• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Uma história passo a

2.4 A ABORDAGEM HISTÓRICA E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO

Após a análise das propostas didáticas com abordagem histórica, construídas e aplicadas pelos sujeitos da pesquisa, dos sentidos produzidos, ou

seja, dos discursos e imagens sobre a Ciência presentes nas HQs produzidas e nas respostas aos questionários, procurei apontar contribuições, desafios e possibilidades da abordagem histórica e das HQs na formação desses futuros professores. Em outras palavras, se existiram dificuldades, facilidades, aceitação ou não de diferentes linguagens (em especial das HQs) no planejamento de atividades relacionadas ao ensino de ciências, principalmente no que diz respeito à inserção de aspectos históricos no planejamento e execução das aulas.

Para esse momento, por meio de um questionário aplicado ao final do projeto (APÊNDICE 6), investiguei os dizeres desses licenciandos em formação inseridos nesse programa de incentivo à docência. Busquei fazer relações com as questões propostas no questionário anteriormente respondido sobre os interesses desses licenciandos, que também poderiam indicar aceitação ou recusa das atividades (que solicitaram produção de HQs).

No último questionário, aplicado ao final do projeto, foram três as perguntas que buscavam relacionar os sentidos produzidos pelos bolsistas, após passarem por esse processo formativo que incluiu, entre outras atividades, a HC e os quadrinhos. Duas questões podem ser consideradas complementares, são elas:

a) “Comente, a partir de sua experiência, pontos positivos e negativos em relação à abordagem histórica no ensino de ciências”;

b) “História da ciência no ensino de ciências para quê?”.

Essas questões pretendiam que os futuros professores pensassem nas atividades que realizaram com a abordagem histórica e refletissem sobre aspectos positivos e negativos de sua inserção no ensino. A segunda questão também poderia indicar outros sentidos que não foram comentados na primeira questão, complementando assim os sentidos.

A terceira questão – “Nas propostas levadas para sala de aula, relacionando história da ciência e histórias em quadrinhos, comente como foi essa experiência, desde a escolha de aspectos abordados, a produção dos quadrinhos, planejamento e realização, possíveis dificuldades... (Obs.: caso não tenha realizado essa atividade específica, comente sobre intervenções nas quais tenham sido utilizadas HQs ou HC)” – mencionada no item anterior, também foi utilizada para apontar possíveis dificuldades ou facilidades enfrentadas por esses licenciandos no decorrer do projeto.

Assim, relacionando as etapas anteriores com esse questionário final, pretendi discutir como se deu esse processo formativo para os sujeitos participantes, aproveitando para problematizar essas questões com a formação de professores, uma vez que foram somente 15 alunos (bolsistas participantes do projeto PIBID), que desenvolveram essas atividades específicas propostas, num universo mais amplo de licenciandos do curso todo de Ciências Biológicas da instituição.

Como forma de validação dos instrumentos de pesquisa, utilizei o procedimento de triangulação (LESSARD-HÉBERT; GOYETTE, BOUTIN, 2005), ou seja, confrontando os dados obtidos por meio de diferentes instrumentos de pesquisa (questionários, produção de HQs, análise dos planos de aulas das propostas de ensino), de modo a proporcionar contribuições relevantes desta pesquisa sobre a HC na formação de futuros professores.

Na TABELA 3 encontra-se um resumo das etapas dessa investigação.

TABELA 3 – ETAPAS DA PESQUISA, OS INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS UTILIZADOS.

Etapas Objetivos Instrumentos de

pesquisa Procedimentos e Observações

1ª etapa

Identificar nos discursos os sentidos sobre a HC, a Ciência e a relação com o

ensino

Questionário inicial Questionário aplicado no início do projeto

Produção de HQ Produção de HQ a partir da leitura de um texto histórico adaptado

2ª etapa Analisar como a HC é inserida no ensino de ciências Planos de aula Produção de HQ, texto histórico e cartum

Análise de planos de aula (9º ano EF e 3º ano EM) com abordagem histórica contendo HQs produzidas

para aplicação em sala de aula

3ª etapa

Apontar desafios e possibilidades da HC no ensino e da produção de HQs com enfoque histórico

Questionário final

Avaliação sobre o papel da HC para esses licenciandos e como ocorreu o envolvimento dos mesmos durante

o projeto. Relação com as etapas anteriores.

CAPÍTULO 3: RESULTADOS E DISCUSSÃO... Os desdobramentos e os sentidos sobre a Ciência, sua

história e seu ensino

Nesse capítulo analiso e discuto as três etapas dessa pesquisa que procuraram responder às questões de estudo. A primeira etapa corresponde aos discursos iniciais dos licenciandos a partir de um questionário aplicado no início do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) (subitem 3.1) e da produção de HQs após a leitura de um texto histórico adaptado (subitem 3.2). Essas análises consistem nos sentidos sobre a Ciência e a HC no ensino presentes nos dizeres desses futuros professores.

Na segunda etapa, analiso como a abordagem histórica é inserida por esses sujeitos em sala de aula, principalmente considerando os objetivos das aulas por eles planejadas e aplicadas (subitem 3.3). Para isso, considerei dois planos de aulas produzidos com abordagem histórica utilizando uma HQ (9º ano do ensino fundamental) e um texto e um cartum (3º ano do ensino médio).

Na terceira etapa, analiso novamente os sentidos presentes nos discursos finais dos licenciandos sobre a HC no ensino de ciências, a partir de um questionário respondido ao final das atividades do projeto (subitem 3.4). Aponto também desafios e possibilidades relacionados às atividades que envolveram a abordagem histórica e as HQs.

A seguir apresento os dados e discuto essas análises considerando implicações para a formação dos futuros professores participantes desse projeto específico.

3.1 OS SENTIDOS DOS DISCURSOS SOBRE A CIÊNCIA E A ABORDAGEM