• Nenhum resultado encontrado

Adicionando a Família de Parede TCPO

3. MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO

3.1. PROCEDIMENTOS E APLICAÇÃO

3.1.1. Adicionando a Família de Parede TCPO

Destacamos que existe um procedimento para a duplicação da família de parede que se encontra disponibilizado pelo fabricante em linguagem de programação

Portanto fica claro que essa duplicação já existe e na tese mantivemos essa duplicação em linguagem de C# apenas para possibilitar ao leitor entender que a linguagem de programação computacional não é de fácil entendimento e, portanto os arquitetos não precisam dominar a linguagem de programação para entender a logica de programação e consequentemente algoritmos.

Como já discutido anteriormente os sistemas de famílias de paredes no Revit precisam ser duplicados para posterior customização. Essa duplicação por meio da API permite ao usuário criar os modelos de elementos como as paredes. Pela classe

158 WallType que apenas permite o acesso os tipos de paredes básicas a API buscará determina se a parede básica selecionada pertence ao tipo básico wall e se a afirmativa for verdadeira por meio de operação booleana validará se tal parede contem compound structure layer. A partir da validação haverá a varredura de todos os requerimentos e parâmetros da parede original para a sua duplicação em um nova parede com nome distinto. Esses passos serão apresentados na Tabela 13 e 14 a seguir.

Tabela 13 – Criação da família de sistema parede de domínio público Fonte - (AUTODESK, 2014, p. 265)

Criação de uma Família de sistema parede

01

. WallType wallType = wall. WallType; 02

. WallType newWallType = wallType.Duplicate ( newWallTypeName) as WallType; 03

. CompoundSrtuctureLayerArray layers = new WallType.CompoundStructure.Layers; 04

. Foreach ( compound Structure Layer layer in layers) 05

. { 06

. //double each layer thickness: 07

. layer.thickness * = 2,0 ; 08

. } 09

. // assign the new wall type back to wall: 10

. wall.WallType = NewWallType.

Percebe-se a partir da tabela acima que a linguagem de programação é projetada para adotar uma sintaxe de comando para a máquina executar. Difere substancialmente da linguagem de alto nível humana. Linguagens de programação

159 são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de “software” possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez.

Como a linguagem de programação não é de domínio da maioria dos arquitetos, entretanto uma das contribuições dessa tese parte do pressuposto que a lógica de programação e consequentemente o processo gerativo do algoritmo pela interface de programação gráfica cada vez mais deverá se tornar uma tarefa usual no dia a dia do arquiteto.

Para compreender a lógica das etapas da duplicação da parede acima, uma das contribuições da autora se estabeleceu na transcrição da rotina de linguagem de programação de autoria da Autodesk para a linguagem humana, portanto a tradução da Tabela 12 (linguagem de programação) para a Tabela 13 (linguagem humana), a qual permitirá a todos os leitores entender os passos necessários para a duplicação da parede básica.

A compreensão da rotina de duplicação da parede em linguagem humana facilita a replicação desse método de investigação por todos os que pretendem customizar uma família de sistema de parede.

A contribuição dessa tabela é permitir a todos os pesquisadores entenderem que uma duplicação de família de paredes é uma tarefa simples e bem prática.

160

Tabela 14 - Procedimento de duplicação da família de paredes em linguagem em alto nível Fonte – Tabela elaborada pela autora (2016)

Inìcio

1. Solicitar ao programa que armazene espaço na memória do computador para a inserção de dados (tipo de parede, tipo de componente, altura , etc) .

2. Utilizar valores alfanuméricos (ex. tamanho da parede, parede “a” , parede ”b”) , pré –determinar valores únicos a serem utilizados e valores que podem ser substituídos.

3. Enquanto não há mudanças de atributo, utilizar atributos herdados da família (ex. não havendo definição da altura da parede, utilize o valor padrão da parede fornecida pelo sistema)

Programa verifica valores do objeto e copia informações e atributos caso não seja inserido novos. 4. Apresentar novos campos para inserção de características da nova parede, caso seja criado uma nova parede.

5. Testar a informação inserida nos atributos, efetue um teste para determinar se a copia da parede foi efetuada com sucesso no banco de dados do programa.

6. Duplicar a parede pela parede padrão que consta no sistema.

7. Dados são duplicados nos sistemas, mas nova parede recebe nome diferente da primeira.

8. Criar camada com nova sequencia de elementos atribui novas camadas pelo compound Strucuture Layer. 9. Criar valores de um mesmo tipo e igual a estrutura da parede inicial.

10. Definir valores lado externo e interno das paredes (camadas). 11. Duplicar espessura da parede (camada)

12. Copiar parâmetros da parede padrão para a nova parede. 13. Retornar copia da parede a parede original.

14. Finalizar nova parede e salvar arquivo no sistema. Fim

O procedimento acima duplica a família de sistema, tendo como base a família proprietária do mesmo. O procedimento de verificar a existência da família de sistema procurada permite a varredura de todas as variáveis e dados existentes na família de sistema original para confirmar se a mesma existe ou não, e se está adequada para ser duplicada.

Na linha 4 da Tabela 14, ao acrescentar espaço na memória da nova parede permite a inclusão de novas propriedades a serem utilizadas, permitirá a inclusão de novas informações dentro desta família, o que será o ponto chave para alterá-la e customizá-la a partir do algoritmo proposto.

161 Logo ao finalizar a nova parede e salvar arquivo no sistema os arquivos da nova família de parede TCPO devem ser salvos em *. RFA. Esse tipo de arquivo salva as famílias de elementos. Difere dos arquivos *.RVT arquivo de projeto.

Para ilustrar o arquivo *.RFA que é um arquivo de família, a Figura 38 permite entender que os arquivos de famílias na plataforma Revit se comportam como objetos que contêm geometria e informação.

Figura 39 - Parede TCPO Teste 01

Fonte: Imagem elaborada pela autora no Revit (2016)

A partir da figura 39 se denota que as paredes e as suas propriedades de dimensões como: área e volume do objeto são calculadas e transmitidas ao usuário de uma maneira dinâmica. Isto é, ao alterar a geometria essas informações automaticamente são calculadas.

162 A família de parede duplicada poderá agora ser acrescida das informações dos materiais das camadas customizadas e dos parâmetros necessários para a família de parede.

Documentos relacionados