• Nenhum resultado encontrado

Documento Eletrônico

R. W.B BIBLIOTECA JACKSON OISECIR

I. A NECESSIDADE DE REORGANIZAÇÃO

O ensino secundário deve ser determinado pelas necessidades da sociedade a ser servida, o caráter dos indivíduos a serem educados, e o conhecimento da teoria e prática educacional disponível. Esses fatores não são de forma estática. A sociedade já está em andamento de desenvolvimento; o caráter da população do ensino secundário sofre modificação; e as ciências em que a teoria educacional e prática dependem

187 constantemente fornecer novas informações. Secundário educação, no entanto, como qualquer outra agência estabelecida da sociedade, é conservador e tende a resistir à modificação. Não fazer justos quando surge a necessidade leva à necessidade de extensa reorganização em intervalos irregulares. A evidência é forte que uma reorganização tão abrangente do ensino secundário é imperativa no presente momento.

1. Mudanças na sociedade. - Nas últimas décadas, as mudanças ocorrido na vida americana afetando profundamente as atividades de o indivíduo. Como cidadão, ele deve, em maior medida e de forma mais maneira direta de lidar com os problemas da vida da comunidade, Estado e Governos e relações internacionais. Como trabalhador, ele deve ajustar-se a uma ordem econômica mais complexa. Como um relativamente personalidade independente, ele tem mais lazer. Os problemas que surgem destas três fases dominantes da vida estão intimamente inter-relacionadas e apelar para um grau de inteligência e eficiência por parte de cada cidadão que não pode ser assegurado apenas através da educação elementar, ou até mesmo através do ensino secundário, a menos que o escopo cação é ampliada.

A responsabilidade da escola secundaria ainda é aumentada porque muitas agências sociais, além da escola, oferecem menos estímulos para a educação do que antes. Em muitas vocações tem mudanças tão significativas como a substituição do sistema de fábrica para o sistema interno da indústria; o uso de máquinas em lugar de trabalho manual; a alta especialização de processos com um correspondente subdivisão do trabalho; e a desagregação da sistema de aprendizado. Em conexão com o lar e a vida familiar, frequentemente vêm menos responsabilidade por parte das crianças; a retirada do pai e às vezes da mãe das ocupações domésticas para a fábrica ou loja; e aumento da urbanização, resultando

7

8 PRINCÍPIOS CARDINAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO.

na vida familiar menos unificada. Da mesma forma, muitas mudanças importantes ocorreu na vida comunitária, na igreja, no Estado, e em outras instituições. Essas mudanças na vida norte-americana exigem modificações intensivas no ensino secundário. 2. Mudanças na população da escola secundária. - Nos últimos 25 anos houve mudanças marcantes na população de escolas secundárias dos Estados Unidos. O número de alunos aumentou, de acordo com os retornos federais, de um para cada 210 da população total em 1889-90, para um para cada 121 em 1899-1900, para um para cada 89 em 1909-10 e para um para cada a cada 73 da população total estimada em 1914-15. O caráter da população do ensino secundário foi modificado pela entrada de um grande número de alunos de capacidades, aptidões, hereditariedade social e destinos na vida muito variados. Além disso, o alargamento do âmbito do ensino secundário trouxe para a escola muitos alunos que não concluem o curso completo, mas partem em vários estágios de progresso. As necessidades destes alunos não podem ser negligenciadas, nem podemos esperar num

188 futuro próximo que todos os alunos sejam capazes de concluir o ensino secundário como estudantes a tempo inteiro. Em conexão com o lar e a vida familiar, frequentemente vêm menos responsabilidade por parte das crianças; a retirada do pai e às vezes a mãe das ocupações domésticas para a fábrica ou loja; e aumento da urbanização, resultando Atualmente, apenas cerca de um terço dos alunos que entram no primeiro ano da escola elementar chegar ao ensino médio de quatro anos, e apenas cerca de um em nove é formado. Daqueles que entram no sétimo ano letivo, apenas meio a dois terços atingem o primeiro ano do quatro anos de ensino médio. Daqueles que entram no ensino médio de quatro anos cerca de um terço de licença antes do início do segundo ano, cerca de metade desapareceu antes do início do terceiro ano e menos de um terço são graduados. Esses fatos não podem mais ser seguramente ignorado.

3. Mudanças na teoria educacional. - as ciências nas quais a educação A teoria tradicional depende de que, nos últimos anos, contribuições. Em particular, a psicologia educacional enfatiza a seguintes fatores:

(a) Diferenças individuais nas capacidades e aptidões entre os (alunos da escolinha. Já reconhecido, em certa medida, esse fator merece atenção mais completa.

(h) O reexame e reinterpretação dos valores dos sujeitos e dos métodos de ensino com a referência à "disciplina geral?" o veredicto final da psicologia moderna ainda não foi apresentado, É claro que as antigas concepções de "valores gerais" devem ser cuidadosamente revisadas. c) Importância do conhecimento operacional. - O tema varia e os métodos de ensino devem ser testados em termos das leis de aprendizagem e da aplicação do conhecimento às atividades da vida, e não principalmente em termos das exigências de qualquer assunto como uma ciência logicamente organizada.

