• Nenhum resultado encontrado

As Duplas românticas

No documento Relatório Final de Estágio Profissional (páginas 115-119)

6. PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

6.5 As Duplas românticas

No dia 14 de fevereiro, dia dos namorados, a ESAH tem por tradição organizar um torneio de voleibol 2x2, sendo esta atividade apelidada de “duplas românticas”. Esta está prevista no Plano anual de atividades da escola, estando a cargo da organização de toda a Área disciplinar de Educação física.

A divulgação da atividade e respetivas inscrições começaram duas semanas antes e a estratégia adotada passou novamente pela promoção desta através do professor de Educação Física de cada turma, sendo este responsável pela inscrição dos seus alunos.

Uma vez mais, o número de inscrições não coincidiu com o número de alunos presentes. Esta situação faz-nos refletir acerca do baixo nível de responsabilidade por parte dos alunos da escola.

O evento preconizado tinha como objetivo promover o contato dos alunos com a modalidade de voleibol, concebendo um momento de convívio/competição entre professores e alunos, pois o desporto apresenta-se como um meio formativo de excelência, tanto nas habilidades como no fomentar das relações interpessoais.

O processo de creditação revelou-se novamente demorado, aspeto que condicionou a hora de início da atividade. Na reflexão realizada durante a reunião de Área Disciplinar de Educação Física da semana seguinte, onde foi efetuado o balanço das atividades, tomei a iniciativa de propor que cada professor realizasse a creditação dos seus alunos, não remetendo este

Participação na Escola e Relação com a Comunidade

94

processo apenas para alguns, o que levaria a um melhoria no cumprimento do horário das atividades seguintes.

A organização dos jogos ficou a cargo de um dos professores, que elaborou um quadro para toda a fase de grupos, assim como para a de repescagens de forma rápida e organizada.

“A forma como este foi organizado suscitou-me imensa curiosidade, e desta forma solicitei a este colega para me explicar como o tinha realizado, com o intuito de utilizá-lo em eventos similares” Reflexão das atividades –

Duplas românticas.

É relevante referir que um dos aspetos a melhorar seria a atribuição de uma credencial a cada dupla, com a intenção de otimizar o processo de divulgação dos jogos e fazer com que a transição ocorresse de forma mais acelerada.

Um ponto positivo foi a afluência dos professores, o que permitiu a promoção das relações interpessoais, permitindo a oportunidade de estabelecer conversas informais, aspeto que por vezes não é conseguido nas aulas.

A promoção destes eventos desportivos nas instituições escolares permite que os alunos tenham contacto com situações de confronto e competição, o que acaba por possibilitar que o desporto apresente, na liberdade de objetivos, um pressuposto interno que muitas vezes encaminha os alunos para a superação (Bento, 2006a).

Em síntese, considero que esta atividade foi um sucesso, enaltecendo uma vez mais o trabalho de grupo e interajuda de todos os professores da Área Disciplinar de Educação Física. Esta atividade revelou-se gratificante, na medida em que me permitiu recrutar talentos para a voleibol da ESAH, bem como verificar a aplicação de conhecimentos das minhas alunas/atletas em situações de jogo reduzido.

Participação na Escola e Relação com a Comunidade

95

6.6 – Dia da Escola

O dia 25 de maio encontra-se referido no plano anual de atividades como o dia da escola. As atividades a realizar não se encontram determinadas, o que levou a que o nosso núcleo de estágio decidisse propor a organização de um workshop de primeiros-socorros e suporte básico de vida.

A escolha deste tema deveu-se à importância que simples gestos básicos podem assumir até a chegada do socorro profissional, no aumento do sucesso das manobras de ressuscitação e duplicação da probabilidade de sobrevivência.

“A escolha do núcleo recaiu sobre esta temática, pois considera-a uma prioridade que deveria estar patenteada no plano anual de atividades da escola devido a sua importância” Reflexão das atividades – Dia da Escola.

Em paralelo com esta atividade os restantes professores da área disciplinar trabalharam em parceria com os núcleos de Estágio de Matemática da Faculdade de Ciências na organização de um Peddy-Paper que se designava de Eco Escola 2011/2012, destinado apenas a alunos do Ensino Secundário.

Relativamente ao Peddy-Paper, as equipas deveriam ser mistas e constituídas por 4 elementos pertencentes à mesma turma. Durante a prova todos os elementos de cada equipa necessitavam de se dirigir a diversos postos, distribuídos pela instituição escolar, onde tinham de demonstrar conhecimentos nas disciplinas de Português, Informática, Inglês, Espanhol, Física e Química e Biologia e Educação Física.

A interdisciplinaridade patenteada neste Peddy-Paper foi de elevada importância, pois permite aliar a prática desportiva às restantes disciplinas, ou seja, os alunos reúnem os diversos conhecimentos adquiridos num ambiente competitivo, onde a cooperação entre as disciplinas provoca intercâmbios, que por sua vez conduzem a enriquecimentos mútuos (Augusto et al., 2004).

Os níveis de adesão da comunidade escolar ao Workshop foram extremamente satisfatórios, com um número aproximado de 160 elementos

Participação na Escola e Relação com a Comunidade

96

entre alunos, funcionários e professores. Todos eles tiveram a oportunidade de aprender a identificar as componentes da cadeia de sobrevivência, descrever toda a situação de alerta, colocar uma vítima na posição lateral de segurança (quando esta não responde, mas ventila), desobstruir a via aérea e aprender a transportar vítimas com recurso a material alternativo.

Cada estudante estagiário estava responsável por uma temática, explicando aos alunos a forma mais correta de atuar de acordo com a situação de emergência.

“O facto de ter tido formação da Cruz Vermelha em primeiros socorros, suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa, deixou-me à vontade para explicar todas as situações e desmitificar alguns mitos ao salvamento de vítimas” Reflexão das atividades – Dia da Escola.

Após o Eco Escolas e o Workshop por nós conduzido, teve lugar um jogo de voleibol entre os professores da ESAH e a equipa Feminina da escola, como intuito de “recompensar” a excelente época realizada por estas alunas- atletas, das quais sou treinador.

“Este jogo originou-me um conflito de sentimentos, porque foi estranho defrontar as minhas alunas/atletas, na medida em que, por um lado queria que estas tivessem uma excelente performance contra os meus colegas da área. Por outro lado, uma vez que as conheço de forma pormenorizada, fruto da convivência e das inúmeras horas de treino por mim administradas, identifico com facilidade quais os pontos débeis em situação de jogo” Reflexão das

atividades – Dia da Escola.

Consideramos que a nossa iniciativa conseguiu a sensibilização pretendida na comunidade escolar no que respeita à necessidade da formação em primeiros socorros e suporte básico de vida. Foi gratificante termos recebido as felicitações do Diretor, professores e funcionários pela iniciativa.

97

7. POR UM DESENVOLVIMENTO

No documento Relatório Final de Estágio Profissional (páginas 115-119)