• Nenhum resultado encontrado

6 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

6.3 Perfil dos docentes do curso de Administração

6.3.2 A percepção dos sujeitos sobre a Formação pedagógica

As percepções que os docentes do curso de Administração têm sobre a formação pedagógica para a docente na educação superior foram mapeadas dos dados dos questionários, sob três aspectos: o que consideram como mais importantes para a formação docente; a visão sobre a carreira do professor do magistério; importância da formação pedagógica docente para a educação superior. Observe a tabela 6:

Tabela 06 - Demonstrativo dos níveis de pós-graduação dos docentes e a relação de importância para a

Formação Docente para a educação superior.

NÍVEIS DE PÓS-GRADUAÇÃO TITULAÇÕES RELAÇÃO DE

IMPORTÂNCIA Especialização 63,3% 17,9% Mestrado Acadêmico 70,0% 64,3% Mestrado Profissional 13,3% 10,7% Doutorado 13,3% 7,1% Pós-doutorado 0,0% 0,0% RESPOSTAS 100,0%

Fonte: Dados da pesquisa, 2015.

Consideram mais importantes para a formação docente os cursos da pós- graduação, o mestrado acadêmico. Observa-se que este surge como pré-requisito para o ensino na Educação Superior com uma ideia de “preparo” para a docência. Isso consiste no reflexo da exigência do processo avaliativo das IES pelos órgãos reguladores da Educação Superior no Brasil (MEC/INEP), que estabelecem que 75% dos docentes devem ter formação em pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para avaliação com a nota máxima11. Ressalta-se que não é denominado nenhum indicador equivalente a cursos de formação pedagógica docente, mas somente a titulação quantitativa.

Os docentes do curso de Administração demonstram uma percepção sobre a carreira do professor no magistério superior pouco confortável, conforme quadro 11. Esse

11 Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, 2016. Notas de avaliação de 01 a

item torna-se fundamental para aprofundamento em outras pesquisas, para qualificar melhor essa percepção, visto que é necessário identificar quais dimensões estão implícitas nessas afirmativas.

Observa-se também que percebem a necessidade de treinamento vinculado à carreira, apesar de não especificarem os tipos de treinamento.

Quadro 11 - Percepção dos professores do curso de Administração sobre a carreira docente na educação

superior. RESPONDENTES Percepção dos professores

Professor 3 Grande desafio devido às demandas cada vez mais exigentes do mercado de trabalho Professor 4 - Desafiante, especialmente nas IES privadas, devido ao perfil dos alunos.

Professor 6 e 7 - Muito importante, mas pouco valorizada, culturalmente inferiorizada e mal remunerada.

Professor 10 - Árdua.

Professor 9 - Grande importância, precisa ser cada vez mais profissional. Professor 21 - Ainda carece de maior reconhecimento.

Professor 18 - Precisa estar sempre se reciclando e utilizando bem as tecnologias.

Professor 12 - Profissionais que tentam passar conhecimentos e valor agregado às suas aulas. Professor 13 - Acho interessante, embora sacrificante.

Professor 14 - Amplas possibilidades, mas com muitos desafios relacionados ao corpo discente. Professor 15 - Muita importância. Com a abertura de várias IES o magistério superior (boa

formação) é fundamental ao crescimento da nação. Fonte: Dados da pesquisa, 2015.

A percepção dos docentes sobre a formação pedagógica docente para a Educação Superior foi estruturada, considerando o grau de importância da formação, os tipos de cursos e as prioridades, obtendo-se os seguintes resultados:

Tabela 07- Percepção dos docentes sobre Formação pedagógica, cursos e prioridades.

CONCEPÇÕES DOCENTES %

Consideram importante a formação pedagógica para o ensino superior 86.8% Realizaram curso de Formação Pedagógica, sendo a maioria iniciativa da IES

(seminários, encontros, cursos de extensão).

53,3% Consideram como formação prioritária a ser ofertada pela IES, cursos específicos das

suas áreas de formação.

46,7% Participaram de encontros, seminários ou simpósios de natureza científica. 93,3%

Participaram de encontros, seminários ou simpósios ligados aos órgãos de classe do administrador.

64.3%

Fonte: Dados da pesquisa, 2015.

