• Nenhum resultado encontrado

2 ABORDAGEM METODOLÓGICA

2.2 A OPÇÃO PELO MÉTODO DA PESQUISA DOCUMENTAL

A pesquisa documental pode ser vista como uma simples técnica complementar de investigação ou como um tipo específico de pesquisa, dentre outros, que constituem o paradigma qualitativo de investigação, com matéria prima específica de estudo – os documentos - e métodos e técnicas peculiares para apreensão e compreensão dos mesmos. Neste estudo, compreendemo-la como descrito no segundo caso, considerando o que nos diz Sá-Silva, Almeida e Guindani (2009, p. 4-5): “A pesquisa documental é um procedimento que se utiliza de métodos e técnicas para a apreensão, compreensão e análise de documentos dos mais variados tipos”.

Ao considerar a abordagem qualitativa de pesquisa como uma proposta não estruturada rigidamente, Godoy (1995) acredita ser possível imaginar, criar e inovar com outras formas de investigação e, nesse contexto, a pesquisa documental representa uma forma inovadora, capaz de trazer contribuições importantes no estudo de alguns temas. Para a autora a pesquisa documental ocupa-se “do exame de materiais de natureza diversa, que ainda não receberam um tratamento analítico, ou que podem ser reexaminados, buscando-se novas e/ou interpretações complementares”. (p. 21). Nesse sentido, os documentos devem ser entendidos em uma perspectiva ampla, incluindo materiais escritos como jornais, diários, obras literárias, científicas, técnicas, cartas, memorandos, relatórios; estatísticas de diferentes aspectos de uma sociedade e elementos iconográficos como sinais, grafismos, imagens, fotografias, filmes. Sobre a definição, diferença e desenvolvimento da pesquisa documental, Gil (2008) acrescenta:

A pesquisa documental assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. A única diferença entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa documental segue os mesmos passos da pesquisa bibliográfica. Apenas há que se considerar que o primeiro passo consiste na exploração das fontes documentais, que são em grande número. Existem, de um lado, os documentos de primeira mão, que não receberam qualquer tratamento analítico, tais como: documentos oficiais, reportagens de jornal, cartas, contratos, diários, filmes, fotografias, gravações etc. De outro lado, existem

os documentos de segunda mão, que de alguma forma já foram analisados, tais como: relatório de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas etc. (p. 51).

Neste estudo, especificamente, a pesquisa documental compreendeu o processo de escolha dos documentos, o acesso a eles e a análise dos mesmos, sendo este último procedimento orientado pela técnica de análise de conteúdo.

Uma das razões fundamentais da opção pela pesquisa documental foi o fato do PME ter pouco tempo de existência, o que implica dizer que o desenvolvimento da proposta curricular de educação integral está há pouco tempo sendo implementada. Por isso, achamos mais coerente, neste momento, analisar a referida proposta curricular a partir de seus documentos norteadores, do que desenvolver uma pesquisa de campo, não que isso fosse impossível ou incoerente, mas a investigação poderia não possibilitar resultados bem consolidados em relação à concretização do currículo, o que poderia prejudicar as inferências. Um outro motivo que nos fez decidir pela pesquisa documental foi a pouca exploração científica, em nível de tese de doutorado, do objeto de estudo por meio do método documental. De acordo com Ribeiro (2014) nenhuma tese de doutorado tinha sido defendida sobre esse objeto de estudo, utilizando o método documental e a análise de conteúdo, como aqui adotado, no período de 2010 a 2013. Somente pesquisas em nível de mestrado tinham sido apresentadas, considerando a temática do currículo da educação integral e a pesquisa documental, acompanhada da análise de conteúdo, como abordagens metodológicas. Entre esses estudos destacam-se os de Matos (2011), Miguel (2012), Moreira (2013), Saboya (2012) e Silva (2011). Cabe ressaltar, também, que, com exceção do estudo desenvolvido por Saboya (2012), os demais, dentre os citados, pouco exploram, do ponto de vista quantitativo e qualitativo, os documentos do Programa Mais Educação, além de pouco aprofundarem as questões curriculares. Considerando, então, esses fatores, decidimos aprofundar os estudos sobre o currículo da educação integral, adotando os três procedimentos fundamentais da pesquisa documental, definidos por Godoy (1995), a saber:

