• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

2.5. A Hierarquia de Informação No Sistema BIM Autodesk Revit

2.5.3. Materiais

Na plataforma de customização dos sistemas BIM (API) as informações sobre materiais são armazenadas e gerenciadas como qualquer outro elemento.

Na interface do usuário os materiais contém diversas informações associadas ao objeto de fácil customização. A importância do material nos sistemas BIM é primordial que aqueles são designados por cinco camadas especificas de informação Identity,Graphic,Appearance, Physical e Thermal. Isso quer dizer que os materiais não são apenas informações de gráficos para a renderização.

Alguns recursos são representados por propriedades na classe de material propriamente dita como FillPattern, cor ou efeito na renderização enquanto outras características estão acessíveis como propriedade estruturais ou térmicas associadas ao mesmo.

Essencialmente, deve-se entender os conceitos básicos para manipular os materiais nos elementos e gerenciá-los para definir quais propriedades podem ser alteradas. Para ter acesso a todos os materiais disponíveis na plataforma é necessário habilitar o filtro da classe de material. Ao definir as propriedades dos materiais (informação, armazenagem, e gerenciamento) para identificar as habilidades do filtro de classe o(a) usuário(a) que terá como resultado a melhor prática de manipulação dos materiais na plataforma.

Todos os objetos e os atributos de seus materiais podem ser recuperados usando um filtro do material classe. Os objetos e seus respectivos materiais também estão disponíveis via o ClassDocument(), a categoria, o elemento, a face e etc.

O material não apenas se restringe a um ou mais aspectos relativos à renderização ou sua aparência. A estrutura de informação nos sistemas BIM seja a outra categoria importante para o material. Cada aspecto é representado pelas propriedades do material na própria classe ou por meio de um dos seus aspectos, estruturais ou térmicos. O structureAsset class representa as propriedades de um

139 material pertinente a análise estrutural. Por sua vez, o ThermalAsset classe representa as propriedades de um material pertinente a análise de energia.

Na classificação das propriedades do material, o objeto detém o tipo específico de material, incluindo a cor, padrão de preenchimento (fill pattern) e todas as outras propriedades características de materiais.

O desafio dos materiais se concentra nas propriedades e parâmetros de cada elemento. Portanto, as propriedade de alguns materiais são acessíveis apenas como parâmetros. Alguns como cor, por exemplo, são disponíveis como propriedade ou como parâmetro usando a variável BuiltInParameter MATERIAL_PARAM_COLOR. (AUTODESK, 2014, p. 163).

Ressalta-se que existem duas maneiras de se criar um novo material com o uso do API.

● Duplicando um material existente ou ● Adicionando um novo material.

Quando há a necessidade de duplicar um material usa-se o método Duplicate ().Assim o novo material obterá o mesmo tipo que o seu original. Como pode ser compreendido pela tabela 10.

Para executar essa tarefa e necessário o uso do método Booleano. O método retorna verdadeiro ou falso depois de executar a condição de tarefa a ser executada. Desta forma, é possível melhorar o código com maior liberdade de tarefas a ser executada (no caso em exemplo de material, cor, fill pattern e outros atributos). Retornando verdadeiro e falso de um método é uma forma de melhorar a orientação para objetos da sua aplicação.

140

Tabela 10 - Duplicação de material em uma Parede Básica Fonte - (AUTODESK, 2015, p. 135)

Duplicando um Material

1. Duplique o material quando for associado Material (Material material) 2. {

3. Execute a duplicação = falso // ao reduplicar considere Falso

4. //tente duplicar uma nova instância da classe de material usando o método de duplicação 5. //Certifique-se que o nome do novo material é único no Lista de Material (MaterialSet) 6. Nomeie o novo material = "novo" + Nome do material

7. Material myMaterial = material.Duplicate (novo nome); 8. {

9. Apareça Tarefa diálogo ( "Revit", falha ao duplicar elemento) ; 10. }

11. Teste a ação 12. {

13. Se for válido = execute a ação ; 14. }

15. retorne Duplicado; 16. }

Esse algoritmo da tabela 10de duplicação de material permite entender que a essa tarefa é uma tarefa extremamente simples no ambiente, como se observa pela tabela 11.

