• Nenhum resultado encontrado

2. TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

2.1. Abordagem Culturalista de Denise Jodelet

A corrente desenvolvida e elaborada por Denise Jodelet, que também realizou seus estudos de doutoramento com a orientação de Serge Moscovici, foi a abordagem que mais se manteve fiel à proposta original de Moscovici.

Almeida (2005) destaca o mérito da pesquisadora em sistematizar e divulgar a TRS. Cabe a Jodelet o reconhecimento merecido pela divulgação da TRS, bem como pelo trabalho realizado por essa pesquisadora sobre a loucura, o que demorou quatro anos para ser concluído. Esse estudo foi desenvolvido em uma comunidade rural - a Colônia familiar de

Ainay-le-Château, localizada na região administrativa Auvergne na França e teve por objetivo levantar junto a população investigada, como essa comunidade construiu “uma RS da loucura que lhe permitia conviver com os doentes mentais, ao mesmo tempo em que se defendia de uma presença que julgava nefasta para sua imagem social e integridade física” (Almeida, 2005, p.140).

O estudo articulou todo um aporte teórico metodológico, que se aproximou de uma abordagem monográfica, cujos métodos envolveram a etnografia, a história, a psicologia social e a sociologia. Essa escolha teórica-metodológica, conforme destaca Jodelet (2005), foi de duas ordens:

Primeira ordem: superar certas insuficiências geralmente constatadas nos estudos de campo sobre as RS e que afetam a confiabilidade do material recolhido servindo de base às inferências. (...) algumas críticas formuladas a respeito, notadamente, da pesquisa por questionário ou entrevista: imposição

à população interrogada da problemática; das preconcepções (sic) e das

categorias do pesquisador [grifo do pesquisador], hipótese das transparências do discurso; fechamento cortado do seu contexto de produção e sem relação com as práticas; respostas de com placência ou de desejabilidade social ou ainda racionalizações em relação a posições efetivamente adotadas (...); segunda ordem: por outro lado, queríamos ter acesso à totalidade dos fenôm enos com os quais as representações têm a ver (com unicações, base estrutural e institucional das relações sociais, modelos culturais de comportamento, práticas materiais e sim bólicas, sistemas ideológicos...). D esse ponto de vista, o estudo m onográfico que se revelou fecundo na psicologia social (...) por apreender em sua globalidade uma comunidade e definir um campo de análise explorado em todas as suas dim ensões (...) embora tivesse caído em desuso, (pp.52/53).

A inquietação da pesquisadora reforça as principais questões levantadas pela TRS, onde há uma preocupação em se conhecer o que pensam, como pensam e porque pensam

determinado grupo de indivíduos sobre algum objeto de estudo em uma realidade social, diferentemente do que é proposto em estudos transversais que adotam métodos quantitativos que visam captar determinado fenômeno a partir das pré-concepções do pesquisador que se propõe a investigar determinado fenômeno.

O estudo de Jodelet (2005) contemplou diversas técnicas de coleta de dados, entre as quais se destacaram: a observação participante da comunidade, que buscou a apreensão, durante toda a realização da pesquisa, as formas de contatos estabelecidos com os doentes mentais, em diferentes lugares e situações; análise da literatura sobre a Colônia pesquisada e levantamento do discurso de pesquisados, considerados como “informantes detentores de posições-chave, dentro e fora (...) das instalações dos doentes” (p.53), o que possibilitou delinear a história da instituição pesquisada; o funcionamento dos sistemas de instalação dos doentes nas famílias, através do discurso dos profissionais (médico e paramédico); após realização das fases anteriores, foram utilizados questionários para recenseamento e a descrição do conjunto das famílias de recepção e dos doentes.

Esses instrumentos, segundo Jodelet (2005), levantaram informações quantitativas sobre as instalações, os hospedeiros, os pensionistas, cujos resultados diferenciaram os aspectos e tendências sobre o funcionamento das instalações e a relação hospedeiros- pensionistas e indicadores objetivos da relação mantida com os doentes mentais.

Em seguida, foram realizadas entrevistas em profundidade, o que segundo a autora inverteu-se a ordem de pesquisas dessa natureza, que predominantemente essas partem de dados qualitativos para quantitativos. O que para a pesquisadora objetivou o controle dos “elementos intervenientes pela qual a comunidade se situa em relação à Colônia e aos seus pacientes, para explorar as representações que estão empenhadas nas suas maneiras de fazer” (Jodelet, 2005, p.55).

De maneira geral, o estudo desenvolvido por Denise Jodelet, segundo Almeida (2005), permitiu a conjugação da abordagem etnográfica com a exploração psicossociológica, o que resultou na descoberta de significados mantidos secretos. Pois, conforme salienta Almeida (2005), ao focalizar os hábitos do dia-a-dia nas entrevistas, a partir dos dados estatísticos realizados no levantamento sociológico com os doentes, a pesquisadora levantou informações que não emergiram no discurso espontâneo, o que produziu uma representação tácita, decisiva na regulação do contato com os doentes. Ademais, os resultados obtidos, segundo Almeida (2005), corroboraram a existência de “processos simbólicos de definição de alteridade fundados na defesa de uma identidade e que recorrem a saberes enraizados na memória social” (p. 145).

A proposta Culturalista de Denise Jodelet (2005), além de ter sido considerado a abordagem que mais se manteve leal à proposta original de Moscovici, contribuiu bastante para a disseminação da Teoria das Representações Sociais, porém tal conclusão não indica que as demais propostas de Doise e Abric formam propostas independentes da abordagem embrionária da Teoria das Representações Sociais.

O uso de um modelo conceituai metodológico que se aproxima da abordagem monográfica (Jodelet, 2005) possui tanto vantagens como limitações, pois de um lado, ressalta-se que os postulados metodológicos empregados possibilitaram identificar, por exemplo, representações que não emergiram no discurso diário dos pesquisados. Por outro lado, salienta-se que os resultados obtidos possivelmente não são passiveis de generalizações, visto que a natureza do estudo desenvolvido empregou métodos e técnicas, cuja função prima por achados empíricos de determinado grupo de indivíduos em uma determinada situação.

Para pesquisadores que se propõem compreender a totalidade de determinado fenômeno, o uso dessas estratégias metodológicas seriam limitadas para esse fim. Nessa perspectiva, o presente projeto, apesar do mérito reconhecido dessa abordagem elaborada por Jodelet, baseia-se na proposta desenvolvida por Jean Claude Abric, que será posteriormente ressaltada. A seguir, destaca-se outra proposta que foi desenvolvida por Willem Doise, cuja

essência corrobora os postulados de Moscovici, mas que possui o valor direcionado a diferentes níveis de análise.