• Nenhum resultado encontrado

A produção de recursos para o curso TAEP – 8º ano

Capítulo 5 – Metodologia e processo de investigação

5.3. O estudo de caso

5.3.11 A produção de recursos para o curso TAEP – 8º ano

De acordo com as metas curriculares da disciplina, e como apresentado no fluxograma de estudo, para o 8º ano de escolaridade, seguiu-se um procedimento em tudo idêntico ao descrito para o 7.º ano.

Os conteúdos eram diferente de acordo com o nível escolar do aluno mas os procedimentos visavam igualmente desenvolver atividades para trabalhar cada uma destas metas curriculares.

De seguida apresentam-se as atividades preparadas para este estudo.

5.3.11.1 Os recursos de suporte à leitura do 8º ano

Para as atividades de Leitura foram criados documentos em formato de PowerPoint com instruções para acompanhamento das atividades a desenvolver pelos alunos.

A imagem seguinte ilustra o conjunto desses documentos.

Estes conteúdos foram desenvolvidos após alguns testes e conversas com professores do 8º ano, sendo então disponibilizados no curso.

Começou por ser apresentada a proposta para leitura gravada no computador tendo como suporte o Audacity (extrato de um curtíssimo texto de a “Saga”, Histórias da Terra e do Mar, Sophia de Mello Breyner Andresen), seguindo-se a proposta para leitura para gravação através do Easy2Rec (extrato de um texto um pouco mais longo, da mesma obra).

Como se pode ilustrado na figura 47, foi elaborado um guião de procedimentos para suporte à atividade de leitura do 8.º ano.

O aluno poderia efetuar um ou mais exercícios, enviando o resultado através do curso, num dos quatro recursos criados para o efeito: gravação no computador com o Easy2Rec, gravação no computador com o Audacity, gravação de áudio em dispositivos móveis e gravação de vídeo em dispositivos móveis. Para o efeito foi sugerida a leitura de um texto curto em formato de áudio no computador e em formato de vídeo no dispositivo móvel. O texto maior foi indicado para gravação do vídeo no computador e áudio no dispositivo móvel.

Figura 47 - Apresentação de conteúdos) de Leitura - 8.º ano (2ªparte

5.3.11.2 Os recursos de suporte à Escrita do 8º ano

Nos recursos desenvolvidos para o 8.º ano, na atividade de Escrita, seguiu-se a mesma metodologia, criando-se alguns documentos em formato de PowerPoint com diretivas

sobre o que os alunos deveriam fazer. Pode ver-se na figura 48, o conjunto desses documentos.

Figura 48 - Apresentação de conteúdos e procedimentos para Escrita - 8.º ano

Como apresentado na figura anterior, pedia-se, a nível de escrita individual, que o aluno fizesse a sua apresentação pessoal com recurso a um fórum criado para o efeito no curso. Para a atividade de escrita colaborativa, seguiu-se a mesma metodologia descrita no 7.º ano, onde o aluno, após ter recebido acesso ao documento criado no GoogleDocs para o efeito, iria participar numa tarefa de criação de um texto, subordinado ao tema a “Eu uso a rede social para…”. O início do texto era fornecido, e os alunos participantes da atividade, teriam que colaborativamente desenvolver a temática apresentada. Após a conclusão da tarefa o texto seria gravado e enviado através do curso no módulo 8.

5.3.11.3 Os recursos de suporte à Oralidade do 8º ano

Como apresentado na figura seguinte, para esta atividade criaram-se recursos que provocassem a Oralidade dos alunos. Para gravação de áudio no computador, e utilizando o Audacity, solicitava-se ao aluno que comentasse uma frase, no caso apresentado: “O silêncio é de ouro”. Para atividade de áudio/vídeo a gravar no computador utilizando o

Easy2Rec apresentaram-se várias situações, como a descrição de uma foto, resposta a

uma provocação, do tipo “Se eu tivesse 1.000.000 (um milhão de euros)...”, e ainda um dialogo a estabelecer com um colega sobre o futuro profissional de cada um “Eu gostava de ser... , porque…”.

Para gravação áudio com um dispositivo móvel, pedia-se ao aluno que lesse e comentasse o provérbio apresentado anteriormente, mas fazendo a gravação utilizando as ferramentas de gravação de som do dispositivo móvel. Para a gravação de vídeo utilizando os dispositivos móveis, o aluno deveria gravar um ficheiro sob o tema “quando for grande eu gostava de ser...”.

Figura 49 - Apresentação de conteúdos e procedimentos para Oralidade - 8.º ano (2ºparte)

Além dos recursos ilustrados na figura 49, e porque as atividades de Oralidade essencialmente em formato áudio/vídeo tiveram uma grande adesão por parte de alunos e professores, foram desenvolvidos à posteriori, recursos adicionais para esta atividade.

5.3.11.4 Os recursos de suporte à Gramática do 8º ano

Para a atividade de Gramática, e à semelhança do que se fez para o 7.º ano, foi criado um documento em Word, onde era solicitado ao aluno o preenchimento de espaços apropriados para resposta às questões apresentadas. Solicitou-se ao aluno que apresentasse sinónimos para algumas palavras e ainda a conjugação de dois verbos em tempos designados pelos docentes da disciplina.

O aluno, após descarregar este ficheiro para o seu computador, iria proceder ao preenchimento das respostas sendo aconselhado a utilizar, sempre que necessário, os dicionários on-line.

Figura 50 - Apresentação de conteúdos e procedimentos para Gramática - 8.º ano

Como se pode ver na figura 50, a situação a resolver era apresentada ao aluno, que para a sua realização poderia utilizar o computador ou o dispositivo móvel.

Após a realização da tarefa, o ficheiro agora completado pelo aluno seria enviado pelo curso, através de um dos recursos, conforme o meio utilizado, o computador ou o dispositivo móvel. Para este estudo, a título de exemplo, na tarefa de conjugação de verbos “fazer” e “navegar”, respetivamente no pretérito mais que perfeito do indicativo e futuro do conjuntivo.

Como referido anteriormente, no bloco de recursos do 7.º ano, a atividade de Gramática incluiu para todos os anos letivos a indicação de realização de jogos interativos para gramatica.

5.3.11.5 Os recursos de suporte à Educação Literária do 8º ano

Para esta atividade, apenas é solicitado ao aluno a utilização de um processador de texto no computador para uma pequena análise de um texto literário.

Como consta na figura 51, nesta atividade o aluno deverá por escrito e recorrendo ao

Word, escrever um pequeno texto descritivo de um acontecimento passado na obra “Saga”

de Sophia de Melo Breyner Andersen.