez et al., 2013). Para o caso de estudo, o projeto refere-se ao legado dum passivo ambiental e social, o qual sob processo de transferência de responsabilidades foi abandonado pela esfera privada e governamental. Desse modo, trata-se do plano de encerramento duma barragem já desativada, que tem impactado o ambiente e a vida das comunidades locais por várias décadas, sob responsabilidade do Município do Fundão.

O encerramento deve envolver as partes interessadas: Município do Fundão, moradores de Cabeço do Pião e demais localidades a jusante da barragem. Os objetivos do plano de encerramento devem incluir a discussão dos seguintes tópicos (Sánchez et al., 2013):

1. Proteção da qualidade ambiental, da segurança e da saúde pública; 2. Garantia da recuperação das áreas degradadas;

3. Definição do uso futuro, compatível com as aptidões e demandas da população local, em vista da melhoria da qualidade de vida da população e das futuras gerações;

4. Alcançar uma situação de pós-encerramento que constitua um legado benéfico e duradouro ou um serviço de ecossistema não monetário para a comunidade.

O plano de encerramento tem como objetivo final alcançar uma condição de equilíbrio ecológico da área de Cabeço do Pião. E, da melhor maneira possível, assegurar o monitoramento mínimo ou inexistente por parte da comunidade. Garantindo a sua estabilidade física, química e biológica a longo prazo, diminuindo, consideravelmente, o risco e a probabilidade de ocorrência de um resultado prejudicial. Basicamente o tratamento da área impactada pela barragem, consiste na remodelagem do material depositado e das encostas da barragem, da descontaminação e revegetação das margens do rio do Zêrere. Para cumprimento dos objetivos do plano de encerramento, propõem-se as seguintes atividades (Sánchez et al., 2013):

Tabela 30. Atividades propostas para o encerramento da barragem Cabeço do Pião. Terraplanagem e reformulação dos taludes e bermas;

Drenagem da barragem, se necessário; Preenchimento de áreas desniveladas; Reformulação da superfície da barragem; Implementação de sistemas de cobertura; Reflorestamento de toda área possível;

Restabelecimento do sistema de drenagem natural, quando possível;

Desmontagem e remoção de equipamentos e construções em Cabeço do Pião; Ajuste de sistemas de proteção contra transbordamento para inundação;

Monitoramento e manutenção de parâmetros em conformidade com os níveis estabelecidos pela legislação;

Restauração do sistema de tratamento de efluentes ou sistema de tratamento de águas residuais; Remediação da área contaminada (rio Zêrere, solos e águas subterrâneas);

Com a proposição do projeto de remineração, em uma fase inicial, parte dos rejeitados serão removidos da barragem (730 000 m3) para serem reprocessados. Após a remoção, propõe-se o início do plano de

encerramento da barragem de rejeitados Cabeço do Pião. Com execução das primeiras etapas movimentação de material, de terraplanagem do local e reformulação dos taludes, bermas e superfície da barragem. Assinala-se a necessidade de uma maior cautela em relação à estabilidade geotécnica da estrutura. Pois, há pouco conhecimento da atual condição geotécnica da estrutura, não podendo prever com rigor o que se pode acontecer.

A desmontagem e remoção dos antigos equipamentos da planta de processamento da antiga lavaria “Rio”, o desmonte de edifícios, instalações e infraestrutura devem ser planeados pela localização próxima à antiga lavaria. Contudo, é importante ressaltar que tais instalações ou parte delas já foram consideradas a serem reaproveitadas por outro uso, quando do encerramento da lavaria. No projeto, o uso produtivo e sustentável pela comunidade local deve ser assegurado de maneira a atender suas necessidades.

Pelos resultados obtidos na caracterização do material da barragem, sabem-se que os rejeitados representam alto potencial de geração de drenagem ácida. Prevêem-se a execução das medidas cabíveis para evitar a produção de DAM pelo material restante na barragem, que incluem: sistemas de coberturas, reflorestamento, sistema de drenagens, sistema de tratamento de efluentes e de águas residuais. A recuperação do solo e águas superficiais ao longo do rio Zêrere, fortemente degradadas pelas soluções ácidas, será extremamente difícil e demandará medidas de controlo por um período muito mais longo. Com a remoção do material a ser reprocessado prevê-se que a remodelação da área da barragem tenha um aspeto semelhante ao perfil proposto na Figura 85, porém com um menor volume.

Figura 88. Proposta de remodelação da área degradada após retirada do material a ser reprocessado (Salom, 2017).

5.5 CONCLUSÕES

A elaboração deste Capítulo teve como objetivo fornecer conhecimentos sobre o material depositado na barragem, e avaliar as suas reservas minerais. Os mapas de contornos para o tungsténio e zinco (Figuras 66 e 67, respectivamente) confirmam elevados teores destes metais distribuídos nos rejeitados de Cabeço do Pião. Estes mapas associados aos resultados da análise química permitem afirmar que os rejeitados da barragem Cabeço do Pião podem vir a ser fontes secundárias dos metais de tungsténio e zinco. Ocorre ainda, concentrações elevadas de cobre, teor médio de 0,45 %, que pode ser interessante em ser recuperado. Diante disso, no próximo capítulo são apresentadas soluções para a remineração dos rejeitados finos com seguimento do reprocessamento do material para recuperação dos metais de interesse.

O presente capítulo contou ainda com o diagnóstico ambiental e com particular interesse para o planeamento do encerramento da BRCP. Com auxílio para a identificação de questões ambientais críticas a serem gerenciadas durante todo o período de execução do reprocessamento, da definição de informações referentes ao monitoramento de alguns parâmetros ambientais, da definição de ações de gerenciamento a serem adotadas durante as fases de desativação e pós-encerramento da barragem.

A análise quantitativa de risco ambiental e toxicológico relativa ao armazenamento dos rejeitados ficou a cargo de Fiúza (2019). Que elaborou um modelo de análise de risco ambiental e toxicológico visando definir a qualidade e quantidade de drenagem potencialmente gerada pelos rejeitados. Além disso, identificou fluxos superficiais e subterrâneos da drenagem ácida das fontes até os receptores (que podem ser afetados pela exposição da drenagem ácida), identificou cenários de exposição atmosférica, definiu o risco toxicológico para a saúde humana a partir das concentrações estimadas para os diferentes compartimentos ambientais e modelou cenários possíveis de mecanismos de rupturas e suas consequências.

Os resultados aqui apresentados basearam-se em um programa bem estruturado de amostragem e de ensaios laboratoriais, visando identificar os principais elementos químicos no material investigado, a distribuição espacial destes elementos na barragem, a relação entre os teores dos metais e a distribuição granulométrica e o comportamento do material como potencialmente gerador de ácido.

A proposta de encerramento da barragem Cabeço do Pião teve como abordagem inicial a minimização das atuais fontes de contaminação da área envolvente. Com minimização de infiltração e lixiviação de água, minimização de suprimento de oxigénio, que acelera o processo de lixiviação, minimização, remoção ou isolamento de minerais sulfuretados.

Como verificado o processo de geração de drenagem ácida já está estabelecido e é recorrente, sendo o seu estancamento de difícil resolução e com enormes implicações financeiras. A análise de custos referentes ao encerramento da barragem será tratada no Capítulo 7.

6

CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA