• Nenhum resultado encontrado

1. ESTUDOS DE BEM-ESTAR NO CONTEXTO DO TRABALHO: PETER WARR

1.3. Modelo dos Três eixos do bem-estar afetivo

Warr (2002/2003) ressalta que as medidas de satisfação com o emprego (tarefa) avaliam os aspectos específicos relacionados à atividade que o indivíduo exerce em seu trabalho e essa avaliação é realizada de maneira simples e contínua entre os sentimentos de bom e ruim. Para esse autor, essa dimensão de satisfação com o trabalho pode captar importantes sentimentos, mas que é preferível pensar em termos de uma abordagem de duas dimensões do bem-estar afetivo, conforme observado na Figura 4.

Na literatura, segundo Warr (2002), observa-se a importância que é dada por diversos autores das duas dimensões independentes de sentimento denominadas prazer e

excitação e essa perspectiva tem sido bastante explorada em várias investigações. Esse autor

descreve, então, o bem-estar do indivíduo em termos da localização que este ocupa entre essas duas dimensões, o que representaria o conteúdo de sentimentos, assim como a distância do ponto central (na figura) constituiria na intensidade de acordo com a distância deste ponto.

chei© de eneroia t \ . reaiízado S .7 ' m melindrado. insattsfeítc jubiloso satisfeito mísera« rconterrte confortável deprimidí xalmo som írSÇjS semenergü sonolento

Figura 4. D uas d im en sõ es do B em -estar A fe tiv o Fonte: Warr (2 0 0 2 )

A partir dessa abordagem, Warr (2002) propõe três principais eixos para a mensuração do bem-estar afetivo em termos de sentimento. Em vista da importância central do sentimento de baixo ou alto prazer, o primeiro eixo é considerado uma dimensão horizontal por si só, conforme mostrado na Figura 5. Ao ampliar essa perspectiva, Warr (2003) considera que esses três eixos são delineados para medidas que contemple a felicidade, assim, tendo em vista a importância central de sentimentos de baixo ou alto prazer, os primeiros eixos mensurariam essa dimensão horizontal (prazer - desprazer) e os demais eixos representariam a excitação mental tanto quanto o prazer, pois de acordo com a Figura 5 esses eixos passam diagonalmente entre quadrantes opostos através do ponto central.

Figura 5. Três e ix o s de Bem -Estar Fonte: Warr (2 0 0 2 /2 0 0 7 )

Para Warr (2002/2007), um grau particular de prazer ou desprazer (dimensão horizontal) pode ser associado a um alto ou baixo nível de excitação mental, tal como uma quantidade particular de excitação mental, o que geralmente é associada à ativação, poderia também ser prazeroso ou desprazeroso.

O autor pontua que qualquer forma de bem-estar afetivo pode ser descrita a partir da localização deste fenômeno em relação às dimensões separadas e à distância do ponto central da Figura 5. Várias medidas sobre bem-estar afetivo, denominado como satisfações foram desenvolvidas e cobrem aspectos específicos de satisfação, alienação com o trabalho, engajamento, tensão no trabalho, burnout, envolvimento e moral no trabalho (Warr, 1990). Medidas mais gerais (contexto geral) de bem-estar afetivo abarcam satisfação com a vida, felicidade, afeto positivo e negativo, ansiedade, depressão, autoestima e outros tipos de sentimentos.

Para o autor, pesquisas que envolvem esses aspectos (específicos e gerais) de bem-estar afetivo têm se mostrado validos e produtivos, porém Warr (1990) enfatiza o mérito de que resultados provenientes de estudos empíricos ressaltam a estrutura de emoções e humor. Além do mais, pesquisadores têm demonstrado a existência de dimensões ortogonais, cujos aspectos podem ser observados na Figura 5. Essas dimensões podem ser resumidas a partir dos aspectos denominados como “prazer” e “excitação” com estados afetivos organizados de maneira circular em tomo desse eixo (prazer e excitação).

