• Nenhum resultado encontrado

Documento Eletrônico

R. W.B BIBLIOTECA JACKSON OISECIR

IV. O PAPEL DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PARA ALCANÇAR ESTES OBJETIVOS.

educação nacional.

Esta comissão, portanto, considera o seguinte como o objetivo principal da educação: 1. Saúde. 2. Comando de processo fundamental

PRINCÍPIOS CARDINAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO. 11

esses. 3. Digna de ser membro de casa. 4. Vocação. 5. Cidadania.6. Uso digno de lazer. 7. Caráter ético

A nomeação dos objetivos acima não tem a intenção de implicar que o processo de educação pode ser dividido em campos separados. Este não pode ser, já que o aluno é indivisível. Nem a análise é toda inclusive. No entanto, acreditamos que distinguir e nomear esses objetivos ajudarão na direção dos esforços; e nós seguramos que eles devem constituir os principais objetivos da educação.

IV. O PAPEL DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PARA ALCANÇAR ESTES OBJETIVOS.

Os objetivos delineados acima se aplicam à educação como um todo - elementar, secundário e superior. É o propósito desta seção considerar especificamente o papel do ensino secundário na obtenção de desses objetivos.

191 Por razões declaradas na Seção X, esta comissão favorece que o ensino médio pode ser definido como aplicando-se a todos os alunos de aproximadamente 12 a 18 anos de idade. 1. Saúde. - As necessidades de saúde não podem ser negligenciadas durante o período do ensino secundário sem grave perigo para o indivíduo e para a raça. A escola secundária deve, portanto, fornecer instrução de saúde, inculcar hábitos de saúde, organizar um programa eficaz de atividades físicas, atender às necessidades de saúde no planejamento do trabalho e brincar e cooperar com o lar e a comunidade na proteção e promoção dos interesses de saúde.

Para levar a cabo tal programa, é necessário despertar o público para reconhecer que as necessidades de saúde dos jovens são de importância vital para a sociedade} para assegurar professores competentes para verificar e satisfazer as necessidades de cada aluno e capaz de inculcar em todo o corpo estudantil um amor pelo esporte limpo, para fornecer equipamentos adequados para atividades físicas, e para tornar o prédio da escola, seus quartos e arredores, em conformidade com os melhores padrões de higiene e saneamento. 1

2. Comando de processos fundamentais. - Grande parte da energia da escola primária é devotadamente dedicada ao ensino de certos processos fundamentais, como leitura, escrita, cálculos aritméticos e elementos de expressão oral e escrita. A facilidade que uma criança de 12 ou 11 anos pode adquirir no uso dessas ferramentas não é suficiente para as necessidades da vida moderna. Isto é particularmente verdadeiro para a língua materna. A proficiência em qualquer um desses processos pode ser aumentada de forma mais eficaz pela sua aplicação a novos materiais do que pelas revisões formais comumente empregadas nos graus sete e oito.

1 Para as linhas gerais de um programa de saúde, ver um relatório desta comissão publicado pelo Bureau of Education como Boletim, 1017, Xo. 50, "Educação Física nas Escolas Secundárias".

12 PRINCÍPIOS CARDINAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO.

Ao longo da escola secundária, a instrução e a prática devem andar de mãos dadas, mas, como indicado no relatório do comitê de inglês1, apenas uma teoria deveria ser ensinada a qualquer momento, pois isso mostraria resultados na prática.

3. Digna de ser membro de casa. - A digna de ser membro de casa como um objetivo exige o desenvolvimento daquelas qualidades que tornam o indivíduo um membro digno de uma família, tanto contribuindo como beneficiando-se dessa afiliação.

Este objetivo aplica-se a meninos e meninas. Os estudos sociais devem lidar com o lar como uma instituição social fundamental e esclarecer sua relação com os interesses mais amplos externos. A literatura deve interpretar e idealizar os elementos humanos que fazem a casa. Música e arte devem resultar em casas mais bonitas e em maior alegria. A escola coeducacional com uma faculdade de homens e mulheres deve, em sua

192 organização e suas atividades, exemplificar as relações saudáveis entre meninos e meninas e homens e mulheres.

A afiliação doméstica como um objetivo não deve ser pensada apenas com referência a deveres futuros. Estes são os melhores garantidos se a escola ajudar os alunos a tomar a atitude correta em relação às responsabilidades domésticas atuais e interpretar para eles a contribuição da casa para o seu desenvolvimento.