a) Quanto à escolha dos documentos

A escolha dos documentos foi realizada mediante o estabelecimento de critérios. Neste estudo, em particular, adotamos os seguintes critérios: documentos específicos do Programa Mais Educação que tenham relevância para a temática abordada e atualidade das informações. Considerando, então, o conjunto de documentos específicos do referido Programa, escolhemos uma amostra de seis documentos, os quais obedecem aos critérios acima elencados. Para fins de organização e análise, dividimos esses documentos em duas categorias: legais e teóricos. Os ditos legais correspondem às leis, decretos, portarias e

resoluções que estão relacionados ao Programa Mais Educação ou com o seu proposito principal: o desenvolvimento da educação integral no país. Partindo dessa orientação, selecionamos os seguintes documentos: Portaria nº 17/2007 e Decreto nº 7.083/2010. O quadro abaixo os caracteriza conforme sua finalidade.

Quadro 1 - Documentos legais referentes ao Programa Mais Educação

Documento Natureza

Portaria nº 17/2007 Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar.

Decreto nº 7.083/2010 Dispõe sobre o Programa Mais Educação Fonte: Elaborado pelo autor a partir da portaria nº 17/2007 e do Decreto nº 7.083/2010.

Os documentos escolhidos, de caráter teórico, disponibilizam discussões teórico- operacionais da proposta curricular da educação integral, além de questões relacionadas à base legal da educação integral, gestão do Programa Mais Educação no território nacional, aspectos financeiros, critérios para adesão das escolas, dentre outros aspectos. São eles: Caderno Gestão Intersetorial no Território; Caderno Educação Integral: texto referência para o debate nacional, Caderno Rede de Saberes Mais Educação: Pressupostos para Projetos Pedagógicos de Educação Integral e Manual Operacional de Educação Integral referente ao ano de 20144. O quadro a seguir dispõe de tais documentos com suas devidas finalidades.

Quadro 2 - Documentos teóricos do Programa Mais Educação

Documentos Finalidades

Caderno Educação Integral: texto referência para o

debate nacional; Apresenta o texto referência sobre Educação Integral para o debate nacional. Caderno Rede de Saberes Mais Educação:

Pressupostos para Projetos Pedagógicos de Educação Integral;

Sugere caminhos para a elaboração de propostas pedagógicas de Educação Integral por meio do diálogo entre saberes escolares e comunitários. Caderno Gestão Intersetorial no Território; Ocupa-se dos marcos legais do Programa Mais

Educação, das temáticas Educação Integral e Gestão Intersetorial, da estrutura organizacional e operacional do Programa Mais Educação, dos projetos e programas ministeriais que o compõem e de sugestões para procedimentos de gestão nos territórios.

Manual Operacional de Educação Integral/2014; Dispõe de informações de caráter operacional do Programa Mais Educação nas escolas.

Fonte: Elaborado pelo autor a partir dos documentos supracitados.

b) Acesso aos documentos

4 Cabe esclarecer que adotamos o Manual Operacional de Educação Integral/2014 em função de sua atualidade, isto é, quando iniciamos a pesquisa em 2013, o Manual em vigor era a versão 2013. No ano seguinte passou a vigorar a versão 2014 a qual se estendeu até meados de 2016, quando foi instituído o “Novo Programa Mais Educação”. Por isso, apesar de sabermos da existência de outras versões anteriores a 2014, inclusive com configuração curricular diferenciada em relação à quantidade de macrocampos, optamos em analisar o currículo em vigor trazido pela versão 2014, já que as mudanças curriculares entre uma versão e outra, não eram tão grandes, além de que esta versão abrangeu a maior parte do tempo da investigação.

O acesso aos documentos foi viabilizado mediante a busca dos mesmos na Rede de Internet. Tivemos como fonte principal de localização desses documentos o portal do Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br/index.php, especificamente o link: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao, onde encontramos os documentos referentes à base legal do programa, os documentos teóricos norteadores da proposta curricular de educação integral, dentre outros aspectos relacionados ao PME.

c) A análise dos documentos

A análise desses documentos foi realizada de forma integrada, norteada pelo conceito de currículo e de prescrição curricular, bem como pela ideia de concepção/finalidades da perspectiva de educação integral adotada nos documentos do Programa Mais Educação. A organização e o desenvolvimento da análise dos fragmentos documentais seguiram alguns procedimentos da técnica de análise de conteúdo, a qual nos ajudou a categorizar o conteúdo dos documentos e a realizar as inferências possíveis.