A importância do suporte das IES para a formação docente para o ensino superior é evidenciada pelos docentes. Aguiar (2015), ratifica que para o desenvolvimento profissional

docente é necessário o suporte das IES, pois é no espaço institucional que o docente constrói os seus laços profissionais com a IES e alunos.

O processo de desenvolvimento profissional docente deve ser compreendido como um clima organizativo, respeitoso, positivo e de apoio objetivando uma contínua renovação para os docentes (CRUZ, 2006).

Os docentes consideram como formação prioritária a ser ofertada pela IES, cursos específicos das suas áreas de formação, sendo justificado não por metodologias de ensino aplicadas à área específica do curso, mas a uma atualização técnica: “A formação técnica normalmente é contemplada com mais facilidade”. “Como leciono em todos os turnos, seria interessante algo específico da área para fins de atualização”.

Outros comentários complementares que julgamos importante nesse estudo sobre a formação pedagógica foram enumerados:

Quadro 12 - Demandas dos professores do curso de Administração sobre cursos de formação pedagógica.

RESPONDENTES Demandas cursos de formação

Professor 13 - Formação pedagógica e específica. As duas, pois julgo importante para o engrandecimento profissional.

Professor 4 - Formação continuada é fundamental.

Professor 10 - A discussão e reflexão do exercício docente devem ser constantes para o professor.

Professor 1 - Muitos são professores apenas para complementar a renda, sem uma formação pedagógica necessária para a docência.

Professor 9 - Formação de gestores de IES. Professores 2, 3, 5, 28, 13 - Didática.

Professores 11, 5, 15, 6, 9 - Elaboração de provas. Professores 20, 17, 4 - Práticas pedagógicas. Professor 1, 4, 3 - Metodologias ativas. Professor 8, 1, 29 - Processos de aprendizagem.

Fonte: Dados da pesquisa, 2015.

Identificamos que os cursos realizados pelas IES apresentaram com maior prevalência Educação a distância – EaD; Metodologias ativas; Elaboração de provas, e por

iniciativas próprias dos docentes, dinâmicas de grupo; formação de educadores, planejamento do ensino e avaliação de aprendizagem, a arte de falar em público.

A visão que o professor do curso de Administração tem sobre o aluno está muito relacionada à falta de base na formação do ensino médio; dificuldade em conciliar estudo e trabalho; é necessário mais comprometimento com os estudos; entretanto, destacam os alunos esforçados e comprometidos que buscam conhecimentos e qualificação. Afirmam também que esse cenário é o comum em outras IES. Na realidade identificamos sim esses discursos no meio acadêmico de modo geral.

Observa-se uma preocupação dos docentes em relação ao processo de formação do administrador; reconhecem a necessidade de formação pedagógica, embora muitos não a tenham. Isso, aliado ao perfil dos alunos que apresentam dificuldades na formação básica e dificuldades em conciliar trabalho e estudo torna-se mais desafiante para o docente a questão pedagógica. Segundo o INEP (2014), 63% dos alunos são estudantes noturnos. Isso é a realidade do aluno trabalhador no Brasil.

Compreendem-se as referidas preocupações também integradas à visão que os mesmos têm sobre a carreira profissional do administrador, conforme quadro 13:

Quadro 13 - Percepção dos professores sobre a carreira profissional do administrador.

RESPONDENTES PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES

Professor 9 - Com pleno desenvolvimento, principalmente nas áreas de logística e controladoria. Professor 14 - Os desafios são cada vez maiores exigindo uma constante atualização do currículo. Professor 11 - Desafiadora.

Professor 6 - Acho uma excelente carreira, mas necessita urgentemente de foco. Professor 5 - Mercado com ampla abertura - oferecendo muitas oportunidades.

Professor 3 - Tem que ser empreendedor e conhecer amplamente a empresa que administra.

Professor 20 - A carreira do administrador também requer um melhor relacionamento e reconhecimento.

Fonte: Dados da pesquisa, 2015.

Esses dados revelam-nos a importância de aprofundamento do estudo iniciado sobre a formação pedagógica do professor da Educação Superior em exercício nos cursos de administração, visto que os dados coletados nos mostram caminhos a serem seguidos para estabelecimento de indicadores para a formação pedagógica docente quando identificamos o cenário: o professor reconhece que precisa de formação pedagógica, reconhece a dificuldade dos alunos, e a IES propõe cursos de formação, enquanto os órgãos reguladores da educação avaliam somente a formação quantitativa dos docentes.