• Nenhum resultado encontrado

3.3 Atuação dos jovens na AIC em 2007

3.3.3 A produção de programas de televisão

Os programas de televisão desenvolvidos pelos jovens do RJC e de outros grupos que participam do processo formativo em mídias da ONG são veiculados em duas emissoras: a Rede Minas, emissora de televisão vinculada ao Governo do Estado de Minas Gerais e a TV Futura, emissora vinculada à Fundação Roberto Marinho. As duas emissoras têm, na sua proposta editorial, interesse em veicular programas de televisão com finalidade educativa e cultural. A Rede Minas tem o alcance em todo o Estado de Minas Gerais, sendo um canal aberto. A TV Futura, por sua vez, é um canal transmitido por cabo e, assim, é um canal pago que alcança boa parte do território nacional. Esta emissora é vinculada à Rede Globo, utilizando seus recursos e estrutura.

O programa da AIC veiculado semanalmente na Rede Minas chama-se “Rede Jovem de Cidadania”, o mesmo nome do projeto que a instituição realiza. Ele tem 30 minutos de duração e uma variação de formatos e linguagens midiáticas, de acordo com a proposta da ONG de promover a experimentação da produção de mídia pelos jovens. Já os materiais que são veiculados pela TV Futura têm, em média, 5 minutos de duração e são transmitidos na programação da editora.

Para a realização do material que a AIC envia para ser veiculado nas duas emissoras, há uma estrutura de equipamentos e de pessoas responsáveis pela produção, filmagens, edição, pós-produção e edição. Otto foi um dos membros da equipe que realizou esse trabalho em 2007.

Otto ficou responsável, especialmente, por exercer duas funções: a de produção e a de pós-produção. Como produtor, o jovem era responsável por participar das reuniões de definição dos temas dos programas, da identificação de equipamentos e dos profissionais que iriam realizar cada etapa do trabalho, pela marcação de agenda com pessoas de fora (jovens, especialistas, instituições, dentre outros) e pelo acompanhamento da realização das filmagens.

Após a execução das imagens, feitas por outros membros da equipe, Otto assistia e minutava as fitas, preparando o material para a edição que estava por vir.

O trabalho de Otto era, em alguns momentos, bastante solitário e, em outros, demandava contato com muitas pessoas. As relações, em geral, se davam por e-mail e por telefone, uma vez que uma de suas funções era organizar as filmagens e fazer os agendamentos diversos.

Esse processo, conforme observamos, está longe de ser sistemático, linear e possível de ser previsto em todos os seus detalhes. As ações aconteciam de maneira concomitante, ou seja, Otto fazia produção de um programa e, ao mesmo tempo, realizava a pós-produção de outro. Ao mesmo tempo, definia, junto com a equipe, os passos que seriam dados na realização de um programa futuro, Otto assistia às fitas e minutava as imagens já feitas para que fossem editadas em seguida. Apesar da prática do planejamento, que parecia ser uma ação incorporada ao cotidiano de Otto e seus colegas, as demandas de cada produção eram específicas e, por isso, demandavam flexibilidade e grande dedicação do jovem.

Em um dos dias em que observei Otto trabalhar na produção dos programas, cheguei à sala de produção e o encontrei sozinho, em frente ao computador. Ele ligou para a coordenadora da AIC para conversar sobre as filmagens feitas para o programa que seria editado. Em seguida, procurou cabos, instalou a câmera filmadora na televisão da sala e iniciou a minutagem das fitas, ou seja, assistia às imagens gravadas e identificava as que seriam utilizadas na edição do programa, identificando-as minuto a minuto.

Ao assistir às imagens, o jovem fez diversos comentários em voz alta sobre as falas dos entrevistados, posicionando-se sempre em relação ao que era dito. Assim, mais que um olhar técnico sobre as imagens feitas, Otto demonstrava envolvimento com os assuntos tratados pelos três jovens que apareciam nas filmagens, no caso, tratando dos temas “juventude de periferia” e “Conselho Municipal de Juventude”. Ao comentar sobre o hábito de se posicionar em relação às questões do mundo, Otto afirmou:

Eu costumo dizer que o [projeto] Cuco meio que deu uma visão de mundo, apresentou o mundo pra gente [...] antes de entrar pra mim tudo era muito bom, [pensava que] não tinha problema nenhum. E aquilo o que a gente faz muito, né? aquela visão crítica, não tinha, não tinha esse hábito, de pensar nas coisas... É o aprendizado, é o que eu acho também de mais marcante, porque a partir daí você tem uma outra visão, você podendo questionar [...] pra ter possibilidade de aprender outras coisas, conhecer coisas novas...

Durante a realização de suas tarefas na produção dos programas de televisão, Otto demonstrava tranquilidade e convicção, como se tivesse domínio sobre cada passo necessário à escolha das imagens e à preparação das próximas filmagens. Não havia um acompanhamento próximo de educadores ou coordenadores da AIC nas diversas funções executadas pelo jovem. À medida que alcançava os resultados, Otto comunicava-se com seus “colegas” da ONG. O mesmo acontecia quando surgiam problemas ou dificuldades. Sobre seu interesse pela produção em televisão e a compreensão desse processo de produção midiática, Otto afirmou: Tenho certeza que se eu fosse entregar um programa e tal, de articular toda a produção como foi na [TV] Futura, eu acho que ficaria legal, enfim: já domino essa parte.

Durante as observações da participação de Otto em suas atividades na AIC, percebi sua capacidade de articular pessoas e atividades e de responder aos compromissos inerentes à sua função. Ele participava das reuniões de planejamento das atividades que culminariam na produção midiática e, com base nelas, organizava os procedimentos de realização das atividades: definição de datas, reserva dos equipamentos, definição de locais de gravação, organização da estrutura e transporte, dentre outras. Para cumprir suas tarefas de produtor de programas de televisão, demonstrou organização, capacidade de cumprir os prazos e de estabelecer diálogo com as diversas pessoas envolvidas nas produções (tais como a coordenação, educadores e equipe da AIC e dos outros grupos juvenis).