• Nenhum resultado encontrado

ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA DO PROCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

No documento FACULDADE DE SÃO PAULO (páginas 56-60)

SUPERIORES DE TECNOLOGIA

9.5. ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA DO PROCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Os conteúdos caracterizadores básicos do curso de Licenciatura em Matemática devem ser entendidos como toda e qualquer atividade acadêmica que constitua o processo de aquisição de competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão. Incluem os estudos interdisciplinares e pedagógicos, práticas profissionalizantes, estudos complementares, estágios, seminários, congressos, projetos de pesquisa, de extensão e de docência.

57 Como a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de São Paulo prevê a formação de professores para exercer funções de magistério no Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, o processo articulatório entre habilidades e competências no curso de Licenciatura em Matemática pressupõe o desenvolvimento de atividades de caráter prático durante o período de integralização do curso, além de fomentar atitudes necessárias à compreensão da educação enquanto prática social, com dimensões técnica, política, humana e ética.

Os indicadores da organização curricular do curso proposto, tanto nos aspectos inovadores quanto no próprio currículo pleno, são:

Conhecimentos sobre jovens e adultos – A formação profissional de professores deve assegurar a aquisição de conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e a forma como cada cultura caracteriza as diferentes faixas etárias. É necessário que os professores tenham instrumentos para conhecer e compreender características culturais dos alunos – suas diferenças em função da idade e do grupo social ao qual pertencem e as diferentes representações sociais e culturais que cada comunidade nos constrói vários períodos: adolescência, juventude e vida adulta. Aqui já se justifica a presença de disciplinas como: Psicologia da Educação, Fundamentos da Didática, Educação para Formação em Matemática Elementar, entre outras correlatas.

Conhecimentos sobre a dimensão cultural, social e política da educação –O professor precisa conhecer as principais questões da história do mundo e dopaís, dos movimentos sociais e da própria categoria; conhecer

58 e refletir sobre ateia de relações sociais que constituem a escola, sobre a dinâmica social e asrelações de poder que perpassam as instituições e a vida coletiva; a dimensãocultural da vida humana e a importância dos conhecimentos, símbolos,costumes, expressões, atitudes e valores dos adultos, jovens que seencontram e se confrontam na escola. Sem essa formação de base,dificilmente se poderá compreender a realidade na qual está inserido, do pontode vista pessoal e profissional. Trata-se de condição para que se possatambém dominar questões nucleares da realidade escolar: seu próprio papel, opapel do aluno e a forma de interação entre ambos, o significado sociopolíticodo currículo, da escola e da educação escolar, sua organização seus sujeitos esuas práticas. São várias as disciplinas que garantem esses conhecimentos,dentre elas: Organização e Politica da Educação Básica, História da Matemática, Tendências em Educação Matemática –além de outras disciplinas correlatas.

Cultura Geral e Profissional – Uma cultura geral e ampla é básica para umtrabalho interessante, criativo, enriquecedor. Portanto, a formação inicial doprofessor precisa comprometer-se com a ampliação de seu universo cultural,tanto por meio de produções da cultura popular, quanto da erudita, bem como aatualização em relação ao que acontece no mundo, informações sobre asdiferentes realidades e debates em pauta no país e nas associações dacategoria. Isso favorece o desenvolvimento da sensibilidade e da imaginação ea possibilidade de produzir significados e interpretações do que se vive, defazer conexões e ressignificações – o que por sua vez potencializa a qualidadeda intervenção educativa. Crê-se que todas as disciplinas colaboram para essaampliação. Some-se a elas a organização também de eventos culturais,palestras, minicursos sobre diversos assuntos de interesse da comunidadelocal, exposições de arte, apresentação, trabalhos de responsabilidade social,intervenção continuada em entidades educativas,

59 exposições de trabalhospedagógicos, além das Atividades Complementares, previstas paraintegralização do currículo.

Conhecimento pedagógico – Trata-se essencialmente das questõesrelacionadas com o processo de ensino-aprendizagem, como: currículo edesenvolvimento curricular; questões de natureza didática; avaliação; interaçãogrupal; relação professor-aluno; conteúdos de ensino; procedimentos deprodução de conhecimento pedagógico. Acredita-se que as disciplinas Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico, Prática Curriculares I, II, III, IV, V e VI dentreoutras cumpram de forma satisfatória esta missão.

Conhecimento empírico contextualizado em situações educacionais – Como o próprio nome sugere, é o conhecimento produzido “na” experiênciaarticulado com uma reflexão sistemática sobre ela. Para tanto, é preciso usaros referenciais teóricos para refletir sobre a experiência, interpretá-la e atribui-lhe significado. Trata-se de aprender a agir e a refletir sobre o contextosituacional em que se atua, sobre o que se faz e o que resulta dessa ação,levando em conta sua intencionalidade, o contexto em que ocorre e os sujeitosenvolvidos. Para poder interpretar as situações educativas e ter condiçõesefetivas de criação e produção pedagógica, o professor precisa aprender aelaborar e usar instrumentos como o planejamento, registros da prática e dereflexões, quadros para avaliação do percurso dos alunos, etc. Esseconhecimento empírico contextualizado realça a articulação dos diferentesconteúdos da formação para a construção de uma perspectiva interdisciplinarda atuação do professor. Para aprender esse conhecimento, o futuro professorprecisa articular todos os conteúdos das disciplinas com as práticas de estágioe a memória da vida escolar, além da própria metodologia vivenciada no seupercurso de formação iniciado durante

60 a graduação – o que desenvolverácompetências e habilidades necessárias a sua atuação profissional.

9.6. INTERRELAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES NA

No documento FACULDADE DE SÃO PAULO (páginas 56-60)

Documentos relacionados