• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

2.5. A Hierarquia de Informação No Sistema BIM Autodesk Revit

2.5.2. Hierarquia das Famílias

As famílias reúnem objetos do mesmo tipo com parâmetros e comportamentos que podem ser iguais ou diferentes. Famílias são classes de elementos dentro de uma categoria. Elementos pertencem a mesma família quando compartilham um conjunto de parâmetros (propriedades), tem uso idêntico e possuem similar representação gráfica.

A maioria das famílias são arquivos de família de componente, o que significa que você pode carregar em seu projeto ou criá-los a partir de modelos de família já pré-deifinidos no sistema. O usuário determina o conjunto de propriedades e a representação gráfica da mesma, contudo não pode gerar uma, apenas customizar uma existente.

Poderia citar, por exemplo, os parâmetros dos modelos de elementos, como a parede sendo uma hospedeira que recebera uma família de modelo. A parede se caracteriza como um objeto onde a janela ou porta fará parte de sua composição. (DUELL, HATHORN e HATHORN, 2013, p. 155).

Diagrama 2- Hierarquia de Famílias nos sistemas BIM Fonte: Autodesk Developer’s Guide ( 2014, p.81)

Famílias

System – Famílias do sistema - Pré-definidas dentro da plataforma In-Place - Famílias Modeladas customizadas dentro da plataforma Loadable – Famílias de componentes externos

133 O diagrama acima apresenta três principais famílias que coexistem dentro do modelo. Cada uma delas possui suas particularidades e especificidades que serão detalhadas a seguir. O sistema de famílias é predefinido no Revit e salvo em modelos e projetos, não carregados de arquivos externos. Não se pode criar, copiar, modificar ou excluir esse sistema de famílias. No entanto, pode-se duplicar (copiar) e modificar os tipos dentro do sistema das famílias para criar o seu próprio sistema personalizado.

A maioria das famílias se denota como arquivos de famílias de componentes, contudo a principal família nos sistemas BIM são as Sistema de famílias. Essas famílias são o cerne do Sistema BIM não podem ser criadas ou carregadas.

As famílias de sistemas são pré-definidas, específicas e integradas às plataformas de origem. As informações paramétricas, gráficas e as representações para a documentação são descritas e definidas pela plataforma proprietária. Elas não podem ser criadas, apagadas da plataforma, carregadas para dentro da plataforma ou salvas para além do projeto corrente.

As famílias do sistema são compostas de um conjunto limitado de objetos como paredes, telhados, lajes, escadas, forros, guarda-corpos, rampas, topografia e etc. Como exemplos de famílias de sistemas de família veja Figura 32, a seguir.

134

Figura 32 - System Families

Fonte: Modelo elaborado pela Autodesk

Como se pode observar na figura acima, essas famílias são criadas no contexto da particularidade de cada projeto que usa tipos pré-definidos pelo sistema proprietário. Essas famílias também diferem de acordo com os métodos de sua criação pois são específicos para cada tipo das mesmas.

Por exemplo, para modelar paredes, o usuário pode iniciar colocando as paredes diretamente no modelo. No entanto, ao criar a laje ou o telhado o usuário é levado ao sketch mode no qual define a forma com linhas para gerar o modelo tridimensional. Para modelar as escadas e guarda-corpos o usuário utiliza o sketch mode mais detalhado que contém recursos adicionais e existem apenas para esses tipos de famílias. (DEMCHAK, DZAMBAZOVA e KRYGIEL, 2010, p. 13.)

Outra característica da família de sistema seria que o usuário não pode salvá- las fora de seu projeto em uma biblioteca compartilhada como um componente independente. Mesmo assim, ainda é possível o reuso das famílias de sistemas em outros projetos.

Telhado

Paredes Topografia

135 As famílias de componentes externos (Loadable) são definidas pelo usuário, e construídas de maneira editável cuja definição é feita por meio do editor de família. Isto ocorre pelo fato de que ao usar os padrões (templates) de cada família o referido editor especifica a escolha do usuário. As famílias de componentes têm a sua própria extensão do formato do arquivo ( *.rfa).

As informações paramétricas, gráficas e as representações para documentação podem ser inicialmente definidas pelo usuário. Elas podem ser criadas e carregadas dentro do projeto, bem como excluídas ou salvas fora do projeto.

“São criadas fora do ambiente de projeto usando o editor de família. Esses componentes são armazenados em uma biblioteca externa, no HD ou pastas, e podem ser utilizados dentro do projeto a qualquer tempo. Cada família de componente pertence a uma determinada categoria, por isso quando é inserido no projeto o componente adota as regras gráficas definidas para a sua categoria na caixa de diálogo dos estilos de objetos”. (DEMCHAK, DZAMBAZOVA e KRYGIEL, 2010, p. 61).

Esta definição apresentada na citação acima informa a existência de garantia da consistência gráfica em todo o projeto sem a necessidade de gerenciar mudanças na parametrização dos tipos de componentes. Isso também garante que quando houver a necessidade de extrair tais informações por meio de tabelas de categoria as mesmas estejam completas.

Por exemplo, quando o usuário encontra uma família de luminária na web e decide carregá-la para o projeto, o sistema BIM por padrão usa as informações de geometria, parâmetros, e as caraterísticas luminosas da luminária para representar a família. Ao usuário não é necessário que ele entre no editor de família para configurar as regras de geometria da luminária e nem definir a sua categoria. (AUTODESK, 2015, p. 143)

136

Figura 33 - Loadable Families

Fonte: Modelo elaborado pela autodesk

Os elementos modelados customizados dentro da plataforma (in-place) são definidos pelo usuário para representar um elemento customizável do projeto. Assim como as famílias de sistemas aquelas não podem ser carregadas dentro do projeto ou salvas para o uso em outros projetos.

No entanto, elas podem ser criadas dentro do projeto por meio da ferramenta de edição de famílias.

Essa família define que os elementos deverão ser customizáveis e específicos para as condições de cada projeto, ao invés de serem objetos padronizados. As funcionalidades dessa família são disponíveis por meio do editor de família. A modelagem da família será feita por meio do sketch mode pelo qual o usuário definirá a sua forma e os parâmetros desse elemento.

Janelas Portas

137 Um bom exemplo para usar essa família seria uma parede não vertical ao piso, com forma não ortogonal, conforme mostra a Figura 34, além de armários, mesas para um determinado fim especifico.

Figura 34 - In-Place Family

Fonte - Modelo Elaborado pela Autora

A imagem acima mostra que essas famílias ajudam a modelar objetos que não podem ser padronizados, porque eles devem preencher os elementos únicos para cada edificação que precisam ser customizados na arquitetura.

O usuário pode copiar e colar as famílias customizáveis de um projeto para outro, mas não pode salvar na biblioteca externa para ser carregada posteriormente.

138

Documentos relacionados