PRINCÍPIOS CARDINAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO. 9

(d) Continuidade no desenvolvimento de crianças. - Tem sido por muito tempo sustentou que as mudanças psicológicas em certas fases são tão pronunciadas como ofuscar a continuidade do desenvolvimento. Nesta base o ensino secundário foi fortemente separado da educação elementar. A psicologia moderna, no entanto, mostra que o desenvolvimento do indivíduo é, em muitos aspectos, um processo contínuo e que, portanto, qualquer ruptura repentina ou abrupta entre o e a escola secundária ou entre quaisquer dois estágios sucessivos da educação é indesejável.

As mudanças precedentes na sociedade, no caráter do ensino secundário população escolar, e na teoria educacional, juntamente com muitos outras considerações, exigem modificações extensas de Educação. Tais modificações já começaram em parte. O necessidade presente é a formulação de um programa abrangente de reorganização, e sua adoção, com ajustes adequados, em todos os as escolas secundárias da nação. Por isso, é apropriado para um órgão representativo como a Associação Nacional de Educação para alinhar tal programa. Esta é a tarefa confiada por essa associação à Comissão para a Reorganização do Ensino Secundário.

189 A educação nos Estados Unidos deve ser guiada por uma concepção clara do significado da democracia. É o ideal da democracia que o indivíduo e a sociedade possam encontrar satisfação um no outro. A democracia não sanciona nem a exploração do indivíduo pela sociedade, nem o desrespeito dos interesses da sociedade pelo indivíduo. Mais explicitamente -

O propósito da democracia é organizar a sociedade de modo que cada membro possa desenvolver sua personalidade principalmente através de atividades destinadas ao bem- estar de seus companheiros e da sociedade como um todo.

Este ideal exige que as atividades humanas sejam colocadas em alta nível de eficiência; que para este efeito ser adicionado uma apreciação do significado dessas atividades e lealdade aos melhores ideais envolvidos; e que a escolha individual que vocação e essas formas do serviço social em que sua personalidade pode se desenvolver e se tornar mais efetivo. Para a consecução desses fins, a democracia deve colocar a principal confiança na educação.

Consequentemente, a educação em uma democracia, dentro e fora da escola, deve desenvolver em cada indivíduo o conhecimento, interesses, ideais, hábitos e poderes pelos quais ele encontrará seu lugar e usará esse lugar para moldar a si mesmo e à sociedade em direção a fins cada vez mais nobres.

III OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO.

Para determinar os principais objetivos que devem orientar a educação em uma democracia, é necessário analisar as atividades do indivíduo. Normalmente ele é um membro de uma família, de um profissional

83453 ° - 18 2

10 PRINCÍPIOS CARDINAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO.

grupo, e de vários grupos cívicos, e em virtude dessas relações, ele é chamado a se engajar em atividades que enriquecem a vida familiar, a prestar importantes serviços vocacionais a seus companheiros e a promover o bem comum. Segue-se, portanto, que a digna adesão, vocação e cidadania exigem atenção como três dos principais objetivos.

Além do cumprimento imediato desses deveres específicos, todo indivíduo deve ter uma margem de tempo para o cultivo de interesses pessoais e sociais. Esse lazer, se usado com dignidade, recriará seus poderes e ampliará e enriquecerá a vida, tornando-o assim mais apto a cumprir suas responsabilidades. O uso indigno do lazer prejudica a saúde, perturba a vida doméstica, diminui a eficiência vocacional e destrói a mente cívica. A tendência na vida industrial, ajudada pela legislação, é diminuir as horas de trabalho de grandes grupos de pessoas. Enquanto as horas encurtadas tendem a diminuir as reações prejudiciais que surgem da tensão prolongada, elas aumentam, se possível, a importância

190 da preparação para o lazer. Diante dessas considerações, a educação para o uso digno do lazer é de importância crescente como objetivo.

Para cumprir os deveres da vida e beneficiar-se do lazer, é preciso ter boa saúde. A saúde do indivíduo é essencial também para a vitalidade da raça e para a defesa da nação. A educação em saúde é, portanto, fundamental.

Existem vários processos, tais como leitura, escrita, cálculos aritméticos e expressão oral e escrita, que são necessários como ferramentas nos assuntos da vida. consequentemente, o comando desses processos fundamentais, embora não seja um fim em si, é, no entanto, um objetivo indispensável.

E, finalmente, a realização dos objetivos já nomeados depende do caráter ético, isto é, da conduta fundada em princípios leves, claramente percebidos e lealmente cumpridos. Boa cidadania. a excelência vocacional e o uso do lazer andam de mãos dadas com o caráter ético; Eles estão no. uma vez os frutos do caráter esterlino e os canais através dos quais tal caráter é desenvolvido e manifestado. Por um lado, o caráter é insignificante à parte da vontade de cumprir os deveres da vida e, por outro lado, não há garantia de que esses deveres serão corretamente liberados, a menos que os princípios sejam substituídos por impulsos, por mais bem intencionados que sejam. impulsos podem ser. Consequentemente, o caráter ético está ao mesmo tempo envolvido em todos os outros

Documentos relacionados