Segundo Warr (2002), ao considerar o trabalho e contexto geral, respectivamente, é possível caracterizar o bem-estar a partir dos três eixos principais (Figura 5):

• O primeiro eixo (la) desprazer - (lb ) prazer representa o pólo positivo que é examinado a satisfação ou a felicidade. Esses construtos são amplos e, geralmente, avaliados sem a atenção ao nível de excitamento, enquanto que os outros dois eixos são diferenciados a partir dessa questão;

• O segundo eixo (2a) ansiedade - (2b) conforto, para esse autor, seriam aqueles sentimentos que combinam com baixo prazer e alta excitação, enquanto que o conforto é ilustrado como baixa excitação e prazer;

• O terceiro eixo (3a) depressão - (3b) entusiasmo seria destacado por sentimentos de entusiasmo e motivação positiva que estariam no quadrante direito ao alto e depressão e tristeza (baixo prazer e baixa excitação mental) que estão no outro lado do eixo.

Um indivíduo, conforme aponta Warr (2002), pode ser caracterizado em termos de sua localização em cada um dos três eixos, que são devidamente inter-relacionados devido à importância central do sentimento de prazer (dimensão horizontal). Por exemplo, o

indivíduo que ocupa uma posição hierárquica superior possui um grau diferente de ansiedade e depressão no trabalho do que outro indivíduo em uma posição inferior. Nessa relação (ansiedade versus depressão), os três eixos de bem-estar têm sido mensurados a partir de questionários ou entrevistas que indagam sobre os tipos de sentimentos apontados na abordagem que representa o bem-estar psicológico em duas dimensões. Contudo, o autor salienta que é possível investigar outros sentimentos e o grau de detalhamento examinado dependerá do objetivo que se tem em vista.

Warr (2002) salienta que o bem-estar geral de um indivíduo tem possivelmente um grande impacto no bem-estar em seu trabalho (contexto específico) e esta última também afeta os sentimentos gerais desse indivíduo. Essa questão tem sido investigada em estudos sobre o trabalho e casa e vice versa e o autor pontua que essas relações variam entre indivíduos e situações e que possuem, geralmente, associações positivas. Outro aspecto enfatizado pelo autor trata-se do envolvimento de homens e mulheres com o trabalho, ressaltado em estudos que demonstraram que pessoas envolvidas com o trabalho estão mais satisfeitos com a vida.

Warr (2002/2003), sobre a relação entre o bem-estar no trabalho e bem-estar geral, ressalta que esses aspectos são mensurados a partir do eixo (la) desprazer - (lb) prazer e sobre medidas gerais de satisfação no trabalho e satisfação com a vida. Porém, segundo o autor, a associação entre ambos (bem-estar no trabalho e bem-estar geral) tem resultado índices de correlação acerca 0.35, como por exemplo, em alguns estudos empíricos pesquisadores fazem uso de uma única questão para o exame do bem-estar afetivo, considerando a dimensão satisfação: “de tudo, o quão satisfeito você estaria com o seu trabalho?”. Considerando a validade psicométrica das medidas, segundo Warr (2003), para que se tenham medidas satisfatórias seria necessário o uso de medidas multifatoriais.

De acordo com Warr (2003), o termo satisfação com o trabalho envolve aspectos específicos deste contexto, pois as particularidades (como salário, colegas, supervisores, condições de trabalho, segurança, promoção, ambiente de trabalho) seriam associadas a esse aspecto; diferentemente, se o pesquisador pretende investigar a satisfação a partir de aspectos mais gerais, como a satisfação com a vida.

Um nível intermediário de abstração sobre o fenômeno bem-estar afetivo (satisfação) pode ser diferenciado em intrínseca e extrínseca. A primeira, satisfação intrínseca com o trabalho, cobre características originadas com o trabalho per se, como exemplo: oportunidades para controle pessoal ou para utilização de habilidades, variedade de atividades na tarefa, entre outras; a segunda, satisfação extrínseca com o trabalho, seria aquela que está

associada à formação do trabalho e respectivas atividades: satisfação com o pagamento, condições de trabalho, segurança, procedimentos para relações industriais. Essa relação entre os aspectos intrínsecos e extrínsecos da satisfação do trabalho possuem associação positiva, mas seriam necessários estudos empíricos que examinassem tal relação.