Tabela 11 - Adicionando um Novo Material em uma Parede Básica Fonte - (AUTODESK, 2015, p. 166)

Adicionando um Novo Material

1. // Criando o material

2. Busque a Identidade do elemento e material = Crie o material, " único material " 3. material = inclua esse material no Documento (materialId) como Material 4.

141

5. //Crie um novo conjunto de propriedade que poderá ser usado por esse material 6. StructuralAsset StrucAsset = new StructuralAsset ( "My Property Set", StructuralAssetClass.concrete);

7. strucAsset.Behavior = StructuralBehavior.isotropic; 8. strucAsset.Density = 230.0;

9. 1

0 //Designe o conjunto de propriedades associadas a esse material 1

1 propertySetElement pse = PropertySetElement.Create (document, strucAsset); 1

2. material.SetmaterialAspectbyPropertySet (materialaspect,Structural, pse.Id);

Na tabela 11 ao adicionar um novo material em uma parede básica permite compreender que um objeto pode conter vários elementos e componentes dentro do sistema ( o caso em estudo a parede contem bloco de concreto e revestimento). Por exemplo, as instancias da família de janelas ou portas contem vários subcomponentes, enquanto as instâncias de parede tem estrutura em composição (camadas de informação de matérias que a compõem).

Na plataforma Revit alguns elementos por padrão são compostos por camadas, como a parede. O material para cada camada do componente deve ser parametrizado, se o material dessa camada retornar nulo, associe à informação da categoria de elemento a subcategoria correspondente.

Estrutura de material em camada por composição (Compound Structure layer Material) é determinada pelo atributo de Objeto hospedeiro (host object). Para melhor visualização dessa definição de recuperação de características dos materiais do elemento apresenta o diagrama abaixo

Para melhor ilustrar o conceito de material nos sistemas BIM se faz necessário apresentar um diagrama para mostrar o fluxo de tarefas para recuperar as informações do material no elemento.

142 Parede, lajes, Forro de teto e telhados

elementos hospedeiros (HostObject) que contêm estruturas compostas

sim

Objeto hospedeiro com estrutura composta ?

A instancia da família e os parâmetros de material estão de acordo com a família símbolo?

Determine sua família símbolo

Encontre os elementos incluídos Obter o elemento

Encontre os componentes incluídos no elemento

Material- camada em estrutura composta

Se não encontrada retorne, procure categoria e a subcategoría correspondente a camada em estrutura Obter material do parâmetro se há parâmetro

correspondente ao componente

Se o parâmetro retorna ElementId com valor 1, associe categoria e subcategoria para o componente

Obter Material a partir da categoria de Material

Tabela 12 - Construção dos Host Objects Fonte: Autodesk (2015, p.157).

143 A tabela 12 ilustra o processo de obter o material associado ao elemento. As etapas para se obter tal informação devem seguir premissas básicas como definir que tipo de elemento se busca a informação de material. Por essa razão que há a necessidade do questionamento se esse elemento pertence à classificação de objeto hospedeiro com estrutura composta. A intenção da pergunta se remete ao tipo de varredura que será necessária para obter tal informação pela camada da estrutura de composição, lembrando que essa tarefa buscara a propriedade da classe de MaterialId.

Se tal questionamento recair para não ser um elemento hospedeiro da classe de estrutura composta a varredura pelo material seguirá pelo caminho de parâmetros. As tarefas seguem por este fluxo análogo de maneira que essa informação será obtida através dos parâmetros do objeto.

“Note que a Instancia de família e seu símbolo de família pertencem a mesma categoria. Isso é válido para denotar a importância do conhecimento sobre o objeto elemento, consequentemente esse processo de resolução de tarefa buscara o material a partir da sua categoria correspondente” (AUTODESK, 2014, p. 196)

Como exemplo: quando inicia a fase de detalhamento e desde o inicio da modelagem sabe-se que o elemento é uma parede, o melhor percurso a ser pecorrido séra obter o parâmetro pela instancia de material compoundStructure; de outra maneira, se sabe que o elemento é uma porta , pode lança-lo para a instancia de família e obter o símbolo familiar .

144

Documentos relacionados