Na educação de todas as meninas do ensino médio, as artes domésticas devem ter um lugar de destaque por causa de sua importância para a própria menina e para outras pessoas cujo bem-estar estará diretamente sob sua guarda. A atenção agora dedicada a essa fase da educação é inadequada, especialmente para as meninas que se preparam para ocupações não relacionadas às artes domésticas e para as meninas que planejam instituições superiores. A maioria das meninas que ingressam em ocupações assalariadas diretamente do ensino médio permanecem nelas por apenas alguns anos, depois do qual a vida doméstica se torna sua ocupação ao longo da vida. Para eles, o período do ensino médio oferece a única oportunidade garantida de se preparar para essa ocupação ao longo da vida, e é durante esse período que eles têm maior probabilidade de formar seus ideais de deveres e responsabilidades da vida. Para meninas planejando entrar em instituições superiores -

Nossos ideais tradicionais de preparação para instituições superiores são particularmente incômodos com as reais necessidades e futuras responsabilidades das meninas. Seria. Parece-me que esse trabalho de ensino médio, cuidadosamente projetado para desenvolver a capacidade e o interesse pela administração e conduta adequadas de um lar, deve ser considerado de importância pelo menos igual a qualquer outro trabalho. Nós não entendemos como a sociedade pode continuar apropriadamente sancionando os currículos escolares de meninas que desconsideram essa necessidade fundamental, mesmo que tais currículos sejam planejados em resposta às demandas feitas por algumas das faculdades para mulheres. 11

1 Bureau of Education, Boletim. lt) 17, nº 2, "Reorganização do inglês nas escolas secundárias". B Reportof (O Comitê ou a Articulação do Ensino Médio e Colégio, 1911). PRINCÍPIOS CARDINAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO ". 13

Na educação dos meninos, alguma oportunidade deve ser encontrada para dar-lhes uma base para a apreciação inteligente do valor do lar bem-nomeado e do trabalho e habilidade necessários para manter tal lar, para que possam cooperar mais efetivamente. Por exemplo, eles devem entender o essencial dos valores alimentares, do saneamento e dos orçamentos domésticos.

4. Vocação. - A educação profissional deve equipar o indivíduo para assegurar um meio de vida para si e para aqueles que dependem dele, para servir bem a sociedade através de sua vocação, para manter os relacionamentos corretos com seus colegas de trabalho e com a sociedade e, tanto quanto possível, encontrar vocação seu próprio melhor desenvolvimento.

193 Este ideal exige que o aluno explore suas próprias capacidades e aptidões, e faça um levantamento do trabalho do mundo, para que ele possa selecionar sua vocação. Por isso, um programa eficaz de orientação vocacional na escola secundária é essencial. 1

A educação profissional deve visar desenvolver uma apreciação do significado da vocação para a comunidade, e uma concepção clara das relações corretas entre os membros da vocação escolhida, entre diferentes grupos vocacionais, entre empregador e empregado, e entre produtor e consumidor. Esses aspectos da educação profissional, até então negligenciados, exigem atenção enfática.

O grau em que a escola secundária deveria oferecer treinamento para uma vocação específica depende da vocação, das facilidades que a escola pode adquirir e da oportunidade que o aluno pode ter para obter tal treinamento mais tarde. Para obter resultados satisfatórios, aqueles proficientes nessa vocação devem ser empregados como instrutores e as condições reais da vocação devem ser utilizadas tanto no ensino médio quanto em cooperação com a casa, fazenda, loja ou escritório. Muito do tempo do aluno será necessário para produzir tal eficiência.

5. A educação cívica deve desenvolver no indivíduo as qualidades pelas quais ele agirá bem como membro do bairro, cidade ou cidade, Estado e nação, e lhe dará uma base para entender os problemas internacionais.

Para tal cidadania, os seguintes são essenciais: Um interesse multifacetado no bem-estar das comunidades a que pertence; lealdade aos ideais de justiça cívica; conhecimento prático de agências e instituições sociais; bom julgamento quanto aos meios e métodos que promoverão um fim social sem derrotar os outros; e como

Colocando todos estes efeitos, hábitos de cooperação cordial em empreendimentos sociais.

A escola deve desenvolver o conceito de que os deveres cívicos de homens e mulheres, embora em parte idênticos, também são em parte complementares.

1 Para um programa abrangente de orientação profissional, consulte um relatório desta comissão.emitido como Bureau of Education Bulletin, 1918, n º 19, "Orientação Vocacional na Secondary Escolas."

14 PRINCÍPIOS CARDINAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO.

A diferenciação nas atividades cívicas deve ser encorajada, mas não na extensão da perda de interesse pelos problemas comuns com os quais todos devem lidar.

Entre os meios para desenvolver atitudes e hábitos importantes em uma democracia estão a atribuição de projetos e problemas a grupos de alunos para solução cooperativa e a recitação socializada pela qual a classe como um todo desenvolve um senso de

194 responsabilidade coletiva. Ambos os dispositivos oferecem treinamento em pensamento coletivo. Além disso, a organização e administração democráticas da própria escola, bem como as relações de cooperação entre aluno e professor, aluno e aluno, professor e professor, são indispensáveis.

