• Nenhum resultado encontrado

A Reflexão como alicerce de toda a prática

No documento Relatório Final de Estágio Profissional (páginas 122-125)

7. POR UM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

7.1 A Reflexão como alicerce de toda a prática

Na leitura das páginas anteriores, depreende-se que todo o processo de ensino-aprendizagem se desenvolveu tendo por base a reflexão, que me encaminhou para um crescimento profissional. Matos (2011a, p. 2) refere que “A competência profissional assenta no desenvolvimento de competências pedagógicas, didácticas e científicas, associadas a um desempenho profissional crítico e reflexivo (…)”

Desta forma, deixo uma palavra de apreço e gratidão ao Professor Cooperante por nos conceder liberdade e oportunidade de conduzir o processo de ensino-aprendizagem com elevado grau de autonomia, estimulando o processo reflexivo sobre a qualidade das práticas.

Este método de atuar foi fundamental para o desenvolvimento profissional na medida em que nos incentivou a adotar uma postura reflexiva, antes, durante e após as aulas, não nos mostrando o caminho de forma direta, contribuindo para não tornar a reflexão uma prática rotineira e pouco maleável de contexto para contexto com o intuito de promover uma intencionalidade no ato de ensino (Silva, 2009).

Dewey (cit por Silva, 2009) também distingue o ato rotineiro do ato reflexivo, referindo que o ato rotineiro é guiado pelo impulso, pelo hábito ou submissão à autoridade, e o ato reflexivo é questionador, baseado na vontade e intuição, implicando a procura de soluções lógicas e racionais para os problemas.

Zeichner (1993) define reflexão como uma ação cuidada e, persistente daquilo que se acredita e se pratica que não se cinge na procura de soluções lógicas e racionais que podem ser empacotadas e ensinadas aos professores, mas sim que assenta numa maneira de ser professor.

O processo reflexivo é caraterizado segundo Silva (2009) como um vaivém permanente entre o que acontece e a sua compreensão, na procura do

Por Desenvolvimento Profissional

101

significado das experiências vividas. Infere assim que, é através destas que progressivamente se obtém o seu maior entendimento, contribuindo para um conhecimento mais profundo do significado de ser professor

“Na reflexão da aula anterior referi que senti dificuldades em controlar e emitir feedbacks de forma equilibrada a todos os alunos porque centrei-me demasiado naqueles que se encontram em adaptação ao meio aquático.

Na aula de hoje considero que houve evolução nestes processos, através de uma reorganização de grupos de trabalho e de uma melhor deslocação pelo espaço. Uma vez mais o processo de reflexão demonstrou-se como basal na melhoria da minha atuação” Reflexão nº54

Schon (1992;1987) definiu três tipos de reflexão: reflexão na ação, reflexão sobre a ação e reflexão sobre a reflexão na ação.

A reflexão na ação ocorreu inúmeras vezes durante as aulas, assim como nas atividades desenvolvidas na escola de forma natural e espontânea. Esta foi realizada no confronto com situações indeterminadas, detetadas através da observação, que por muitas vezes nos surpreenderam e nos fizeram refletir e procurar reformular estratégias, delineando uma nova forma de atuar no momento. Este processo concedeu ainda informação importante para o momento de reflexão seguinte.

“O exercício seguinte não estava a preencher os objetivos pretendidos, e desta forma decidi alterá-lo. Realizei exercícios que tinha aprendido na formação sobre “A abordagem dos jogos desportivos coletivos na escola”, trabalhando situações de1x1 para melhorar o drible de proteção, progressão, finta mudanças de direção, defesa ativa e passiva” Reflexão nº 46

A reflexão sobre a ação, assenta numa ação de reconstrução de um determinado momento. Após a intervenção, o professor questiona-se e verifica se a solução encontrada surtiu o efeito desejado. Isto possibilita a melhoria dos processos que afetavam toda a ecologia de uma aula ou de uma atividade permitindo uma melhor conceção da forma de atuar no momento seguinte. Afirma-se assim, como uma condição importante na qualificação da atividade

Por Desenvolvimento Profissional

102

do professor, conferindo maior eficácia ao ensino (Alarcão, 1996; Bento, 2003; Schon, 1992; Schon, 1987).

“Apesar de ter modificado os exercícios que se encontravam planeados para a aula de hoje, considero que os objetivos foram mais facilmente alcançados com a introdução das novas situações de aprendizagem” Reflexão

nº46

A reflexão sobre a reflexão da ação segundo Schon (1987) é uma forma de verificar a ação e uma reflexão do sucedido, atribuindo-lhe um significado que permite desenvolver o conhecimento profissional na qualidade de professores contribuindo para uma compreensão mais eficaz de problemas futuros, assim como, na descoberta de novas formas de agir. Esta reflexão constante e rigorosa apresenta, como principal objetivo o alcance da autonomia e uma melhoria na intervenção não descurando os valores éticos, democráticos e ecológicos.

Os aspetos que balizaram este estágio profissional passaram pela capacidade de analisar e encarar os problemas que se colocaram nesta atividade, na qual fui capaz de assumir os valores em que acreditava estando atento ao contexto cultural e institucional em que estive inserido, tendo a humildade de não ficar preso às minhas conceções, mudando aquilo que permitia evoluir nesta prática, tornando-me agente do meu próprio desenvolvimento profissional (Zeichner & Liston, 1996).

Considero assim que as reflexões do planeamento anual, das unidades temáticas, das aulas e nas aulas, bem como as que foram realizadas de forma autónoma e em grupo conduziram-me a uma transformação, da minha atuação, servindo de fio condutor no aperfeiçoamento da participação em meio escolar, não só no papel de docente mas também como membro ativo da instituição.

A partir deste conceito confirma-se que a ação educativa não é promovida apenas pelo entendimento das teorias por parte do professor, mas sim pela sua capacidade de construir e reconstruir as soluções mais ajustadas nos diversos aspetos da ação profissional. Este necessita de ser dotado da

Por Desenvolvimento Profissional

103

capacidade de mobilizar e articular os conhecimentos teóricos, mas também de desenvolver a capacidade de se ajustar com a realidade das situações práticas, refletindo sobre elas se necessário.

7.2 Estudo investigação-ação: Motivação Intrínseca (MI) nas aulas

No documento Relatório Final de Estágio Profissional (páginas 122-125)