• Nenhum resultado encontrado

A Segurança Ambiental na Mata Atlântica: O Papel do Comando

Capítulo III: As Forças Armadas do Brasil: O Papel do Meio Ambiente na Estratégia de

3.4 O papel do Brasil no combate as ameaças ambientais em biomas da América

3.4.2 A Mata Atlântica

3.4.2.1 A Segurança Ambiental na Mata Atlântica: O Papel do Comando

Por sua área de aquartelamento estar inserida numa área de Mata Atlântica próximo ao centro urbano e integrante da Zona Metropolitana do Recife, o Comando Militar do Nordeste - CMNE possuí 43,8 hectares de área em sua zona militar, e mais 57,6 hectares em sua zona de atuação. Somando a área não diretamente ligada a sua zona militar, perfaz um total de 100,8 hectares de Mata Atlântica sob a atuação direta ou indireta da sede do Comando Militar do Nordeste no Estado de Pernambuco27.

Na sequência da END de 2008, o CMNE desenvolveu e seu Plano de Gestão Ambiental publicado a 10 de junho de 2009, também em consonância com a Diretriz Estratégica de Gestão Ambiental do EB. Este plano tem vários objetivos e metas dentre as quais podemos citar as seguintes:

1) Identificar as atividades que podem causar impactos ambientais de modo que as evitem ou as reduza a níveis mínimos 2) Desenvolver atividades de preservação ambiental em cooperação com instituições públicas e privadas 3) Restaurar áreas degradadas (Exército Brasileiro, 2011).

Dentro deste escopo foi desenvolvido no âmbito do CMNE um importante programa que possuí o nome de “Verde protegendo Verde” teve início em Setembro de 2009 e realizou importantes objetivos a saber:

“The initiative aims to promote reforestation, to enhance vegetation cover in areas under the CMNE’s Military Units(OM) jurisdiction, and to offset the impact of carbon emission in nature due

27

. Vale salientar que o Comando Militar do Nordeste criado em 1946 fazia inicialmente parte da Zona Militar do Norte do país, em que englobava em sua área de abrangência não apenas a Mata Atlântica mas também a Amazônia brasileira. Contudo, devido as necessi dades administrativas em termos de melhor distribuição de recursos logísticos, foi em 1956 desmembrado ficando apenas sobre sua jurisdição o Nordeste do país. Mas como vimos, aquela época ainda não se tinha uma definição mais clara dos recursos estratégicos em termo s dos conceitos de segurança ampliada (widened security) sendo assim pouco ou nada foi feito a época em termos de macro projetos nas áreas de garantia de lei e da ordem e da segurança ambiental.

to human activity. The target set was the planting of 24,000 tree seedlings within one year, that is, until September 2010. The number correspond approximately to the military strength serving in CMNE, which includes the OMs located from State of Bahia to Maranhão. Each month, the subordinate Major Commands and Major Units provide information concerning the number of seedlings planted during the period. The clearest possible evidence was that, within only six months of the ongoing project, the initial goal was achieved, with the planting of 27,657 seedlings”. (Exército Brasileiro, 2011: p 20).

Esta atividade, relatada por correspondentes do próprio CMNE mostra o empenho que vem sendo dado nos últimos anos as questões ambientais na preservação da Mata Atlântica.

Segundo o Coronel Edson Gomes28, além destas atividades, o CMNE, como um quartel-general, tem outras Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) em sua estrutura, responsáveis por apoiar e executar as diretrizes deste Comando Militar de Área.

No que concerne a preservação da segurança ambiental na Mata Atlântica, uma das OMDS do CMNE, o 4° Batalhão de Comunicações (4BCom), está a desenvolver um trabalho na preservação dos mais de 100 hectares existentes do Mata Atlântica no meio urbano da capital do Estado de Pernambuco.

Segundo o Capitão Glauber Sassaki e o Major Rômulo Lucena, responsáveis pela administração e gestão do programa ambiental do 4BCom, este trabalho de conscientização tem sido um trabalho recente, mas que já vem gerando bons frutos na conscientização das comunidades vizinhas na área de preservação, a coibir a caça predatória e o desmatamento ilegal na região.

Ainda segundo estes oficiais, a OMDS tem como meta em sua política ambiental: “Capacitar recursos humanos em gestão ambiental; Promover junto ao público interno e a comunidade local a mentalidade da preservação do meio ambiente; Firmar parcerias com organizações civis e militares alinhadas a Política Nacional do Meio Ambiente”

Ainda segundo o Major Rômulo “Este programa de gestão ambiental, apesar de estar diretamente ligado ao Plano de Gestão Ambiental do CMNE, também está em

28

O Coronel Edson Gomes é assessor do General-de-Exército Comandante Militar do Nordeste, e um dos responsáveis pelo contato direto entre o Exército no Nordeste do Brasil, com os comandantes das outras forças, Marinha e Aeronáutica nesta área de jurisdição.

consonância com a END-2008, mesmo está ainda sendo uma norma recente e ainda de pouco conhecimento nos escalões hierárquicos subalternos”.

Foi lançado em 2010 pelo 4BCom, o Programa de Preservação de Áreas Verdes (PPAV ver documento em anexo a este trabalho). Este programa visa implementar uma série de atividades em prol da gestão ambiental (minicursos, palestras, trilhas de educação ecológica para as escolas infantis, ações de patrulha no combate ao desmatamento ilegal, entre outras medidas). (Exército Brasileiro PPAV 4BCom, 2010).

Este programa tem como meta de implementação de 100% de todas estas atividades de preservação e combate as ameaças ambientais em sua área de controle até o final de 2013. Ainda segundo o Major Rômulo, estas capacitações dos efetivos militares em ações ambientais estão a ganhar grandes proporções, inclusive nos contingentes MINUSTAH.

Os militares que estavam a atuar nessa missão (até o final de 2011), eram oriundos do CMNE, eles estavam a implementar ações de conscientização ambiental nas comunidades pobres onde as Forças da ONU atuam, e da coleta seletiva do lixo na área militar.

Podemos constatar que apesar de gradativo e de haver muito a ser feito, as ações em prol da segurança ambiental estão a ganhar força e sendo executadas nos últimos anos em diversos biomas sul-americanos, a dar ao Brasil uma condição pioneira em atividades de preservação de seus recursos naturais.

Contudo, o principal bioma que é compartilhado com outros países ainda precisa ser mais vigiado e preservado, sendo um desafio para o Estado brasileiro, o que veremos no próximo capítulo.

CAPÍTULO IV: A REGIÃO AMAZÔNICA: UMA PRIORIDADE PARA AS