• Nenhum resultado encontrado

ADERÊNCIA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO (EGC)

A presente proposta de pesquisa, por envolver questões relativas à aprendizagem a distância, está diretamente ligada às Tecnologias de Informação e Comunicação, como tal, tem seu apoio

nos campos da: disciplinaridade, multidisciplinaridade,

interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Esses campos disciplinares estão fortemente interrelacionados no que se refere a EaD.

A interculturalidade que pode ser atingida com a EaD precisa do suporte da interdisciplinaridade, que é o fator aglutinador das propostas da EGC. A administração do Conhecimento e sua veiculação pelas mídias que o disseminam buscam conceitos originais, métodos e estruturas teóricas por meio da aglutinação. Segundo Nicolescu (2005), se há interdisciplinaridade, acontece uma transferência dos métodos de uma disciplina para outra.

A busca desses conceitos originais, métodos e estruturas teóricas tem a ver com tecnologias, para uma mais eficiente disseminação do conhecimento, uma vez que, de acordo com

Magalhães (2005, p. 29), a interdisciplinaridade busca um conhecimento universal, ou seja, “um conhecimento que não seja partido em vários campos, o que faz com que, cada vez mais, se sinta a necessidade de se estar afastado do mundo real, fechado em apenas uma área, o que acaba por abstrair seu objeto de estudo”.

Para Magalhães (2005, p. 29), as práticas interdisciplinares tendem a buscar “um conhecimento unitário, onde a integração de todas as disciplinas e a ligação delas com a realidade do aluno tornam o conhecimento real e atrativo, sendo que às vezes o aluno consegue enxergá-lo como essencial”.

A transdisciplinaridade é alimentada pela pesquisa disciplinar e seus pilares são: a) múltiplos níveis de realidade; b) lógica do meio incluída e c) complexidade, que determinam a metodologia da pesquisa transdisciplinar. A transdisciplinaridade é uma forma de auto- transformação orientada para o auto-conhecimento, para a unidade do conhecimento e para a criação de uma nova arte de viver em sociedade (NICOLESCU, 2005). Nesse sentido, a EaD, vista transdisciplinarmente, pode contribuir para ampliar as oportunidades de desenvolvimento para profissionais da área de EGC.

Este trabalho justifica-se no âmbito da interdisdiplinaridade, cujos campos disciplinares estão esquematizados na Figura 1. Destaca- se, ainda, a aderência desta pesquisa ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, visto que esta é uma proposta interdisciplinar, que tem como foco a Educação a Distância, sendo esta uma das linhas de pesquisa da área de Mídias do Conhecimento.

Figura 1. Campos disciplinares que atuam na Interdisciplinaridade da Proposta de Pesquisa

Fonte: Elaborada pelo autor.

- Programas Governamentais de Investimentos: cada país adota diretrizes e legislações específicas para a utilização da Educação Aberta e a Distância. Só uma transformação profunda pode impor a

implantação de políticas de educação coerentes com as

transformações de toda a sociedade.

- Sociologia e Multiculturalidade (realidade social): a sociedade civil, como protagonista no processo de implementação de EaD, clama por maiores possibilidades de acesso ao ensino, principalmente o superior, reforçando cada vez mais a tese de que somente pela educação pode- se melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas que vivem em condições de pobreza. A universidade tem um papel predominante

PROPOSTA DE PESQUISA PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE INVESTIMENTOS REALIDADE SOCIAL SOCIOLOGIA MULTICULTURALIDADE SISTEMAS EDUCACIONAIS DE DIFERENTES REALIDADES GERAÇÃO GESTÃO DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO TIC’s TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO WEB AMBIENTES HIPERMIDIÁTICOS COMUNIDADE ACADÊMICA

numa possível mudança para melhoria dos atuais quadros de acesso à educação.

- Sistemas Educacionais de diferentes realidades: retrata-se aqui os sistemas educacionais de duas diferentes realidades, embora ambas tenham alguns pontos similares: a do Brasil e a de Moçambique. A educação superior passa por uma tomada de consciência sobre a representação da modalidade educativa EaD nos processos educativos e na estrutura interna das universidades. Por isso, o papel das instituições é o de empreender a troca de experiências, na luta por uma educação de qualidade em todos os níveis.

- Comunidade Acadêmica: a comunidade acadêmica tem questionado tanto a forma quanto os resultados da modalidade EaD. A comunidade

acadêmica precisa estar envolvida, ampliando conceitos,

reestruturando-se física e tecnicamente e, principalmente, investindo em recursos humanos essenciais para fazer dessa modalidade de ensino uma forma de se promover educação, conservando os melhores padrões de qualidade exigidos pelos intelectuais que compõem hoje as universidades.

- Geração, Gestão e Disseminação do Conhecimento: na geração do conhecimento, esta proposta de pesquisa busca reunir pessoas com conhecimentos e experiências diferentes nas várias áreas do saber. Assim, o conhecimento gerado – independente da fonte – é internalizado e analisado. A análise consiste basicamente em determinar se aquele conhecimento é útil para a proposta de pesquisa, ou seja, se ele segue o processo. Uma vez encontrado, este conhecimento precisa ser avaliado e gestado para verificar sua relevância, utilidade e importância para a pesquisa. Na codificação e coordenação do conhecimento, busca-se apresentar o conhecimento numa forma que o torne acessível àqueles que precisam dele. A codificação literalmente transforma o conhecimento em código para torná-lo inteligível e o mais claro, portátil e organizado possível. Na disseminação e uso, busca-se transmitir o conhecimento para aqueles que ainda não o possuem.

- Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s): esta disciplina evidencia um aprofundamento do debate sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para viabilizar a modalidade de EaD como um instrumento poderoso de democratização do conhecimento. Os novos processos de aquisição e construção do conhecimento

passam necessariamente pela utilização das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem, mais ainda, na EAD.

- Web e os ambientes hipermidiáticos: a escolha por trabalhar com ambientes hipermidiáticos na educação vai ao encontro das teorias pedagógicas que defendem a autonomia, a interação e a construção de conhecimentos, que propicia a interatividade e pode favorecer a compreensão melhor do que se conhece. Em projetos de EaD, esses ambientes de aprendizagem tomam lugar de destaque, considerando que as interações ocorrem nesses espaços e os conteúdos são apresentados e utilizados por alunos e professores. Os ambientes de aprendizagem realizam um link entre as várias distribuições de informação, conteúdo e interatividade entre os atores que participam de um projeto/curso de EaD. A Web, como alavanca dos avanços tecnológicos, representa a nova forma de divulgação da informação e, consequentemente, das novas formas de produção de conhecimento.

Os campos disciplinares envolvidos nesta proposta de pesquisa pressupõem um eixo integrador no objeto de conhecimento. Nesse sentido, a interdisciplinaridade deve partir da necessidade sentida pelas Universidades, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar. Ela pressupõe uma organização, uma articulação voluntária e coordenada das ações disciplinares orientadas por um interesse comum, correspondendo à necessidade de superar a visão fragmentada de produção de conhecimento.

O pensar e o agir interdisciplinar estão apoiados no princípio de que não existe fonte de conhecimento por si só completa, e que é necessário a interação com outras fontes de conhecimento, para se compreender a realidade e a forma como se apresenta, permitindo uma reflexão aprofundada, crítica e salutar sobre o funcionamento do saber unificado. Desse modo, a interdisciplinaridade caracteriza-se pela colaboração entre as disciplinas diversas de uma determinada ciência enriquecida nas trocas provenientes da reciprocidade. É o ponto de encontro do avanço do conhecimento científico.