Embora todos os assuntos devam contribuir para a boa cidadania, os estudos sociais - geografia, história, civismo e economia - devem ter isso como seu objetivo dominante. Demasiado frequentemente, no entanto, mera formação, convencional em valor e remota em seu significado, compõe o conteúdo dos estudos sociais. A história deve, portanto, tratar o crescimento das instituições que seu valor presente possa ser apreciado. A geografia deve mostrar a interdependência dos homens enquanto mostra sua dependência comum da natureza. A área cívica deve preocupar-se menos com questões constitucionais e funções governamentais remotas, e deve dirigir a atenção às agências sociais próximas e às atividades informais da vida cotidiana que consideram e buscam o bem comum. Agências tais como organizações de assistência infantil e ligas de consumidores oferecem oportunidades específicas para a expressão de qualificações cívicas pelos alunos mais velhos.

O trabalho em inglês deve acender os ideais sociais e dar uma visão das condições sociais e do caráter pessoal em relação a essas condições. Daí a ênfase do comitê de inglês sobre a importância do conhecimento das atividades sociais, movimentos sociais, e necessidades sociais por parte do professor de inglês.

A compreensão dos ideais da democracia americana e a lealdade a eles deve ser um objetivo proeminente da educação cívica. O aluno deve sentir que será responsável, em cooperação com outros, por manter a Nação verdadeira, as concepções mais bem herdadas da democracia, e também deve perceber que a própria democracia é um ideal a ser forjado por suas próprias gerações e sucessivas. .

A educação cívica deve considerar outras nações também. Como povo, devemos tentar compreender as suas aspirações e ideais, para podermos lidar com mais simpatia e inteligência com o imigrante que chega às nossas terras, e ter uma base para uma abordagem mais sábia e mais compreensiva dos problemas internacionais. Nossos alunos devem aprender que cada nação, pelo menos potencialmente, tem algo de valor para contribuir para a civilização e que a humanidade estaria incompleta sem essa contribuição. Isto significa um estudo de nações específicas, suas realizações e possibilidades, não ignorando suas limitações. Tal estudo de contribuições dissimilares à luz do

PRINCÍPIOS CARDINAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO. 15

O ideal da fraternidade humana deveria ajudar a estabelecer um genuíno internacionalismo, livre de sentimentalismo, fundado em fatos e efetivamente operante nos assuntos das nações. 1

195 G. Uso digno de lazer. - A educação deve equipar o indivíduo para assegurar de seu lazer a recreação do corpo, mente e espírito, e o enriquecimento e ampliação de sua personalidade.

Este objetivo exige a capacidade de utilizar os meios comuns de diversão, como música, arte, literatura, teatro e relações sociais, juntamente com a promoção em cada indivíduo de um ou mais interesses vocacionais especiais.

Até então, a escola secundária deu pouca atenção consciente a esse objetivo. Procurou tão exclusivamente a disciplina intelectual que raramente tratou a literatura, a arte e a música de modo a evocar uma reação emocional correta e produzir prazer positivo. Sua apresentação da ciência deve visar, em parte, despertar uma genuína apreciação da natureza.

A escola também não conseguiu organizar e dirigir as atividades sociais dos jovens como deveria. Uma das maneiras mais seguras de preparar os alunos dignamente para utilizar o lazer na vida adulta é orientar e orientar o uso do lazer na juventude. A escola deve, portanto, ver que a recreação adequada é fornecida tanto dentro da escola quanto por outras agências apropriadas da comunidade. A escola, no entanto, tem uma oportunidade única neste campo porque inclui em seus membros representantes de todas as classes da sociedade e, consequentemente, é capaz através de relações sociais para estabelecer laços de amizade e compreensão comum que não podem ser fornecidos por outras agências. Além disso, a escola pode organizar atividades recreativas que contribuam simultaneamente para outros fins da educação, como no caso do festival escolar ou do festival.

7. Caráter ético - Em uma sociedade democrática, o caráter ético se torna primordial entre os objetivos da escola secundária. Entre os meios para desenvolver o caráter ético, pode- se mencionar a sábia seleção de conteúdos e métodos de instrução em todas as disciplinas de estudo, os contatos sociais dos alunos entre si e com seus professores, as oportunidades proporcionadas pela organização e administração da escola. o desenvolvimento por parte dos alunos do sentido de responsabilidade pessoal e iniciativa, e, acima de tudo, o espírito de serviço e os princípios da verdadeira democracia que devem permear toda a escola - diretor, professores e alunos. Consideração específica é dada aos valores morais a serem obtidos a partir da organização da escola e os assuntos de estudo no relatório desta comissão intitulado "Valores Morais no Ensino Secundário".

1 Para uma discussão mais aprofundada da educação cívica, sec os relatórios desta comissão sobre "O Ensino da Comunidade Cívica" e "Estudos Sociais no Ensino Secundário", emitido como Bureau of Education Boletins, 1915, No. 23, e 1916, No. 28, respectivamente.

196 Educação ”. * Esse relatório também considera as condições sob as quais pode ser aconselhável suplementar as outras atividades da escola oferecendo um curso distinto de instrução moral.

Documentos relacionados