• Nenhum resultado encontrado

2.2 – A PARAGEM ESCOLHIDA PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA

CAPÍTULO I – DESVELANDO ASPECTOS TEÓRICOS

2.2 – A PARAGEM ESCOLHIDA PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA

Escolhi, dentre vários motivos, como lugar de busca para as informações que considerei importantes a Universidade do Estado do Pará, por ser professora efetiva Dessa instituição e atuar como docente e pesquisadora há, aproximadamente, quatorze anos. Conhecer a realidade dos alunos e dos professores me permitiu uma maior liberdade e segurança para realizar a pesquisa de campo, e pelo fato de a UEPA oferecer cursos de licenciaturas e ser uma universidade pública do Estado na qual trabalho e resido.

Em se tratando de uma universidade do Norte, considero importante apresentar, mesmo que de maneira sucinta, algumas questões relativas à UEPA/CCSE, onde me fixei para começar essa pesquisa.

Antes de tornar-se universidade, foi Fundação Estadual do Pará. A Universidade do Estado do Pará – UEPA foi criada pela Lei Estadual n.º 5.747, de 18 de maio de 1993, com sede e foro na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, teve autorizado o seu funcionamento pelo Decreto Presidencial de 04.04.1994. Conforme seu Estatuto assinala, a UEPA é uma instituição organizada como autarquia de regime especial e estrutura multi-

campi, gozando de autonomia didática, científica, administrativa, disciplinar e de gestão

financeira patrimonial.

As necessidades e exigências econômicas, sociais, culturais e tecnológicas do Estado e a vocação institucional da Universidade do Estado do Pará impulsionaram a dinamização de uma política de interiorizar suas ações de ensino, pesquisa e extensão, na

perspectiva de atender às demandas formativas apresentadas pelo Estado, com vistas a tornar-se um dos centros de referência em estudos e pesquisas nas áreas de educação, saúde, ciência e tecnologia da região amazônica.

Nesse sentido, a vocação institucional da UEPA está pautada nos seguintes princípios:

a) promover e participar da modernização e do desenvolvimento do Pará, em busca de mudanças na base produtiva e de verticalização do seu processamento;

b) dinamizar a formação de agentes para todos os níveis de demanda desse novo ciclo de desenvolvimento, dotados de conhecimento, profissionalismo e solidariedade;

c) constituir-se uma universidade pública, gratuita e de qualidade, adequada ao processo regional, como centro de identidade estadual em pesquisa, ensino, extensão e cidadania; e d) promover suas ações, tanto na capital quanto no interior, implantando e expandindo cursos de graduação e pós-graduação, desenvolvendo políticas de extensão e pesquisa.

• Partindo desse conjunto de princípios, a UEPA é concebida como uma instituição comprometida com respostas às necessidades e desafios locais, na tentativa de preencher as lacunas que existem no desenvolvimento social, político, econômico e cultural do Estado do Pará, o que exige dar cabo das desigualdades sociais evidenciadas nas diversas regiões que compõe o nosso Estado, quer pela via da ciência, da tecnologia, da educação e da cultura, quer pela produção de caminhos próprios ou alternativos, por meio de parcerias com outras instituições regionais, nacionais e internacionais.

A Universidade do Estado do Pará é constituída de 03 (três) centros: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS; Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE; e

Centro de Ciências Naturais e Tecnologia – CCNT. Entre esses, destaco o CCSE, por ser o centro que oferece os cursos de licenciaturas, e meu trabalho foi realizado com professores que atuam nesse Centro.

O CCSE é um órgão de administração setorial da UEPA e coordena atualmente os seguintes cursos de licenciaturas: Pedagogia, Matemática, Música, Ciências Naturais, Letras, Ciências da Religião e Formação de Professores do Pré-Escolar e 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental, Bacharelado em Música e Bacharelado em Secretariado Executivo Trilingüe. Alguns desses cursos são oferecidos na capital e no interior do Estado.

O CCSE dispõe, em seu corpo docente, de mais de 120 professores, dentre os quais, aproximadamente, 20 são doutores, sendo os demais distribuídos entre mestres, especialistas e, em menor número, graduados, num total não precisado pela instituição.

A UEPA/CCSE oportuniza estudos e pesquisas no campo educacional, visando atender a formação dos discentes de graduação, pós-graduação e extensão da Universidade do Estado do Pará. Oferece cerca de 12 cursos de Pós-Graduação lato-sensu e strito sensu (Mestrado em Educação).

O Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará constitui-se numa contribuição concreta à formação de pesquisadores em educação na Região Amazônica, atendendo uma demanda local evidenciada no primeiro processo seletivo, sendo também significativo ao Estado, principalmente pela possibilidade de dotar de melhor qualidade os espaços educacionais nos diversos níveis de ensino.

Por isso, o Programa da UEPA configura-se em um dos passos significativos para a superação das assimetrias regionais no âmbito da oferta da pós-graduação stricto sensu no País e, sobretudo, no âmbito do Estado do Pará. Assim, ela vem contribuindo de forma

significativa para a expansão e a consolidação dos grupos de pesquisa, incentivo à socialização das produções acadêmicas e o intercâmbio com a graduação.

De modo mais detalhado, eis alguns dos propósitos da UEPA:

1) a consolidação de duas linhas de pesquisas que vêm atender às necessidades regionais, especificamente, frente a diversidade das problemáticas educacionais das populações amazônicas.

A linha de Formação de Professores vem contribuir para efetivar um trabalho de pesquisa que já vinha sendo realizado por docentes do Programa no Centro de Educação no decorrer do seu processo de formação, no ensino da graduação e na pós-graduação lato

sensu, bem como durante o processo de formação de professores da Rede Estadual de

Ensino no interior do Estado (Programa de Interiorização).

A linha Saberes Culturais e Educação na Amazônia vem contribuir para o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar em torno de temáticas culturais e educacionais da região amazônica, cujos estudos também vêm sendo realizados por docentes do Programa, principalmente no decorrer das atividades de pesquisa e extensão.

2) a formação do docente-pesquisador consubstanciada por um currículo bem estruturado, que vem evidenciando uma significativa formação teórico-metodológica nos estudos desenvolvidos nas duas linhas de pesquisa, favorecendo a formação qualificada na graduação, considerando a maturidade teórica e a experiência profissional e de pesquisa do corpo docente do Programa.

3) o intercâmbio acadêmico com Programas locais, regionais e nacionais, bem como o financiamento de pesquisas e projetos pela própria UEPA e outras instituições de fomento (CNPq, PROESP, UNICEF).

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, em nível de mestrado, foi aprovado pelas Resoluções CONCEN-UEPA Nº 383, de 04 de agosto de 2003 e CONSUN-UEPA Nº 892/2003, de 24 de setembro de 2003, recomendado pela CAPES em 16 de março de 2005 e credenciado pelo Conselho Nacional de Educação em julho de 2005.

2.3 – PROCEDIMENTOS, INSTRUMENTOS E O TRATAMENTO DAS